Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1156515661568157015711575

Comentários

• @eduardo_augusto @PedroCCZ Uai, metade de abril/24?

Vi vários entre 03/04 e 08/04 de 2024. Mas se já estão na metade, não sei

Creio que menos de 2 meses, o meu já dê algum " movimento " 13/06/24 rsrsrsrsrs

• @eduardo_augusto

Já atualizei a planilha.

Vou enviar e-mail para Conservatória solicitando a certidão. Assim que tiver resposta vou atualizando aqui.

Obrigado.

• Com muitos agradecimentos ao fórum que me ajudou bastante com o inicio do processo de meu pai e agora o meu.

Alguem sabe quanto temo demora para chegar a certidao em meu email ?

• @Fernando Justino

Você enviou seu processo para ACP do Porto?

Foi concluído rápido...

• @jpvecchi

veja o caso do @NUNES90 , acima. já é do dia 22 de abril de 2024... o que reforça a minha suspeita de que já devem estar olhando processos de maio...

• @Milena Arine

Eu enviei para a ACP. Processos para menor é mais rápido mesmo.

• @eduardo_augusto

Enviei ontem o e-mail para Conservatória, como você me orientou e hoje já recebi o assento.

Obrigado.

• @Fernando Justino

boa! agora é aproveitar!

• Bom dia, pessoal.

Para o processo de neto indicam a conservatoria do porto ?

Quanto tempo está levando para enviarem o código de acompanhamento do processo ? Parece que em Lisboa está levando cerca de 5 meses.

• @NUNES90 este processo concluído é referente a qual artigo (neto, tempo residencia)?

• @sarasoares20

processo de filho.

• @Fernando Justino e @eduardo_augusto podem me confirmar pra qual endereco de email solicitar o assento? Eu enviei para "registos.centrais@irn.mj.pt" <registos.centrais@irn.mj.pt> na quinta feira mas nao recebi nenhuma resposta.

Alem disso, o processo do meu irmao caiu em exigencia. Acredito que seja por ele ter sindrome de down. o problema eh que assim como no caso do assento, recebi um email informando sobre a atualuzacao do estado do processo. Consultando o estado, vejo que esta na fase aguardando resposta mas nao recebi mais nenhum email com qualquer solicitacao. Entao, nao sei o que tenho que enviar pra eles. O que faco?

• @analuisapb

se o seu processo estava na ACP, deveria pedir o assento para a ACP. endreço: arquivocentral.porto@irn.mj.pt

Alem disso, o processo do meu irmao caiu em exigencia. Acredito que seja por ele ter sindrome de down. o problema eh que assim como no caso do assento, recebi um email informando sobre a atualuzacao do estado do processo. Consultando o estado, vejo que esta na fase aguardando resposta mas nao recebi mais nenhum email com qualquer solicitacao.

A menos que por algum motivo isso tenha sido informado no processo, não tem como o Conservador saber que seu irmão tem síndrome de down. No seu lugar, o que eu faria: enviar um e-mail para a conservatória onde o processo está tramitando, com um print da tela de consulta e dizer, "Ao consultar a plataforma de nacionalidade no dia tal, verifiquei uma atualização do estado do processo. O processo se encontra na fase tal, com a mensagem "... texto da mensagem ...". No entanto, não recebi, via plataforma, e-mail ou correios, qualquer pedido de informação ou documento adicional para instrução do processo. Assim, solicito que me seja informado, no mais breve prazo, o teor exato da notificação."

algo assim... precisa dar uma melhorada no texto, o chatGPT ou Copilot pode te ajudar com isso.

boa sorte.

• Minha documentação está finalizada, todas certidões emitidas, devidamente retificadas e apostiladas, bem como documento pessoal e antecedentes criminais.

Estou prestes a fazer o envio DHL já na quarta feira(05.03.2025) pós feriado, o envio para o porto está tranquilo, no sentido de que não estão recusando os documentos pra lá enviados? o meu processo é de neto 1D.

Arquivo Central do Porto 

Rua do Cunha, 404

4200-250 Porto - Portugal

• @roggerwilliam

Pode mandar para o ACP sem problemas.

• Obrigada @eduardo_augusto .

• Olá, bom dia !

Poderiam por gentileza

me informar, qual o prazo para fazer o Assento / Registro de Nascimento de minha filha com 17 anos ! E confirmar os Documentos necessários!

Ela vai estudar na França no próximo Semestre!

Precisa estar lá até 15/07/25

Inicialmente ela viaja com o Passaporte Brasileiro, se não der tempo de fazer o Português!

Mas chegando lá na França, ela precisa se legalizar como Cidadã Portuguesa/ Europeia!

Grata!

M.Helena Tavares Cardoso

• editado March 3

@HelenaTavaresCardoso

Estou assumindo que você ou seu marido é portugues(a). O link abaixo tem o guia com instruções para o pedido de atribuição de filhos menores de idade. Lá tem tudo detalhado.

Pelo histórico a melhor alternativa é mandar a documentação por correio/DHL para o Arquivo Central do Porto. Um processo de filho menor (1c) tem levado aproximadamente 6 meses se a documentação for completa, correta e não tiver nenhuma divergência. É importante saber que não há garantia de prazo, isso é apenas uma estimativa baseada no histórico recente. Pode piorar ou melhorar sem aviso ou motivo aparente.

Sugiro correr para levantar a documentação e dar entrada no processo antes de ela completar 18 anos para não perder a gratuidade da taxa (175€ para maiores de idade) e nem o benefício do prazo (no ACP 6 meses para menores vs 1 ano para maiores)

Boa sorte

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

• Caros colegas, há algumas semanas saiu o processo de meu pai como neto de português, após longos 40 meses de espera. Agora quero dar sequencia no pedido dos demais descendentes e gostaria da ajuda dos mais experientes para confirmar os próximos passos.

• Transcrição do casamento de meus pais: faremos via consulado em Santos. Li que seria a melhor alternativa, confere?
    • Minha mãe casou-se com meu pai na década de 70, ou seja, ela é elegível ao "Base X". Pretendo fazer via Santos também, alguma outra alternativa mais rápida? No site do IRN não vi como fazer o processo de casamento via Base X, somente o atual (casado há mais de 3 anos). Alguém já fez via CRC, compensa?
    • Processo 1C meu e de minha irmã: pretendo já enviar ambos em uma mesma correspondência (DHL) para a ACP. Pelos relatos vi que é a alternativa mais rápida hoje em dia, algo diferente disso?
    • Tenho também um sobrinho (menor de idade com 16 anos), acham que já dá pra pedir nessa mesma leva que o meu e de minha irmã ou teremos que esperar sair antes o nosso e então submeter o dele? Entendo que ela teria que esperar, já que nem o casamento pode ser transcrito ainda, correto?

Sei que são muitas dúvidas/confirmações, mas agradeço quem puder orientar!

• Olá pessoal! Se alguém puder me orientar ficarei agradecido.

Enviei meu processo para atribuição para filho em Abril/2024, porém até agora só recebi a senha de acesso para acompanhamento pelo site. Não passa da primeira etapa, já fazem 9 meses que está na mesma etapa e não avança. Isso é normal? me pergunto se eu tenha enviado algum documento errado, por isso não obtenho retorno.

Grato por um retorno.

• @HelenaTavaresCardoso ela fará o pedido de cidadania, como filha?

Se for isso,vc precisa dar entrada no pedido o qto antes e verificar da necessidade ou não de transcrever o seu casamento,feito isso o prazo de cidadania para menores no Porto é de uns 6 meses,ou seja eu não contaria com isso para a permanência dela na França,até pq estudos não é turismo,de qualquer modo ela necessitaria de um visto,como brasileira.

Tenha um plano B.

• editado March 3

@Phil_SP

Transcrição do casamento de meus pais: faremos via consulado em Santos. Li que seria a melhor alternativa, confere?

Se você é do Estado de SP, é a melhor alternativa.

Minha mãe casou-se com meu pai na década de 70, ou seja, ela é elegível ao "Base X". Pretendo fazer via Santos também, alguma outra alternativa mais rápida? No site do IRN não vi como fazer o processo de casamento via Base X, somente o atual (casado há mais de 3 anos). Alguém já fez via CRC, compensa?

Nunca faça pedido de nacionalidade via consulado. Mande para a CRC Lisboa. processos pela base X além de gratuitos costumam ser rápidos (geralmente menos de 6 meses). Em janeiro desse ano eles estavam avaliando pedidos que chegaram em novembro de 2024.

Processo 1C meu e de minha irmã: pretendo já enviar ambos em uma mesma correspondência (DHL) para a ACP. Pelos relatos vi que é a alternativa mais rápida hoje em dia, algo diferente disso?

É verdade, mas a DHL entrega em 1 semana vs 3 semanas do correio/sedex. Num processo que dura 1 ano (52 semanas) não acho que a diferença de prazo entre os dois seja o mais importante. Acho que a vantagem da DHL tem mais a ver com a segurança e o rastreamento, mas costuma ser bem mais caro que os correios. Apesar de tudo, não me lembro de nenhum relato de foristas reclamando que mandaram via sedex e os documentos se perderam. Avalie se para você faz sentido pagar a mais.

Tenho também um sobrinho (menor de idade com 16 anos), acham que já dá pra pedir nessa mesma leva que o meu e de minha irmã ou teremos que esperar sair antes o nosso e então submeter o dele? Entendo que ela teria que esperar, já que nem o casamento pode ser transcrito ainda, correto?

Espere e mande uma geração por vez. Havia um mecanismo chamado apensação de processos (art 40-A do RN) que permitia mandar processos dependentes juntos, mas desde junho do ano passado o IRN tem indeferido os pedidos de apensação.

• @elimatias2023LA Pelo que temos de base na planilha do forum, processos 1-c tem levado em torno de um ano.

Se o teu tem 9 meses, mais uns 3 meses você já deve ter sua nacionalidade portuguesa. 🤞🏽

A não ser que teu processo esteja em Lisboa, ai só Deus é que sabe quando sairá. Infelizmente.

• @caiofaria opa, muito obrigado por responder. Vou ficando no aguardo e torcendo para sair nos próximos 3 meses. Abç.

• Boa tarde a todos!

Por gentileza, alguém recebeu assento com erro e conseguiu retificação? No meu caso veio com gênero errado: FEMININO.

Seguindo uma orientação que encontrei por aí, enviei email para:

rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt

com cópia para:

rcentrais.admin@irn.mj.pt

rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt

No dia seguinte eles encaminharam o email para:

arquivocentral.porto@irn.mj.pt e me colocaram em cópia.

Desde então não tive mais nenhuma resposta. Minha dúvida é se alguém aqui teve situação parecida pra saber se fiz o certo o se poderia dizer quanto tempo levou para resolução.

Agradeço desde já!

• editado March 4

@Loliveira

Eu pedi retificação do meu assento e da minha filha. Assim como no seu caso, a rcentrais encaminhou o pedido para o ACP mantendo-me em cópia. Uns 2 meses depois a retificação foi feita.

Os tempos deles são diferentes do que gostaríamos que fossem, não tem muito o que fazer. O que sugiro é que aguarde algum tempo (pelo menos 1 mês) e, se não obtiver resposta, responda ao email em que o pedido foi encaminhado (mantendo a rcentrais em cópia) perguntando se a retificação foi feita e, de forma objetiva e educada (sem contar história, sem dramas etc), informe que esse erro está impedindo-o de emitir seu cartão de cidadão e exercer seus direitos como cidadão.

Recomendo que use um desses assistentes de IA para te ajudar a montar um texto de um parágrafo, em linguagem formal, objetivo, de preferência usando o português de Portugal para esse email.

• @ecoutinho, Muito obrigado pelas informações e orientações.

Consegui um agendamento no consulado de SP para maio, portanto terei um certo tempo para tentar resolver isso, inclusive respeitando o tempo de espera que mencionaste.

Novamente agradeço pela sua resposta.

Abraço!

• Pessoal, estou preocupada pois nao recebi nenhuma resposta aos emails que enviei no Domingo. Sera que faz sentido a demora?

1- email solicitando o meu assento do meu processo que finalizou

2- email solicitando que informacoes ou documentacao adicional eh preciso no processo do meu irmao.

Eu entendo que ambos os casos seria facil deles me responderem. No 1o caso, nao me preocupo tanto pois sei que posso solicitar no civil online. Ja no segundo caso, fico preocupado pois ha tempo de resposta e nao faco ideia do que me solicitaram a mais. Como mencionei, meu irmao tem sindrome de down. Nao me lembro de no processo isso foi explicitado mas com certeza foi informada a condicao de dependencia da minha, pois ela eh a curadora dele e foi ela que assinou o formulario (adicionamos a documentacao de curatela ao processo).

Alguma outra alternativa ja que nao respondem aos meus emails?

• editado March 4

@analuisapb

Sei que para quem aguarda resposta parece uma eternidade mas, na prática, o email que você mandou no domingo foi recebido na caixa postal de alguem na segunda, como hoje ainda é terça feira não parece razoável assumir que “não respondem aos seus emails”. De qualquer forma, se quiser uma resposta mais imediata, ligue na linha registos e poderá falar com alguém que terá acesso às informações do seu processo. No caso do seu irmão, só passarão informação ao representante legal dele (a pessoa que assinou o formulário para o pedido de nacionalidade).

• @Loliveira , o da minha irmã veio faltando o último sobrenome. Como fiz com escritório de advocacia, eles solicitaram diretamente em Portugal. Já se vão quase três meses e nada ainda, apesar de eles terem cobrado por três vezes nesse intervalo.

Dureza...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.