@AmandaBranco pelo jeito seus processos caíram no limbo também...
Existem centenas, talvez milhares de processos que foram aprovados pouco antes da troca para o novo sistema que acabaram ficando com a criação do assento pendente. É uma situação bizarra, pois realmente parece que esses processos foram "largados" num canto e ninguém sabe quando esses assentos serão criados.
No caso da minha avó, o processo 1C dela foi aprovado em 26/08/2024 no ACP, e desde então seguimos no escuro aguardando o bendito assento. Algumas semanas atrás abri reclamação na ouvidoria, mas recebi uma resposta automática que não dizia nada com nada (o que eu já esperava).
É muito triste e frustrante, porque eu corri muito para juntar toda a documentação dela e enviar via DHL (bem caro para chegar mais rápido), só para ver o processo dela parar no limbo enquanto milhares de processos bem mais recentes vão sendo finalizados... Mas infelizmente não temos muito o que fazer!
Nessa reclamação, é preciso ser objetivo. Não é para ficar contando história. Também não é para ficar contando, "eu mandei o pedido da minha tia" e coisas desse tipo. A reclamação deve ser feita pelo requerente, que está sendo prejudicado.
Cobre um posicionamento e cobre a resolução do problema. Também não pode simplesmente dizer "o processo está demorando". Isso é uma afirmação que você está fazendo, mas não necessariamente uma reclamação.
Também não adianta escrever "queria entender o que está acontecendo". No jeito português de raciocinar, "não é nosso trabalho ficar explicando para os requerentes como funcionam processos internos do IRN".
Recomendo ainda copiar o texto da reclamação e mandar uma cópia (por email) para a Conservatória, "Comunico, para que tenham ciência dos fatos, que na data de hoje, registrei junto ao IGSJ reclamação nos termos abaixo: (texto da reclamação)."
@eduardo_augusto eu fiz exatamente o que vc disse, porque realmente sei do jeito português de raciocinar. Usei esse formulário que vc indicou mesmo, com base nas outras reclamações que eu tinha visto aqui nesse tópico. Demoraram quase 3 semanas para responder, e infelizmente foi aquela mesmo resposta automática que todos recebem.
Pessoal, estou tentando pagar as taxas do 1C para o meu processo e o da minha irmã. Paguei o meu normalmente, mas quando sigo para o segundo pagamento, dá erro no site e aparece a seguinte mensagem:
Primeiro que não há nada "idêntico". Nossos nomes são diferentes, telefones e etc. As únicas coisas idênticas são o email (que é o meu próprio nos dois processos) e o endereço. Já esperei os 30min e continua aparecendo a mesma mensagem.
Vocês sabem me informar se é preciso alterar o email ou endereço para fazer diferentes pedidos?
@eduardo_augusto Minha mãe portuguesa NÃO declarante, portanto tive que fazer a TC, quando terminou(fiz pelo RJ), anexei 1 cópia do casamento e nascimento para cada(1C meu e meu irmão) com uma carta em cada para o conservador/oficial anexar aos " autos " para a devida análise!
A respeito do tema sobre o qual conversamos em novembro/94 (correção do assento por falta dos nomes dos avós e "República Federativa do Brasil" como naturalidade), a CRC/ACP respondeu confirmando a correção, ou eles simplesmente fizeram e não falaram nada?
Enviei a solicitação já tem mais de 2 meses, o email rcentrais.retificações respondeu no dia seguinte encaminhando para a ACP e até agora não tive resposta.
Será que foi feito e eles esqueceram de me avisar?
No meu caso, mandaram um email uns 2 meses depois informando que retificaram. Com isso eu fiz contato com o civil online e pedi para atualizarem a certidão pois havia um novo averbamento.
Talvez seja conveniente pedir uma certidão no civil online pra ver se foi feito.
Eu não pediria uma certidão no civil online só para isso. Responda em cima do email que a rcentrais.retificacoes encaminhou para o ACP, pedindo para confirmarem se a retificação foi feita. Mantenha o ACP na cópia.
@eduardo_augusto, obrigado por apontar as inconsistências lógicas da minha sentença. Na altura eu estava aflito e acabei me contradizendo.
Pelo que entendi, o sistema compara os pagamentos apenas na chave "e-mail" para decidir se gera a mensagem de erro ou não.
Esperei algumas horas e não se resolveu. Alterei o e-mail do segundo pedido e deu certo.
Então fica aí o registro para quem vier a enfrentar o mesmo problema. Se enviarem mais de um processo ao mesmo tempo, para evitar conflitos, é melhor associar e-mails diferentes.
Aproveito para agradecer a @Macindelli pelos direcionamentos anteriores (acerca dos endereços de e-mail e dicas para comunicação com ACP).
Bom, para contextualizar, meu processo 1c foi aprovado em 04/09/2024 na plataforma antiga (chegando a bolinha sete), e desde a migração para o novo sistema, estou parada na bolinha dois, em direção ao campo "para decisão" desde o dia 16/09/2024. Entrei em contato com a ACP e com a IRN, hoje, para obter esclarecimentos sobre tal situação e obtive a resposta apenas da ACP com o seguinte recado:
"Em resposta ao infra solicitado informa-se o pedido de nacionalidade foi decidido favoravelmente.
Todos os processos já tramitados no SITPRO e que já se encontram concluídos com decisão favorável, independentemente da espécie de artigo em que se fundou o pedido de nacionalidade, periodicamente e por tranches estão a ser migrados para a nova plataforma,(sendo certo que não detemos informação da data do próximo processamento), comunicando ao SIRIC os dados necessários à realização automática do assento de nascimento naquela aplicação.
Mais informo que a comunicação do assento lavrado é efetuada automaticamente, para o correio eletrónico, ficando o seu processo de nacionalidade portuguesa totalmente concluído."
Eu entendo que nada mudou e o que tem para fazer é esperar. É isso que vocês interpretam também? A situação chega a ser ridícula, aprovação do pedido, confirmação da aprovação e nada de conclusão por meses. Era para ser um processo simples. Enfim, alguém tem algum direcionamento para os casos dos processos que foram aprovados, mas estão nesse limbo?
Posso estar muito enganada no meu entendimento. O processo dos filhos Serão todos arquivados. Mas depois dos processos dos pais finalizados e assento em mãos. Os filhos poderão pedir para que processo sejam desarquivados e esse assento seja incluído no processo para dar continuidade ( Talvez com pagto de nova taxa de requerimento) aproveitando todos os documentos que estão em cada processo. Seria isso??
os processos depois do indeferimento final e arquivamento, podem ser consultados para aproveitamento dos documentos. Aliás como aconteceu com o processo de seu marido. Mas inicia-se um novo processo, com novo formulário, juntando o assento do progenitor português e pagando a taxa se for o caso.
Não sei se você leu o meu post do link abaixo sobre estes processos que estão sendo indeferidos e qual seria a melhor forma de agir, ou seja pedir desistência ou deixar correr até decisão de arquivamento. Se não leu dê uma lida aqui:
Estou extremamente feliz de finalmente ter recebido meu assento hoje! 🥳🥳🥳
Porém, minha naturalidade e avós estão "incorretos", estando somente República Federativa do Brasil e avós ausentes.
Notei que estavam conversando sobre isso. Preciso do meu assento para fazer a minha transcrição de casamento e prosseguir com a nacionalidade dos meus filhos (que já está em trâmite (!!)) e queria agilizar.
1) Posso prosseguir assim mesmo com a transcrição?
2) Por onde solicito a retificação?
3) Caso eu prossiga assim mesmo, onde e como retificar a transcrição de casamento (é necessário)?
Agradeço muito a vocês e quem mais estiver lendo e puder me ajudar!
@jpvecchi O meu era de Neto. Comentei aqui apenas porque, pesquisando pelos termos da minha necessidade - assento, retificação, avós - encontrei algumas mensagens relevantes aqui.
1) Posso prosseguir assim mesmo com a transcrição?
Pode sem problemas. Como não se trata de erro, apenas de omissões, deve conseguir transcrever o casamento sem problema. Em paralelo peça para que seja retificado o seu assento de nascimento incluindo os dados faltantes na forma de um averbamento. Ao final seu assento terá dois averbamentos adicionais, um informando a naturalidade e os nomes dos avós, outro informando a mudança de estado civil e mudança de nome (se for o caso).
2) Por onde solicito a retificação?
Mande um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt informando as omissões e solicitando que sejam incluídas no assento.
3) Caso eu prossiga assim mesmo, onde e como retificar a transcrição de casamento (é necessário)?
Como assim retificar a transcrição de casamento? Ela nem existe ainda, não dá para retificar (corrigir) algo que ainda não existe (e portanto não se sabe se terá algum erro). Você só vai retificar a sua certidão de casamento portuguesa se ao recebê-la, após a transcrição, identificar que algum dado está incorreto (nome do seu marido, data do casamento, existência ou não de pacto ante nupcial etc).
Vi em algum lugar que se já fez a transcrição de casamento , não precisa fazer o processo de cidadania do declarante do nascimento para poder fazer o do filho menor, essa informação está correta?
Alguém já pediu a nacionalidade de filhos menores de pai naturalizado (artigo 2o.) pela ACP? Nas tabelas de acompanhamento da ACP não consta esse artigo.
Fiquei na dúvida se posso enviar pelo correio os documentos físicos para a ACP ou se nesse caso tem que ser somente pela CRC Lisboa?
Poderia me ajudar nestas respostas abaixo que você me enviou em 10/2024?
Resposta sua = Eu recomendo vc casar com ele agora, ainda no Brasil. Assim quando sair a nacionalidade vc transcreve seu casamento e o prazo para ele ter direito à cidadania já vai ter corrido desde agora. Foi o que fiz. Esperar sair sua cidadania para só e tão casar só vai te fazer perder tempo.
Veja se entendi correto? Saindo a minha nacionalidade, dou entrada em seguida, na transcrição do meu casamento, para ele indo comigo como turista para Portugal eu possa fazer como você me disse abaixo?
Resposta sua = Vcs vão juntos para Portugal, ele entra como se fosse turista (visto de 90 dias) e em seguida ele se registra na imigração e pede o cartão de residência. Em paralelo vcs dão entrada no pedido de nacionalidade dele como cônjuge (que vai levar uns 2 a 3 anos para concluir depois que der entrada na papelada).
Veja se entendi correto? Então em solo Português em paralelo dou entrada no pedido de nacionalidade dele como cônjuge (que vai levar uns 2 a 3 anos(porque temos filhos) para concluir depois que eu der entrada na papelada).
Sugiro enviar um e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt com o nome todo do requerente, pedindo a confirmação do recebimento e o código de acompanhamento.
Fiz isso ontem e me responderam ontem mesmo com o código de acompanhamento :)
Comentários
@AmandaBranco pelo jeito seus processos caíram no limbo também...
Existem centenas, talvez milhares de processos que foram aprovados pouco antes da troca para o novo sistema que acabaram ficando com a criação do assento pendente. É uma situação bizarra, pois realmente parece que esses processos foram "largados" num canto e ninguém sabe quando esses assentos serão criados.
No caso da minha avó, o processo 1C dela foi aprovado em 26/08/2024 no ACP, e desde então seguimos no escuro aguardando o bendito assento. Algumas semanas atrás abri reclamação na ouvidoria, mas recebi uma resposta automática que não dizia nada com nada (o que eu já esperava).
É muito triste e frustrante, porque eu corri muito para juntar toda a documentação dela e enviar via DHL (bem caro para chegar mais rápido), só para ver o processo dela parar no limbo enquanto milhares de processos bem mais recentes vão sendo finalizados... Mas infelizmente não temos muito o que fazer!
@arthur_azzi @AmandaBranco
Recomendo abrir uma reclamação formal: Formulário de queixa, reclamação ou denúncia | IGSJ.Justica.gov.pt
Nessa reclamação, é preciso ser objetivo. Não é para ficar contando história. Também não é para ficar contando, "eu mandei o pedido da minha tia" e coisas desse tipo. A reclamação deve ser feita pelo requerente, que está sendo prejudicado.
Cobre um posicionamento e cobre a resolução do problema. Também não pode simplesmente dizer "o processo está demorando". Isso é uma afirmação que você está fazendo, mas não necessariamente uma reclamação.
Também não adianta escrever "queria entender o que está acontecendo". No jeito português de raciocinar, "não é nosso trabalho ficar explicando para os requerentes como funcionam processos internos do IRN".
Recomendo ainda copiar o texto da reclamação e mandar uma cópia (por email) para a Conservatória, "Comunico, para que tenham ciência dos fatos, que na data de hoje, registrei junto ao IGSJ reclamação nos termos abaixo: (texto da reclamação)."
@eduardo_augusto eu fiz exatamente o que vc disse, porque realmente sei do jeito português de raciocinar. Usei esse formulário que vc indicou mesmo, com base nas outras reclamações que eu tinha visto aqui nesse tópico. Demoraram quase 3 semanas para responder, e infelizmente foi aquela mesmo resposta automática que todos recebem.
@arthur_azzi
Vai chegar uma resposta também do IGJS. Eles vão pedir ao IRN uma explicação referente ao seu processo, e vão responder.
Pessoal, estou tentando pagar as taxas do 1C para o meu processo e o da minha irmã. Paguei o meu normalmente, mas quando sigo para o segundo pagamento, dá erro no site e aparece a seguinte mensagem:
Primeiro que não há nada "idêntico". Nossos nomes são diferentes, telefones e etc. As únicas coisas idênticas são o email (que é o meu próprio nos dois processos) e o endereço. Já esperei os 30min e continua aparecendo a mesma mensagem.
Vocês sabem me informar se é preciso alterar o email ou endereço para fazer diferentes pedidos?
@amoraes
”nao há nada de idêntico… o email é o endereço são idênticos “
decide aí, tem coisa idêntica ou não???
tirando isso, aguarde um pouco mais. Aguarde umas 4 horas, pelo menos.
se tiver pressa aí não tem jeito, tem q usar dados diferentes mesmo.
Muito Obrigada, @arthur_azzi e @eduardo_augusto
Vou seguir entao com a reclamação e caso venha mudar algo eu atualizo aqui.
Se caso alguem tiver na mesma situacao e ter esse problema resolvido, por favor me marquem para que eu possa seguir os mesmos passos. :)
@eduardo_augusto Minha mãe portuguesa NÃO declarante, portanto tive que fazer a TC, quando terminou(fiz pelo RJ), anexei 1 cópia do casamento e nascimento para cada(1C meu e meu irmão) com uma carta em cada para o conservador/oficial anexar aos " autos " para a devida análise!
Deus quiser vai dar certo!
@ecoutinho , saudações!
A respeito do tema sobre o qual conversamos em novembro/94 (correção do assento por falta dos nomes dos avós e "República Federativa do Brasil" como naturalidade), a CRC/ACP respondeu confirmando a correção, ou eles simplesmente fizeram e não falaram nada?
Enviei a solicitação já tem mais de 2 meses, o email rcentrais.retificações respondeu no dia seguinte encaminhando para a ACP e até agora não tive resposta.
Será que foi feito e eles esqueceram de me avisar?
@Sergio76
No meu caso, mandaram um email uns 2 meses depois informando que retificaram. Com isso eu fiz contato com o civil online e pedi para atualizarem a certidão pois havia um novo averbamento.
@ecoutinho
Eu não cheguei a pedir nada no civil online.
O assento que tenho é o que veio com a atribuição da nacionalidade. Já até transcrevi meu casamento, e nada de resposta.
Talvez seja conveniente pedir uma certidão no civil online pra ver se foi feito.
@Sergio76
Talvez seja conveniente pedir uma certidão no civil online pra ver se foi feito.
Eu não pediria uma certidão no civil online só para isso. Responda em cima do email que a rcentrais.retificacoes encaminhou para o ACP, pedindo para confirmarem se a retificação foi feita. Mantenha o ACP na cópia.
@ecoutinho , realmente é uma ideia melhor.
Obrigado!
@eduardo_augusto, obrigado por apontar as inconsistências lógicas da minha sentença. Na altura eu estava aflito e acabei me contradizendo.
Pelo que entendi, o sistema compara os pagamentos apenas na chave "e-mail" para decidir se gera a mensagem de erro ou não.
Esperei algumas horas e não se resolveu. Alterei o e-mail do segundo pedido e deu certo.
Então fica aí o registro para quem vier a enfrentar o mesmo problema. Se enviarem mais de um processo ao mesmo tempo, para evitar conflitos, é melhor associar e-mails diferentes.
Olá pessoal, boa noite!
Aproveito para agradecer a @Macindelli pelos direcionamentos anteriores (acerca dos endereços de e-mail e dicas para comunicação com ACP).
Bom, para contextualizar, meu processo 1c foi aprovado em 04/09/2024 na plataforma antiga (chegando a bolinha sete), e desde a migração para o novo sistema, estou parada na bolinha dois, em direção ao campo "para decisão" desde o dia 16/09/2024. Entrei em contato com a ACP e com a IRN, hoje, para obter esclarecimentos sobre tal situação e obtive a resposta apenas da ACP com o seguinte recado:
"Em resposta ao infra solicitado informa-se o pedido de nacionalidade foi decidido favoravelmente.
Todos os processos já tramitados no SITPRO e que já se encontram concluídos com decisão favorável, independentemente da espécie de artigo em que se fundou o pedido de nacionalidade, periodicamente e por tranches estão a ser migrados para a nova plataforma,(sendo certo que não detemos informação da data do próximo processamento), comunicando ao SIRIC os dados necessários à realização automática do assento de nascimento naquela aplicação.
Mais informo que a comunicação do assento lavrado é efetuada automaticamente, para o correio eletrónico, ficando o seu processo de nacionalidade portuguesa totalmente concluído."
Eu entendo que nada mudou e o que tem para fazer é esperar. É isso que vocês interpretam também? A situação chega a ser ridícula, aprovação do pedido, confirmação da aprovação e nada de conclusão por meses. Era para ser um processo simples. Enfim, alguém tem algum direcionamento para os casos dos processos que foram aprovados, mas estão nesse limbo?
@amoraes
obrigado pelo retorno. Que bom que conseguiu resolver de alguma maneira.
boa sorte no seu processo!!
Boa tarde!
@texaslady@Eduardo Alvim @Destefano @Carlos
Como mencionei em outros posts anteriormente que havia enviado alguns processos pedindo Dependência ou Apensaçao dos processos dos filhos ao dos pais.
Recebi despacho em todos eles assim que me enviaram os números dos processos e senha de todos.
Posso estar muito enganada no meu entendimento. O processo dos filhos Serão todos arquivados. Mas depois dos processos dos pais finalizados e assento em mãos. Os filhos poderão pedir para que processo sejam desarquivados e esse assento seja incluído no processo para dar continuidade ( Talvez com pagto de nova taxa de requerimento) aproveitando todos os documentos que estão em cada processo. Seria isso??
@RoseMoraes ,
os processos depois do indeferimento final e arquivamento, podem ser consultados para aproveitamento dos documentos. Aliás como aconteceu com o processo de seu marido. Mas inicia-se um novo processo, com novo formulário, juntando o assento do progenitor português e pagando a taxa se for o caso.
Não sei se você leu o meu post do link abaixo sobre estes processos que estão sendo indeferidos e qual seria a melhor forma de agir, ou seja pedir desistência ou deixar correr até decisão de arquivamento. Se não leu dê uma lida aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/363505/#Comment_363505
Meu processo de atribuicao 1c foi entregue via correio a mais de 2 semanas na acp porto e nao recebi nenhum email.
É normal?
@Sergio76 @ecoutinho
Estou extremamente feliz de finalmente ter recebido meu assento hoje! 🥳🥳🥳
Porém, minha naturalidade e avós estão "incorretos", estando somente República Federativa do Brasil e avós ausentes.
Notei que estavam conversando sobre isso. Preciso do meu assento para fazer a minha transcrição de casamento e prosseguir com a nacionalidade dos meus filhos (que já está em trâmite (!!)) e queria agilizar.
1) Posso prosseguir assim mesmo com a transcrição?
2) Por onde solicito a retificação?
3) Caso eu prossiga assim mesmo, onde e como retificar a transcrição de casamento (é necessário)?
Agradeço muito a vocês e quem mais estiver lendo e puder me ajudar!
@biaamourao " Normal " pelos padrões emitidos pelo IRN.
Seu era de 1C maior?
Na planilha?
@jpvecchi O meu era de Neto. Comentei aqui apenas porque, pesquisando pelos termos da minha necessidade - assento, retificação, avós - encontrei algumas mensagens relevantes aqui.
Está na planilha de netos!
@biaamourao
Parabéns pela conquista.
1) Posso prosseguir assim mesmo com a transcrição?
Pode sem problemas. Como não se trata de erro, apenas de omissões, deve conseguir transcrever o casamento sem problema. Em paralelo peça para que seja retificado o seu assento de nascimento incluindo os dados faltantes na forma de um averbamento. Ao final seu assento terá dois averbamentos adicionais, um informando a naturalidade e os nomes dos avós, outro informando a mudança de estado civil e mudança de nome (se for o caso).
2) Por onde solicito a retificação?
Mande um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt informando as omissões e solicitando que sejam incluídas no assento.
3) Caso eu prossiga assim mesmo, onde e como retificar a transcrição de casamento (é necessário)?
Como assim retificar a transcrição de casamento? Ela nem existe ainda, não dá para retificar (corrigir) algo que ainda não existe (e portanto não se sabe se terá algum erro). Você só vai retificar a sua certidão de casamento portuguesa se ao recebê-la, após a transcrição, identificar que algum dado está incorreto (nome do seu marido, data do casamento, existência ou não de pacto ante nupcial etc).
@ecoutinho Muito obrigada! Estou muito feliz!
Sobre o e-mail: Devo pedir que conste o estado e cidade que nasci? E que incluam os nomes completos dos meus 4 avós?
Preciso indicar algum documento, enviar imagem da minha certidão de nascimento brasileira ou somente escrever no e-mail?
Li você mencionar que era preciso indicar o ACP na cópia do e-mail. É necessário?
Sou leiga nessa parte, agradeço a paciência e atenção!
Meu processo de atribuicao 1c foi entregue via correio a mais de 2 semanas na acp porto e nao recebi nenhum email.
É normal?
Vi em algum lugar que se já fez a transcrição de casamento , não precisa fazer o processo de cidadania do declarante do nascimento para poder fazer o do filho menor, essa informação está correta?
Olá pessoal!
Alguém já pediu a nacionalidade de filhos menores de pai naturalizado (artigo 2o.) pela ACP? Nas tabelas de acompanhamento da ACP não consta esse artigo.
Fiquei na dúvida se posso enviar pelo correio os documentos físicos para a ACP ou se nesse caso tem que ser somente pela CRC Lisboa?
Bom dia a todos,
@ecoutinho
Poderia me ajudar nestas respostas abaixo que você me enviou em 10/2024?
Resposta sua = Eu recomendo vc casar com ele agora, ainda no Brasil. Assim quando sair a nacionalidade vc transcreve seu casamento e o prazo para ele ter direito à cidadania já vai ter corrido desde agora. Foi o que fiz. Esperar sair sua cidadania para só e tão casar só vai te fazer perder tempo.
Veja se entendi correto? Saindo a minha nacionalidade, dou entrada em seguida, na transcrição do meu casamento, para ele indo comigo como turista para Portugal eu possa fazer como você me disse abaixo?
Resposta sua = Vcs vão juntos para Portugal, ele entra como se fosse turista (visto de 90 dias) e em seguida ele se registra na imigração e pede o cartão de residência. Em paralelo vcs dão entrada no pedido de nacionalidade dele como cônjuge (que vai levar uns 2 a 3 anos para concluir depois que der entrada na papelada).
Veja se entendi correto? Então em solo Português em paralelo dou entrada no pedido de nacionalidade dele como cônjuge (que vai levar uns 2 a 3 anos(porque temos filhos) para concluir depois que eu der entrada na papelada).
Grata desde já pela ajuda🙏🙏🙏
Pessoal,
Para informação:
Dei entrada com o processo de filha meu e da minha irmã na ACP Porto.
Agora é aguardar e acompanhar.
@Fernando Ferreira
Sugiro enviar um e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt com o nome todo do requerente, pedindo a confirmação do recebimento e o código de acompanhamento.
Fiz isso ontem e me responderam ontem mesmo com o código de acompanhamento :)
Bjs