Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14824834854874881546

Comentários

• Acabei de descobrir que a exigência foi cagada do cartório :/, alguém aí é advogado?
  • @Assis,
    Desculpas pela troca de sexo. rsrsrsr
    No seu caso se fizer pela ACP (Porto) não é necessário. Pode fazer das suas filhas logo depois que a sua sair.
  • Qual a diferença da documentação de menor para o adulto? tirei a minha pela acp e quero fazer a do meu filho de 7 anos.
    Só mais uma dúvida de um amigo, no formulário eu posso preencher a parte do RG de acordo com os dados da identidade militar?
  • @Assis.
    No item 2 eu me referi a certidão de inteiro teor reprográfica. Se ela estiver legível não precisa da digitalizada.
  • @vlad pen muito obrigado!
  • Olá pessoal, o processo da minha avó (89anos) Maria C Margatho foi enviado no dia 15/07 por DHL, recebido no dia 19/07
    Numeração dia 25/07
    Número 381XX/18 por favor alguém poderia incluir na planilha?
    Hj liguei na LR e me informaram que caiu em exigência (prova de vida)... Agora vem a dúvida, na minha cidade(Ribeirão Preto-SP)
    Não tem consulado, apenas um consul honorário,, amanhã vou tentar ligar lá pra ver se pode ser feita essa prova de vida por aqui mesmo, caso não possa, o que vcs me sugerem... Alguém que tenha caído em exigência fez a prova de vida no cartório e foi aceito? Ou tenho que ir no consulado de São Paulo mesmo?

• Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado October 2018
    @carlosenglerth,

Não é necessário advogado para fazer acerto em certidão por erro do cartório.

Basta entrar com requerimento de retificação no cartório anexando documentos quem comprovem a informação correta.

Já tive que fazer para acrescentar sobre nome faltando e foi fácil.
  • Eu sei disso, quero é que paguem pelo erro, pois não foi só a certidão...
  • Alguém pode mandar o link da planilha por favor?
  • @Mtrin Faltou responder a seguinte pergunta: Se eu pedir as 2 certidões no cartório, a de inteiro teor de um lado e reprográfica do outro, o valor será dobrado? Muito obrigado!!!
  • @Gustavo2828 cidadania.rennerfernandes.com.br
  • @Assis,
    Se você pedir duas certidões mesmo que sejam impressas no mesmo papel vão ser cobradas duas certidões.
    O que normalmente os cartórios fazem quando pedimos uma certidão de inteiro teor reprográficas e que no verso vem uma de breve relato. Isso e bem normal.
  • @Moyses ACP recusou prova de vida feita no cartório...não sei se foi um caso único.Se não conseguir na Presença Consular, faça no cartório e junte uma carta explicando q o consulado fica muito distante e sua avó é muito idosa.
  • @Mtrin Muito grato!!!
  • @carlosenglerth,

Eu entendo você, mas quando se recebe a certidão no cartório é obrigação conferir os dados na hora e recusar se houver erro, pois neste caso o cartório acerta sem cobrar. Mas se a pessoa deixar passar ela arca com o ônus.

No meu caso aconteceu com o nome do português quando chegou ao Brasil e meu sogro foi registrado com o nome do pai errado e com o meu marido que o cartório escreveu o nome da minha sogra errado.

Nos 2 casos o erro acabou se propagando para todos os outros documentos.

Aqui tive que retificar certidão de nascimento, certidão de casamento e RG do meu sogro e do meu marido e certidão de nascimento das minhas cunhadas e meus filhos.

Infelizmente gastei uma fortuna por erro que foi "aceito" no momento do registro.

Sobre esses casos a Lei de retificação está a favor do cartório, já pesquisei sobre isso.

Boa sorte!
  • Bom dia pessoal, meu processo foi numerado dia 01/10, quando vocês recomendam um novo contato com a LR?
  • @drakunder eu ligaria em uns 40/50 dias após a numeração..
  • Com imensa felicidade sou um Português! Entrada dia 28/08 e meu assento saiu hoje! E o melhor, sem transcrição de casamento!
  • @Ubiramar, primeiramente parabéns! Já possui o número do assento? Quando seu processo foi para despacho?
  • Bom dia! Compartilhando com vocês que também já sou cidadã portuguesa! Estou muito feliz! Liguei na Linha de Registos e soube que meu assento de nascimento foi emitido no dia 16 de outubro. Meu processo foi enviado por carta registrada no fim de junho e recebido na ACP no dia 6 de julho. Jamais teria conseguido sem a ajuda do material e das pessoas deste fórum maravilhoso. Gratidão eterna!
  • Bom dia!Liguei lá LR meu assento saiu hojea gradecida a Deus e a todos do forum,agora transcrição de casamento e depois atribuição dos filhos.Que Deus abençoe a todos.
  • @Conceição

Parabéns! Sei o quando vc lutou pra conseguir
    Foi um prazer enorme te ajudar
    Bjs
  • Pessoal, depois de quantos dias (uteis) vocês acham que sai o assento depois de ir pra despacho? Quero adiantar minha vista ao consulado pro CC mas estou com medo de marcar muito antes e o assento não ter saído....
  • @DHramos foi despachado semana passada!
  • @Letícia Carvalho

Após o despacho, duas semanas em média
  • @Leticia a atendente da LR pediu para eu ligar duas semanas depois que o assento sairá com certeza.
  • Obrigada @João M e @Maria Nélida!
  • Legal, @Ubiramar. Estou ansioso pelo assento do meu pai para poder dar entrada na minha. Do meu pai foi despachado na segunda. Obrigado!
  • Bom dia, pessoal!

Processo de familiar meu numerado em 23/08/2018 caiu em exigência.

"Deverá provar a fixação de nome do pai do interessado, através da junção do respetivo assento de casamento ou de óbito"

Nesse caso, preciso apenas fornecer a certidão de casamento ou óbito do português original, correto?
    Não sabiam que pediam isso quando o português original é homem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.