@flavia_s_r Eu tava pensando em você agora pouco, um tempo atrás nós conversamos sobre isso lembra? rs rs Realmente é um mancada, eu queria entender em qual situação é possível utilizar essa opção de mudar a composição originária do nome. Eu tentei remover o "Junior" e adicionar "Barbosa", mas eles ignoraram. Fiquei feliz que a atribuição foi feita, mas triste porque ainda tenho que procurar outra maneira para viabilizar essa alteração.
@eliasfsjunior, eu entendo que a mudança de nome só é considerada quando houve alteração no casamento. Por exemplo, a mulher que antes de casar se chamava Maria da Silva, porém, após o casamento, adotou o sobrenome do marido, a ficar Maria Souza da Silva.
Pelo menos foi o que eu entendi quando preenchi o formulário.
Ola! Boa tarde! Como as atribuições anteriores fiz por vale postal, gostaria que me fosse passado o link, se tiver, de como preencher corretamente com o pagamento via cartão de crédito. E se ainda é uma boa fazer pelo Vale Postal!?
Sigo atualizando: *Atribuição Modesto Jr
01/08- Pagamento do Vale Postal 01/08- Enviado via DHL 06/08- chegou na ACP 10/08- Processo numerado: 40xxx/18- ligação IRN 16/08- Processo em análise- ligação IRN 24/08- Processo em análise- ligação IRN 04/09- Processo em análise- ligação IRN 23/10- Ligação IRN informou que em 17/10 o processo foi aprovado e despachado.
Zero de mal entendido, meu comentário foi só para alerta-lo mesmo, porque imagino que alterar nome não deve ser fácil, mas ter dois nomes, dois passaportes, deve ser ultra pior.
@laislacerda muito obrigada!!!! Tmb creio que seja mais seguro pelo cartão, visto a grande demanda, tenho medo que não saquem o vale a tempo do prazo! Obrigada novamente!
Meu processo 35xxx/18 deu exigência, meu pai alterou nome dele no brasil e na LR disseram q na minha certidão de nascimento n tinha o nome novo... e realmente n sei se tem a averbação em algum lugar, e eu não conferi pois faz tanto tempo q ele mudou isso q nem pensei q isso fosse problema, afinal tenho certidão normal de 2016 que ta certinha. Deixo aqui o alerta pra quem tem Pai/Mãe que alterou nome recentemente.
Alguém sabe se eu preciso esperar a carta de exigência chegar ou se eu posso ir la no porto resolver? Na LR disseram q o certo era esperar a carta... zzZ
Outra coisa, mas quando da exigência, só depois de meses pra resolver ou ACP é rápido nisso também?
@carlosenglerth Depois que você compre a exigência, pelo menos na ACP, não costuma demorar muito para dar andamento não, geralmente é rápido. Provavelmente você vai ter que comprovar porque a mudança do nome ocorreu, se foi alteração com o casamento ou com ação judicial.
@Seahawk Sim, enquanto não estiver tudo "equalizado" realmente é uma dor de cabeça. rs rs rs Mas no final do processo, tudo vai estar igual, em todos os documentos. E o mesmo que acontece com a esposa no casamento e depois vem o divórcio. Muita aporrinhação colocar todos os documentos com o nome de casada e depois da separação ter que colocar tudo com o nome de solteira de novo. rs rs rs
Olpá gente, os processos demoram mais ou menos quantos dias para serem numerados? O meu chegou na ACP em 10.10 e em contato com o IRN hoje me informaram que ainda não foi numerado. Devo ligar daqui uns 15/20 dias ou espero mais?
@gregory Zero problemas com Sedex mundi. Enviei o processo do meu pai no dia 10/10 e dia 15/10 foi recebido lá na ACP. O único “ percalço “ foi de o correios não atualizar desde o dia 10, que foram os trâmites pra saída do envelope do Brasil. Ele foi realmente atualizar no rastreio só anteontem! Mas em contato com o falecorreios foi passado o rastreio via DHL e chegou em mãos e no tempo proposto!
@isabela o correto é esperar 20 dias no mínimo pra fazer a primeira ligação na linha de registros. É o recomendado pelos moderadores mais experientes daqui!
@thaisborgomani uma vez, quando usei o EMS, aconteceu comigo também dos Correios não atualizarem o status. Depois, descobri que há um site oficial de rastreio global, que vale para todos os envios globais: http://globaltracktrace.ptc.post/gtt.web/ Nele, o rastreio é online e traz a atualização que o site dos Correios não trazem. No meu último envio de EMS, mês passado, neste site aparecia como entregue logo depois do ocorrido, enquanto que no dos Correios foi atualizar um mês depois. Fica a dica!
Olá, poderiam me ajudar por gentileza? No dia 01.10 enviei os docs para acp, no dia 11.10 receberam. Hoje me mandaram um e mail que o vale postal foi depositado em conta dia 22.10. Como faço para saber o número do meu processo?
@carlosenglerth o meu caso entrou em exigencia e esta demorando muito pra darem andamento. meu processo é de junho, ainda esta em analise após a exigencia. Demora sim, infelizmente
Pessoal, alguém aqui com processo de Junho que tenha entrado em exigencia? Gostaria de saber se tiver alguém, se foi dado algum andamento no processo após cumprir a exigencia. O meu continua em analise e estou um pouco preocupada.
Pessoal, vou tratar da minha atribuição mandando minha documentação para ACP tenho algumas dúvidas, se alguém puder ajudar agradeço!!! Pergunta 1: Para a atribuição a identidade precisa ser recente? (minha identidade IFP foi emitida no ano de 1988) Pergunta 2: A certidão de nascimento pode ser de inteiro teor ou tem que ser cópia reprográfica? Se eu pedir as 2 no cartório, inteiro teor de um lado e reprográfica do outro, o valor será dobrado? Pergunta 3: A cada certidão que peço em cartório, o valor é diferente, alguém sabe como é definido o preço da certidão de nascimento ou de casamento? Pergunta 4: Estou me preparando para fazer minha atribuição, depois de pronta, vou fazer a atribuição de minhas filhas, vou precisar transcrever meu casamento antes de fazer a atribuição de minhas filhas, já que eu sou o declarante nas certidões de nascimento delas? Pergunta 5: Quando for fazer a atribuição de minhas filhas será que posso mandar a documentação delas no mesmo envelope? Muito obrigado a todos, espero que com minhas perguntas respondidas, ajude a outras pessoas com as mesmas dúvidas! Forte abraço!
@Assis, 1 - identidade tem que ter menos de 10 anos é melhor tirar uma nova. 2-Certidão de nascimento em inteiro teor apostilada, se estiver legível não precisa da digitada. 3-O valor da certidão é defino pelo tempo de arquivamento. Todas as serventias são obrigadas a fixar os valores para cada ano. 4-Vai precisar, pois provavelmente você trocou de nome, toda portuguesa é obrigada a manter seu estado civil atualizado. 5-Pode. Coloque cada grupo de certidões num envelope e os dois envelopes num maior. As certidões e documentos tem que ser individuais. Espero que tenha ajudado Boas sorte
@Mtrin Pergunta 4: Estou me preparando para fazer minha atribuição, depois de pronta, vou fazer a atribuição de minhas filhas, vou precisar transcrever meu casamento antes de fazer a atribuição de minhas filhas, já que eu sou o pai declarante nas certidões de nascimento de minhas filhas? OBS: Quem trocou de nome foi minha esposa brasileira! Eu sou o pai português por atribuição e declarante nas certidões de minhas filhas, será que serei obrigado a transcrever meu casamento com esposa brasileira??
Comentários
Boa sorte no seu processo!
Pelo menos foi o que eu entendi quando preenchi o formulário.
LUCIANA STELLA - DESPACHADO 18/10
Como as atribuições anteriores fiz por vale postal, gostaria que me fosse passado o link, se tiver, de como preencher corretamente com o pagamento via cartão de crédito. E se ainda é uma boa fazer pelo Vale Postal!?
Sigo atualizando:
*Atribuição Modesto Jr
01/08- Pagamento do Vale Postal
01/08- Enviado via DHL
06/08- chegou na ACP
10/08- Processo numerado: 40xxx/18- ligação IRN
16/08- Processo em análise- ligação IRN
24/08- Processo em análise- ligação IRN
04/09- Processo em análise- ligação IRN
23/10- Ligação IRN informou que em 17/10 o processo foi aprovado e despachado.
Aguardando número de assento!
Zero de mal entendido, meu comentário foi só para alerta-lo mesmo, porque imagino que alterar nome não deve ser fácil, mas ter dois nomes, dois passaportes, deve ser ultra pior.
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Por cartão costuma dar menos trabalho, e menos chance de erro.
Deixo aqui o alerta pra quem tem Pai/Mãe que alterou nome recentemente.
Alguém sabe se eu preciso esperar a carta de exigência chegar ou se eu posso ir la no porto resolver? Na LR disseram q o certo era esperar a carta... zzZ
Outra coisa, mas quando da exigência, só depois de meses pra resolver ou ACP é rápido nisso também?
Mas no final do processo, tudo vai estar igual, em todos os documentos. E o mesmo que acontece com a esposa no casamento e depois vem o divórcio. Muita aporrinhação colocar todos os documentos com o nome de casada e depois da separação ter que colocar tudo com o nome de solteira de novo. rs rs rs
Alguém que tenha feito o processo de atribuição na ACP por sedex? sabe me informar se teve problemas com isso?
Muito Obrigado!!!
http://globaltracktrace.ptc.post/gtt.web/
Nele, o rastreio é online e traz a atualização que o site dos Correios não trazem. No meu último envio de EMS, mês passado, neste site aparecia como entregue logo depois do ocorrido, enquanto que no dos Correios foi atualizar um mês depois. Fica a dica!
No dia 01.10 enviei os docs para acp, no dia 11.10 receberam. Hoje me mandaram um e mail que o vale postal foi depositado em conta dia 22.10. Como faço para saber o número do meu processo?
meu processo é de junho, ainda esta em analise após a exigencia. Demora sim, infelizmente
Gostaria de saber se tiver alguém, se foi dado algum andamento no processo após cumprir a exigencia.
O meu continua em analise e estou um pouco preocupada.
Pergunta 1: Para a atribuição a identidade precisa ser recente? (minha identidade IFP foi emitida no ano de 1988)
Pergunta 2: A certidão de nascimento pode ser de inteiro teor ou tem que ser cópia reprográfica? Se eu pedir as 2 no cartório, inteiro teor de um lado e reprográfica do outro, o valor será dobrado?
Pergunta 3: A cada certidão que peço em cartório, o valor é diferente, alguém sabe como é definido o preço da certidão de nascimento ou de casamento?
Pergunta 4: Estou me preparando para fazer minha atribuição, depois de pronta, vou fazer a atribuição de minhas filhas, vou precisar transcrever meu casamento antes de fazer a atribuição de minhas filhas, já que eu sou o declarante nas certidões de nascimento delas?
Pergunta 5: Quando for fazer a atribuição de minhas filhas será que posso mandar a documentação delas no mesmo envelope?
Muito obrigado a todos, espero que com minhas perguntas respondidas, ajude a outras pessoas com as mesmas dúvidas!
Forte abraço!
Seu RG deve ser com data de emissão máxima de 10 anos. Antes disso não aceitam lá.
A certidão para pedido de atribuição deve ser de inteiro teor por cópia reprografica e apostilada.
1 - identidade tem que ter menos de 10 anos é melhor tirar uma nova.
2-Certidão de nascimento em inteiro teor apostilada, se estiver legível não precisa da digitada.
3-O valor da certidão é defino pelo tempo de arquivamento. Todas as serventias são obrigadas a fixar os valores para cada ano.
4-Vai precisar, pois provavelmente você trocou de nome, toda portuguesa é obrigada a manter seu estado civil atualizado.
5-Pode. Coloque cada grupo de certidões num envelope e os dois envelopes num maior. As certidões e documentos tem que ser individuais.
Espero que tenha ajudado
Boas sorte
OBS: Quem trocou de nome foi minha esposa brasileira! Eu sou o pai português por atribuição e declarante nas certidões de minhas filhas, será que serei obrigado a transcrever meu casamento com esposa brasileira??