@Felipe Cabral sim, pra fazer o cartão cidadão tem que todas as informações estarem atualizadas. Você só não precisa transcrever se seu filho/a quiserem tirar a atribuição também. Mas pros seus documentos, é necessário.
@Felipe Cabral, A vantagem de dar entrada pela ACP é não precisar fazer a transcrição dos seus pais. Quanto à transcrição do seu casamento, é dever do português manter o estado civil atualizado. Apesar disso, se você não informar que é casado, pode tirar o cartão de cidadão.
Pessoal, somente a título de informação e acompanhamento, liguei hoje para a LR ..... o processo da minha mãe numerado em 17/08 e com nº 418XX encontra-se ainda em análise;
Felipe. Aqui no Consulado em Recife, não foi necessário transcrever o casamento do meu pai e ele ja pegou o Cartão do Cidadão. O meu, sem transcrição, fiz lá em Portugal em Braga na Loja do Cidadão. Abs
Bom dia Não contive a ansiedade e liguei hj para LR e ainda está em analise, mas acredito que semana que vem sai... rsrs Meu processo foi numerado em 17/08.
Bom dia Amigos, Tenho ótimas novidades. Processo da minha sogra saiu para despacho. Sonia Sueli Dias Foi enviado em 23/07/2018. Recebido em 26/07/2018 por Isabel Ferreira. Numerado em 23/08/2018. Despacho: 19/10
Pediram para ligar em duas semanas para obter o número do assento.
Todos os docs em mãos para enviar meu processo e de meus primos para a ACP. Porém, surgiu uma dúvida nossa. Meu tio tem 70 anos, assinou o formulário 1C e teve a autenticidade reconhecida em cartório. É necessário fazer prova de vida?
Liguei pra LR hoje para pegar a data de numeração do processo do meu tio (José Carlos), e aproveitei a oportunidade para perguntar do processo do meu pai, que também foi numerado no dia 23.08. Infelizmente continua em análise, mas to muito otimista pra semana que vem!
Olá pessoal, onde está o link da planilha? Procurei algumas páginas pra trás mas não encontrei.
Gostaria de saber quanto tempo em média está demorando a atribuição aqui... E já aproveitando, gostaria de perguntar se na opinião de vocês valeria mais a pena eu (que vou antes) entregar o processo da minha noiva pessoalmente para tentar agilizar, e ela entrar em Portugal como portuguesa e não como turista. Desde já obrigado
@Caroline Araujo hahaha, sem problemas. Sim foi muita sorte. Ainda mais que demorou 1 mês pra numerar. Agora é aguardar pra fazer a da minha esposa. Vai dar trabalho pq a Portuguesa é a minha sogra e não casou com o pai da minha esposa.
@lek0gta e @Marcia ... liguei hoje pra linha de registos, e foi pra despacho dia 17/10, no meu caso não tive problemas com o selo escrito VERDADEIRO invés de AUTENTICIDADE, ainda bem!!!!
Consegui minha cidadania, dia 27/09/18 recebi e-mail de OVAR com o número do Assento. Meus filhos vão entrar com o pedido, sendo que um tem 21 anos e outro 29 anos, não me casei com o pai deles, tivemos um relacionamento mas não casamos, e tampouco firmamos união estável. Em 2004 me casei com outra pessoa, inclusive está sendo feita a transcrição do casamento em OVAR. Para meus filhos entrarem com o pedido da cidadania, vamos mandar a certidão de nascimento deles, cópia reprográfica/inteiro teor apostilada, cópia dos RGs deles, do meu e do pai deles e uma declaração minha com firma reconhecida, onde afirmo não ter sido casada com o pai. é suficiente essa documentação? O valor hoje continua 175 Euros? e qual a Conservatória que está fazendo o processo mais rápido?
Acabo de ligar na LR e meu primeiro processo que foi numerado em 17/08/18 foi despachado hoje, dia 22/10. Agora é esperar o numero do assento pra poder transcrever o casamento do meu avô.
Venho informar que o processo do meu pai (40XXX/2018), numerado dia 10/08/18 (data em liguei pela primeira vez para a LR) saiu dia 17/10/218, está em fase de emissão do assento. Até o fim do mês devo ter o número em mãos para poder tirar a minha!
Agradeço a todos no grupo e pela paciência dos moderadores de tirarem todas as dúvidas.
@Celia.é aconselhável vc juntar ao processo de cada um dos filhos comprovantes adicionais da maternidade como cartão de vacinação, declaração de batismo, etc Quem foi o declarante do nascimento deles..vc ou o pai??
@blancout, o nosso de data parecida (43XXX/18, numerado 23.08) é esse do meu pai! Liguei hoje e ainda ta em análise, infelizmente! Mas to bem otimista, devo ligar de novo na quinta feira, e depois só na semana que vem.
@Tomacheusk realmente, quando a portuguesa é a mãe, e ainda sem casamento oficial, complica! Mas na maré de sorte que tu tá eu confio que vá dar tudo certo! hahahaha vai na fé!
@Pessoal mandei com objetivo de ajudar no controle da planilha, criei um "site" para facilitar na edição e acompanhamento, e para futuros relatórios/gráficos http://cidadania.rennerfernandes.com.br/ Copiei a planilha toda da ACP e cloquei lá, para editar precisa de um código unico que é gerado, enviei a sujestão para alguns moderados e o @VladPen pediu para eu postar aqui. Não tenho interesse comercial, apenas de ajudar, caso tenham alguma dúvida, pode mandar inbox Caso gostem e queiram utilizar, pode enviar inbox com numero do processo na planilha nome e data da numeracao para facilitar na busca que envio o código unica para que possam editar seus próprios processos. Obs: o e-mail pede apenas para que em breve, caso aconteça de perder o código unico, vocês possam recuperar.
Na barra te tarefas inferior tem a opção de pesquisar e incluir novo processo para pesquisar basta colocar o código único de cada processo e clicar em pesquisar Segue exemplo de código: B0FF9EB0-2107-4DFF-B978-3AFCECB2FF96
Comentários
A vantagem de dar entrada pela ACP é não precisar fazer a transcrição dos seus pais.
Quanto à transcrição do seu casamento, é dever do português manter o estado civil atualizado. Apesar disso, se você não informar que é casado, pode tirar o cartão de cidadão.
Não contive a ansiedade e liguei hj para LR e ainda está em analise, mas acredito que semana que vem sai... rsrs
Meu processo foi numerado em 17/08.
Sonia Sueli Dias
Foi enviado em 23/07/2018.
Recebido em 26/07/2018 por Isabel Ferreira.
Numerado em 23/08/2018.
Despacho: 19/10
Pediram para ligar em duas semanas para obter o número do assento.
Todos os docs em mãos para enviar meu processo e de meus primos para a ACP.
Porém, surgiu uma dúvida nossa. Meu tio tem 70 anos, assinou o formulário 1C e teve a autenticidade reconhecida em cartório. É necessário fazer prova de vida?
Liguei pra LR hoje para pegar a data de numeração do processo do meu tio (José Carlos), e aproveitei a oportunidade para perguntar do processo do meu pai, que também foi numerado no dia 23.08. Infelizmente continua em análise, mas to muito otimista pra semana que vem!
E o seu, aquele que estava próximo ao número do meu ??????? Como anda ????
Gostaria de saber quanto tempo em média está demorando a atribuição aqui... E já aproveitando, gostaria de perguntar se na opinião de vocês valeria mais a pena eu (que vou antes) entregar o processo da minha noiva pessoalmente para tentar agilizar, e ela entrar em Portugal como portuguesa e não como turista.
Desde já obrigado
Acredito que sim, pois ao entregar pessoalmente, a numeração é feita na hora pelo que vi, além de economizar com o correio. Mas a demora no processo é a mesma, a unica coisa que muda é a numeração mesmo, uns 3/2 meses.
Consegui minha cidadania, dia 27/09/18 recebi e-mail de OVAR com o número do Assento.
Meus filhos vão entrar com o pedido, sendo que um tem 21 anos e outro 29 anos, não me casei com o pai deles, tivemos um relacionamento mas não casamos, e tampouco firmamos união estável. Em 2004 me casei com outra pessoa, inclusive está sendo feita a transcrição do casamento em OVAR.
Para meus filhos entrarem com o pedido da cidadania, vamos mandar a certidão de nascimento deles, cópia reprográfica/inteiro teor apostilada, cópia dos RGs deles, do meu e do pai deles e uma declaração minha com firma reconhecida, onde afirmo não ter sido casada com o pai. é suficiente essa documentação?
O valor hoje continua 175 Euros? e qual a Conservatória que está fazendo o processo mais rápido?
Obrigada!!
Que alívio neah!
Que bom que deu td certo!
Logo logo será o meu.
Fico tensa com esses processos!
Agora é esperar o numero do assento pra poder transcrever o casamento do meu avô.
Venho informar que o processo do meu pai (40XXX/2018), numerado dia 10/08/18 (data em liguei pela primeira vez para a LR) saiu dia 17/10/218, está em fase de emissão do assento. Até o fim do mês devo ter o número em mãos para poder tirar a minha!
Agradeço a todos no grupo e pela paciência dos moderadores de tirarem todas as dúvidas.
Tá saindo, gente!! Tenham paciência =D
Tamo junto!
@Tomacheusk realmente, quando a portuguesa é a mãe, e ainda sem casamento oficial, complica! Mas na maré de sorte que tu tá eu confio que vá dar tudo certo! hahahaha
vai na fé!
Ótimas notícias em relação ao processo do meu pai. Foi despachado para registro no dia de hoje (22/10/2018), sendo que foi numerado 13/08/2018.
Obrigado a todos pelo auxílio direto ou indireto; bora correr atrás da minha cidadania agora!
http://cidadania.rennerfernandes.com.br/
Copiei a planilha toda da ACP e cloquei lá, para editar precisa de um código unico que é gerado, enviei a sujestão para alguns moderados e o @VladPen pediu para eu postar aqui.
Não tenho interesse comercial, apenas de ajudar, caso tenham alguma dúvida, pode mandar inbox
Caso gostem e queiram utilizar, pode enviar inbox com numero do processo na planilha nome e data da numeracao para facilitar na busca que envio o código unica para que possam editar seus próprios processos.
Obs: o e-mail pede apenas para que em breve, caso aconteça de perder o código unico, vocês possam recuperar.
Na barra te tarefas inferior tem a opção de pesquisar e incluir novo processo
para pesquisar basta colocar o código único de cada processo e clicar em pesquisar
Segue exemplo de código: B0FF9EB0-2107-4DFF-B978-3AFCECB2FF96