Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Menores Formulário 1D

texasladytexaslady Beta
editado January 25 em Outros assuntos

 

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Menores Formulário 1D

Esta lista foi elaborada em 14/08/2023 para servir de guia e ajuda na preparação da documentação para o pedido de cidadania, baseada nas informações do IRN, consulados e experiências e relatos de membros do fórum. Não tem a pretensão de ser um documento oficial e pode não estar atualizada no momento da consulta. Para acessar os requerimentos oficiais click aqui: https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-neto-de-um-portugues

 

1. Certidão de nascimento do ascendente português. Para os nascidos antes de 1911 a certidão deve ser narrativa e certificada, para os nascidos após 1911 pode ser uma cópia simples do assento de nascimento ou basta informar os dados no quadro 2 do formulário 1D.

2. Certidão de nascimento do filho do português de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.

3. Certidão de nascimento do neto requerente de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.

4. Atestado de antecedentes criminais brasileiro do requerente, para maiores de 16 anos, Instruções aqui.

5. Atestado de antecedentes criminais apostilado do requerente de todos os países em que tenha vivido após ter completado 16 anos, com tradução, se escritos em língua estrangeira que não seja inglês, espanhol ou francês.

6. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, dos progenitores e do requerente, se for maior que 12 anos. Os documentos de identidade devem ter sido emitidos a menos de 10 anos.

7. Imprimir o formulário 1D para menores, https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201D%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151616-363  e preencha conforme as instruções constantes no final do formulário. Os dados dos progenitores devem ser preenchidos no quadro 3 do formulário. O formulário deverá ser assinado no cartório, com firma reconhecida por autenticidade ou no consulado português, pelos dois progenitores.

 

 

Enviar para:

Rua Rodrigo da Fonseca, 198

1099-003 Lisboa

Obs e dicas:

Antes de enviar seu processo cheque sua documentação, procure por inconsistências que venham a levantar dúvidas sobre identidade, em nomes, datas e locais de nascimento. É aconselhável, porém não exigido, que as certidões de nascimento contenham os averbamentos dos atos civis do indivíduo. Se possível fazer as averbações, tanto melhor. O mesmo com relação a retificações.

Documentos não requeridos inicialmente no processo mas que poderão vir a ser solicitados ou que podem ser enviados para servirem como documentos de apoio ou para justificar inconsistências:

·        Transcrição de casamento do ascendente português.

·        Declaração de Maternidade, para os casos de não casados onde a mãe não foi a declarante do filho(a) no nascimento.

·        Matrícula escolar, carteira de vacinação do filho(a) na menoridade,

·        Certidões de batismo.

·        Certidões de casamento e/ou de óbito.

É aconselhável, caso não sejam enviados com o processo, manter estes documentos a mão para o caso de eventual exigência.

 

 

Comentários

  • Mas quando é menor, @texaslady, não faz sentido essa observação aqui:

     Documentos não requeridos inicialmente no processo mas que poderão vir a ser solicitados ou que podem ser enviados para servirem como documentos de apoio ou para justificar inconsistências:

    Documento de identificação do progenitor(a) do requerente.

    Isso porque já é documento obrigatório por se tratar de menor.

  • @Destefano ,

    obrigada por alertar. Vou pedir para alterar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.