Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14214224244264271559

Comentários

  • editado August 2018
    @TeresaFarias17 Liguei sexta para LR e o meu processo de 29.06 está em análise. Meus documentos chegaram lá 22.06. Tem processos que acabam antes mesmo. Depois do despacho, esperarei ao menos uma semana pra ligar e perguntar do assento.
  • @Alessandra Müller, obrigada. É ansiedade mesmo! Um processo q estou ajudando uma senhorinha dr 87 anos, ai a gente torce p sair logo
  • acredito que hoje deve ter um pessoal voltando de férias....

    esperar que eles cheguem agora de manhã já despachando processos é meio difícil, creio eu
    acho que talvez no final do dia, ou com certeza mais pro final da semana veremos os processos andando

  • Bom dia pessoal, sei que não é parte do tópico, porém o tópico oficial aqui do fórum não tem muita informação, então aqui vai.

    Quantos dias pessoal tem levado pra ter o passaporte em mãos? Já atrasou de alguém?

    a título de informação:
    ________________________________________________________________________________________________
    ► Como eu recebo o meu Passaporte?

    O Passaporte (com urgência) chega ao Consulado, em média a partir do 4º dia útil após a verificação presencial de identidade (para o passaporte), sendo necessário mais três a cinco dias (úteis) para ser entregue em sua casa.

    O sem urgência chega em sua casa entre 7 e 15 dias úteis em média.
    ________________________________________________________________________________________________

    http://consuladoportugalsp.org.br/passaporte-directo/
  • @VladPen obrigada pela resposta!
    Então ela pode colocar no estado civil "divorciada", correto?

    E mais uma coisa... eu vi que no formulário 1C no QUADRO 4, possui a opção de "outros documentos", o que devo escrever? Posso colocar "Certidão de casamento do requerente (inteiro teor)"?
  • Pessoal, bom dia

    O processo da minha esposa foi concluído, gostaria de agradecer a todos do fórum que colaboraram para que tudo acontecesse da forma mais fácil possível. Abaixo estão os dados para serem colocados na planilha.
    Agora vamos começar o processo de Transcrição de casamento+cartão cidadão+passaporte dela. Pelo o que pesquisei, através do Consulado de SP é possível fazer tudo em um único processo por R$ 1300 aproximadamente com taxa de urgência. Como pretendemos ir para Portugal somente em Março/19, sabem informar se essa seria a melhor maneira?

    Novamente, muito obrigado!

    Laura Macedo
    Enviado por EMS - 08/062018
    Recebido - 19/06/2018 por Isabel Ferreira
    Numerado - 23/06/2018 (número processo - 323xx/2018)
    Concluído - 16/08/2018
  • @thomas19
    Parabéns! Mais uma tuga! Já coloquei o processo da sua esposa na planilha.
    Eu acho essa opção do Consulado uma boa. Nunca fiz então não posso dizer com propriedade. De qualquer forma da uma olhada nesse tópico que criaram exatamente para essa opção.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9266/prazo-transcricao-cc-passaporte-no-consulado-de-sp#latest
  • Muito Obrigado Gabriela!
    Só soubemos que o processo foi finalizado no fim da semana passada, então não tive tempo ainda de vasculhar aqui pelo fórum, vou fazer isso a partir de hoje!
  • @thomas19, uma dúvida, no caso da sua esposa, ela pegou a nacionalidade pelo pai ou pela mãe? Se foi pelo pai, o casamento estrava transcrito em Portugal ou não? É que está todo mundo querendo saber de casos saindo em agosto com pais declarantes sem casamento transcrito em Portugal pelo ACP. obrigada
  • @Usuário novo para cada requerente é um processo separado.Pode enviar em dois envelopes separados com suas respectivas certidões e colocado dentro de um envelope maior.
  • thomas19thomas19 Member
    editado August 2018
    @TeresaFarias17
    o pai dela era o português e o declarante na certidão. Apenas mencionamos o número do assento dele no formulário 1C e nada mais, nem mandamos cópia.Não precisou transcrever o casamento dele nem nada
  • editado August 2018
    @almeidafabi exatamente..faça dessa forma
  • editado August 2018
    bom dia
    alguem aqui tem algum contato com alguem la do porto em portugal, para me auxiliar numa questão junto ao ACP?
  • Bom dia ,

    Começando a semana com boas notícias , acho que o pessoal está voltando do descanso ! Parabéns @thomas19 pela conquista da sua esposa.
  • @Douglas Freitas ainda não conseguiu resolver seu problema ?
  • @Leticia Marques pior que não!! respostas desencontradas, 4 pessoas de la falando de assuntos distintos. preciso de uma ajauda se alguém for de Portugal da cidade do porto para que possa buscar uma informação correta da real situação se os documentos de fato foram ou nao perdidos.
  • @Douglas Freitas que situação chata ! Eu acredito até que seu envelope esteja por lá , alguém abriu e colocou em outro local ... eu trabalho em escritório e infelizmente acontece ;(
  • @Leticia Marques acho isto tambem, porem as informações deles não são precisas, mas to no aguardo que eles respondam meus emails.
  • Uma dúvida ainda, a minha certidão precisa ser de inteiro teor ou não? Falaram que
    Não precisava e outros falam
    Que precisa... li no post acima que a mulher tem q mandar a certidão de casamento ... é necessário? Só vou fazer minha transcrição depois... não
    Entendi... grata
  • sim, precisa ser de inteiro teor, por copia reprografica do livro em que esta registrado seu nascimento

    se não consta a averbação do seu casamento na sua certidão de nascimento, vc tem q ou averbar ele, ou enviar junto a certidao de casamento
  • Obrigada @pedro j
    Não sei se está averbado. Sou casada há 9 anos religioso efeito civil.
    Caso não esteja Averbado posso mandar junto Uma Copia Simples da minha certidão de casamento?
    Outra dúvida é será que eles
    Encrencam com carteira de
    Motorista ao
    Invés de identidade?
  • @Drimdp123

    Quando for fazer o pedido da certidão de nascimento por cópia reprográfica (não serve a digitalizada),peça para averbarem seu casamento
    se não for averbado na certidão de nascimento,precisa enviar a inteiro teor digitalizada(nesse caso não precisa ser a reprográfica) original e apostilada
    ACP aceita a CNH.Cópia autenticada e apostilada
  • PessoAll, voltei!
    Estou com uma dúvida:
    No caso de atribuição de menor de idade, que documentação dos pais deve ser enviada?
    São dois casos distintos:
    Casados e com casamento já transcrito, mãe portuguesa
    E outro com união de facto porém o pai português declarante.
    Quem pode me ajudar a ajudar meus primos?
    Abraço
  • annehalliannehalli Member
    editado August 2018
    Prezados, bom dia!
    Estou auxiliando uma amiga no processo de atribuição e estamos com algumas dúvidas. Poderiam nos ajudar, por favor?

    1 - O pai da minha amiga é brasileiro mas já tem a nacionalidade portuguesa. Ele se casou com a mãe dela, se separou e depois de casou novamente com outra mulher, e nunca transcreveu nada em Portugal. Ela pode pedir por ACP mesmo assim, ou precisa transcrever casamento, divórcio e segundo casamento?

    2 - Já vi que ACP está aceitando CNH. Necessita algum prazo de emissão específico?

    Obrigada!
  • Pessoal, meu processo de atribuição deu entrada em Porto via DHL início de agosto. Como vou precisar fazer a homologação do divórcio do meu 1°casamento e isso tem que ser feito com um advogado, ja entrei em contato com uma advogada para saber detalhes, orçamento, enfim detalhes para homologar meu divórcio.
    E conversando, ela me falou que ainda vai demorar muito para poder fazer esse etapa de homologação pois ela tb faz processos de atribuição por Porto e o último processo que ela deu entrada foi em setembro de 2017 e ainda não está concluído, falou que o prazo tem sido de 12 meses para conclusão. Fiquei super espantada e preocupada agora.
  • @thomas19, obrigada pelo retorno. Fico mais calma assim, pelo menos um caso saindo em agosto que não pediram transcrição de casamento do português declarante na certidão... já dá para respirar um pouco mais aliviada.
  • Pessoal, estou fazendo o processo de minha mãe agora (já concluí o da minha avó) ocorre que na CNH dela consta o nome de casa de minha avó (que já é divorciada e ficou com o seu nome de solteira no processo de atribuição dela). Isso pode gerar algum problema?? Estou enviando a transcrição de casamento da minha avó e do meu avô que fiz por Ponta Delgada, será que este documento pode suprir esta diferença tendo em vista que ela (minha avó) é considerada casada em Portugal?
  • bom lu stella, cabe vc decidir se confia mais nessa advogada ou nas inúmeras conclusões apresentadas aqui no tópico

    lembrando que alem do arquivo central do porto, tem mais algumas conservatórias no porto também
  • Pessoal, estou enviando a CNH apostilada do meu pai para o processo de atribuição e foi o número da CNH que ele preencheu no Formulário de Requerimento. No entanto quando fui fazer o vale postal o funcionário dos Correios que me atendeu disse que o documento que deveria inserir para o Vale seria o RG dele ,pois não há a possibilidade de CNH na emissão do Vale Postal.
    Na CNH consta o número do RG, mas fiquei insegura de dar algum problema da na hora de sacarem o vale.
    Será que devo enviar junto com os documentos alguma observação em relação a isso?
  • editado August 2018
    @annehalli se o pai é o declarante na certidão de nascimento da filha , por hora não há necessidade de transcrever o casamento. A CNH tem prazo de validade, então ela estando dentro da validade, não há problemas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.