Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14804814834854861546

Comentários

• @Pedro Torres O tempo médio é duas semanas, porém, pode levar mais tempo devido a quantidade de processos despachados. Sim, depois de ter o numero caso não queira aguardar o recebimento da certidão, pode pedir a cópia no civil online, lembrando que se te passarem o numero do assento pela LR não precisas da cópia pra fazer seu processo, pode apenas preencher a informação no formulário 1C.
  • Muito obrigado, @saluaribeiro
  • @Caroline Araujo kkkk acho que estamos com os pés gelados rssss.
  • Bom dia, como tenho visto que mts processos foram numerados no msm dia que o meu já foram concluídos resolvi pagar o civil on line para tentar acessar, porém recebi esse e-mail :

"Não é possível dar cumprimento ao solicitado no seu pedido de certidão online nº xxxxxx de 22/10/2018, em virtude de não ter sido localizado o respectivo assento de nascimento.

Existe em instrução o processo de pedido de nacionalidade e com despacho de 18 de Outubro, não estando ainda lavrado o competente assento de nascimento. Assim que o assento estiver disponível será emitida a certidão pedida"

1- quando vai para despacho demora quanto tempo mais ou menos para ser concluído?

2- qnd ficar pronto eles irão liberar minha senha para acessar o site ? Pois já paguei e fiquei tensa.

Obrigada.
  • Bom dia! Por favor, qual está sendo a média de conclusão do processo de cidadania por Atribuição através do ACP PORTO? Obrigado.
  • @Lu Stella geralmente umas duas semanas pra sair o assento, após o despacho. Eu imagino, que provavelmente, irão mandar a senha depois que for concluído.
  • @Luiz marques estão saindo os processos do mês de julho e agosto, a média está em 2-3 meses.
  • @Luiz Marques, uns 3 meses, atualmente
  • @Lu Stella, com certeza, eles aguardam a numeração e assim que estiver disponível enviam o email com o código de acesso a certidão pedida.
  • @saluaribeiro e @blancout MT obrigada, vou aguardar então.
  • Pessoal, bom dia. Conforme eu havia dito no dia de ontem (22/10) liguei e a atendente disse que o assentamento da minha mãe (35xxx/18) sairia até esta próxima 6ª feira, ato contínuo e querendo ganhar tempo, solicitei junto ao Registro Online a certidão efetivando pagamento. Recebi ainda onde a confirmação do meu pagamento e no dia de hoje recebi por e-mail a chave de acesso ao site (Registro Online) contudo, após acessar verifiquei o nome da minha mãe, no dos pais dela e data de nascimento mas, não tinha nenhuma outra informação como, por exemplo, a número de assento e outras informações correlacionadas, a pergunta é: é assim mesmo? não aparece as informações referente ao assentamento ou ainda não estão disponíveis no sistema?
    Desde já agradeço pela ajuda e resposta
  • @Marcelo Marques no topo geralmente aparece assim: Conservatória dos Registos Centrais Lisboa
    Assento de Nascimento n.º XXXXX do ano de 2018
  • @PESSOALL como já foi citado pelos moderadores antes, vamos tentar controlar a ansiedade e esperar o assento sair pra solicitar a via no civilonline, ou vamos sobrecarregar um sistema a toa, visto que vários pedidos vão ficar travados esperando conclusão. (Eu sei que a ansiedade é grande, porque eu já fiz isso, mas vamos tentar aguardar.)
  • Bom dia. Estou precisando de uma ajuda, pois não sei mais o que fazer no caso da minha avó. O processo dela já foi enviado, e caiu, novamente, em exigência, estão pedindo a prova de vida junto ao consulado (não pode ser em cartório, pois enviei assim e não aceitaram) e também a certidão de casamento dos pais dela, ambos portugueses (ai que esta o principal problema).

Na certidão de nascimento da minha avó, quem declarou foi um terceiro, e nela consta que os pais dela teriam casado em Portugal. Porém, os pais dela não casaram em Portugal, pois vieram muito novos para o Brasil, e em consulta realizada em cartórios aqui de São Paulo, bem como na arquidiocese de São Paulo, verificou-se que eles tbm não casaram aqui no Brasil, por mais que em alguns documentos conste que eles eram casados (pois antigamente, aqui no Brasil bastava a declaração das pessoas, não havendo a necessidade de comprovação).

Então concluímos que os meus bisavós não eram casados. Assim não sei mais o que fazer.

Alguém passou por algo parecido? O que devo fazer?
  • O processo do meu marido foi concluído ontem! Foi despachado no dia 08/10. Ou seja, 15 dias certinho. O número do processo era 349xx/18.
  • @Guilherme Calamari,

Sugiro fazer uma retificação na certidão da sua avó para tirar essa informação que os pais eram casados. Junte as provas que os pais delas chegaram no Brasil ainda crianças e junte o resultado da busca do casamento em SP.
    Veja em portugal se realmente não consta casamento e junte a certidão da sua bisavó sem a averbação do casamento.

O pai do meu sogro no óbito foi declarado como viúvo, mas era solteiro, mandamos fazer a retificação via cartório (sem contratar advogados) e foi feito.

Mande a nova certidão de nascimento da sua avó com essa retificação averbada.

Faça também a prova se vida o mais breve possível, já vi casos que o requerente idoso faleceu antes de fazer a prova de vida.

Boa sorte!
  • @Guilherme Calamari,

Porém sua avó teve um terceiro como declarante, então somente o casamento irá comprovar a filiação...

Seu caso realmente é complicado
  • @Marcelo Marques depois que você visualiza o nome da pessoa e filiação , mais abaixo tem assim DOCUMENTO DE CERTIDÃO e ao lado disso VISUALIZAR DOCUMENTO em azul. Você clica e vai baixar a certidão em formato .doc
  • @saluaribeiro, bom dia. Acabei de ligar para o linha de registros e me repassaram o número do assento. Se não fiz interpretações equivocadas nas mensagens anteriores, achei que o pagamento dos 10 Euros eu poderia acessar a Certidão de Nascimento (assentamento) onde obteria as informações como, por exemplo, número do assento,; local onde foi emitido (Concelho) e coisa do tipo. Ficarei no aguardo deles por informações complementares. Desde já agradeço pela sua informação
  • @Pessoal atualizei a planlha nova lá, com as ultimas atualizações, pelo que vi 62% dos processos de julho já foram
    cidadania.rennerfernandes.com.br
  • Galera, os dois processos que eu tinha na ACP foram concluídos e recebi as certidões do Civil Online hoje.

Segue o histórico:
    Envio DHL: 03/07/2018
    Chegou na ACP: 06/07/2018
    Processos Numerados: 10/07/2018
    Processos Despachados: 08/10/2018 e 09/10/2018
    Processos Finalizados (Datas dos Registros): 19/10/2018 e 22/10/2018

O tempo total da numeração até o registro foi cerca de três meses e meio.

Agora, um adendo: no meu processo, eu marquei a opção para "não usar a composição originária do nome". Ou seja, no formulário eu marquei "não", tirei um sobrenome e adicionei outro. A ACP ignorou completamente a solicitação de mudança do sobrenome (apelido). Eles fizeram o registro com o mesmo nome que está na minha Certidão de Nascimento Brasileira. Ou seja, apesar dessa mudança ser permitida e autorizada por Lei, eles ignoraram a solicitação. De certo modo eu fiquei chateado, pois hoje eu não tenho nenhum sobrenome (apelido) da família da minha mãe, somente sobrenome da família do meu pai.
  • @Marcelo Marques Após digitar o código da certidão no Civil Online, vai abrir um tela com os dados da certidão (nome do registrado, nascimento e a filiação) e a abaixo terá uma opção assim: "Documento de Certidão Visualizar documento" Quando você clicar nesse link irá baixar um Documento Word, essa é a Certidão original e você pode abrir e imprimi-la.

No cabeçalho do documento irá aparecer:

"Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa
    Assento de Nascimento Nº xxxx do ano de 2018"

Esse é o número do registro. As certidões de atribuição são registradas sempre no "registro central". Como a pessoa não nasceu em solo português, não lhe é atribuída nenhum conselho ou distrito. Todos aqueles que nasceram fora de Portugal, tem na certidão registrada pela conservatória dos registros centrais de lisboa.
  • @eliasfsjunior, que sorte! Imagina a confusão que teria com documentos, passaportes, carteira de motorista, quando fosse usar um nome diferente? A ACP te livrou de um inferno astral!
  • @Seahawk Eu tenho total ciência dessa "dificuldade" e para mim o inferno astral é não ter nenhum sobrenome da família da minha mãe, acredite. Eu já estou com um processo no Brasil para mudança do sobrenome e agora vou ter que abrir outro em Portugal. Essa opção no formulário deveria facilitar a vida, mas na prática não serve de nada. Acredite, muitas pessoas tem interesse nessa mudança de sobrenome, que tudo tem haver com a história da família. Tem filhos que não tem o sobrenome da mãe, outros que não tem o sobrenome do pai. Tem pessoas adotadas que querem atribuir o nome da família que o adotou. Teoricamente, hoje, eu não sou filho da minha mãe e nem neto dos avós, pois meu nome não carrega nenhum sobrenome dessa família. Para algumas pessoas pode parecer besteira, mas para outras isso é muito importante.

Desculpe se pareci grosseiro, não me entenda mal, só estou explicando o porque da situação. Eu não vejo dificuldade nisso, é só acertar na certidão de nascimento e tirar uma segunda via dos documentos. Em Portugal, a lei permite que essa alteração seja feita no momento da atribuição, a ACP deveria seguir a lei.
  • @saluaribeiro - Obrigado.

@Caroline Araujo - Obrigado.
  • @eliasfsjunior você tentou entrar em contato com eles sobre isso? Vai que consegue! Boa sorte :)
  • Gente... que planilha nova é essa? Acho que perdi alguma coisa. Qual link?
  • @Lais Lacerda Eu pensei nisso, vou tentar mandar um e-mail para ACP. Em breve devo ir a Portugal, para visitar e conhecer, não estou indo para morar, ainda... rs rs rs Se der tempo, eu passo no Porto para ver como esse processo funciona e qual a recomendação da ACP. Obrigado pelo apoio! =)
  • flavia_s_rflavia_s_r Member
    editado October 2018
    @eliasfjunior
    Bom saber... Fico bem chateada por você e pela ACP ter ignorado o pedido.
    Estou em uma situação similar... Quero adicionar um nome (segundo nome). Tenho um segundo nome japonês não registrado quando nasci, mas usado pela minha família materna, e queria inclui-lo no meu assento de nascimento oficialmente.

Vou tentar fazer a inclusão ainda assim... Mas realmente eu entendo sua situação. =/
  • @tatiana
    cidadania.rennerfernandes.com.br
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.