Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1156215631565156715681570

Comentários

• Boa noite, tudo bem?

Quanto tempo está de espera para a atribuição de filho de português (1C)?

Aguardo retorno.

Obrigado

• @AleSantos17

conte cerca de 1 ano, se for maior de idade.

• RonaldoRonaldo Member
    editado February 10

Boa tarde, finalmente meu processo foi concluído!!

Foi recebido na ACP em 05/12/2022

Concluído em 07/02/2024.

Com isso, meu filho faz 18 anos dia 06/03 próximo, sinceramente será que compensa tentar dar entrada no processo dele ainda menor? Há tempo hábil?

Quanto a documentação já estou providenciando a certidão por cópia reprográfica , RG dele, meu e da mãe todos apostilados e o formulário 1C, só estou na dúvida se vai ser recebido em tempo.

Alguém já passou por essa situação? Preciso ver se tambem ja foi emitido o assentamento, isso é pelo civil online certo?

Obrigado.

• @Ronaldo

Boa tarde, finalmente meu processo foi concluído!! Foi recebido na ACP em 05/12/2022 Concluído em 07/02/2024.

Parabéns! Mas imagino que você quis dizer 07/02/2025, certo? Seu processo está na nossa planilha? http://planilha.cidadaniaportuguesa.com/

Com isso, meu filho faz 18 anos dia 06/03 próximo, sinceramente será que compensa tentar dar entrada no processo dele ainda menor? Há tempo hábil?

Por que não compensaria? Se você tiver todos os documentos em mãos até o fim dessa semana (não deveria ser difícil), bota num envelope da DHL, envia no dia 17 de fevereiro. Por volta do dia 27 o documento estará lá, entregue, se tudo correr bem. Alguns dias depois receberá a senha.

No pior dos casos, receberá um aviso dizendo que tem que pagar a taxa e mandar um novo formulário assinado (o que vc pode fazer num envio comum por correios, pq aí não tem nada de muito valioso).

O "risco" é apenas um envio de correio e um reconhecimento de firma por autenticidade...

Preciso ver se tambem ja foi emitido o assentamento, isso é pelo civil online certo?

sim. faça logo o pedido, porque leva entre 24 e 72 horas para receber a certidão...

• @Ronaldo

Parabéns!!

Com isso, meu filho faz 18 anos dia 06/03 próximo, sinceramente será que compensa tentar dar entrada no processo dele ainda menor?

Claro que compensa... Economiza 175 euros.

Há tempo hábil?

Se correr e não perder tempo dá... A papelada tem que chegar no ACP antes do aniversário do seu filho. Os documentos e o caminho das pedras estão no guia abaixo. Em no máximo 1 semana dá para juntar tudo que precisa, e colocar num envelope. O importante é focar e não perder tempo.

Como no seu caso o tempo é um fator crítico eu recomendo que envie pela DHL. O correio é mais barato, mas pode demorar mais e, no seu caso, se perder a data vai ter um prejuízo de 175 euros além de ter que fazer um novo envio com um formulário novo.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

• @eduardo_augusto Opa obrigado pela correção, 07/02/25, não tenho todos os documentos ainda porém não está difícil pra providencia-los. Vou seguir seu conselho e mandar sim. Quanto ao assentamento não recebi nada sobre ele, mas acredito que como foi concluído talvez já consiga pelo civil online. Quanto a planilha, vou preenche-la, não o fiz ainda porém, ao chegar em casa já o faço.

Obrigado pela atenção

• RonaldoRonaldo Member
    editado February 10

@ecoutinho sim, já estou correndo contra o tempo. Os outros também mandei por DHL e foram entregues muito rápido, vou seguir o mesmo caminho, inclusive pela ACP do Porto, mas muito obrigado pelas informações

• Quantos dias depois do envelope entregue costuma demorar para chegar a senha?

DHL reportou que entregou dia 04/02 e ainda não recebi.

• @abma o meu processo e das minhas irmãs também foram entregues em 04/02 (recebido pela Carla Ribeiro), e também não recebi as senhas ainda.

Pelo que eu vi nos últimos comentários estavam levando uns 10 dias para enviar.

• Boa noite, como preencho o envelope pra 1C? So por o endereço do porto ou tenho que escrever algo nele?

• @imarlonjr

É só por o destinatário (Arquivo Central do Porto), endereço e despachar. Não precisa nada de especial

• @ecoutinho muito obrigado meu amigo

• @Ronaldo parabéns pela sua conquista!

@ecoutinho ou @eduardo_augusto meu processo foi entregue dia 26/02/2024.. será que o prazo de 1 ano está aumentando? Pela experiência do amigo durou mais de dois anos...

Não tenho pressa. Mas é só pra ter uma ideia do que vocês que estão mais ativos estão vendo.

Nesse novo site das bolinhas, o meu só tem a primeira bolinha preenchida. Pela planilha vi que processos 'maior de idade' (que não tem a flag GRATIS) entregues em janeiro de 2024 já tem bastante coisa acontecendo. Ai por isso da dúvida. Não quero ligar lá pra não ficar atrapalhando.

• editado February 11

@GustavoPRA

será que o prazo de 1 ano está aumentando? Pela experiência do amigo durou mais de dois anos...

Não me parece que no caso de filhos esteja aumentando o prazo. Não saberia dizer especificamente o que aconteceu com o processo do @Ronaldo para ter levado 2 anos, mas o que tenho visto (seja pela planilha, pelos relatos aqui no fórum e pelos casos que tive recentemente na família) o ACP tem levado aproximadamente 1 ano para filhos adultos.

Como todo processo que depende de humanos e envolve análise, os tempos variam e eventualmente pode sim haver algum caso que foge à média, mas entendo que ainda dá para considerar que entre 12 e 18 meses é uma expectativa realista para um processo de filho no ACP.

Nesse novo site das bolinhas, o meu só tem a primeira bolinha preenchida.

Normal... O processo fica parado na primeira bolinha e pula direto para aprovado (ou exigência se houver). Pelo menos com os casos que acompanhei nos últimos meses foi assim. Provavelmente você terá novidades nas próximas semanas.

• Oi pessoal, tudo bem?

Estou com os documentos do processo de atribuição de neto maior de idade pronto para envio ao ACP do Porto. Vou fazer o envio entre amanhã e sexta, mas estou com duas dúvidas:

1 - Pelo que vi no Guia, indica-se o endereço Rua do Cunha, nº. 404, 4200-250 Porto. Contudo, em contato com o Registo Civil do Porto (o ACP não respondeu meus e-mails), eles mencionaram o endereço Rua Visconde de Setúbal, 328 para envio. Como proceder?

2 - Pela DHL o envio está em torno de R$350, já o envio Standard pelo Correio sai R$60,00 e o Expresso, R$ 260,00. Estou cogitando enviar pelos Correios, mas gostaria de saber sobre a experiência de vocês com eles e com a DHL. Obrigado!

Abraços,

Eduardo

• @eduardogiugliano

1) mande para a Rua do Cunha.

2) no fim de janeiro precisei mandar um envelope *dentro da área metropolitana do Rio*, uma distância de meros 40km. O Rastreamento dos Correios indica que tentaram entregar sem sucesso por duas vezes e que havia “um problema de endereçamento que poderia levar a atrasos”. O envelope já foi entregue há uma semana. O rastreamento ainda mostra a mensagem de “problema de rastreamento “. Vc tira suas conclusões…

• Boa tarde, posso imprimir o foirmulário em preto e branco?

• @ArielMacedo Por incrível que pareça... a recomendação é NÃO.

Já o documento de identificação - Passaporte ou RG - estes SIM podem ser em preto e branco.

Vai entender os tugas.

Na dúvida, coloquei TUDO colorido!

• Boa tarde,

alguem sabe quanto tempo depois de aprovado demoram pra emitir a certidão portuguesa? obrigado

• Também vou enviar o processo de Nacionalidade de minha filha e tenho duas dúvidas.

1) A conservatória do Porto é a melhor opção para prazo?

2) O que eu devo escrever no envelope corretamente ?

Agradeço a atenção

• @AlyneDPDL

A conservatória do Porto é a melhor opção para prazo?

De acordo com as informações atuais, sim.

O que eu devo escrever no envelope corretamente ?

O endereço.

• @ArielMacedo ,

nada precisa ser colorido. Não há nenhuma instrução do IRN neste sentido. Só da minha familia foram 7 processos con formulário em preto e branco.

• @texaslady Tem certeza?

O que já vi, não só por cá, mas em redes sociais "vizinhas" que eles EXIGEM o Formulário dos artigos do pedido em " cores ", não está no " gibi ".

E que inclusive, o pedido poderia ser recusado, solicitando o preenchimento NOVAMENTE do formulário, em cores desta vez!

• @jpvecchi @ArielMacedo

como disse a @texaslady , não existe nenhuma instrução a respeito. Nem sobre o formulário, nem sobre o documento de identificação, nada.

Agora, eu não entendo, em um processo que custa várias centenas de reais (entre obter certidões, as taxas, o envio), a pessoa querer economizar 20 centavos com uma xérox colorida.

É obrigatório? Não.

Mas precisa entender que estamos falando de humanos - chega um processo lá, impresso em preto e branco já com uma tinta meio fraca, formulário preenchido à mão com garrancho, documento de identidade preto e branco em que a foto parece um borrão... você não acha que o conservador já olha meio torto pro processo? Deveria? Não. Mas é um ser humano - isso está no nível do inconsciente.

O que puder fazer para facilitar a vida do conservador... faça!

Mas para responder objetivamente a pergunta: não, não precisa ser colorido.

• @jpvecchi

como está o seu processo, ainda na bolinha 1?

Veja que na planilha tivemos 2 processos do fim de março de 2024 finalizados. como se trata de uma amostra, não me surpreenderia se já estivessem analisando processos de abril. logo logo chega a vez do seu.

• @eduardo_augusto ,

não se trata de economia tirar a cópia colorida, e sim mais de praticidade e comodismo. Está em casa preenche o formulário e imprimi, menos uma coisa a fazer. Mesmo tendo impressora colorida em casa, na maioria das vezes está sem a tinta colorida. Se fosse obrigatório OK. Como não é, quem quer pode tirar. Mas sinceramente a parte mais importante é o preenchimento, este sim deve estar bem claro e legível. Mas concordo com você em relação ao documento de identidade. As chances da face ficar com um borrão são grandes para foto preto e branco numa copiadora, mas pode sair borrao colorido também. Aqui como sempre scaneio os documentos em casa, eles saem perfeitos.

@jpvecchi ,

esta é uma discussão antiga, uma lenda que passou de um a um. Faça uma pesquisa aqui no fórum e pergunte quem teve o pedido recusado por mandar o formulário em preto e branco.

• editado February 14

@texaslady Obrigado pelo Feedback.

EU assim, por " tic nervoso ", prefiro mandar cópia colorida de tudo. Vai que " encucam " até com a cor do meu cabelo???

Enfim... Formulário e Documento de Identificação coloridos. Mas eu só assino tbm.

Prefiro preencher no Adobe/PDF pelo PC pra ficar mais que CLARA as informações ali prestadas.

E se tratando da minha letra que é um GARRANCHO total, o padrão " PC " digitado, evita e acelera mesmo que minimamente, o trabalho do oficial/conservador

@eduardo_augusto Hoje, na outra rede, vi dois casos 03/04/2024, ou seja, já começaram iniciozinho de abril. Chuto uns 2 meses no máximo.

Já enviei todo processo completo, certidões, TUDO. Conferi e reli umas 300X KKKKK.

Acho que aprova direto com pouco mais de 300 dias no máximo!

Está com 246 dias, pela contagem da planilha... " contagem regressiva " , eu cruzando os dedos RSSRS

• @jpvecchi

Legal, já estão trabalhando no mês de Abril então... parece que as coisas estão avançando. como eu já disse algumas vezes, acredito que a tendência é que os prazos vão começar a diminuir.

Você já fez a transcrição do casamento, depois que o processo dos pais foi concluído? Chegou a mandar uma cópia do assento atualizado? Ou a questão da transcrição não te afeta pois o português é o próprio pai? --- você já deve ter falado disso em outro lugar, mas não me recordo.

• AmandaBrancoAmandaBranco Member
    editado February 14

Ola!

Gostaria de Saber como proceder, Tenho dois processo de filhos menores, que foram enviados em junho de 2023, foi aprovado apenas em Setembro de 2024, pouco antes da troca do sistema.

Apos a troca do sistema, ambos os processos que estavam aprovados e na Bola 7 (marrom/vermelha), no sistema novo foram para (O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão") e está assim desde entao, eu liguei na central faz 1 mes, eles falam que esta mesmo aprovado, e que em ambos os sistemas esta assim, mas que a criacao do assento de nascimento nao foi feita ainda.

Eu ja tentei mandar email para a ACP, sempre sem resposta, e na linha central tambem nao sabem como resolver a nao ser esperar.

Só que nao é tao normal que nunca chegue a confrimacao, sendo que outros processo estao sendo aprovados e finalizados.

Sinto que meus processos foram esquecidos.

Alguem pode me ajudar, o que devo fazer??

ps: Acho que o meu caso é parecido com o da @Macindelli e @grazielasimoesm. (As datas sao proximas, Poderiam em ajudar explicando o que enviou no email?)

• Olha eu me lembro de estar escrito nas orientações no site da IRN: imprimir esse formulário em frente e verso colorido. A razão? Nos formulários antigos, a borda era colorida de acordo com o artigo: acho que atribuição era verde, atribuição de menor era rosa. EU entendia que, por ser processo em papel, auxiliava a visualização do agente público quando abria o envelope, olhava a pasta.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.