@eduardo_augusto sim, claro... morei na Hungria e agora moro na Itália. Nao tenho ninguém na Hungria para me ajudar. Aqui na Italia ok, estou aqui, a questão é o da Hungria mesmo.
@Drica82 , encontrei pelo Google. São dos consulados da Hungria na Índia e no Canadá, mas creio que a informação seja válida para qualquer pessoa:
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
Bom dia. O meu filho já tem a cidadania mas o Consulado de SP é muito difícil conseguir atendimento. É possível fazer Transcrição e na sequência Cartão Cidadão e Passaporte no RJ?
Após ter feito reclamação no Portal IGSJ em novembro de 2024 e ter recebido no mês seguinte uma resposta vaga - tá na fila, tem que aguardar - por parte da conservadora do Setor de Inspeção e Gestão dos Serviços do IRN, resolvi mandar um e-mail ontem ao ACP.
Recebi hoje de manhã a seguinte resposta:
”Em resposta ao infra solicitado informa-se o pedido de nacionalidade foi decidido favoravelmente.
Todos os processos já tramitados no SITPRO e que já se encontram concluídos com decisão favorável, independentemente da espécie de artigo em que se fundou o pedido de nacionalidade,periodicamente e por tranches estão a ser migrados para a nova plataforma,(sendo certo que não detemos informação da data do próximo processamento), comunicando ao SIRIC os dados necessários à realização automática do assento de nascimento naquela aplicação.
Mais informo que a comunicação do assento lavrado é efetuada automaticamente, para o correio eletrónico, ficando o seu processo de nacionalidade portuguesa totalmente concluído.”
É mais um “tem que aguardar”, mas, ao menos, agora sei que o processo não tá sendo esquecido/ignorado pela conservatória.
Alguém saberia se há algo a ser feito além de aguardar?
@ViniL Para qual endereço de e-mail do ACP você escreveu? Eu mandei para arquivocentral.porto@irn.mj.pt no dia 26 de Fevereiro pedindo por atualizações do meu processo e ainda não obtive nenhuma resposta.
@anatcvn Uma boa pergunta! Eu estou tentando contato com eles desde novembro do ano passado e nada, meu processo tem 3 anos e quase 4 meses. Aflição danada
Peço ajuda numa dúvida, estou preenchendo o formulário 1C para Nacionalidade de minha mãe.
No RG dela consta o sobrenome da minha avó Souto Canadá
Na certidão de casamento dos meus avós o nome de casada da minha avó passou a ser Ignácio Souto Canadá, e a Transcrição de casamento saiu
Ignacio Souto Canada. E na certidão da minha mãe(a requerente) está Souto Canadá. Eu sigo qual certidão? A de nascimento brasileira ou a transcrição de casamento dos pais dela?
@ViniL Meu processo era do mesmo período que o seu e estava como o seu aguardando essa migração.
Eu já havia enviado diversos emails a ACP e feito reclamações no Portal IGSJ, tudo igual você descreveu. E recebi as mesmas respostas que você recebeu.
Pode ser coincidência ou não, mas após eu fazer uma reclamação no Provedor de Justiça descrevendo detalhadamente minha situação, informando que meu processo ficou "esquecido" nesta migração. Uns 20 dias depois recebi um e-mail da ACP avisando que meu processo havia sido concluído. Obs: Processo 1C
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
Pelo que tenho acompanhado no fórum a certidão de nascimento (assento) português sairá com o nome de solteira, retroagindo à data de nascimento da requerente.
Então entendo que vc deverá preencher com o nome atual de sua mãe pois é o nome que ela assina hoje.
Depois que for publicado o assento dela, que deve sair com o nome que ela tinha ao nascer, aí ela deverá fazer a transcrição do casamento para constar o nome atual dela após o casamento e ter os dados atualizados junto ao governo português.
Mas acho que o @ecoutinho pode te dar a palavra final sobre o assunto pois ele entende disso muito mais do que eu.
Olá! Se sua pergunta for referente aos processos solicitando Apensação foi como relatei: Depende muito da (o) oficial que receber os processos. A minha opinião continua a mesma. Se for um oficial com experiência de longa data e com algum conhecimento sobre Apensação ou Dependência ( cada um entende de uma forma) esse ira aceitar perfeitamente. Se não for o caso ira recusar ou até mesmo Indeferir. No meu caso são 2 primos meu: Valterli pediu Apensação do processo da filha Luana ( maior) ao dele. Luana também enviei uma solicitação DELA pedidndo Apensação ao processo do Pai . Esse não teve nenhum problema. Parece que a oficial tem conhecimento sobre o assunto.( Correndo tudo bem). Já o da Prima Marli : Pediu apensação dos 2 filhos dela ( maior) ao processo dela. E vice-versa os filhos também fizeram a mesma solicitação. Já o oficial que recebeu esses processos ( foram no mesmo envelope. Mas cada um com todos os seus documentos solicitados) esse oficial parece que não entendeu as solicitações e logo que enviou os números dos processos com as chaves de acesso, também me deu um prazo para enviar o Assento do Português. No caso a Mãe . Que está pedindo a cidadania dela junto aos filhos. Essa não entendeu. Mas enviei inúmeros e-mails de meu conhecimento explicando e pedindo que o caso fosse analisado. Pois cada um enviou tudo o que foi pedido sem aproveitar documentos. Disse que sabia do prazo( demora) primeiro terminar o processo da mãe , emissão do Assento .Para depois dar continuidade aos processos dos filhos dela. RECEBI resposta de 2 e-mail. Um deles foi bem esclarecedor : Com meus comprimentos:
Informo que serão todos analisados. Não faltando mais nenhum documento oficioso dará seguimento.
Então agora somente aguardar. Sei que os processos dos pais serão todos Deferidos. Já os dos filhos( Apensados) só daqui a um ano saberemos. Tudo é conhecimento e aprendizado. Mas postarei cada novidade sobre esse assunto.
Peço ajuda numa dúvida, estou preenchendo o formulário 1C para Nacionalidade de minha mãe.
No RG da minha mãe, consta os nomes dos pais e o sobrenome da minha avó está Souto Canadá
Na certidão de casamento dos meus avós o nome de casada da minha avó passou a ser Ignácio Souto Canadá, e a Transcrição de casamento dos meus avós o sobrenome da minha avó saiu: Ignacio Souto Canada. E na certidão de nascimento da minha mãe(a requerente) o sobrenome da minha avó está Souto Canadá.
Eu sigo qual certidão? A de nascimento brasileira ou a transcrição de casamento dos pais dela?
O que preencher no formulário não é o problema. O ponto é que, se estou entendendo corretamente, a certidão de nascimento de sua mãe (e por consequência o RG) tem um erro no sobrenome de sua avó afinal, se na certidão de casamento diz que ela passou a assinar como casada o sobrenome Ignácio Souto Canadá e na certidão de nascimento de sua mãe ela aparece apenas com o sobrenome Souto Canadá, trata-se de uma divergência.
Você tem dois caminhos:
Retificar a certidão de nascimento de sua mãe e emitir um RG novo com a filiação corrigida e já mandar o processo com tudo certo, mas isso vai te dar um certo trabalho e atrasar um pouco o inicio do processo de nacionalidade.
Mandar como está, e retificar se vier uma exigência.
De acordo com a planilha de acompanhamento, a ACP esta finalizando os processos da segunda quinzena de abril/24, o meu processo foi recebido na ACP em 01/24. Eu consigo já marcar para emitir o cartão cidadão considerando que o processo estaria finalizado em junho? Pergunto, pois entendo que atualmente está mais dificil que o normal para conseguir um agendamento.
Eu sei que to colocando o carro na frente dos bois, mas esse processo (contando com a da minha mãe ja chega há quase 4 anos!!) já dura tanto tempo que gostaria de tentar adiantar o que fosse possível. Aproveito para perguntar tambem se existe algum topico especifico para agendamento no RJ ou SP.
Fui até o cartório de registros civis da cidade onde nasci para desarquivar esse processo, responderam que por ter sido judicial somente no cartório do fórum eu conseguiria alguma resposta. Pois bem, deu certo - apesar que vai sair somente daqui quinze dias.
O que pesou agora foi o tempo que o ACP estipulou para enviar essa sentença, e com isso pagar advogado para reconhecer o processo em Portugal e anexar o documento com minha papelada etc.
Como mencionado acima, o e-mail pedindo exigência foi enviado dia 18/02, dando um prazo de 30 dias úteis, acrescido da dilação de 30 dias úteis (país estrangeiro fora da Europa).
Esses 30 dias já são o acréscimo ou tenho 60 dias?
Não sei o que fazer, mas não posso desistir agora...
Desculpa a demora por responder e obrigado se alguém ajudar.
Você deve escrever para a conservatória, informar que está providenciando, e pedir uma extensão do prazo. A cada 30 dias, você envia um novo email.
Envie sempre com confirmação de entrega e de leitura, e guarde com carinho as confirmações. Elas são a prova de que você pediu a extensão.
Não precisa ser nada muito detalhado. Na primeira mensagem, diga que recebeu a notificação, diga que localizou o documento, pediu o desarquivamento e no momento está aguardando a conclusão dessa etapa. Diga qual é a próxima etapa. E peça a extensão do prazo.
No mês seguinte, você manda uma atualização do status.
e vai assim até resolver, ou até eles responderem alguma coisa.
muito obrigado pelos esclarecimentos, estamos vivendo uma situação similar, solicitação de Apensação foi indeferida ,Processo das filhas apensados ao Processo do Pai, enviei requerimento com argumentação ,mas ainda não obtivemos resposta, assim que houver novidades também irei postar aqui.
@Jlvc2022 Se não consegue em SP, tem a opção de fazer a transcrição e depois agendamento do passaporte e cartão cidadão através do Escritório Consular de Santos
@ViniL por aqui seguimos sem novidade... o processo da minha avó (que está no limbo) é de outubro de 2023. O do meu sogro é de dezembro de 2023, já recebeu assento de nascimento, já fizemos a transcrição do casamento e ele já deu entrada no cartão cidadão e passaporte. E o da minha avó sem nem previsão de sair o assento 😅
Comentários
@eduardo_augusto sim, claro... morei na Hungria e agora moro na Itália. Nao tenho ninguém na Hungria para me ajudar. Aqui na Italia ok, estou aqui, a questão é o da Hungria mesmo.
@Drica82 , encontrei pelo Google. São dos consulados da Hungria na Índia e no Canadá, mas creio que a informação seja válida para qualquer pessoa:
Embassy of Hungary New Delhi
https://delhi.mfa.gov.hu/eng/page/4_3-applying-for-certificate-of-good-conduct-police-clearance-certificate-pccHow to get a police certificate – Hungary - Canada.ca
https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/application/medical-police/police-certificates/how/hungary.htmlBom dia. O meu filho já tem a cidadania mas o Consulado de SP é muito difícil conseguir atendimento. É possível fazer Transcrição e na sequência Cartão Cidadão e Passaporte no RJ?
@Jlvc2022
Sim, é possível.
Transcrição de casamento no Rio é por correio.
Pessoal,
Como encontro onde foi registrado o português, conforme os dados abaixo:
NOME: Genésio Lopes Pereira
NASCIMENTO: 07/08/1910
PAI: Adriano Sá Silva Pereira
MÃE: Maria Lopes Pereira
DESEMBARQUE NO RIO DE JANEIRO: 10/11/1916
PORTO DE EMBARQUE: LEIXÕES - Portugal
NAVIO: Orita
PROCEDÊNCIA: Liverpool
ESCALAS: La Pallice, Vigo, Leixões, Lisboa, Pernambuco (BR), Bahia (BR)
Obs: o Genésio Lopes Pereira veio acompanhado pela mãe, Maria Lopes Pereira, nesse navio.
Desde já, agradeço!
@eduardo_augusto saberia me dizer por favor qual seria o e-mail? Muito obrigado.
@RoseMoraes ,
Olá boa tarde; por favor poderia informar se houve atualização/respostas em suas solicitações?
Boa noite, pessoal!
@Luizmkv @arthur_azzi @grazielasimoesm @mcabrita @murilomj @marcbrand
Alguma novidade no processo de vocês?
Após ter feito reclamação no Portal IGSJ em novembro de 2024 e ter recebido no mês seguinte uma resposta vaga - tá na fila, tem que aguardar - por parte da conservadora do Setor de Inspeção e Gestão dos Serviços do IRN, resolvi mandar um e-mail ontem ao ACP.
Recebi hoje de manhã a seguinte resposta:
”Em resposta ao infra solicitado informa-se o pedido de nacionalidade foi decidido favoravelmente.
Todos os processos já tramitados no SITPRO e que já se encontram concluídos com decisão favorável, independentemente da espécie de artigo em que se fundou o pedido de nacionalidade,periodicamente e por tranches estão a ser migrados para a nova plataforma,(sendo certo que não detemos informação da data do próximo processamento), comunicando ao SIRIC os dados necessários à realização automática do assento de nascimento naquela aplicação.
Mais informo que a comunicação do assento lavrado é efetuada automaticamente, para o correio eletrónico, ficando o seu processo de nacionalidade portuguesa totalmente concluído.”
É mais um “tem que aguardar”, mas, ao menos, agora sei que o processo não tá sendo esquecido/ignorado pela conservatória.
Alguém saberia se há algo a ser feito além de aguardar?
Bom dia a todos,
Processo 1C do meu filho menor foi concluído na segunda, 17/03. Planilha atualizada.
Porém, não recebi o assento por email. Sabem me dizer se não está sendo mais enviado?
Submetido 07-10-2024
Concluído. Data de decisão: 17-03-2025
Agradeço a todos o apoio nesse caminho.
@ViniL Para qual endereço de e-mail do ACP você escreveu? Eu mandei para arquivocentral.porto@irn.mj.pt no dia 26 de Fevereiro pedindo por atualizações do meu processo e ainda não obtive nenhuma resposta.
@J_Feiteira
Infelizmente esse assento por email é, como diria Zeca Pagodinho, igual caviar: nunca vi nem comi, só ouço falar.
Peça pelo civil online, custa 10 euros, mas costuma ficar pronto de um dia para o outro.
Como solicitar certidões pelo civilonline
@anatcvn Uma boa pergunta! Eu estou tentando contato com eles desde novembro do ano passado e nada, meu processo tem 3 anos e quase 4 meses. Aflição danada
@anatcvn foi esse mesmo e-mail!
Enviei uma primeira vez durante o dia, e não responderam. Isso já faz algumas semanas.
Enviei novamente na segunda-feira no finalzinho da noite, conforme algum comentário que li no fórum. Deu certo, me responderam.
Bom dia a todos,
@ecoutinho
Peço ajuda numa dúvida, estou preenchendo o formulário 1C para Nacionalidade de minha mãe.
No RG dela consta o sobrenome da minha avó Souto Canadá
Na certidão de casamento dos meus avós o nome de casada da minha avó passou a ser Ignácio Souto Canadá, e a Transcrição de casamento saiu
Ignacio Souto Canada. E na certidão da minha mãe(a requerente) está Souto Canadá. Eu sigo qual certidão? A de nascimento brasileira ou a transcrição de casamento dos pais dela?
Grata desde já.
@ViniL Meu processo era do mesmo período que o seu e estava como o seu aguardando essa migração.
Eu já havia enviado diversos emails a ACP e feito reclamações no Portal IGSJ, tudo igual você descreveu. E recebi as mesmas respostas que você recebeu.
Pode ser coincidência ou não, mas após eu fazer uma reclamação no Provedor de Justiça descrevendo detalhadamente minha situação, informando que meu processo ficou "esquecido" nesta migração. Uns 20 dias depois recebi um e-mail da ACP avisando que meu processo havia sido concluído. Obs: Processo 1C
Provedoria de Justiça
https://www.provedor-jus.pt/@cmag obrigado pelo seu relato!
Poderia, por favor, compartilhar o contato do Provedor de Justiça para que eu possa fazer uma tentativa também?
Já não sei mais a quem recorrer.
Boa tarde, @UrsulaCCCanada !
Pelo que tenho acompanhado no fórum a certidão de nascimento (assento) português sairá com o nome de solteira, retroagindo à data de nascimento da requerente.
Então entendo que vc deverá preencher com o nome atual de sua mãe pois é o nome que ela assina hoje.
Depois que for publicado o assento dela, que deve sair com o nome que ela tinha ao nascer, aí ela deverá fazer a transcrição do casamento para constar o nome atual dela após o casamento e ter os dados atualizados junto ao governo português.
Mas acho que o @ecoutinho pode te dar a palavra final sobre o assunto pois ele entende disso muito mais do que eu.
@ViniL Eu já havia deixado o link no final da minha postagem anterior, mas de qualquer forma segue abaixo o endereço do site:
www.provedor-jus.pt
Mais ou menos na metade da página inicial tem lá "Apresentar Queixa".
Olá, @J_Feiteira !
Copio abaixo parte de um texto meu de 12/03/2025.
O processo de minha filha foi concluído hoje, 12/03, mas não havíamos recebido a cópia do assento.
Enviei e-mail às 19:31 h para arquivocentral.porto@irn.mj.pt solicitando uma cópia do assento.
Para nossa surpresa a cópia do assento chegou, em resposta ao meu e-mail, em menos de uma hora.
Ao meu ver eles estão fazendo serão até tarde no ACP.
Boa sorte a todos!
@J_Feiteira ,
Em complemento,
Eles estão enviando uma "cópia informativa" do assento de nascimento.
Acho melhor solicitar uma cópia do assento ao Civil Online para ter mais detalhes de como saiu o assento.
Se vc identificar algum erro solicite que seja corrigido.
Boa sorte!
@dududuedu
Olá! Se sua pergunta for referente aos processos solicitando Apensação foi como relatei: Depende muito da (o) oficial que receber os processos. A minha opinião continua a mesma. Se for um oficial com experiência de longa data e com algum conhecimento sobre Apensação ou Dependência ( cada um entende de uma forma) esse ira aceitar perfeitamente. Se não for o caso ira recusar ou até mesmo Indeferir. No meu caso são 2 primos meu: Valterli pediu Apensação do processo da filha Luana ( maior) ao dele. Luana também enviei uma solicitação DELA pedidndo Apensação ao processo do Pai . Esse não teve nenhum problema. Parece que a oficial tem conhecimento sobre o assunto.( Correndo tudo bem). Já o da Prima Marli : Pediu apensação dos 2 filhos dela ( maior) ao processo dela. E vice-versa os filhos também fizeram a mesma solicitação. Já o oficial que recebeu esses processos ( foram no mesmo envelope. Mas cada um com todos os seus documentos solicitados) esse oficial parece que não entendeu as solicitações e logo que enviou os números dos processos com as chaves de acesso, também me deu um prazo para enviar o Assento do Português. No caso a Mãe . Que está pedindo a cidadania dela junto aos filhos. Essa não entendeu. Mas enviei inúmeros e-mails de meu conhecimento explicando e pedindo que o caso fosse analisado. Pois cada um enviou tudo o que foi pedido sem aproveitar documentos. Disse que sabia do prazo( demora) primeiro terminar o processo da mãe , emissão do Assento .Para depois dar continuidade aos processos dos filhos dela. RECEBI resposta de 2 e-mail. Um deles foi bem esclarecedor : Com meus comprimentos:
Informo que serão todos analisados. Não faltando mais nenhum documento oficioso dará seguimento.
Então agora somente aguardar. Sei que os processos dos pais serão todos Deferidos. Já os dos filhos( Apensados) só daqui a um ano saberemos. Tudo é conhecimento e aprendizado. Mas postarei cada novidade sobre esse assunto.
Bom dia a todos
@ecoutinho @Jsilva20
Me desculpe, não me expressei direito.
Peço ajuda numa dúvida, estou preenchendo o formulário 1C para Nacionalidade de minha mãe.
No RG da minha mãe, consta os nomes dos pais e o sobrenome da minha avó está Souto Canadá
Na certidão de casamento dos meus avós o nome de casada da minha avó passou a ser Ignácio Souto Canadá, e a Transcrição de casamento dos meus avós o sobrenome da minha avó saiu: Ignacio Souto Canada. E na certidão de nascimento da minha mãe(a requerente) o sobrenome da minha avó está Souto Canadá.
Eu sigo qual certidão? A de nascimento brasileira ou a transcrição de casamento dos pais dela?
Grata desde já.
@UrsulaCCCanada
O que preencher no formulário não é o problema. O ponto é que, se estou entendendo corretamente, a certidão de nascimento de sua mãe (e por consequência o RG) tem um erro no sobrenome de sua avó afinal, se na certidão de casamento diz que ela passou a assinar como casada o sobrenome Ignácio Souto Canadá e na certidão de nascimento de sua mãe ela aparece apenas com o sobrenome Souto Canadá, trata-se de uma divergência.
Você tem dois caminhos:
Boa tarde pessoal,
De acordo com a planilha de acompanhamento, a ACP esta finalizando os processos da segunda quinzena de abril/24, o meu processo foi recebido na ACP em 01/24. Eu consigo já marcar para emitir o cartão cidadão considerando que o processo estaria finalizado em junho? Pergunto, pois entendo que atualmente está mais dificil que o normal para conseguir um agendamento.
Eu sei que to colocando o carro na frente dos bois, mas esse processo (contando com a da minha mãe ja chega há quase 4 anos!!) já dura tanto tempo que gostaria de tentar adiantar o que fosse possível. Aproveito para perguntar tambem se existe algum topico especifico para agendamento no RJ ou SP.
Agradeço desde já
@guedesmarcia Sim, foi reconhecido via judicial.
Fui até o cartório de registros civis da cidade onde nasci para desarquivar esse processo, responderam que por ter sido judicial somente no cartório do fórum eu conseguiria alguma resposta. Pois bem, deu certo - apesar que vai sair somente daqui quinze dias.
O que pesou agora foi o tempo que o ACP estipulou para enviar essa sentença, e com isso pagar advogado para reconhecer o processo em Portugal e anexar o documento com minha papelada etc.
Como mencionado acima, o e-mail pedindo exigência foi enviado dia 18/02, dando um prazo de 30 dias úteis, acrescido da dilação de 30 dias úteis (país estrangeiro fora da Europa).
Esses 30 dias já são o acréscimo ou tenho 60 dias?
Não sei o que fazer, mas não posso desistir agora...
Desculpa a demora por responder e obrigado se alguém ajudar.
@ManoelPTBR
Você deve escrever para a conservatória, informar que está providenciando, e pedir uma extensão do prazo. A cada 30 dias, você envia um novo email.
Envie sempre com confirmação de entrega e de leitura, e guarde com carinho as confirmações. Elas são a prova de que você pediu a extensão.
Não precisa ser nada muito detalhado. Na primeira mensagem, diga que recebeu a notificação, diga que localizou o documento, pediu o desarquivamento e no momento está aguardando a conclusão dessa etapa. Diga qual é a próxima etapa. E peça a extensão do prazo.
No mês seguinte, você manda uma atualização do status.
e vai assim até resolver, ou até eles responderem alguma coisa.
claro, não fique enrolando para resolver.
@RoseMoraes ,
olá,
muito obrigado pelos esclarecimentos, estamos vivendo uma situação similar, solicitação de Apensação foi indeferida ,Processo das filhas apensados ao Processo do Pai, enviei requerimento com argumentação ,mas ainda não obtivemos resposta, assim que houver novidades também irei postar aqui.
Parabéns @Mvpa1212, consegue o seu passaporte?
@Jlvc2022 Se não consegue em SP, tem a opção de fazer a transcrição e depois agendamento do passaporte e cartão cidadão através do Escritório Consular de Santos
@ViniL por aqui seguimos sem novidade... o processo da minha avó (que está no limbo) é de outubro de 2023. O do meu sogro é de dezembro de 2023, já recebeu assento de nascimento, já fizemos a transcrição do casamento e ele já deu entrada no cartão cidadão e passaporte. E o da minha avó sem nem previsão de sair o assento 😅