Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1155215531554155515561558»

Comentários

• editado December 2024

@Guedes

Veja aqui:Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos) - Página 1557 — Fórum Cidadania Portuguesa

Mas recomendo não enviar esse email agora. Deixe para fazer depois do dia 2 de janeiro, quando os funcionários voltarem do feriado. Dica: quando enviar o email, anexe um "print" da tela onde aparece que o processo foi finalizado.

Depois de enviar o email, aguarde 2 a 3 dias uteis. Se não receber resposta, pode tentar pedir direto no Civil Online: Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa

• Oi gente, tudo bem? Primeiramente, FELIZ ANO NOVO! Que esse ano traga boas novas pra todos vocês!

Segundo.. Gostaria de pedir mais uma ajuda pra esse grupo que já me ajudou tanto. 😊

Meu tio enviou o processo dele há algum tempo atrás... no começo de 2022. A conservatória pediu um outro documento - que foi enviado - e alguns meses depois meu tio entrou em contato pra saber sobre o andamento do processo, ao que responderam:

"Exm. Sr.º

Em obediência aos princípios da legalidade, da igualdade e da imparcialidade (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo) foi determinado que a aplicável a este Arquivo Central do Porto (despacho nº 45/CD/2019), sejam analisados e decididos por ordem de entrada, independentemente da qualidade dos requerentes ou do seu mandatário, salvo os casos de urgência devidamente comprovada;

Foi determinado que os processos entrados na Conservatória dos Registos Centrais, aplicável a este Arquivo Central do Porto (despacho nº 45/CD/2019) independentemente da qualidade dos requerentes ou do seu mandatário, salvo os casos de urgência devidamente comprovada; 

Que nesta data, estão em tratamento de digitalização e incorporação todos os processos referentes ao ano de 2022, e classificados até 07 de março de 2022, com consultas despoletadas, os processos estando a aguardar resposta de entidades externas ou cumprimento de diligências. Decididos até 17 de janeiro de 2022.

Que o processo em questão se encontra a aguardar a classificação, fase em que serão despoletadas as consultas ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) e Polícia Judiciária (PJ), através da aplicação informática própria,

Que o processo, só após classificação, será distribuído ao Conservador respetivo, para análise dos requisitos do pedido formulado e decisão final nos termos do artº 6. nº7 da LN, pelo que não é possível indicar a data em que o processo estará concluído

Mais informo que o correio e recebido e colocado dentro do processo

Nota: Cerca de 24 a 29 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar."

Isso dito, alguem sabe me dizer como ele consegue checar se o processo foi finalizado?

Ele apenas tem esse número: N-46xxx/2022

(Coloquei 'x' no lugar do números por segurança).

Obrigada a quem puder ajudar.

Ótimo 2025 a todos voces!

• Bom dia! Feliz ano novo para todos!! Estou enviando o processo dos meus dois filhos menores e estou com uma dúvida...como já tenho o cartão cidadão eu preciso enviar a cópia do meu documento de brasileira autenticada e apostilada ou somente a cópia do meu cartão de cidadão autenticado? Obrigada

• editado January 2

Prezados

Feliz 2025 para todos!

E os processos de netos em Lisboa, alguem tem noticias? Já entramos em 2025 e os processos nao evoluiem e já caminham para os 4 anos de espera!!! Inacreditável!!!

• SheilaBMSheilaBM Member
    editado 11:49AM

Bom dia a todos!

Feliz 2025!!!

Passando para informar que o processo dos meus dois filhos maiores foram concluídos ontem (02/01/25).

Os processos foram enviados em fev/24. Ontem, pesquisando no site, tive a grata surpresa da conclusão. Ainda não enviaram e.mail com número do assento.

Agradeço a todos pelas informações que obtive aqui no fórum!!

• @SheilaBM

ótima notícia, parabéns pela conquista!

você poderia, por gentileza, incluir as informações dos processos na nossa planilha? isso ajuda outras pessoas a entender os prazos atuais praticados pelas conservatórias.

Filhos (Mod 1C) - Planilha Cidadania Portuguesa

• Pessoal, bom dia!

Uma dúvida em relação ao envio processo de filho 1C - enviei documentos ao Porto e chegou hoje, vi mtos relatos que a conservatoria de Porto está distribuindo casos de filhos para CRC lisboa - se for esta situação irá demorar cerca de 3 anos um processo de filho? devido alta demanda em Lisboa, ou será tbm igual prazo de Porto tbm uma media de 1 ano?

• @rafamaia_14 se cair lá,3 anos,pois há muitos processos represados de 2022/2023 que nem iniciaram a análise(estao numa caixas jogadas em algum canto aguardando eternamente a sua vez).É isso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.