@Renan Franca O ideal é que vc assim que terminar de fazer o vale, tire uma cópia e coloque dentro do envelope e não, vc não precisa cadastrar nada. Coloque toda a papelada dentro de um envelope e na frente escreva Processo de Atribuição de Fulano de tal. Lacre o envelope e coloque dentro do envelope dos correios .
Boa noite, acabei de ver num grupo do Facebook uma menina que teve processo numerado no ACP em 2/7, nr 342xxx/18, que ficou pronto. Ja tem o nr do assento. Saiu dia 13/8. Pelo jeito comecaram a mexer nos processos de julho!
Boa noite, e minha primeira vez aqui. Eu já dei entrada no processo e minha mãe, recebi uma carta com o pedido da certidão dela com cópia reprográfica. Ontem enviei para o ACP. Gostaria de saber se eu entro na fila novamente?
@Sandra Barros o que vc quer dizer com fila ? Se for sobre a planilha , vai lá na linha, onde vc colocou o numero de processo e coloca cumpri exigência em tal dia.
@Sandra Barros, bom dia. Quando vc deu entrada no processo da sua mae no Acp? Vc sabe que dia foi numerado o processo? Pra gente ter ideia de que processos eles ja estao mexendo. Obrigada
Alguém pode me ajudar com o órgão emissor a ser preenchido no formulário 1C? O RG consta Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, e logo abaixo DETRAN. Apesar de DETRAN não ser exatamente órgão emissor, o outro nome não caberia no formulário, e também não sei como o abreviar. Algum de vocês fez o processo colocando DETRAN como órgão emissor?
A segunda dúvida é sobre o Quadro 2 do formulário. Eu tenho uma cópia simples (nenhum selo de autenticação) do assento de nascimento da mãe portuguesa, porém ela nasceu no Brasil. Preciso preencher também o campo "Freguesia", "Concelho" e "País"? Acham mais fácil eu mandar uma cópia simples do assento e nem preencher o Quadro 2 parte 1?
Por favor, essas são as únicas dúvidas que ainda me restam, pretendo enviar os documentos amanhã.
Envie uma cópia simples do assento da sua mãe.No quadro 2, marque somente mãe portuguesa e SIM para "pretende manter a composição originária do seu nome"
Desculpa pela pergunta boba, mas uso as barras também no formulário ou só espaços? Coloco os dois, SECC/DETRAN ou escolho um só como SECC RJ ou DETRAN RJ?
Outra questão, se eu preencer o número de assento e também o ano, e mesmo assim enviar uma cópia simples do assento, terei algum problema?
Alguém teve problema com o selo de autenticação do cartório invadindo algum campo do Formulário 1C? Li que não pode invadir qualquer campo, esteja ele preenchido ou não, e verificando meu formulário, não acredito que haja espaço suficiente. Como foi o caso de vocês?
Mandei minha documentação para atribuição no dia 25/06. No dia 09/07 recebi um email com o número do processo, é claro que só recebi esse email depois de mandar um email pra saber sobre o meu processo. Mandei um email no dia 08 de agosto perguntando sobre o andamento do meu processo, e eles responderam no dia 13 de agosto, que o processo está em analise e me deram um prazo de 4 meses. Fiquei sabendo por uma amiga que mora no Porto que eles estavam ou estão em greve, e que estão distribuindo 25 senhas por dia para quem vai no local dar entrada. Não sei se pelo correio está com o mesmo procedimento. O prazo que eles estão dando para quem vai presencialmente é de 3 a 4 meses.
Enviarei meu processo amanhã. Existe alguma recomendação específica quanto à modalidade de envio dos documentos, ou qualquer forma de envio de documentos é aceita?
Estou ajudando minha sogra na cidadania dela e já estamos com quase todos documentos reunidos, mas tenho umas dúvidas:
1) Na certidão de nascimento de inteiro teor dela, vieram dois "selos": um como "anotação de matrimônio" e outro como "anotação de divórcio", ela é divorciada desde 2016, porém não retirou o nome de casada; Na CNH e ID dela está o nome de casada.. é possível eles implicarem com isso? Ou preciso enviar a certidão de casamento junto? Mesmo ela estando divorciada...
2) Levando em consideração o que disse acima, no formulário 1C ela deve preencher com o nome de solteira ou casada? E no estado civil?
@almeidafabi..vc terá que enviar a certidão de casamento de inteiro teor apostilada para comprovar a alteração de nome.No formulário 1C ela coloca o nome que consta no R.G e o estado civil o atual.
Pessoal qual o número da Linha de Registo? Estou ligando faz alguns dias mais diz que está disponível apenas para cancelamento de cartão cidadão:( Obrigada a todos
@Vlad Pen Para Irmãos pode usar as certidões referentes os país, conforme a norma e usar para os dois irmãos? 1 processo de atribuição para 2 irmãos. Pode ?
Na opinião de vocês quais são os erros mais comuns que causam problemas ao enviar o Vale Postal? Acreditam que se o pagamento por Vale Postal for feito de forma 100% correta elimina as chances de qualquer problema, ou não é algo que podemos controlar? Estou bastante apreensivo a respeito disso.
Bom dia, acabei de ligar para LR, 5 minutos e atenderam!!! mas, infelizmente sem novidade no processo que estou acompanhando que foi numerado dia 4/7 com o número 346XX/2018. A atendente disse que está ainda em análise, que não tem nenhuma notificação de exigência, que está em análise ainda ;-(. Será que não estão atualizando? Soube de um caso do dia 2/7 que já saiu em 13/8. Esse é do dia 4/7. Alguem na mesma situação? obrigada
@mmorrison agora que ACP passou a aceitar cartão de crédito, acredito ser a melhor forma de evitar problemas ( inclusive pagamento com cartão não corre risco de passar do prazo para resgate).
Comentários
eu preciso enviar algum recibo do vale postal para ACP porto ou apenas o numero do vale no formulário 1C é o suficiente?
Ao enviar os documentos eu preciso me cadastrar em algum lugar antes ou apenas envio os documentos e eles vão saber que é processo de Atribuição?
O ideal é que vc assim que terminar de fazer o vale, tire uma cópia e coloque dentro do envelope e não, vc não precisa cadastrar nada. Coloque toda a papelada dentro de um envelope e na frente escreva Processo de Atribuição de Fulano de tal. Lacre o envelope e coloque dentro do envelope dos correios .
Se você tiver como checar, você compartilha conosco se ela tinha o casamento dos pais averbado?!
Que boa notícia!!!!
Eu já dei entrada no processo e minha mãe, recebi uma carta com o pedido da certidão dela com cópia reprográfica. Ontem enviei para o ACP. Gostaria de saber se eu entro na fila novamente?
Para atribuição para 2 irmãos. Podem serem feitas em um único processo?
Alguém pode me ajudar com o órgão emissor a ser preenchido no formulário 1C?
O RG consta Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, e logo abaixo DETRAN. Apesar de DETRAN não ser exatamente órgão emissor, o outro nome não caberia no formulário, e também não sei como o abreviar. Algum de vocês fez o processo colocando DETRAN como órgão emissor?
A segunda dúvida é sobre o Quadro 2 do formulário. Eu tenho uma cópia simples (nenhum selo de autenticação) do assento de nascimento da mãe portuguesa, porém ela nasceu no Brasil. Preciso preencher também o campo "Freguesia", "Concelho" e "País"? Acham mais fácil eu mandar uma cópia simples do assento e nem preencher o Quadro 2 parte 1?
Por favor, essas são as únicas dúvidas que ainda me restam, pretendo enviar os documentos amanhã.
Muito obrigado.
SECC/DETRAN/ ( aqui o estado onde foi emitido)
Envie uma cópia simples do assento da sua mãe.No quadro 2, marque somente mãe portuguesa e SIM para "pretende manter a composição originária do seu nome"
Outra questão, se eu preencer o número de assento e também o ano, e mesmo assim enviar uma cópia simples do assento, terei algum problema?
Muito obrigado mesmo por sua resposta, me salvou!
Muito obrigado.
Sendo do RJ coloque DETRAN/RJ (fiz assim com os meus)
Não tem problemas preencher numero e ano do assento e mandar cópia
Peça para o funcionário colar o selo do lado direito onde vc vaI assinar.Dá certinho
E peça para que não risquem os campos em branco
Sabe me informar se é permitido o uso de ponto, vírgula ou traço no preenchimento do formulário, como por exemplo nos campos de endereço?
Por exemplo R. Nome da rua, Bairro - Estado
Muito obrigado pela ajuda.
Não é proibido,porém não vejo necessidade
Como me aconselharia a preencher o campo endereço sem poder usar ponto, virgula ou traço.
Usando o modelo R. Rua - Bairro - Cidade - Estado
como preencheu o seu?
Muito obrigado pela ajuda e desculpa por tantas perguntas.
Vc pula um quadradinho entre Rua Bairro Cidade Estado
Mandei um email no dia 08 de agosto perguntando sobre o andamento do meu processo, e eles responderam no dia 13 de agosto, que o processo está em analise e me deram um prazo de 4 meses.
Fiquei sabendo por uma amiga que mora no Porto que eles estavam ou estão em greve, e que estão distribuindo 25 senhas por dia para quem vai no local dar entrada. Não sei se pelo correio está com o mesmo procedimento. O prazo que eles estão dando para quem vai presencialmente é de 3 a 4 meses.
Enviarei meu processo amanhã. Existe alguma recomendação específica quanto à modalidade de envio dos documentos, ou qualquer forma de envio de documentos é aceita?
Estou ajudando minha sogra na cidadania dela e já estamos com quase todos documentos reunidos, mas tenho umas dúvidas:
1) Na certidão de nascimento de inteiro teor dela, vieram dois "selos": um como "anotação de matrimônio" e outro como "anotação de divórcio", ela é divorciada desde 2016, porém não retirou o nome de casada;
Na CNH e ID dela está o nome de casada.. é possível eles implicarem com isso? Ou preciso enviar a certidão de casamento junto? Mesmo ela estando divorciada...
2) Levando em consideração o que disse acima, no formulário 1C ela deve preencher com o nome de solteira ou casada? E no estado civil?
Estou ligando faz alguns dias mais diz que está disponível apenas para cancelamento de cartão cidadão:(
Obrigada a todos
1 processo de atribuição para 2 irmãos. Pode ?