Meu processo foi numerado dia 10/07, onde meu pai (português nato) foi o declarante em minha certidão de nascimento, não sendo transcrito seu casamento em Portugal. Por conta disso estou ansioso no aguardo de uma resposta, tendo em vista, essa questão da suposta exigência da transcrição do casamento. Qualquer novidade lhe informo por aqui.
Além disso, tenho duas duvidas que espero que possam me ajudar:
1) Quando sair o número do meu assento, qual a melhor e mais rápida forma de tirar o passaporte português e o cartão cidadão?
2) Para processo de atribuição de minha filha menor (por Tondela), precisarei transcrever o meu casamento em Portugal?
Pessoal, dei entrada no processo da minha tia, pessoalmente, pela ACP, mas a atendente me disse que demoraria de 4 a 5 meses pra ficar pronto. Essa informação é verdadeira? O processo é de atribuição pelo 1C e os documentos estão bem certinhos, acredito que não vá cair em exigência. Alguém pode me mandar o link da planilha pra eu inserir o processo? Obrigada
@Felipe Cabral, vamos lá, acho que você entendeu algo errado.
Quando o PAI é o português e o declarante de seu nascimento na menoridade, a atribuição é feita sem algum problema pelo ACP. Não se preocupe pois sairá tudo normalmente.
1. O único caminho estando no Brasil é: consulado (demorado e caro). Se estiveres em Portugal, qualque Loja do Cidadão faz (urgente e comum). 2. Como você é o PAI e será português por atribuição, tampouco precisará transcrever seu casamento no ACP.
@beatrizmoreno, a média atual do ACP está de 1 a 2 meses, PORÉM, isto é apenas uma média, eles não são obrigados a cumprí-la e, como sempre pondero aqui, 1 mês é um MILAGRE dada a quantidade de processos enviados (especialmente agora que o número de processos dispararam, visto que muitas pessoas estão buscando uma possibilidade de saída do Brasil).
Quando a atendente de dia 4 a 5 meses é, justamente, para não te frustrar ou causar uma ansiedade desnecessária. Acompanhe a planilha pois lá você consegue ver a média que tem levado e isto te dará uma noção mais real de prazo de conclusão.
Pessoal, boa noite estive lendo aqui no forum que pela ACP de porto não é preciso de apostilhar o casamento. Estou com a seguinte situação. Recentemente conclui o processo de atribuição de meu Pai. Ele é nascido no Brasil filho de Portugues. A atribuição de meu pai foi na maioridade. Em minha certidão consta que eu sou filho dele declarante. Neste caso preciso apostilhar o casamento dele com minha mãe?
Pessoal estou c uma Dúvida! Minha identidade foi emitida há 15 anos... porem esta válida. Não tem prazo de validade na minha identidade. Tem Problema mandar? Pois ouvi em algum post que tinha q ser emitida há no máximo 10 anos. Agradeço se ajudarem
@Drimdp123 recomenda-se que o RG tenha no máximo 10 anos de emitida ou então use sua CNH se possuir, com certeza será mais recente que o RG. Lembre-se que se cair em exigência seu processo poderá atrasar por meses.
enviei um email para informacao@ctt.pt para saber do vale postal e recebi essa resposta
Estimado Cliente Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços. Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não alterando o "Assunto (Subject)" do mesmo. Com os nossos melhores cumprimentos. Customer Service CTT
Bom dia pessoal! Eu estou tentando entender esse negócio de transcrição de casamento, mas não entendo! Quando isso é necessário? Meu caso é assim: minha tia me pediu para fazer o processo dela, o nome dela é composto pelo nome, sobrenome do marido falecido (ela é viúva) e o sobrenome do meu avô (que já é português). Eu preciso fazer isso de transcrição de casamento? Ou simplesmente tiro a certidão de nascimento reprográfica dela e mando? Ela ser viúva cria a necessidade de mandar alguma certidão de casamento? Estou confundindo tudo né? kkk Outra coisa, só para ter certeza, acp não aceita mandar processos de mãe (minha tia) e filho (meu primo) juntos né? Primeiro tenho de fazer da minha tia sozinha, aí quando sair que posso mandar dos meus primos (irmãos) juntos, correto? Obrigada a todos desde já! E desculpa se escrevi besteira ^^'
Em primeiro lugar você vai fazer atribuição de sua tia. o pai dela é o declarante na certidão de nascimento ? Caso seja , é só juntar a documentação e enviar.
1. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada; 2. Cópia devidamente autenticada do RG e apostilada ( RG recente com menos de 10 anos de emissão); 3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório; 4. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento (cópia simples) 5. Se pagar por vale postal enviar uma cópia do vale 6. Caso a pessoa tenha caso e mudado de nome, enviar uma certidão de casamento de inteiro teor, para justificar o nome
Valor : 175 euros Pode pagar por vale postal nos correios ou cartão
Respondendo a outra pergunta : primeiro envia e finaliza o processo da mãe e depois disso o dos filhos. Agora, mesmo ela sendo viúva, ela irá precisar transcrever o casamento dela, antes de enviar os documentos do processo de atribuição dos filhos.
@Leticia Marques ah entendi, então esse negócio de transcrição é só depois, para poder dar entrada no dos filhos! Nossa muito obrigada Leticia!!! Muito obrigada mesmo! Essa certidão de casamento inteiro teor não precisa da apostila? É somente a certidão mesmo? ACP Porto aceita eu mandar o processo de atribuição e de transcrição de casamento de uma vez só? Fazer junto? Lembrei de outra coisa, meu avô (o português pai da minha tia) é o declarante sim, mas ele já faleceu. Isso muda algo? Tem que fazer algo do tipo transcrição de óbito para tirar a cidadania dela?
@tania870, complementando o que a Letícia muito bem explicou, a única hipótese (até o momento) de vc fazer a transição do casamento dos pais da sua tia é se , além do pai português, a mãe também for portuguesa.
Falo isso pq eu vacilei nisso ao fazer o processo do meu pai. Achei que por meu avô ser português e declarante n precisaria transcrever o casamento com minha avó, que também eh portuguesa. Mas precisa....
Então :
apenas mãe portuguesa + pai declarante -= precisa transcrever.
Apenas pai português e declarante = NÃO precisa transcrever se fizer por acp ( eh o que sabemos até o momento).
@Leticia Marques e @esbarros Entendi, muito obrigada pela paciência e explicação! Vou seguir o que me ensinaram, o consulado cobra muito e muito mais documento...vocês são demais, abraços!!!
Olá... Minha certidão de nascimento caiu em exigência e estou preocupa, alguém pode me explicar se a demora é normal ou aconteceu algum problema?
O que aconteceu: Mandei meus documentos dia 9-5 chegou na ACP dia 18-5. Mandei um e-mail dia 29-5 perguntando sobre o processo e me responderam dia 30-5 dizendo que o processo seria analisado e que já estava numerada. No dia 28-6 chegou uma carta dizendo que minha certidão de nascimento tinha caído em exigência, refiz a documentação mas por conta da copa e do feriado de 9-7 em São Paulo demorei mais tempo do que o prevista por eles que é 20 dias, mandei a certidão apostilada e ela chegou dia 27-7. Dia 30-7 mandei um e-mail explicando o porquê da demora, não recebi resposta. Dia 20-8 mandei um e-mail perguntado da situação do meu processo, sem resposta.
Agora estou com receio de que o tempo tenha sido maior do que eles permitem. Ou será que por conta das ferias está tudo mais lento? Alguém já aconteceu isso?
Ligue para linha de registos e veja se tem alguma informação sobre teu processo...
(00XX) 351 211 950 500 disque opção 1 e depois opção 1 novamente. Horário de 05:00 à 13:00 (horário de Brasília) Passe o número de seu processo e verifique se já teve alguma novidade.
Comentários
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
Meu processo foi numerado dia 10/07, onde meu pai (português nato) foi o declarante em minha certidão de nascimento, não sendo transcrito seu casamento em Portugal.
Por conta disso estou ansioso no aguardo de uma resposta, tendo em vista, essa questão da suposta exigência da transcrição do casamento. Qualquer novidade lhe informo por aqui.
Além disso, tenho duas duvidas que espero que possam me ajudar:
1) Quando sair o número do meu assento, qual a melhor e mais rápida forma de tirar o passaporte português e o cartão cidadão?
2) Para processo de atribuição de minha filha menor (por Tondela), precisarei transcrever o meu casamento em Portugal?
Alguém pode me mandar o link da planilha pra eu inserir o processo?
Obrigada
Quando o PAI é o português e o declarante de seu nascimento na menoridade, a atribuição é feita sem algum problema pelo ACP. Não se preocupe pois sairá tudo normalmente.
1. O único caminho estando no Brasil é: consulado (demorado e caro). Se estiveres em Portugal, qualque Loja do Cidadão faz (urgente e comum).
2. Como você é o PAI e será português por atribuição, tampouco precisará transcrever seu casamento no ACP.
Quando a atendente de dia 4 a 5 meses é, justamente, para não te frustrar ou causar uma ansiedade desnecessária. Acompanhe a planilha pois lá você consegue ver a média que tem levado e isto te dará uma noção mais real de prazo de conclusão.
Falando na planilha, segue o link:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
Obrigada!!
estive lendo aqui no forum que pela ACP de porto não é preciso de apostilhar o casamento.
Estou com a seguinte situação. Recentemente conclui o processo de atribuição de meu Pai. Ele é nascido no Brasil filho de Portugues.
A atribuição de meu pai foi na maioridade. Em minha certidão consta que eu sou filho dele declarante.
Neste caso preciso apostilhar o casamento dele com minha mãe?
Se o seu pai portugues foi o declarante do seu nascimento,não precisa transcrever o casamento fazendo a sua atribuição pelo ACP
Dúvida! Minha identidade foi emitida há 15 anos... porem esta válida. Não tem prazo de validade na minha identidade. Tem
Problema mandar? Pois ouvi em algum post que tinha q ser emitida há no máximo 10 anos. Agradeço se ajudarem
Mayra Averbug enviado EMS 17/08 chegou 27/08 Gloria Costa
Estimado Cliente
Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços.
Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não alterando o "Assunto (Subject)" do mesmo.
Com os nossos melhores cumprimentos.
Customer Service CTT
nao entendi nada...
Então você me aconselha dar entrada no processo de atribuição de minha filha (MENOR) pelo ACP??
Demora muito mais do que por Tondela?
Fico no aguardo e agradeço novamente
Em primeiro lugar você vai fazer atribuição de sua tia. o pai dela é o declarante na certidão de nascimento ? Caso seja , é só juntar a documentação e enviar.
1. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada;
2. Cópia devidamente autenticada do RG e apostilada ( RG recente com menos de 10 anos de emissão);
3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório;
4. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento (cópia simples)
5. Se pagar por vale postal enviar uma cópia do vale
6. Caso a pessoa tenha caso e mudado de nome, enviar uma certidão de casamento de inteiro teor, para justificar o nome
Valor : 175 euros
Pode pagar por vale postal nos correios ou cartão
Respondendo a outra pergunta : primeiro envia e finaliza o processo da mãe e depois disso o dos filhos. Agora, mesmo ela sendo viúva, ela irá precisar transcrever o casamento dela, antes de enviar os documentos do processo de atribuição dos filhos.
me chama inbox aqui, eu talvez vá ao ACP na quinta feira
Falo isso pq eu vacilei nisso ao fazer o processo do meu pai. Achei que por meu avô ser português e declarante n precisaria transcrever o casamento com minha avó, que também eh portuguesa. Mas precisa....
Então :
apenas mãe portuguesa + pai declarante -= precisa transcrever.
Apenas pai português e declarante = NÃO precisa transcrever se fizer por acp ( eh o que sabemos até o momento).
Ambos os pais portugueses = precisa transcrever.
@tania870 ACP somente atribuição , a transcrição você deverá enviar para outra conservatória , eu enviei a de minha mãe para Ponta Delgada.
Quanto ao seu avô ser falecido , acredito que não precise fazer nada , pode fazer normalmente ... correto @esbarros ?
Entendi, muito obrigada pela paciência e explicação! Vou seguir o que me ensinaram, o consulado cobra muito e muito mais documento...vocês são demais, abraços!!!
Minha certidão de nascimento caiu em exigência e estou preocupa, alguém pode me explicar se a demora é normal ou aconteceu algum problema?
O que aconteceu:
Mandei meus documentos dia 9-5 chegou na ACP dia 18-5.
Mandei um e-mail dia 29-5 perguntando sobre o processo e me responderam dia 30-5 dizendo que o processo seria analisado e que já estava numerada.
No dia 28-6 chegou uma carta dizendo que minha certidão de nascimento tinha caído em exigência, refiz a documentação mas por conta da copa e do feriado de 9-7 em São Paulo demorei mais tempo do que o prevista por eles que é 20 dias, mandei a certidão apostilada e ela chegou dia 27-7.
Dia 30-7 mandei um e-mail explicando o porquê da demora, não recebi resposta.
Dia 20-8 mandei um e-mail perguntado da situação do meu processo, sem resposta.
Agora estou com receio de que o tempo tenha sido maior do que eles permitem.
Ou será que por conta das ferias está tudo mais lento? Alguém já aconteceu isso?
Ligue para linha de registos e veja se tem alguma informação sobre teu processo...
(00XX) 351 211 950 500
disque opção 1 e depois opção 1 novamente.
Horário de 05:00 à 13:00 (horário de Brasília)
Passe o número de seu processo e verifique se já teve alguma novidade.
A melhor forma de ligar e mais barata é via Skype