@rennerfernandes@maira a minha como foi presencial está com alto relevo também, mas não vejo sentido em recusar uma via certificada digital, vamos esperar os moderadores...
@drakunder eu pedi por e-mail, e informei que era pra nacionalidade, eles explicaram como seria emitida, paguei 20 euros por cada certidão. + 3,80 pelo frete
caso nao consiga pelo civil on line, posso pedir pra que eles enviem pelo correio assim como fizeram, e foi aceita a de voces? @rennerfernandes e @drakunder
Será que não deu exigência pela falta da transcrição do casamento? Pois, como estão dizendo, nascimentos anteriores a 1911 consta apenas o nome, sem sobrenome.
Fiquei preocupado, pois minha vó nasceu em 1909 e mandei apenas a indicação do número do assento (que já está informatizado), porém, antes eu fiz a transcrição do casamento dela, onde fez-se constar o nome de casada.
Entao .... nao sei, a atendente disse que estavam pedindo certidao de nascimento, pois a que tinha enviado era de batismo, nao falou nada sobre transcricao de casamento,vamos aguardar os moderadores para nos dar uma esperanca.... rsrsrss
Pessoal, sabem me informar se ACP ainda está perminto atribuição para um filho sem averbação de casamento? E sabem dizer o prazo de validade da documentação?
Mais uma dúvida referente a atribuição de menores. O formulário 1C deve ser assinado por ambos os pais com firma reconhecida por autenticidade. Eu e meu marido temos que assinar o documento juntos no mesmo cartório? Ou eu posso fazer em um cartório e ele em outro?
@Amanda Nunes Muito bom saber disso! Estava preocupada pois mandei certidão de nascimento de outubro/2017 mas com apostilamento em agosto/2018. Espero muito que aceitem.
@Pessoal uma DICA IMPORTANTE .. Quando as certidões de nascimento ou assento de batismos não estão informatizados é preciso enviar um cópia original certificada. Normalmente assentos de nascimento anterior a 1911 nao se encontram no sistema informatizado SIRIC.Uma dica é entrar no civil online verificar e solicitar.Como o site só aceita pedidos de certidao até 100 anos da data de nascimento, a dica é colocar ano de nascimento 1920 e nas observações coloca-se o ano correto.Assento de nascimento q só consta o primeiro nome do português ou portuguesa é necessário enviar a certidão de casamento ou óbito de inteiro teor para comprovar o nome completo.
@Vlad Pen no meu caso enviei de casamento e obito, e a impressa do registro de batismo, que havia sido informatizado, e caiu em exigencia pedindo certidao de nascimento, ja pedi pelo civil on line ( nasceu em 1910), voce acha que imprimindo a do civil on line e mandando fica td ok? E isso mesmo o procedimento? Obrigada
@Maira sim, se ja estiver informatizado..vc imprime pelo civilonline e envia pela conservatória. Agora, se o assento ja se encontra informatizado, não haveria o pq da conservatória pedir novamente um novo assento.
@Vlad pois é , mas eu pedi a digitalização em fevereiro, vou esperar a resposta do civil on line pra ter certeza se fizeram, caso nao tenham feito o q eu faço?
@vladpen eu também enviei uma cópia da certidão de batismo, havia solicitado certificada via web, como fiquei com medo de não aceitarem solicitei uma impressa, caso caia em exigência essa que eu tenho com a marca d água com a cópia do livro serve ? Ou vou ter que solicitar no civil online?!
Boa tarde a todos! Por favor alguém pode ajudar, vou enviar os documentos do meu sobrinho menor de idade para ACP e estou na dúvida quanto aos RGs dos pais, sabem se precisa ser com menos de 10 anos? Desde já obrigado.
Boa noite a todos! Enviei os documentos e já foram recebidos ontem, 17/10/2018, por uma pessoa de nome Isabel Ferreira! A dúvida é: como saber se está tudo ok, número de processo, acompanhamento? Desde já agradeço!!!
Ligue para linha de registos daqui a 10 dias para saber se o mesmo já foi numerado
(00XX) 351 211 950 500 disque opção 1 e depois opção 1 novamente. Melhor opção é ligar pelo Skype Horário de atendimento ? 05:00 às 13:00 - Horário de Brasilia
Depois de obter o número de processo , aguarde +- 1 mês para ligar novamente e saber o andamento. Para consultar seu processo, será sempre dessa forma.
Tenho algumas dúvidas quanto ao processo de atribuição pela 4º CRC do Porto:
1) A certidão de nascimento tem que ser por cópia repográfica? 2) O documento de identificação pode ser o RG e a cópia deve ser apenas autenticada ou também apostilada? 3) A certidão de casamento dos meus pais obtida após a transcrição de casamento deve ser enviada numa cópia simples ou uma cópia autenticada?
@firmino fui ontem à IRN com a minha mãe para ela fazer o cartão cidadão dela e como minha mãe veio a Portugal de férias, citamos sobre o pedido de urgência. A funcionária explicou que não vale muito a pena pagar a mais, pois não estão respeitando muito os prazos, além do que, o pedido de urgência, em média, decorre do prazo de 3 à 4 dias. Ela aconselhou que fizesse no prazo normal, que são 15 dias corridos, e que minha mãe assinasse uma requisição que eu podia ir buscar o cartão quando ficasse pronto. Você pode pedir seu cartão cidadão pelo consulado português na Espanha. A mãe de uma amiga mora na Suíça e pediu o dela pelo consulado português de lá e foi tudo de boa. Não sei o que é mais viável para você
Comentários
Fiquei preocupado, pois minha vó nasceu em 1909 e mandei apenas a indicação do número do assento (que já está informatizado), porém, antes eu fiz a transcrição do casamento dela, onde fez-se constar o nome de casada.
E sabem dizer o prazo de validade da documentação?
Obrigado
Mais uma dúvida referente a atribuição de menores. O formulário 1C deve ser assinado por ambos os pais com firma reconhecida por autenticidade. Eu e meu marido temos que assinar o documento juntos no mesmo cartório? Ou eu posso fazer em um cartório e ele em outro?
Obrigada mais uma vez
Ambos os pais tem que assinar e pode ser cartórios diferentes
Quando as certidões de nascimento ou assento de batismos não estão informatizados é preciso enviar um cópia original certificada. Normalmente assentos de nascimento anterior a 1911 nao se encontram no sistema informatizado SIRIC.Uma dica é entrar no civil online verificar e solicitar.Como o site só aceita pedidos de certidao até 100 anos da data de nascimento, a dica é colocar ano de nascimento 1920 e nas observações coloca-se o ano correto.Assento de nascimento q só consta o primeiro nome do português ou portuguesa é necessário enviar a certidão de casamento ou óbito de inteiro teor para comprovar o nome completo.
Enviei os documentos e já foram recebidos ontem, 17/10/2018, por uma pessoa de nome Isabel Ferreira!
A dúvida é: como saber se está tudo ok, número de processo, acompanhamento?
Desde já agradeço!!!
Ligue para linha de registos daqui a 10 dias para saber se o mesmo já foi numerado
(00XX) 351 211 950 500
disque opção 1 e depois opção 1 novamente.
Melhor opção é ligar pelo Skype
Horário de atendimento ? 05:00 às 13:00 - Horário de Brasilia
Depois de obter o número de processo , aguarde +- 1 mês para ligar novamente e saber o andamento. Para consultar seu processo, será sempre dessa forma.
1) na parte do documento de identificação - EMITIDO POR. Devo colocar SÃO PAULO/SSP?
2) NATURALIDADE: SÃO PAULO / SÃO PAULO
3) NACIONALIDADE: BRASILEIRA
obrigado pela ajuda
1) A certidão de nascimento tem que ser por cópia repográfica?
2) O documento de identificação pode ser o RG e a cópia deve ser apenas autenticada ou também apostilada?
3) A certidão de casamento dos meus pais obtida após a transcrição de casamento deve ser enviada numa cópia simples ou uma cópia autenticada?
Desde já agradeço a ajuda.
Não sei o que é mais viável para você