Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14194204224244251496

Comentários

  • gabriela, estava como somente leitura, depois q li sua mensagem fui verificar e agora consegui alterar. fiquei com apulg aatrás da orelha com essa data da numeração e liguei de novo para a LR, a data correta é dia 10/08
    já botei na planilha
  • Oi, vou dar uma dica para fazer o vale postal:
    Leve tudo escrito numa folha e em cima coloca bem grande MANUTENÇÃO DE RESIDENTE, escreve tudo com letra de forma para evitar que a atendente tenha dificuldade de entender. Eu estou fazendo a atribuição de toda minha assim e nunca tive problema. E a agência da rua 1 de março é a mais tranquila.
  • Toda minha família*
  • Estou com uma dúvida quanto ao pagamento no cartão.
    Coloco o nome da minha irmã nos dados ou o do marido dela ( o cartão é dele)?
    Por que aparece dois nomes para preencher. os dois são dela?
  • @Adrianaian nome próprio e apelido - nome e sobrenome do dono do cartão de crédito, REQUERENTE - pessoa que será atribuída (tornar-se portuguesa).
  • @ blancout.
    Obrigada por esclarecer minha dúvida
  • @Pedro,

    Em relaçao ao seu post. Meu comentário foi com humildade e absoluto respeito a vocês que estão dioturnamente nos ajudando. E sem qualquer arrogância, acho que posts como o do @Vlad “....temos informações não confirmadas” é por definição boato, e principalmente pela importância dele aqui, acho que seria melhor esperar a tal fonte confirmar. Apenas isso.

    Abracos,
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado August 2018
    Caros foristas.

    Nós moderadores prezamos o respeito e a gentileza para com os colegas do fórum. Temos regras, e postagens deselegantes não serão toleradas.

    Quanto à divulgação sobre a POSSÍVEL nova exigência da ACP sobre transcrição para filhos de português declarante, devo informar que estamos aguardando a confirmação e informaremos aqui no fórum o que está acontecendo.

    Ocorre que, no início de agosto, um forista residente no Porto e que nos auxilia vez ou outra, presenciou perplexo, ou seja, PESSOALMENTE, um processo instruído por uma advogada cair em exigência exatamente pela falta de Transcrição do Casamento do português declarante.

    Também há um outro relato inbox. Podem ser casos pontuais uma vez que existe o relato de que há na ACP 2 conservadores.

    Iremos verificar junto à ACP, única CRC que ainda aceita Atribuição sem Transcrição do Casamento, abandonou essa facilidade. Sinceramente espero que continue como antes pois tenho uma amiga que enviou o processo prá lá recentemente nessas condições.

    Mas devo lembrar de que não é nenhum absurdo uma vez que é lei todo português manter atualizado seu estado civil.

    O que os moderadores @Maria Nélida, @Vlad e @Marcia fizeram foi alertar sobre essa possibilidade porque muitos foristas poderiam enfrentar de imediato dificuldades financeiras e/ou documentais de caso essa exigência inquietante se confirme.

    Sobre processos que tramitam nas conservatórias portuguesas, consulados e embaixadas não têm como informar com exatidão os detalhes e exigências especiais de cada conservador.
  • @Tereza

    A ACP exigiu a transcrição no Balcão nesses casos? Entendo que nesse tipo de exigência, deveria acontecer pós numeração, correto? Pergunto isso, pois preciso saber se já solicito a transcrição dos meus pais.
  • @Tereza Lima poderia me passar o contato desta pessoa que auxilia la no Porto, pois estou com um problema de extravio de documentos.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. de fato o vale postal em nome do mario ferreia, esta na acp e sera devolvido para enviar novo vale, mas os envelopes ainda n'ao apareceram.
  • editado August 2018
    @Seahawk eu entendo que esteja preocupado em relação a isso. Porém, não vi a manifestação do @Vlad Pen como arrogância e sim apenas uma forma de defesa, pois do jeito que você falou quis significar que os mencionados na tua postagem é que estavam ajudando a propalar tal fato. Não é questão de pedantismo ou arrogância, mas penso que temos o direito de responder ante a uma acusação inválida, especialmente quando nomes são mencionados em vão e de forma injusta.

    Repito: a minha manifestação foi tirar uma dúvida muito simples, coisa que já sabia. Mas em nenhum momento quis tumultuar o tópico espalhando possíveis boatos.

    Antes de julgar atitudes de outrem procure conhecer estes, apenas isso.

    .
  • @Pedro, me desculpe se entenderam dessa forma. Não foi essa a intenção. Segue o tópico.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado August 2018
    @Seahawk,

    O processo em questão foi devolvido.

    Espere cair em exigência, se for o seu caso, antes de gastar dinheiro.

    O alerta que demos foi para que tentem localizar as certidões (sem pagarem por isso) da transcrição e separem os €120 CASO se confirme essa triste notícia, a fim de não serem pegos desprevinidos.
  • saluaribeirosaluaribeiro Member
    editado August 2018
    A questão pra mim é. Como confirmar que o pai é casado? Homem não altera o nome, eu uso a certidão de nascimento dele pra dar entrada, como a conservadoria saberia? Eu entendo que pra mulheres existe todo o caso de não ser ela que registra (em sua maioria) e a alteração do nome, mas pra homem, é meio estranho não?

    *EDIT : imagino que eles confirmariam pela certidão do solicitante, onde constaria essa info. Mas e se os pais, só se casassem depois do nascimento, ou não casassem..
  • Se o pai for solteiro, o filho não pode requerer a atribuição?
  • @Tereza Lima, até concordo que é dever de todo português manter seu estado civil em dia, mas é doloroso ter que atualizar o estado civil de uma pessoa que às vezes morreu tem uns 100 anos.... nem identidade essa pessoa tinha.. espero ardentemente que eles não tenham mudado de ideia..
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado August 2018
    @Pedro Antonio Pereira Jr. e @Seahawk vamos finalizar esse embate e torcer para que os dois casos tenham sido pontuais.

    @Pedro Antonio Pereira Jr., nosso forista e ajudante encontra-se nesse momento de férias na Grécia e não poderá ajudá-lo. Desejo-lhe muita sorte na resolução desse transtorno.
  • @TerezaFarias17

    Você está coberta de razão. Vamos aguardar os fatos.
  • Pessoal vou pedir minha atribuição pelo Porto.estou mandando pelas instruções de vcs, podem me confirmar se está td certinho? Nunca entrei em
    Contato com a conservatória para conferir.
    Minha certidão de nascimento de inteiro teor por Copia reprográficas e apostilada
    Xerox da Carteira de motorista autenticada
    Formulário 1 c preenchido e com
    Assinatura de consulado
    Copia Simples da certidão de nascimento da minha mãe que já tem a atribuição(neta de português)
    Copia Simples da transcrição de casamento da minha mãe,
    Confere?

    Como faço pra pagar via crédito ? Alguém tem o link?
    Sou nova aqui. Agradeço muito se puderem
    Me ajudar
  • Alguém com problemas para fazer o apostilamento?
    Deixei os documentos para dar entrada no processo do meu pai para serem apostilados no 3º RCPN - Centro do Rio de Janeiro e até agora não conseguiram fazer. Me informaram que o sistema está com problema desde quinta-feira retrasada e estão com diversos apostilamentos acumulados em atraso.
    Pediram para verificar se na segunda estaria disponível mas não me garantiram.
    Só nisso já estou perdendo quase uma semana para enviar a documentação =(
  • @Douglas Freitas, apenas para clarificar o seu caso: os dois vales que você fez em favor de "Sr. Mario" ao invés de "IRN, IP" na verdade não foram sacados, correto?

    E, caso ainda não tenha feito, lembre ACP que você enviou dois envelopes dentro de um maior.
    Pode ser que alguém abriu e separou os envelopes internos, deixando o maior lá aberto...

    A propósito, você identificou os envelopes internos cada qual com o nome do requerente?
  • @Drimdp123 a relação está quase correta, segue a lista correta:

    Sua certidão de nascimento de inteiro teor por Copia reprográficas e apostilada
    Xerox da Carteira de motorista autenticada e APOSTILADA
    Formulário 1 c preenchido e assinado por você (essa assinatura pode ser no cartório mesmo mas tem que ser assinada na frente do funcionário do cartório e firma reconhecida por autenticidade ---> importante )
    Copia Simples da certidão de nascimento da minha mãe que já tem a atribuição(neta de português)
    Copia Simples da transcrição de casamento da minha mãe,

    É isso ai !
  • @Drimdp123 não esqueça que se fizer o pagamento por vale postal, deverá enviar uma cópia desse vale postal junto com os documentos também.
  • @Tereza Lima peço desculpas se eu soei rude na minha resposta. Enfim, espero que tudo seja esclarecido logo.
  • @Paula Bastos, eu fiz os apostilamentos do processo do meu pai no cartório de Botafogo, na Rua Real Grandeza! Lá eles fizeram certinho, ficou pronto no mesmo dia. Se você tiver disponibilidade, sugiro tentar lá! Bjs e boa sorte
  • @Paula Bastos Fiz um apostilamento no cartório do downtown na Barra no sábado passado, ficou pronto em 15 minutos.
  • @paulabastos, no cartório civil no catete, uma rua, Perto do palácio, faz na hora.
  • @MarceloDF Bom dia de fato um dos vales foi em nome de "mario" e o outro do arquivo central do porto, o em nome do seu "mario" esta lá na ACP parado, ja me avisaram e fizeram a devoluçã para emitir um novo, o outro eles devem ter dado prosseguimento
    realmente foi isto mesmo um envelope maior da EMS e dentro dois outros devidamente identificados cada um com o nome de quem mandou o processo, sogra e tio.

    creio que se perderam...mas ate agora nada de falar se achara ou nao os envelopes, mas creio que devem ter dado prosseguimento no que estava correto no caso da minha sogra.

    mas eu vou posicionado qualquer novidade.

    se tiver alguem no porto que pode me auxiliar indo lá me passe o contato.
  • @paulabastos na rua do Rosário quase esquina com a Rio Branco tmb tem um cartório e apostila na hora. Eu já passei pela situação de o sistema ficar fora do ar por dois dias... acontece mesmo...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.