Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

115691570157115731575

Comentários

• editado March 25

@Denise Mello

Nunca, em hipótese alguma faça o pedido de cidadania no consulado. É arrependimento certo.

O guia que o eduardo_augusto compartilhou é ótimo. Já foi usado e testado diversas vezes pelos colegas aqui do fórum.

• @texaslady @CarlosASP @eduardo_augusto @ecoutinho Boa noite caros amigos. Surgiu uma dúvida em relação à cidadania para filho menor de idade. Vi na lista que os 2 pais devem assinar presencialmente o formulário por autenticidade. Como consta aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c .

Porém, qual a melhor forma de proceder quando a mãe é brasileira e o pai do menor de idade é português e reside em Portugal? É obrigatório o envio do formulário para que ele assine lá ou há algum meio mais fácil para isso?

Em relação a cópia do RG dos pais, imagino que o português deva apresentar cópia autenticada do cartão cidadão, certo?

Além disso, essa é a única diferença de procedimento em relação ao processo de cidadania de filho maior? Algo mais a se atentar além disso? Pois já auxiliei processos de maiores e até então essa é a única diferença perceptível além da gratuidade da taxa.

Muito obrigado desde já pela atenção de sempre.

• editado March 26

@brunommdc

Porém, qual a melhor forma de proceder quando a mãe é brasileira e o pai do menor de idade é português e reside em Portugal? É obrigatório o envio do formulário para que ele assine lá ou há algum meio mais fácil para isso?

Não vejo muita alternativa, ambos os pais têm que assinar. O caminho menos complicado seria juntar todos documentos no Brasil faltando apenas a assinatura do pai, mandar para ele por correio para Portugal, ele fazer o reconhecimento simples da assinatura do formulário e postar a documentação toda no CTT (correio) endereçada ao ACP.

Parece muita coisa, mas é simples, e acho que qualquer pai faria com orgulho, principalmente pq acredito que o filho esteja “puxando” a cidadania a partir dele.

Em relação a cópia do RG dos pais, imagino que o português deva apresentar cópia autenticada do cartão cidadão, certo?

Sim. Na própria agência do CTT podem fazer a cópia certificada para ele, ou pode pedir no mesmo lugar onde for reconhecer assinatura (qualquer conservatória). Só oriente a ele não ter a idéia de “aproveitar” que está numa conservatória e querer entregar o pedido de nacionalidade lá mesmo.

• @Marturg

Mandei um segundo email para a ACP ontem à noite (pegando a dica que li aqui no fórum, de mandar tarde para verem na manhã seguinte) e me mandaram o Assento do meu filho hoje.

Agora o drama seguinte, no consulado kkk.

Abraço boa sorte

• Boa noite!

Podem me ajudar?

Estou finalizando a documentação para envio do processo da minha sobrinha e me surgiu uma dúvida. Foi necessário preenchimento da declaração de maternidade, pois minha irmã, mãe dela, não foi casada com o pai dela.

No preenchimento do formulário, devo colocar DECLARAÇÃO DE MATERNIDADE no campo "Outros documentos" do quadro 3?

• Mais uma divida:

A data e a assinatura do formulário ficaram na terceira página. Como devo proceder sendo que o reconhecimento de firma por autenticidade ficará numa folha a parte?

• @Drica82 Você morou na Hungria por mais de um ano? Eles pedem seus antecedentes criminais húngaros? ou você está apenas dizendo isso por curiosidade.

Entendo que se você morou lá por menos de um ano, eles não deveriam pedir uma verificação de antecedentes.

• @J_Feiteira

A data e a assinatura do formulário ficaram na terceira página. Como devo proceder sendo que o reconhecimento de firma por autenticidade ficará numa folha a parte?

Leve no cartório para fazer o reconhecimento presencial da assinatura e peça para eles "unificarem" as duas folhas. Geralmente eles fazem isso grampeando e carimbando por cima do grampo. Alguns cartórios botam também uma etiqueta. Mas depende do cartório. Não tenho notícia de nenhum processo rejeitado ou questionado por isso.

• @J_Feiteira

No preenchimento do formulário, devo colocar DECLARAÇÃO DE MATERNIDADE no campo "Outros documentos" do quadro 3?

Se você está enviando esse documento, sim. Se a lista de docs for longa, pode abreviar, por exemplo, "Decl. Maternidade"...

• @federicogga sim, morei lá por 4 anos... para meu processo de filha não precisei, mas processo por casamento para meu marido, vou precisar. Moramos na Italia agora, a 3 anos...então preciso Hungria, Italia e Brasil.

• Bom dia @Denise Mello

Fui orientada a fazer tudo por Porto Portugal, por ser mais ágil e não serem tão exigentes com erros de grafias. A vantagem de dar entrada na nacionalidade portuguesa diretamente em Portugal em comparação aos dos pedidos iniciados por meio dos Consulados é o ganho de tempo, já que em Portugal os pedidos podem ser até 1 ano mais rápidos do que aqueles iniciados pelos Consulados no Brasil.

Boa sorte a todos🙏

• @Drica82 Morei na Hungria por menos de um ano, mas ver sua postagem me preocupou. Meu processo é como me tornar um neto. Você acha que eles vão me pedir isso?

• @federicogga

Eu morei 2 anos no Uruguai mas simplesmente omiti esse fato no meu processo de neto. Não deu nada.

• editado March 27

@HCINTRA O problema é que solicitei um visto de procura de trabalho na Hungria, que me foi concedido após 10 meses de solicitação. Fui para a Nova Zelândia porque pensei que eles não me dariam mais o visto português, já que a embaixada portuguesa na Hungria era um negócio para esquecer. Solicitei o visto para a Nova Zelândia e em um mês já o tinha, então vim para cá.

pd. P.S. Naquela época, para solicitar um visto de trabalho, eles me pediram uma verificação de antecedentes húngaros, que eles pedem quando você reside lá há mais de um ano (eu tinha só 3 meses), mas neste caso, eles pediram mesmo assim e foram muito rigorosos.

• @federicogga eu imagino que será necessário sim, mas como eles conseguem ter esta informação, não sei dizer... no formulário esta informação já é solicitada, e pesquisando nos grupos no facebook, tb confirmaram esta necessidade...e que inclusive precisa fazer o apostilamento de haia do certificado de antecedentes criminais. Se vc já enviou seu processo, uma possibilidade é aguardar... se cair em exigência, vc providencia e envia...

• @Drica82 Mas quando solicitei a cidadania eu ainda não morava na Hungria.

a pedido do meu neto, fiz isso e traduzi para o português, mas o argentino.

• editado March 28

@HCINTRA

Vou enviar o e-mail na segunda a noite, esperando passar o final de semana.

Na solicitação você informou apenas o número do pedido?

Muito obrigado!

• Boa tarde. Gostaria de saber se é comum receber mensagem de pagamento de taxa/imposto. Solicitei a certidão do avô minha tia pelo crav e recebi um e-mail com o nome dos Correios dizendo que precisa dessa taxa pra liberação de uma encomenda. Obviamente não paguei por parecer se tratar de um golpe. Mas gostaria de saber se existe a possibilidade disso acontecer de alguma forma, e também, se quando a certidão do Crav chega, eles entram em contato por e-mail ou só avisam pelo site. Obrigado.

• @brunommdc

Tem cara e cheiro de golpe. Documentos sem valor econômico (como certidões de registro civil) e cartas não são tributados. Na dúvida, basta um contato com os correios que eles podem confirmar se a tal encomenda realmente existe e se realmente há algum recolhimento de tributo a ser feito.

• Bom dia! Processo de menor está demorando quanto tempo mais ou menos? A documentação dos meus filhos foi recebida dia 21/01/25 e ainda não começou a análise.

• Boa tarde...

Algumas dúvidas...

1- meu filho vai pedir a nacionalidade dele ( eu, sou o pai e já tenho a nacionalidade portuguesa... Ele já pediu em Janeiro/25, as certidões de nascimento ( escrita e digitada ), mas , ainda não apostilou. Quanto tempo são validas , para dar entrada no processo ?

2- A ACP Porto ainda é a mais rápida para isso ? Em quanto tempo em média está levando atualmente?

• @Marturg

Encaminhei o email que recebi da atualização do processo, justamente para não perder o histórico, e no corpo da mensagem informei o nome completo do meu filho e repeti o número do processo.

Claro, não esqueça das formalidades. Mandei assim para ter um exemplo:

Exmo. Srs.

Bom dia. Recebi essa notificação que processo do meu filho xxxx xxxx, de número N25xx_2024, foi concluído. 

Agradeço muito se puderem enviar-me seu Assento de Nascimento por este e-mail, por favor. 

Muito obrigado.

Com meus melhores cumprimentos.

• Boa tarde!

O processo da minha irmã foi recebido no Porto em 31/12/24, até o momento ainda não recebemos a senha para consulta, vocês sabem se está demorando assim mesmo ou seria melhor entrar em contato com eles?

Obrigada!

• @rtspr

Nem sempre mandam o email com o código para acompanhamento. Para um de meus sobrinhos só consegui ligando.

Ligar direto na conservatória é perder tempo. O canal correto é a Linha Registos.

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos

• @ecoutinho

Obrigada!

Vou tentar.

• @HCINTRA

Muito obrigado!

• editado March 31

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje meu processo foi atualizado, com todas as etapas finalizadas, porém me enviaram a seguinte mensagem:

Alguém poderia me ajudar? Não sei o que pode ter ocorrido.

Grato por uma orientação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.