Meu processo e da minha irmã chegaram via EMS no Porto no dia 20/01 e recebemos a senha via e-mail no dia 29/01. Vi que os dois ficaram com o Porto mesmo.🙏 Pois eu vi certas pessoas falando que mesmo alguns enviando para o Porto o sistema novo estava redirecionando alguns processos para a CRC. Eu vi também que a numeração tem um N na frente, é assim mesmo? Processo lá demora 1 ano mais ou menos?
Gostaria de compartilhar que, finalmente, o processo de filha 1C da minha mãe foi concluído em 28/01/2025, com assento emitido na mesma data, porém recebido por email apenas em 30/01/2025, após o envio de emails solicitando atenção ao caso.
O primeiro email foi enviado em 21/01/2025, no qual expliquei que o processo, no antigo sistema, havia terminado em 07/08/2924 aguardando a criação do registro, e, no novo sistema, estava na fase 3 aguardando decisão desde 16/09/2024.
Ressaltei que havia relatos de que, na migração para a nova plataforma, alguns processos permaneceram na antiga plataforma, e não foram transferidos automaticamente para o novo sistema.
Em 28/01/2025, recebi um e-mail da Plataforma de Serviços de Registro informando que o processo havia sido atualizado. Ao consultar o sistema, verifiquei que o processo estava com o status concluído, mas nenhum registro de nascimento fora disponibilizado.
Em 29/01/2025, enviei email para Arquivo Central de Porto e Registros Centrais de Lisboa solicitando o registro, o qual for enviado por email em 30/01/2025.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a todas as contribuições deste fórum, sem as quais não teria obtido êxito.
o registro online é a forma mais rápida, barata (não tem custo com remessa de documentos) e prática. Porém você necessita de autenticação via CC ou CMD para ter acesso. Se um dos pais não é português vai precisar da CMD (chave móvel digital). E no Brasil apenas o consulado do Rio estava disponibilizando. É preciso verificar se algum outro consulado já tem. A CMD é associada ao telefone celular, somente que tem CC pode ativar a CMD pelo celular. Quem não tem, tem que ir a um consulado ou balcão do cidadão.
O grande problema deste método online é que este sistema nem sempre funciona e as pessoas acabam desistindo, então para alguns o melhor é mesmo preencher o formulário 1C e enviar para o ACP, que tem emitido o assento por volta de 4 meses.
Se optar pelo serviço online leia o relato abaixo e outros no mesmo tópico que podem te ajudar:
Bom dia. Para informação. Processo de neta de português. Docs enviados pelos correios em 08.01.2025, recebido no ACP em 21.01.2025. Recebi a senha por e-mail em 30.01 2025. No andamento, aparece que está no Arquivo Central do Porto.
@eduardo_augusto Você arriscaria um palpite para um processo de neto distribuído no final de dezembro de 2021? Ainda não teve nenhuma movimentação, enquanto outro processo de outubro já foi concluído e a análise levou seis meses. Acho que, em tese, os processos de novembro e dezembro também deveriam estar em movimento no momento.
Sem querer abusar muito, sabe quanto tempo entre o final do processo e a expedição da certidão de nascimento portuguesa?
Você arriscaria um palpite para um processo de neto distribuído no final de dezembro de 2021? Ainda não teve nenhuma movimentação, enquanto outro processo de outubro já foi concluído e a análise levou seis meses. Acho que, em tese, os processos de novembro e dezembro também deveriam estar em movimento no momento.
Não dá para confiar muito. Não é possível afirmar que a análise de um processo levou seis meses. Com a implementação dessa nova plataforma em Outubro do ano passado, ainda há muitos processos legados em andamento... as bolinhas não refletem necessariamente o estado real dos processos legados. As coisas só devem se normalizar daqui a um ano ou dois.
Mas para responder a sua pergunta. Em relação a ACP-Porto: em Dezembro de 2024, estavam aprovando e emitindo os assentos de processos entregues entre julho e agosto de 2021. Agora em Janeiro de 2025, tenho visto alguns processos de setembro e outubro aprovados com emissão dos respectivos assentos. Então, o meu palpite é que até o fim de abril de 2025, devem terminar de analisar todos os processos de 2021 que estão na ACP-Porto. Quanto a CRC-Lisboa, não sei, não tenho acompanhado de perto.
A documentação para transcrição de casamento varia um pouco dependendo de onde você for fazer. O melhor é se informar lá.
Falando da CRC Porto onde fiz a minha recentemente (atenção que é um lugar diferente do ACP, apesar de também ficar no Porto):
Não precisa mandar a de inteiro teor reprográfica do cônjuge brasileiro, basta a digitada (na verdade quando fiz mandei a de breve relato por engano e aceitaram, mas eu não arriscaria novamente). A de casamento precisa ser a de inteiro teor digitada.
Ambas precisam ser apostiladas para poderem ser apresentadas em Portugal. Sem apostila uma certidão brasileira é apenas um pedaço de papel colorido por lá.
@Macindelli, esse seu comentário (segue parte): Gostaria de compartilhar que, finalmente, o processo de filha 1C da minha mãe foi concluído em 28/01/2025, com assento emitido na mesma data, porém recebido por email apenas em 30/01/2025, após o envio de emails solicitando atenção ao caso...
Como antes discutido, meu caso é exatamente como o seu, até as datas batem. Você poderia explicar com mais detalhes o seu passo a passo e compartilhar os endereços de email aos quais recorreu para tal êxito?
Agradeço desde já o seu relato e o parabenizo pela conclusão do processo! Com o tempo passando a gente se esquece que é possível chegar lá.
O processo da minha mãe foi submetido fisicamente para ACP.
Então, enviei email para arquivocentral.porto@irn.mj.pt e registos.centrais@irn.mj.pt, relatando que o processo No.xxx havia passado para o estado TERMINADO-BOLINHA 7, em 07/08/2024, aguardando pela criação do registo de cidadão português, e na nova plataforma estava na FASE 3-Para Decisão desde 16/09/2024. Ressaltei que havia relatos de que, na migração para a nova plataforma, alguns processos permaneceram na antiga plataforma, e não foram transferidos automaticamente para o novo sistema, e pedi atenção ao referido processo.
Observe que no assunto do email, informei o número do processo e inseri 'URGENTE'.
Em seguida, recebi um email da Plataforma de Serviços de Registo, informando que o processo havia sido atualizado, e com um link de acesso ao sistema de consulta. Ao acessar o sistema, verifiquei que o processo havia sido concluído, mas não recebi nenhum assento. Vide telas abaixo.
[removido]
Então, em 29/01/2025, enviei novo email para os endereços acima, informando que o processo havia sido concluído e solicitando o registro, o qual foi, finalmente, disponibilizado em 30/01/2025.
Espero que, de alguma forma, esse meu relato possa ajudar a você e a outros forenses.
Não pode; alto risco de cair em exigência por isso. CNH não é documento de identificação válido fora do BR.
O que vale são ou o RG ou o passaporte com menos de 10 anos de emissão.
Se não tem isso, tire um novo RG, chamado de CIN agora. A maior diferença é que ele virá com o número de CPF, ao invés de um número específico de RG. Inclusive a primeira via é grátis.
O processo de neto do meu pai foi concluído semana passada e agora vou fazer o meu. No fórum recomendam enviar os documentos para o Porto, mas no site justiça.gov.pt só fala em enviar por Correios para Lisboa. Sabem se ainda é possível mesmo enviar para o Porto? Mandar pra Lisboa levando o triplo do tempo é tortura demais pra quem já esperou mais de 3 anos por um processo de neto.
Outra coisa, é só juntar o formulário e os documentos no envelope, certo? Tem que escrever algo específico fora ou não precisa? Pergunto porque mandei o de neto por uma advogada, mas agora vou fazer sozinho (na verdade, com a grande ajuda dos colegas aqui do fórum) e não achei nada sobre isso.
Boa noite, venho novamente pedir ajuda e orientação a vocês.
Vou ajudar um colega que quer solicitar a cidadania portuguesa como filho de português. Por coincidência, ele foi a cartório para resolver outro assunto e o funcionário observou que em sua certidão de nascimento, de breve relato, consta apenas o nome do hospital em que ele nasceu. Não é mencionado o nome da cidade, nem expressões como nesta circunscrição ou nesta cidade. O funcionário informou que para inserir o nome do local ele deverá pagar R$600,00 ou procurar a defensoria pública. Será possível que no livro conste esta informação e por falha, não foi incluída na certidão de breve relato? Caso realmente não conste esta informação no livro, ele precisa solicitar a inclusão da cidade, ou podemos considerar que fica explícito a cidade de nascimento pelos os dados do cartório, que informam que é do Estado do Rio de Janeiro e da Comarca da Capital?
Por favor, evite repetir a mesma pergunta em vários lugares do fórum. Atrapalha quem quer te ajudar e atrapalha outras pessoas com a mesma dúvida localizarem a resposta no futuro.
Quanto a suas dúvidas:
Sabem se ainda é possível mesmo enviar para o Porto?
Sim.
Outra coisa, é só juntar o formulário e os documentos no envelope, certo? Tem que escrever algo específico fora ou não precisa?
Sim, só juntar a papelada e mandar pelo correio (ou dhl).
Junte os documentos conforme o guia abaixo, coloque tudo num envelope e mande para o Arquivo Central do Porto (o endereço atualizado está no guia).
Não tem complicação. Não precisa escrever nada de especial no envelope, não precisa avisar antes de mandar, é só mandar.
Alguns dias depois de entregue (ou semanas) você receberá um email com o número do processo e uma senha de acompanhamento pelo site. Aí é só aguardar e de vez em quando verificar o site para ver se houve alguma exigência que precisa ser atendida.
Um processo de filho maior de idade atualmente tem demorado 1 ano entre ser recebido e a conclusão. Use isso apenas como uma referência pois esse prazo pode melhorar ou piorar sem aviso algum. Minha recomendação: junte a papelada o mais rápido que puder, coloque num envelope e mande. Quanto mais rápido começar, mais rápido termina.
Olá amigos, tenho um processo de neto em andamento submetido em 01/02/2023. Como ja devem imaginar, nem saiu da primeira bolinha, zero movimento. Com isso, vou dar entrada no processo de nacionalidade da minha mãe (filha do português), a qual deveria ter feito antes do meu.. mas.. enfim… já tenho todos os documentos apostilados e vou protocolar.. Só que tenho uma dúvida; quando eu fui protocolar o meu pedido de neto na conservatória de Lisboa em 2023, a mesma que me atendeu disse que, quando eu fosse entrar com o processo da minha mãe, eu poderia usar a mesma certidão do meu avô para o processo dela de filha. Como eu posso fazer isso? Como fazer essa solicitação ? É possível que “unifiquem” os processos e já concluam juntos? Lembrando que quero entrar com o pedido da minha mãe agora, 2 anos após o meu de neto.
Agradeço de coração uma resposta direcionada para este assunto.
É sim possível indicar um outro processo, informando número, nome e data de nascimento do titular daquele processo, para aproveitamento de algum documento. Neste caso basta escrever uma cartinha solicitando.
Mas, no caso de sua mãe isto não se faz necessário, uma vez que basta anexar uma cópia simples do assento de seu avô ou mesmo apenas preencher os dados dele no formulário 1C que sua mãe fazer enviar. A menos que vocês não tenham mais cópia do assento e não tenham mais estas informações, não seria necessário referenciar seu processo.
Eles não vão unificar estes 2 processos. O que acontece é que depois que sua mãe conseguir o assento, você pode pedir para que o seu seja tramitado como filho. Mas enquanto isso não acontecer os dois correm separados. E pode até acontecer do seu terminar primeiro, quem sabe. Porque os de filho tem levado uns 10, 12 meses no ACP, mas alguns assentos demoram pra sair depois de serem aprovados. Cuidado para não enviar o processo de sua mãe para Lisboa, lá os de filho levam por volta de 2,5, 3 anos.
Comentários
@IgorChaves
faca on-line , sai no mesmo dia , acho que pode fazer até um ano de idade , confirme com o pessoal.
mas se for mandar Porto tem levado uns 4-6 meses para menores.
Meu processo e da minha irmã chegaram via EMS no Porto no dia 20/01 e recebemos a senha via e-mail no dia 29/01. Vi que os dois ficaram com o Porto mesmo.🙏 Pois eu vi certas pessoas falando que mesmo alguns enviando para o Porto o sistema novo estava redirecionando alguns processos para a CRC. Eu vi também que a numeração tem um N na frente, é assim mesmo? Processo lá demora 1 ano mais ou menos?
Segundo os dados da nossa planilha aqui do Forum, neste caso de recém nascido, no Porto leva alguns dias. @IgorChaves
Bom dia,
Alguém sabe dizer em que mês Porto está analisando a cidadania de netos ?
Meu processo foi transferido da CRC Lisboa em maio de 2023.
Data de recebimento é novembro de 2021 , com a numeraão final 22.
Nunca saiuda primeira etapa ( recebido ).
Vocês acham que devo ligar para lá ? ( advogado diz que é normal, que está demorando )
Muito obrigada a quem possa dar uma luz !!
@IgorChaves Faça o Registo Online de nascimento dele.
Até o primeiro ano de idade fica pronto na hora, o assento, e ainda evita gastos a mais para o envio a Portugal!
Registar nascimento | Justiça.gov.pt
Bom dia a todos!
Gostaria de compartilhar que, finalmente, o processo de filha 1C da minha mãe foi concluído em 28/01/2025, com assento emitido na mesma data, porém recebido por email apenas em 30/01/2025, após o envio de emails solicitando atenção ao caso.
O primeiro email foi enviado em 21/01/2025, no qual expliquei que o processo, no antigo sistema, havia terminado em 07/08/2924 aguardando a criação do registro, e, no novo sistema, estava na fase 3 aguardando decisão desde 16/09/2024.
Ressaltei que havia relatos de que, na migração para a nova plataforma, alguns processos permaneceram na antiga plataforma, e não foram transferidos automaticamente para o novo sistema.
Em 28/01/2025, recebi um e-mail da Plataforma de Serviços de Registro informando que o processo havia sido atualizado. Ao consultar o sistema, verifiquei que o processo estava com o status concluído, mas nenhum registro de nascimento fora disponibilizado.
Em 29/01/2025, enviei email para Arquivo Central de Porto e Registros Centrais de Lisboa solicitando o registro, o qual for enviado por email em 30/01/2025.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a todas as contribuições deste fórum, sem as quais não teria obtido êxito.
@IgorChaves ,
o registro online é a forma mais rápida, barata (não tem custo com remessa de documentos) e prática. Porém você necessita de autenticação via CC ou CMD para ter acesso. Se um dos pais não é português vai precisar da CMD (chave móvel digital). E no Brasil apenas o consulado do Rio estava disponibilizando. É preciso verificar se algum outro consulado já tem. A CMD é associada ao telefone celular, somente que tem CC pode ativar a CMD pelo celular. Quem não tem, tem que ir a um consulado ou balcão do cidadão.
O grande problema deste método online é que este sistema nem sempre funciona e as pessoas acabam desistindo, então para alguns o melhor é mesmo preencher o formulário 1C e enviar para o ACP, que tem emitido o assento por volta de 4 meses.
Se optar pelo serviço online leia o relato abaixo e outros no mesmo tópico que podem te ajudar:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/352501/#Comment_352501
@mfernandabarbosa
Se o seu processo é de novembro de 2021, não deve demorar muito para ser concluído.
Já vi alguns processos de setembro e outubro finalizados, logo logo chega novembro.
você pode acompanhar pela nossa planilha colaborativa: Netos (Mod 1D) - Planilha Cidadania Portuguesa
Se puder, inclua o seu processo na planilha também, assim você ajuda outras pessoas no fórum.
Bom dia. Para informação. Processo de neta de português. Docs enviados pelos correios em 08.01.2025, recebido no ACP em 21.01.2025. Recebi a senha por e-mail em 30.01 2025. No andamento, aparece que está no Arquivo Central do Porto.
@eduardo_augusto Você arriscaria um palpite para um processo de neto distribuído no final de dezembro de 2021? Ainda não teve nenhuma movimentação, enquanto outro processo de outubro já foi concluído e a análise levou seis meses. Acho que, em tese, os processos de novembro e dezembro também deveriam estar em movimento no momento.
Sem querer abusar muito, sabe quanto tempo entre o final do processo e a expedição da certidão de nascimento portuguesa?
Muito obrigado pela atenção.
@Guilherme40
Você arriscaria um palpite para um processo de neto distribuído no final de dezembro de 2021? Ainda não teve nenhuma movimentação, enquanto outro processo de outubro já foi concluído e a análise levou seis meses. Acho que, em tese, os processos de novembro e dezembro também deveriam estar em movimento no momento.
Não dá para confiar muito. Não é possível afirmar que a análise de um processo levou seis meses. Com a implementação dessa nova plataforma em Outubro do ano passado, ainda há muitos processos legados em andamento... as bolinhas não refletem necessariamente o estado real dos processos legados. As coisas só devem se normalizar daqui a um ano ou dois.
Mas para responder a sua pergunta. Em relação a ACP-Porto: em Dezembro de 2024, estavam aprovando e emitindo os assentos de processos entregues entre julho e agosto de 2021. Agora em Janeiro de 2025, tenho visto alguns processos de setembro e outubro aprovados com emissão dos respectivos assentos. Então, o meu palpite é que até o fim de abril de 2025, devem terminar de analisar todos os processos de 2021 que estão na ACP-Porto. Quanto a CRC-Lisboa, não sei, não tenho acompanhado de perto.
Boa noite , estou com algumas dúvidas para emitir a documentação para enviar. Como tudo é muito caro estou com medo de emitir coisas desnecessárias.
para transcrição de casamento da minha avó (portuguesa ).
Já solicitei ao CRAV a certidão dela. Narrativa e certificada.
aqui no Brasil preciso emitir o nascimento do meu avô e o casamento deles.
o nascimento dele precisa ser reprografica e digitada tem que apostilar as duas?
e a do casamento a mesma coisa tem que emitir as duas formas e apostilar as duas?
alguém poderia me ajudar ?
@Vanessalfer
os requisitos para transcrição de casamento de casamento variam um pouco dependendo de onde fizer.
siga à risca a lista do local específico onde for fazer.
@Vanessalfer
A documentação para transcrição de casamento varia um pouco dependendo de onde você for fazer. O melhor é se informar lá.
Falando da CRC Porto onde fiz a minha recentemente (atenção que é um lugar diferente do ACP, apesar de também ficar no Porto):
Não precisa mandar a de inteiro teor reprográfica do cônjuge brasileiro, basta a digitada (na verdade quando fiz mandei a de breve relato por engano e aceitaram, mas eu não arriscaria novamente). A de casamento precisa ser a de inteiro teor digitada.
Ambas precisam ser apostiladas para poderem ser apresentadas em Portugal. Sem apostila uma certidão brasileira é apenas um pedaço de papel colorido por lá.
Olá pessoal, boa tarde!
@Macindelli, esse seu comentário (segue parte): Gostaria de compartilhar que, finalmente, o processo de filha 1C da minha mãe foi concluído em 28/01/2025, com assento emitido na mesma data, porém recebido por email apenas em 30/01/2025, após o envio de emails solicitando atenção ao caso...
Como antes discutido, meu caso é exatamente como o seu, até as datas batem. Você poderia explicar com mais detalhes o seu passo a passo e compartilhar os endereços de email aos quais recorreu para tal êxito?
Agradeço desde já o seu relato e o parabenizo pela conclusão do processo! Com o tempo passando a gente se esquece que é possível chegar lá.
Consegui finalizar meu processo em 2021 e agora sou portuguesa, gostaria de fazer a atribuição da minha filha de 3 anos, mas tenho algumas dúvidas:
Preciso fazer a transcrição do meu casamento em Portugal antes do processo da minha filha?
Tenho que enviar cópia do RG: pai, mãe e requerente, seria isso?
Esse processo continua sem custo?
Posso enviar para Rua Visconde de Setubal, 328?
Bom dia, @grazielasimoesm.
O processo da minha mãe foi submetido fisicamente para ACP.
Então, enviei email para arquivocentral.porto@irn.mj.pt e registos.centrais@irn.mj.pt, relatando que o processo No.xxx havia passado para o estado TERMINADO-BOLINHA 7, em 07/08/2024, aguardando pela criação do registo de cidadão português, e na nova plataforma estava na FASE 3-Para Decisão desde 16/09/2024. Ressaltei que havia relatos de que, na migração para a nova plataforma, alguns processos permaneceram na antiga plataforma, e não foram transferidos automaticamente para o novo sistema, e pedi atenção ao referido processo.
Observe que no assunto do email, informei o número do processo e inseri 'URGENTE'.
Em seguida, recebi um email da Plataforma de Serviços de Registo, informando que o processo havia sido atualizado, e com um link de acesso ao sistema de consulta. Ao acessar o sistema, verifiquei que o processo havia sido concluído, mas não recebi nenhum assento. Vide telas abaixo.
[removido]
Então, em 29/01/2025, enviei novo email para os endereços acima, informando que o processo havia sido concluído e solicitando o registro, o qual foi, finalmente, disponibilizado em 30/01/2025.
Espero que, de alguma forma, esse meu relato possa ajudar a você e a outros forenses.
Não desista, sua vez chegará!
@grazielasimoesm
@Admin
Bom dia,
No campo "Documento de identificação", posso enviar a CNH? Pois minha carteira de identidade é antiga.
Obrigado
@Julião Augusto
Não pode; alto risco de cair em exigência por isso. CNH não é documento de identificação válido fora do BR.
O que vale são ou o RG ou o passaporte com menos de 10 anos de emissão.
Se não tem isso, tire um novo RG, chamado de CIN agora. A maior diferença é que ele virá com o número de CPF, ao invés de um número específico de RG. Inclusive a primeira via é grátis.
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/identificacao-do-cidadao-e-carteira-de-identidade-nacional
Um irmão tirou a CIN, mandou para ACP e o processo já foi aprovado.
O processo de neto do meu pai foi concluído semana passada e agora vou fazer o meu. No fórum recomendam enviar os documentos para o Porto, mas no site justiça.gov.pt só fala em enviar por Correios para Lisboa. Sabem se ainda é possível mesmo enviar para o Porto? Mandar pra Lisboa levando o triplo do tempo é tortura demais pra quem já esperou mais de 3 anos por um processo de neto.
Outra coisa, é só juntar o formulário e os documentos no envelope, certo? Tem que escrever algo específico fora ou não precisa? Pergunto porque mandei o de neto por uma advogada, mas agora vou fazer sozinho (na verdade, com a grande ajuda dos colegas aqui do fórum) e não achei nada sobre isso.
Alguem mais esta tendo problemas na hora de pagar certidoes ao civil online?
Ponho os dados, autorizo pelo app do banco e dá erro o site
"O sistema não suporta multiplas janelas na mesma sessão de browser."
Boa noite, venho novamente pedir ajuda e orientação a vocês.
Vou ajudar um colega que quer solicitar a cidadania portuguesa como filho de português. Por coincidência, ele foi a cartório para resolver outro assunto e o funcionário observou que em sua certidão de nascimento, de breve relato, consta apenas o nome do hospital em que ele nasceu. Não é mencionado o nome da cidade, nem expressões como nesta circunscrição ou nesta cidade. O funcionário informou que para inserir o nome do local ele deverá pagar R$600,00 ou procurar a defensoria pública. Será possível que no livro conste esta informação e por falha, não foi incluída na certidão de breve relato? Caso realmente não conste esta informação no livro, ele precisa solicitar a inclusão da cidade, ou podemos considerar que fica explícito a cidade de nascimento pelos os dados do cartório, que informam que é do Estado do Rio de Janeiro e da Comarca da Capital?
Obrigada antecipadamente.
@SergioM
Por favor, evite repetir a mesma pergunta em vários lugares do fórum. Atrapalha quem quer te ajudar e atrapalha outras pessoas com a mesma dúvida localizarem a resposta no futuro.
Quanto a suas dúvidas:
Sabem se ainda é possível mesmo enviar para o Porto?
Sim.
Outra coisa, é só juntar o formulário e os documentos no envelope, certo? Tem que escrever algo específico fora ou não precisa?
Sim, só juntar a papelada e mandar pelo correio (ou dhl).
Junte os documentos conforme o guia abaixo, coloque tudo num envelope e mande para o Arquivo Central do Porto (o endereço atualizado está no guia).
Não tem complicação. Não precisa escrever nada de especial no envelope, não precisa avisar antes de mandar, é só mandar.
Alguns dias depois de entregue (ou semanas) você receberá um email com o número do processo e uma senha de acompanhamento pelo site. Aí é só aguardar e de vez em quando verificar o site para ver se houve alguma exigência que precisa ser atendida.
Um processo de filho maior de idade atualmente tem demorado 1 ano entre ser recebido e a conclusão. Use isso apenas como uma referência pois esse prazo pode melhorar ou piorar sem aviso algum. Minha recomendação: junte a papelada o mais rápido que puder, coloque num envelope e mande. Quanto mais rápido começar, mais rápido termina.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
@Joaopcaro
Não consegui usar o Civil Online no telefone por causa desse mesmo erro, tentei e 3 navegadores e nada. Aí acessei pelo computador e foi de boa.
@ecoutinho
Desculpe e obrigado!
Boa noite, @CarlosASP
Obrigado pelas informações.
Abc
Olá amigos, tenho um processo de neto em andamento submetido em 01/02/2023. Como ja devem imaginar, nem saiu da primeira bolinha, zero movimento. Com isso, vou dar entrada no processo de nacionalidade da minha mãe (filha do português), a qual deveria ter feito antes do meu.. mas.. enfim… já tenho todos os documentos apostilados e vou protocolar.. Só que tenho uma dúvida; quando eu fui protocolar o meu pedido de neto na conservatória de Lisboa em 2023, a mesma que me atendeu disse que, quando eu fosse entrar com o processo da minha mãe, eu poderia usar a mesma certidão do meu avô para o processo dela de filha. Como eu posso fazer isso? Como fazer essa solicitação ? É possível que “unifiquem” os processos e já concluam juntos? Lembrando que quero entrar com o pedido da minha mãe agora, 2 anos após o meu de neto.
Agradeço de coração uma resposta direcionada para este assunto.
abraços
👊🏻
@Lucas18 ,
É sim possível indicar um outro processo, informando número, nome e data de nascimento do titular daquele processo, para aproveitamento de algum documento. Neste caso basta escrever uma cartinha solicitando.
Mas, no caso de sua mãe isto não se faz necessário, uma vez que basta anexar uma cópia simples do assento de seu avô ou mesmo apenas preencher os dados dele no formulário 1C que sua mãe fazer enviar. A menos que vocês não tenham mais cópia do assento e não tenham mais estas informações, não seria necessário referenciar seu processo.
Eles não vão unificar estes 2 processos. O que acontece é que depois que sua mãe conseguir o assento, você pode pedir para que o seu seja tramitado como filho. Mas enquanto isso não acontecer os dois correm separados. E pode até acontecer do seu terminar primeiro, quem sabe. Porque os de filho tem levado uns 10, 12 meses no ACP, mas alguns assentos demoram pra sair depois de serem aprovados. Cuidado para não enviar o processo de sua mãe para Lisboa, lá os de filho levam por volta de 2,5, 3 anos.
Boa tarde! Finalmente!!! Meu pedido foi submetido pela ACP hoje, mas não consta Local do Pedido?
Devo enviar um email sobre isso à ACP?