Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14744754774794801546

Comentários

• @rennerfernandes e @prigarcia, infelizmente o meu e dos meus irmãos ainda não foram numerados.
  • @Cecilia_Helena estranho eles são casados? O da minha avó acharam quando dei nome de casada o que foi no formulário 1c
  • Boa tarde.

Enviei o processo do meu pai em 19/9. Foi numerado em 09/10. A agente disse que eu deveria esperar uns meses antes de ligar novamente.
    Minha dúvida é: meu pai completou 76 anos essa semana. Pode ser que peçam prova de vida, né? Quanto tempo vcs acham que eu devo esperar pra ligar de novo? Quem teve essa exigência ficou sabendo que precisava fazer a prova quanto tempo depois de numerado?
  • Olá, processo numerado em 27/07 e despachado 17/10. Obrigado, a todos do fórum pela imensurável ajuda para encaminhar o processo!
  • Inspirado pelo @Franklin Rodrigues e pela @Jessika R, acabei de falar na LR, e após mais de 1h de espera, o processo do meu pai, numerado em 13/08, ainda está em analise. #chateado

Bora tentar semana que vem novamente!
  • Acabei de falar com a LR, processo da minha mãe numerado no dia 10/08 foi aprovado hoje (18/10).
  • Meu processo tbm foi numerado dia 10/08, como estou vendo confirmação de algumas pessoas da mesma data, na segunda feira irei ligar para saber do meu e assim que possível colaboro tbm com as minhas informações.
  • @DHRamos,
    Eu nem tentei ainda porque começou hoje os de agosto e eu sou dia 17/08...
    Mas acredito que segunda ou terça, já devemos ter ótimas notícias. Vamos aguentar a ansiedade!
    rsrs
  • DHRamosDHRamos Member
    editado October 2018
    Pois é, @Daniellexrei. Não deu pra conter a ansiedade em ligar. Mas, só liguei porque foi postado que um processo do mesmo dia do meu pai foi concluído. Porém, como vc disse, acredito que segunda, ou mais tardar, na terça, teremos boas notícias.
  • O meu também numerado em 10/08 ainda está em análise, liguei hoje cedo ... :(
  • Boa tarde! O sobrenome da minha sobrinha já foi retificado pela ACP Porto. O assento com o retifico vem pelo correio ou só no civil online? Agradeço mais uma vez.
  • @Leyla Souza Infelizmente eles não enviam uma nova certidão. Para ter acesso a retificação, será preciso pagar novamente a taxa do Civil Online (10 euros) para eles emitirem uma nova certidão.
  • Obrigada Elias pelo esclarecimento.
  • outrolucasoutrolucas Member
    editado October 2018
    @Jandira Pinheiro o meu chegou dia 08/10 e também não foi numerado.
  • Bom saber que os processos numerados em agosto estão saindo... o meu é de 10/08.
    Estou tentando conter a ansiedade mas acho que vou acabar ligando na segunda ou terça..

Fora do tópico, entrei em contato com o Vice-Consulado de Curitiba para obter informações sobre o procedimento para emitir cartão cidadão e passaporte.
    Me informaram que para emitir o passaporte é necessário que antes se faça o cartão cidadão, sendo que para emitir esse o "cidadão português deverá estar com seu estado civil actualizado em Portugal (casamento, divórcio, viuvez) antes de solicitar o cartão cidadão", sendo que se for solteiro, já poderá fazer o requerimento.

Do que se trata isso? É a transcrição de casamento? Preciso fazer a do meu pai antes de iniciar meu processo de atribuição ?
  • @Pedro Torres por norma, todo cidadão tem a obrigação de manter seu estado civil atualizado, porém, a ACP por hora não cobra a transcrição do casamento se o português for o declarante e casado com brasileira. Então se seu pai te registrou, e sua mãe é brasileira, assim que tiver o assento dele, pode mandar seu processo pra ACP.
  • Obrigado pela resposta rápida @saluaribeiro.
    No caso para pedir o cartão cidadão/passaporte do meu pai, terei que passar por esse procedimento, certo?
  • eliasfsjunioreliasfsjunior Member
    editado October 2018
    @Pedro Torres Não necessariamente, pois o homem geralmente não muda o nome, por isso tem menos problemas para tirar a documentação. A regra diz: "que todo português deve manter seu status civil atualizado", mas isso não lhe impede de tirar o Cartão Cidadão. Ele pode tirar, mesmo não tendo transcrito o casamento. Se fosse mulher, também não teria problema, mas se ela alterou o nome no casamento, o documento iria sair com o nome de solteira. Ou seja, você iria acabar tendo de fazer dois documentos.
  • @eliasfsjunior No meu caso, minha mãe é a portuguesa, vou ter que fazer a transcrição apenas do casamento dela, para fazer a minha atribuição. Correto? Preciso fazer o cartão do cidadão antes de dar entrada no meu processo?
    Obrigado.
  • Boa tarde, obtive a transcrição de meu casamento por PD no inicio de outubro. O meu assento de nascimento foi emitido pela ACP-Porto. Pergunto:
    1) Meu Assento de Nascimento é automaticamente atualizado com meu casamento transcrito?
    2) Preciso pedir nova via de meu Assento de Nascimento?
    3) Para pedir o Cartão de Cidadão no Consulado de São Paulo precisarei do meu Assento de Nascimento atualizado? Muito grato.
  • Boa tarde,
    Eu enviarei meu processo de atribuição semana que vem e estou muito esperançosa.No preenchimento do formulário 1C na parte do orgão emissor do RG, eu coloquei sem querer Secretaria "da" segurança pública. Sabem se haverá algum problema por causa desse detalhe? Desde já agradeço.
  • @durvaldog não precisa das certidões atualizadas, apenas cópia da que você tiver em mãos, casamento ou nascimento. Eles acessam o sistema eletrônico e retiram as informações que precisarem.
  • @outrolucas Sim, para mulher transmitir nacionalidade aos filhos é obrigatória a transcrição do casamento. E ela não precisa fazer o cartão cidadão para dar entrada na sua atribuição.
  • @outrolucas

Basta transcrever o casamento,Cartão Cidadão não é necessário
  • @durvaldog

1- Sim
    2- Peça uma segunda via pelo civilonline
    3- Não precisa estar com o estado civil atualizado para pedir o CC
  • Noticia boa saber que começaram com os de agosto! ❤❤❤
  • Boa tarde a todos. Os processos do meu sogro e de sua irmã, ambos numerados em 25/07 foram para despacho em 15/10. Assim que sair o assento, minha esposa enviará o processo dela. Agradeço muito a todos deste fórum que ajudaram, e muito, com informações e orientações. Muito obrigado ! ! !
  • @brrasf se o processo cair em exigência , a linha de registro te informará e tb por carta.
  • editado October 2018
    @PESSOAL AVISO IMPORTANTE:

Para requerentes que tenham mais de 70 anos é OBRIGATÓRIA A PROVA DE VIDA ou o processo cairá em exigência.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.