Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14254264284304311499

Comentários

  • @Maria Nélida, desculpe !
  • @blancout, consta sim, diz que meu avô nasceu em Portugal - Coimbra, em 24/12/1898, filho de Antonio da Silva Pedro e Maria Francisca, já faz 4 Meses que estou estudando os arquivos distritais mas não encontrei nada, só encontrei o registro de óbito da minha bisavó (Maria Francisca) mãe do meu avô Português, fiz o pedido de inteiro teor da certidão de óbito do meu avô, ficará pronto na terça dia 04/08/2018.
  • Olá pessoal, me ajudem com algumas informações por favor...
    Meu pai é filho de portuguesa, vou fazer cidadania dele por procuração e depois a minha.
    Minha avó nasceu em Portugal em 1906, chegou em 1907 no Brasil, casou-se no Brasil em 1923 (não mudou de nome), meu pai nasceu em 1925 (fruto desse primeiro casamento), ela teve segundo casamento (com mudança de nome) o qual tenho poucas informações mas conseguiria levantar certidões etc se necessário, ela faleceu na década de 80.
    Documentos que tenho da avó portuguesa:
    - Certidão de Batismo (obtida através do arquivo distrital de Bragança)
    - Certidão do primeiro Casamento inteiro teor apostilada
    - Certidão de óbito
    Pergunto: Tenho que mandar certidão de óbito? Tenho que transcrever o segundo casamento mesmo meu pai sendo filho do primeiro casamento?
    Grato desde já,
    Flavio
  • @Flavio_portuga, terá que transcrever o primeiro casamento da sua avó em Portugal antes de entrar com o processo do seu pai.Não precisa enviar a certidão de óbito.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Obrigado @Vlad Pen, estava preocupado pois o nome do óbito é diferente do nome do primeiro casamento, teria que registrar o segundo para completar os fatos.
    Vlad, li em algum lugar que pode fazer atribuicao junto com a transcrição do casamento, tem alguma possibilidade?
    Essa transcrição faço direto no ACP porto tb? No RJ não consigo agendamento...
  • @Flavio_portuga

    A unica conservatória que aceita transcrição+atribuição é Tondela,mas tá muito demorado a conclusão
    Melhor fazer transcrição por Ponta Delgada e atribuição pelo ACP
  • Ok @Maria Nélida. Olhei o link que a sra. me mandou e o Vlad tb. Começarão as buscas pela certidão de nascimento do meu avô...Nao sabia que ia precisar, achei que só a certidao de casamento de inteiro teor e apostilada bastasse.
  • MarceloDFMarceloDF Member
    editado August 2018
    @Seahawk, pelo que tenho lido aqui, Tondela dá prioridade na atribuição de menores e além disso, aceita enviar a transcrição de casamento dos pais junto. Veja abaixo o comentário de nossa amiga @Maria Nélida.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/170828/#Comment_170828
  • Obrigado, @MarceloDF
  • @vlad el,não precisou não,o cartório do meu nascimento me orientou registrar este documento Português no Cartório de Registro de documentos,aqui no Rio de Janeiro,na Rua do Carmo.Fui lá registrei,bem tranquilo,voltei com o documento registrado para o meu cartório para dar entrada na retificação,fiquei bem apreensiva,mas,deu tudo certo e a certidão foi retificada,levei no Consulado e dei continuidade na atribuição.Já foi concluida.
  • Olá
    Tudo bem

    Preciso de ajuda estou perdido tenho 2 dúvidas. Enviei meus documentos do processo por atribuição para ACP foi recebido por Glória Costa no dia 27/08 às 10:33 !

    1)Na agência própria do correio disse que não aceitava cartão de crédito... paguei em dinheiro os 175€ em nome da ACP, (mandei cópia do pagamento) tem algum problema?

    2) Qual próximo passo já que meu processo foi recebido em 27/08 vão me mandar um e-mail com um código para que eu possa acompanhar meu P.A. Em algum site?

    Grato
    Adriano Gomes
  • Gente boa noite,

    Minha tia pediu ajuda pra enviar o processo dela agora, e os documentos já estão quase todos prontos, mas ela me mostrou a certidão que o cartório emitiu pra ela e veio sem reconhecimento de firma, eu preciso fazer o reconhecimento de firma e apositlar ou só apostilar já é suficiente?

    Eu tentei pedir pra ela fazer o reconhecimento lá no dia e ela disse que lá não fazia, pra eu ir em outro cartório, mas no outro que eu fui disseram pra eu ir em outro e eu já to de saco cheio. Vou em mais um amanhã, mas queria saber se podia enviar sem fazer isso porque já to ficando de saco cheio de cartório rs.
  • @Adriano

    Vc mandou o vale postal em nome do ACP ou em nome do IRN, IP ?
  • @Bruno Assumpção

    Quando for fazer o apostilamento,será feito o sinal publico (o mesmo que reconhecer a firma do notário)


  • @Gabriela Meirelles
    Por gentileza, como faço para acessar a planilha de atualização de processos?
  • @Maria Nélida

    A questão é que no lugar onde emitiram a certidão me disseram que faziam o apostilamento, mas que não faziam o reconhecimento de firma, e onde eu faço os meus apostilamentos normalmente me disseram que nao faziam o reconhecimento também, que eu tinha que ir em um cartório de registro civil pra fazer.
  • @prigarcia eles estão retornando de férias, por isso o marasmo rs
  • Então,@vlad el,eu tinha a cópia simples que o Consulado tinha dado,quando fui no Cartório de Registros de Documentos,eles disseram que não podiam registrar por se tratar de uma cópia,sem assinatura,carimbo,etc,então pedi no site CTT,acho que é isso,e pedi a Certidão original,dando todos os dados,como ,Freguesia,Conselho,número da certidão,paguei 20 Euros,com uma semana já recebi a certidão com assinatura,carimbo,tudo certinho,esse documento o Cartório de Registros aceitou e registrou,valendo aqui no Brasil.
  • @Gabriela Meirelles
    Obrigado!
  • Pessoal, estive meio ausente do fórum nos últimos dias, aí resolvi dar uma olhada na planilha. Aparentemente as atribuições estão demorando, em média, 60 dias para conclusão. É isso mesmo? Que pena! Acho que o ACP perdeu a mão depois das férias de verão e não voltaram mais ao ritmo antigo. O processo da minha avó foi enviado em maio e foi concluído em 17 dias!
  • Muito obrigado pelas informações @Leticia Marques e @saluaribeiro
  • @Bruno assunção, acho que voce deve ir em um " cartorio de notas" fazer o sinal publico e então apostilar no "cartorio de registro civil". Acho que é por aí.
  • Olá
    @maria Nélida

    Enviei em nome do IRN, IP

    Obrigado
  • Só pra acompanhamento mesmo, liguei hj na LR, 23 min pra ser atendida, processo de 13/7 ainda em análise. :/
  • Olá meus anjos da guarda, tudo bem?
    Me tirem uma dúvida?
    Estou junto a minha mãe, organizando sua documentação para retirada da atribuição dela, para posteriormente transcrever o casamento. Pois bem, já retirei a certidão de nascimento com cópia reprográfica e nela, pedi para incluírem a informação do casamento de minha mãe. Porém, não informaram a alteração do nome dela, que é como ela assina e possui todos os documentos atuais, ou seja, nome de casada. Isso implicará alguma coisa? Ou preciso apostilar a certidão de inteiro teor do casamento também, para eles terem conhecimento do porquê o nome dela nos documentos é um e na certidão de inteiro teor do nascimento é outro?

    E quando for transcrever o casamento e essa certidão de inteiro teor, caso já esteja vencida, ainda assim, precisarei solicitar uma nova ao cartório ou posso me basear que eles já estejam com ela em mãos? Caso eu envie no processo de atribuição, devidamente apostilada?
  • @blancout, achei, o registro do meu avô, e agora só uma copia da internet serve ou devo pedir para o registro?
  • @cassiopedro a cópia serve, o importante e que conste os dados da conservatória (processo e ano), a data correta e filiação. Eles utilizam um sistema de dados muito eficiente que interliga todas as conservatórias e permite a consulta para a checagem da veracidade das informações.
  • @cassiopedro a cópia serve, o importante é que constem os dados da conservatória, a data correta de nascimento, a filiação e número do processo.
  • editado August 2018
    Tem alguém aqui de final de junho ou julho que o processo acabou há pouco?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.