Vi na tabela que tem o processo da Alda Morais(@maurelio) entrou em exigencia por (Assinatura do formulario 1C estava reconhecida "por verdadeira" ACP pediu para encaminhar novamente com assinatura reconhecida "por autenticidade".)
O meu foi assim pois nos dois cartórios aqui de manaus eles chamam AUTENTICIDADE por VERDADEIRA, me disseram que é a mesma coisa... acho q o meu processo deve ter entrado em exigencia por causa disso então tambem... vou ligar pra saber...
já pedem isso há algum tempo. Mas, desde junho deste ano, vem sendo regra. Entendo sua lógica e angústia, mas peço que mantenha a gentileza quando mencionar os funcionários das conservatórias, motivo pelo qual apaguei seu comentário.
que curioso os cartórios de Manaus chamarem de reconhecimento verdadeiro. Provavelmente, seu processo entrou em exigência também. Qualquer palavra que seja diferente de "Autenticidade" no reconhecimento da assinatura, é tomada como errada.
Mistério resolvido. Não sacaram meu vale postal porque chegou lá com valor a menos. Ao invés de pedir um complemento, eles simplesmente devolveram meus documentos! Chegou hoje na minha casa. Agora vou gastar pra mandar por dhl urgente pra ver se chega lá antes de sacarem o novo vale. Eu acho que não foram com a minha cara, não é possível, porque nunca vi devolverem processo por causa disso! Normalmente pedem um complemento do valor. Estou muito triste
Como visto acima, provavelmente meu processo cairá em exigência devido não ter prova de vida, mesmo o RG sendo emitido há menos de 1 mês e a assinatura também... Não faz sentido, mas tudo bem...
sugiro que envie email pro ACP, com o assunto "Reconhecimento assinatura como verdadeira é a mesma que por autenticidade"
Explique no corpo do email a situação. É uma tentativa de se comunicar com o ACP, antes de colocarem seu processo em exigência. Porém, se realmente não for aceito, terá que refazer seu 1C em outro cartório.
@drakunder, mesma situação enviei hoje os documentos.. Mas estou confiante o Rg tem menos de 30 dias, e li em algum tópico aqui.. que teve um processo que nao caiu... estou confiante
O formulário do meu processo foi reconhecido firma por verdadeiro tb. Mas tem 2 etiquetas, a de cima esta bem grande escrito "reconhecimento por autenticidade" e a de baixo, que é a que tem meu nome completo, está escrito "reconheço por verdadeira 1 firma". Tomara que não tenhamos problemas com isso! O meu processo foi numerado dia 03/09. O seu foi numerado qndo?
Pessoal, tenho 2 perguntas: A ACP faz transcrição de casamento e atribuição??? Em média, qual é o tempo de conclusão de uma transcrição de casamento e de uma atribuição??? Muito grato!!!
@Assis ACP não averba casamento. Só faz ATRIBUIÇÃO de nacionalidade. Transcrição de casamento leva entre semanas a um mês em Tondela ou 4aCRC do Porto. Atribuição no ACP pode levar de 3 a 6 meses, mas a média tem sido 3.
@pessoALL, já falei algumas vezes mas não custa repetir... Sempre que vejo gente com problema no Vale Postal me pergunto: PORQUE NÃO PAGARAM COM CARTÃO DE CRÉDITO? Esta melhoria que o ACP passou a aceitar é a receita para EVITAR mais uma, das muitas possíveis, dores de cabeça de um processo.
Olá, o processo do meu filho que foi enviado no mês de Julho para a ACP e foi numerado em 10/08/18 já está em fase de despacho... Estamos em Portugal e em breve ele terá documento português!!! Estamos muito felizes, graças a Deus a ACP voltou a todo vapor!
@rennerfernandes, bom dia! Sim, dois dos meus irmãos são casados, mas todos têm o nome de solteiros. A funcionária procurou pela data de nascimento e pelo nome mas não encontrou nenhum de nós ainda... eu comentei de vocês que já tinham a numeração e ela me disse que isso acontece, pelo grande número de pedidos. Os meus devem estar numerados nos próximos dias. Continuamos na torcida abs
Alguém sabe se o Consulado português de SP também paralisou a emissão do Cartão Cidadão + Passaporte para quem já possui cidadania? A minha já foi para despacho, e já quero solicitar o cartão..
Eu já liguei no Consulado, mas ninguém atende.
Também tentei solicitar pelo site, mas sem sucesso....
Depois de algum tempo levantando toda a documentação para o processo de atribuição, antes de enviar, gostaria de confirmar se estou atendendo todos os requisitos:
- Nº do assento de nascimento do meu pai português; - Minha certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica – APOSTILADA; - Cópia autenticada do meu RG – APOSTILADA; - Formulário 1C assinado com firma reconhecida por autenticidade; - Vale postal no valor de 175 Euros (utilizar a maior cotação do dia / não utilizar o euro de exportação!!)
* Meu pai é o declarante na minha certidão de nascimento.
Gente, acabei de receber um sms com o código da certidão on line, ou seja, meu processo finalmente foi concluído (desde Janeiro). Gostaria de agradecer imensamente a @Marcia por ter me ajudado nessa luta. Esse blog é a melhor coisa que algum descendente de portugues poderia pedir...
@lek0gta e @Marcia ... eu realmente não me lembro, mas não tinha nada escrito AUTENTICIDADE nos selos. Vou mandar um email mesmo pra lá antes de correr atrás de fazer outro formulario. meu processo foi numerado em 10/08
Comentários
O meu foi assim pois nos dois cartórios aqui de manaus eles chamam AUTENTICIDADE por VERDADEIRA, me disseram que é a mesma coisa... acho q o meu processo deve ter entrado em exigencia por causa disso então tambem... vou ligar pra saber...
já pedem isso há algum tempo. Mas, desde junho deste ano, vem sendo regra.
Entendo sua lógica e angústia, mas peço que mantenha a gentileza quando mencionar os funcionários das conservatórias, motivo pelo qual apaguei seu comentário.
que curioso os cartórios de Manaus chamarem de reconhecimento verdadeiro.
Provavelmente, seu processo entrou em exigência também. Qualquer palavra que seja diferente de "Autenticidade" no reconhecimento da assinatura, é tomada como errada.
Este blog diz é a mesma coisa... https://blog.cartorio24horas.com.br/tag/reconhecer-firma-por-verdadeiro/
como é q eu vou fazer agora pois no cartórios de manaus que eu fui eles chamam por VERDADEIRO... vou ter que ir nos outros e ver se fazem
Eu acho que não foram com a minha cara, não é possível, porque nunca vi devolverem processo por causa disso! Normalmente pedem um complemento do valor. Estou muito triste
sugiro que envie email pro ACP, com o assunto "Reconhecimento assinatura como verdadeira é a mesma que por autenticidade"
Explique no corpo do email a situação.
É uma tentativa de se comunicar com o ACP, antes de colocarem seu processo em exigência.
Porém, se realmente não for aceito, terá que refazer seu 1C em outro cartório.
enviei hoje os documentos..
Mas estou confiante o Rg tem menos de 30 dias, e li em algum tópico aqui.. que teve um processo que nao caiu... estou confiante
O formulário do meu processo foi reconhecido firma por verdadeiro tb.
Mas tem 2 etiquetas, a de cima esta bem grande escrito "reconhecimento por autenticidade" e a de baixo, que é a que tem meu nome completo, está escrito "reconheço por verdadeira 1 firma". Tomara que não tenhamos problemas com isso!
O meu processo foi numerado dia 03/09. O seu foi numerado qndo?
A ACP faz transcrição de casamento e atribuição???
Em média, qual é o tempo de conclusão de uma transcrição de casamento e de uma atribuição???
Muito grato!!!
Transcrição de casamento leva entre semanas a um mês em Tondela ou 4aCRC do Porto.
Atribuição no ACP pode levar de 3 a 6 meses, mas a média tem sido 3.
tem que incomodar correios, ctt, rezar pra deus e o mundo
nao tem pq usar vale mais pra processo 1C
A minha já foi para despacho, e já quero solicitar o cartão..
Eu já liguei no Consulado, mas ninguém atende.
Também tentei solicitar pelo site, mas sem sucesso....
Depois de algum tempo levantando toda a documentação para o processo de atribuição, antes de enviar, gostaria de confirmar se estou atendendo todos os requisitos:
- Nº do assento de nascimento do meu pai português;
- Minha certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica – APOSTILADA;
- Cópia autenticada do meu RG – APOSTILADA;
- Formulário 1C assinado com firma reconhecida por autenticidade;
- Vale postal no valor de 175 Euros (utilizar a maior cotação do dia / não utilizar o euro de exportação!!)
* Meu pai é o declarante na minha certidão de nascimento.
Gostaria de agradecer imensamente a @Marcia por ter me ajudado nessa luta.
Esse blog é a melhor coisa que algum descendente de portugues poderia pedir...
CC e passaporte nao parou... ta bem claro isso em todas as notas/matérias