Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1155715581560156215631567

Comentários

• @ecoutinho @texaslady

Bom dia, pessoal!

Dúvida rápida: estou com todos os documentos prontos para serem enviados para Portugal e abrir o processo de cidadania da minha mãe. No entanto, preciso transcrever o casamento de minha avó portugesa (recebeu recentemente a cidadania).

Geralmente é possível enviar os documentos e ao mesmo tempo transcrever o casamento, ou a transcrição do casamento pode ser muito devagar?

• Pessoal, passando aqui para atualizar. Meu processo chegou dia 26/12 por DHL e hoje recebi a senha de acesso.

• Boa tarde, @davisp

Parabéns pelo assento.

Poderia me informar se consta a data de emissão no documento recebido? Caso positivo, a data é antiga ou a mesma do e-mail enviado pelo ACP?

Obrigado!

• Oi pessoal, boa tarde! Meu processo teve uma atialização e colocaram o seguinte:

- Deverá apresentar nova certidão de nascimento, reprográfica ou emitida por fotocópia do assento original, legalizada por apostilha, uma vez que a certidão de narrativa ou de inteiro teor, que não é suficiente para este efeito.

Eu tinha enviado minha certidão de intiero teor apostilada, emitida no cartório original, mas me pediram isso. Em todos os lugares que li falavam que a de inteiro teor era ok, sabem me dizer pq isso?

• @thaisguerrac - certidões de inteiro teor podem ser reprográfica (que é uma foto do livro) ou digitada. Para o processo 1C, vc deveria ter enviado a inteiro teor por cópia reprográfica.

Aqui no forum tem a lista de documentos necessários para processo 1C:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

"2. Certidão de nascimento do filho requerente de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada."

Apesar do custo extra que vc vai ter, pelo menos é uma exigência simples. Peça a certidão correta, apostile, e envie para a conservatória. Com isso estará tudo resolvido e logo logo vc terá seu assento portugues :)

• um processo de filho de portugues, enviado ao Porto

estas datas dizem que um processo de cidadania finaliza em 1 dia? ou não da para confiar nessa tabela..

• @rafael_varago ,

em geral a transcrição de casamento é muito mais rápida do que o processo de filho. Você pode fazer sim os dois procedimentos em paralelo.

• @RIBEIRORENATOS Seu processo terminou? Ja recebeu o assento? Eu enviei em abril/24. fiquei curiosa se pode estar chegando o termino do meu.

E pelas datas que vc enviou acima, vc pulou da bolinha 1 direto pra ultima com todas as etapas com a mesma data?

• SheilaBMSheilaBM Member
    editado January 15

@RIBEIRORENATOS

O processo dos meus dois filhos maiores também ficou assim. Foram enviados no mesmo envelope e ficaram prontos no mesmo dia. Foram submetidos em 19/02/2024, analisados e concluídos no dia 02/01/2025.

Ainda não enviaram o número do assento.

• @analuisapb está concluído mas não informaram se gerou um número de assento.

De experiência tenho visto que nunca mandam o assento por correio, o recomendado é pagar 10 euros e pedir por e-mail.

• editado January 15

@RIBEIRORENATOS , veja se não chegou por e-mail. Verifique a caixa de SPAM e de lixo eletrônico.

Ultimamente os assentos são enviado por e-mail mesmo.

E sobre as fases do processo, o que importa é a chegada e o término. Aparentemente as etapas intermediárias não são atualizadas no decorrer do processo em muitos casos.

• Bom dia, Pessoal.

Alguém teria o endereço de porto atualizado, para envio dos documentos via DHL?

• Olá pessoal, agora fiquei com duvida, obtive essa resposta na conclusão do meu processo: essa decisão é favorável? ou necessita de algo mais? Obrigado

• @Selmabff

Parabéns, o processo foi aprovado.

Teoricamente você deveria receber uma cópia do assento de nascimento por email. Confira também na caixa de lixo eletrônico.

Se não receber, pode tentar pedir, veja aqui: Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos) - Página 1557 — Fórum Cidadania Portuguesa

Recomendo alterar um pouco o texto do pedido.

• @eduardo_augusto muito obrigado vou verificar no email sim, desculpe não entendi a recomendação "Recomendo alterar um pouco o texto do pedido."

• @eduardo_augusto Ok agora fui no link e entendi a recomendação muito obrigada que Deus abençoe!

• Bom dia, pessoal!

alguma novidade sobre os processos 1C maior que deram entrada entre Agosto e Outubro de 2023 e que estavam parados por conta da mudança na plataforma?

O meu tinha recebido despacho favorável na plataforma antiga em agosto de 2024 (bolinha 7 marrom) , mas desde que mudou o sistema está parado na fase 3 - aguardando proposta de decisão (16-09-2024).

Cheguei a fazer uma reclamação no Portal IGSJ, que redirecionou ao Setor de Inspeção e Gestão dos Serviços do IRN, porém a resposta da conservadora foi aquela que todos já conhecemos: está na fila, elevada demanda, estamos informatizando os serviços, tem que esperar. Nada animadora.

Daqui a pouco meu processo vai fazer 2 anos, já está com 1,5 ano.

Alguém saberia o que fazer?

• @ViniL a gente chegou a ter relatos de alguns processos do limbo sendo finalizados, o que me deu esperança, mas durou pouco... 5 meses já que o processo foi aprovado e nada de assento. Enquanto já tem processos de março, quase 6 meses depois, com assento. Situação muito chata. Eu também fiz reclamação essa semana, mas ainda não recebi nenhum retorno. É um misto de descaso e desorganização difícil de ver!

• editado January 16

Olá a todos!

O processo da minha sobrinha, menor, acabou de sair. Mas não encontro na planilha nova.

Vi que agora tem algumas coisas diferentes, conforme atualização da plataforma.

Caso queiram acrescentar, seguem os dados:

O despacho:

Acrescento ainda que o assento não foi enviado por email.

Notei que os processos estão mesmo mais demorados. Há 2 anos atrás, um processo de menor demorava 3 meses. Agora, no meio da mudança, estão levando o dobro do tempo.

• @Ricosne Realmente, pela lógica essas datas intermediárias não correspondem ao real.

Sobre os assentos nunca chegam, nem pelo spam. Finalizou a cidadania de vários primos meus, e nenhum chegou.

• @ViniL Olá! O processo 1C da minha mãe está exatamente na mesma situação que o seu. Bolinha marrom em 07/08/2024 - aprovado e aguardando a emissão do registro de nascimento, no antigo sistema, e na fase 3 - aguardando despacho, no novo sistema desde 16/09/2024. Já tem mais de 15 meses desde a submissão da documentação ao ACP. E o mais curioso é que não há até o momento nenhuma notificação de exigência.

• editado January 17

Boa noite pessoal , estou fazendo meu processo e minha certidão de nascimento tirei 1 mês antes do meu casamento pois já,iriam mandar os documentos.

Entretanto, devido a problemas acabei não levando e me casei . Eu não alterei meu nome continua a mesmo.

Será que posso enviar meu formulário como solteira mesmo e só com a certidão de nascimento e pq não mudei de nome alguém sabe ?

• O cartório disse que não poderia reconhecer assinatura por autenticidade se no meu formulário 1c tivesse campo não preenchido , só iriam reconhecer carimbando "espaços em branco " nos quadros não preenchidos , achei estranho isso . Deixei ele carimbar , mas no formulário está escrito que não pode ter rasura e etc . Não sei pq esse cartório fez isso alguém sabe se pode ter esse carimbo ?

• @Danipukaro

O cartório disse que não poderia reconhecer assinatura por autenticidade se no meu formulário 1c tivesse campo não preenchido , só iriam reconhecer carimbando "espaços em branco " nos quadros não preenchidos , achei estranho isso . Deixei ele carimbar , mas no formulário está escrito que não pode ter rasura e etc . Não sei pq esse cartório fez isso alguém sabe se pode ter esse carimbo ?

Faça o reconhecimento novamente em outro cartório. O funcionário que te atendeu resolveu c*gar regras que só existem na cabeça dele.

• @Danipukaro

Será que posso enviar meu formulário como solteira mesmo e só com a certidão de nascimento e pq não mudei de nome alguém sabe ?

Não arrume problemas para você mesma. Na data que vai constar no reconhecimento da sua assinatura no formulário 1c o seu estado civil é casada, não faz sentido fazer uma declaração como se fosse solteira.

Se você não mudou o nome não há necessidade nenhuma de mandar sua certidão de casamento. Assine a declaração (formulário 1c) corretamente, informando seu estado civil atual e mande sua certidão de nascimento normalmente.

• @ecoutinho muito obrigada mesmo pelas 2 respostas

• @texaslady @ecoutinho @Eduardo Augusto Pereira

A minha muler recebeu o cartão de cidadão com o nome de casada! Muto obrigado todos pela ajuda! Vamos agora fazer o transcrição de casamento, mas sem pressa

• @Seagu77

O processo da sua esposa foi por tempo de residência, certo? Nesse caso, foi um processo por aquisição, ou seja, ela se tornou portuguesa a partir do deferimento do processo - com o nome que ela usava. O nome com que ela nasceu não importa, porque a nacionalidade dela não retroage ao nascimento.

Digamos que o nome dela de solteira fosse Maria da Glória Pires e o nome de casada fosse Maria da Glória Seagu. Para Portugal, a Maria da Glória Pires nunca existiu.

• @Seagu77 ,

Fica a dica aqui para outros na mesma situação. O assento da esposa do Seagu77, que pediu a nacionalidade pelo artigo 6.1 (residência) saiu com o nome de solteira, mas constando uma averbação do nome de casada. Neste caso a transcrição do casamento não foi necessária para emissão do CC com o nome de casada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.