Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1155815591561156315641567

Comentários

• @texaslady

um pouco diferente do entendimento que eu tinha, mas com o mesmo resultado.

obrigado por esclarecer.

• Pessoal, uma dúvida rápida. Estou preparando os documentos para entrar com 1C para mim e minha irmã.

Posso enviar tudo junto no mesmo envelope da DHL? Eles devem separar por lá, certo?

• @amoraes ,

Pode enviar os dois num envelope maior, mas dentro colocar cada processo em envelopes separados com seus respectivos documentos.

• Boa noite. Saberiam dizer se os processos do CRC de Gaia seguem os prazos do ACP Porto?

• O processo da minha esposa (neta) foi aprovado dia 14 de agosto e até agora aguarda para ser criado o Registo de Cidadão Português. É normal esse prazo? Está demorando quanto tempo em média?

• Pessoal, passando aqui para atualizar. Meu processo foi finalizado hoje! não recebi o numero de assento por email 😩 vou atualizar o status la na planilha 😉

• @Victor Vicentim

Parabéns!! Poucas pessoas têm recebido o email com o assento. Eu recomendo pedir pelo civil online.

• @ecoutinho

obrigadooo ☺️

eu enviei um email solicitando o numero de assento para: arquivocentral.porto@irn.mj.pt

mas bem lembrado!! vou pedir pelo Civil online também

• Boa tarde a todos!

Por gentileza mais uma vez necessito de orientação de vocês! Alguém já enviou algum processo como Bisneto?

Ou se existe algum link que orienta como fazer. Lista de documentação ,valores ,tipo de requerimento. Etc

Nesse caso o avô estava com processo montado para enviar ano passado. Mas no dia 13/05 dia das mães teve um infarto fulminante aos 58 anos. Agora só resta saber se conseguem como Bisneto

• @RoseMoraes Infelizmente até o momento... para BISNETOS, NÃO existe possibilidade... não pela via originária.

A pessoa que deseja obter a nacionalidade, tem que fazer um processo de cidadania DERIVADA, conhecida popularmente como NATURALIZAÇÃO.

Casando-se com cidadão português ou morando legalmente por 5 anos em Portugal, para entrar!

• Oie, pessoal!

Dúvida rápida:

Estou com tudo pronto para enviar meu processo de filha 1C pelo correio. Percebi que no site do IRN eles sugerem o envio para Lisboa, mesmo assim, eu posso enviar diretamente para Porto, sem problema nenhum? É esse o endereço, certo?

Arquivo Central do Porto

Rua do Cunha, 404

4200-250 Porto - Portugal

• @RoseMoraes ,

não sei muito sobre isso, mas existe esta possibilidade de naturalização através do artigo 6.6 da lei da nacionalidade. É preciso comprovar vínculos com a comunidade portuguesa. Mas dizem que é bem difícil. E conforme o artigo abaixo diz "o governo pode conceder". Então segundo se fala conforme o caso eles podem conceder ou não. No modelo abaixo, quadro 2, você encontra a opção: ser descendente de português originário.

6 - O Governo pode conceder a naturalização, com dispensa dos requisitos previstos nas alíneas b) e c) do n.º 1, aos indivíduos que, não sendo apátridas, tenham tido a nacionalidade portuguesa, aos que forem havidos como descendentes de portugueses originários, aos membros de comunidades de ascendência portuguesa e aos estrangeiros que tenham prestado ou sejam chamados a prestar serviços relevantes ao Estado Português ou à comunidade nacional.

• Modelo 6.6
    • Modelo de informação (documento a emitir pelo departamento competente) - deve acompanhar o pedido de naturalização de cidadãos estrangeiros que tenham prestado ou sejam chamados a prestar serviços relevantes ao Estado Português ou à comunidade nacional.
    • Pagamento

• @RoseMoraes

Infelizmente as chances reais de obter a cidadania como bisneto são próximas a zero.

Existe o artigo 6.6 que teoricamente permitiria bisnetos, trinetos etc obterem a nacionalidade, mas não há relatos de casos com sucesso e, diferentemente do demais artigos em que se a pessoa cumprir os requisitos da lei o governo português concede (é obrigado) a cidadania por naturalização, no artigo 6.6 ele pode conceder (se quiser) a naturalização. Ou seja, é discricionário e depende de o governo querer que aquela pessoa se torne portuguesa.

• Ola a todos. Alguem tem informacao de que datas de processo de neto a ACP esta trabalhando atualmente? Na ultima vez em que vi algo a respeito, eles estavam trabalhando em processos protocolizados na segunda quinzena de setembro/2021. Vi que existe uma tabela divulgada pelo ACP. Alguem teve acesso a essa tabela para esse mes de janeiro? Grato

• Nossa, estava lendo os últimos comentários para ver como andam as coisas, pois fim do ano foi corrido e acabou que não enviei o processo 1C pra minha mãe. E pelo visto as notícias não vem sendo nada boas, como assim distribuir os pedidos enviados para o ACP para Lisboa?

Agora me veio uma tremenda decepção e sentimento de porque não enviamos antes! Bom, estamos terminando de apostilar a cópia autenticada do RG e vou ver se consigo enviar tudo semana que vem, e então torcer para ficar no ACP 🙏

• Parabens, @Victor Vicentim . Esperancosa de que o meu esteja quase (enviei no inicinho de abril/24).

Pelo visto, eles ainda nao se ajeitaram com esse sistema novo. Reduziram pra 4 etapas e ate agora so consegui ver 2 datas em todos que ja foram aprovados nesse novo sistema. A primeiro, do registro, e a ultima quando eh finalizado que eh colocada nas 3 fases restantes 🙄 Dificil de acreditar...

• @FerVet

Quanto mais cedo começar, mais cedo termina. Separe um dia para resolver tudo e mande a papelada o quanto antes.

• Bom dia, pessoal! Como que acha o formulário 1D e como que faz o pagamento?

• Hoje muito feliz recebi o e-mail q minha cidadania ( filho de português 1C) foi aprovada!! Pra eu aguardar o e-mail com assento!

Data da entrada : 10/2023

Detalhes importantes: o Status no sistema quando eu consultava ainda estava na primeira bolinha!

Resolvi tudo por e-mail do arquivo central do Porto ( onde estava meu processo) . Boa sorte a todos!!!

• @Porto1974

Parabéns pela conquista da sua cidadania!!

Poderia confirmar, por gentileza, se o email para o qual enviou mensagem foi arquivocentral.porto@irn.mj.pt? O Processo de filha 1C da minha mãe é datado de 02/10/2023, e permanece na fase 3 ' Para decisão' desde 16/09/2024.

• Processo de vocês todos está andando muito rápido, pelo que vejo nas mensagens.

O meu foi protocolado dia 23/09/2021 e até hoje nada. Está no Porto também (neto de português).

Fazendo 40 meses e esperando....=/

• Tenho lido relatos de processos 1C sendo reencaminhados do ACP para CRC.

Alguém sabe se dando entrada presencialmente no ACP é possível evitar esse risco?

Estou cogitando viajar ao Porto e dar entrada presencialmente.

• @germanomanso

Tenho lido relatos de processos 1C sendo reencaminhados do ACP para CRC.

Sim, tem acontecido.

Alguém sabe se dando entrada presencialmente no ACP é possível evitar esse risco?

Não é possível afirmar.

Estou cogitando viajar ao Porto e dar entrada presencialmente.

Bobagem. Depois que o seu processo é entregue, sai completamente do seu controle. Se o IRN decidir jogar processos em qualquer outra conservatória, é algo que você não pode influenciar. Além disso, hoje a ACP está rápida, mas não há nenhuma garantia de que isso vá continuar assim. Aliás, é bem possível que a ACP logo logo entre em crise também. Há centenas ou milhares de processos de neto sendo aprovados nos últimos meses, e a consequência é que agora estão chovendo processos de filhos - obviamente está todo mundo entregando na ACP, que é "rápida". Logo, logo, vai virar um funil. É possível até que isso já esteja acontecendo e que por essa razão estejam redirecionando processos para a CRC. O negócio é: tá com todos os documentos? bota logo num envelope e envia.

• O negócio é: tá com todos os documentos? bota logo num envelope e envia.

Isso!!!!!

• Boa noite pessoal

Eu estou fazendo processo de filho do Portugues Anibal de Oliveira Pinto, nascido em Distrito Porto, concelho Marco de Canavezes. Freguesia de Soalhães. Data de nascimento 14.11.1929

Estou enviando alguns anexos porque eu nao sei a pagina e nao o numero do assento porque pra mim é ilegivel

Gostaria de saber se sabendo assento e numero da pagina tenho necessidade de pedir ao Arquivo Distrital ou não, apenas informatizando pelo requerimento 1C

• @Joaopcaro

Se o nascimento é de 1929 (posterior a 1911) peça pelo civil online.

Como solicitar certidões pelo civilonline

• Bom dia, pessoal! Estou tentando identificar o endereço da ACP Porto.

Em 2023 mandei pelo endereço visconde Setúbal, 328, mas agora no site há 2 endereços con as descrições

Morada/atendimento : rua visconde Setúbal e

Morada arquivo: rua do Cunha 404

Qual dos 2 é o correto, por favor ?

• Muito obrigada , @ecoutinho excelente semana

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.