Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1155215531555155715581561

Comentários

  • @CarlosASP Primeiramente eu preciso agradecer muito por tamanha atenção que você me deu. Muito obrigado mesmo!

    Realmente, essa árvore que você encontrou tem boas chances de ser a mesma do Francisco. Preciso apenas confirmar agora.

    A pequena pulga atrás da orelha se refere ao fato de que no registro de embarcações do navio que eu mencionei, eu encontrei tanto o nome de Francisco Cardoso Ribeiro e João Cardoso Ribeiro desembarcando no porto do Rio de Janeiro. Achei muita coincidência 2 pessoas com esse nome virem do mesmo local e não se tratarem dos mesmos. (tenho certeza dos nomes pois encontrei a certidão de óbito do Francisco no family search)

    Aqui a pequena arvore que montei do Francisco: https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/GPTM-QN7

    Nas fontes é possível ver os documentos e nomes na certidão de óbito.

    Aqui o site onde pesquisei os nomes completos dos 2 encontrei ambos vindo de Cinfães: https://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php

    Então realmente to achando isso bem intrigante. Porque ao mesmo tempo a arvore que você encontrou tem todos os indícios de que pode se tratar dos descendentes deles, tanto pelos anos de nascimento quanto pelos sobrenomes.

    Além disso, obrigado pela orientação sobre o sistema CRAV. Realizei os passos que você mencionou e recebi essa resposta: "Exmo. Sr., Informamos que relativamente à paróquia/freguesia de Cinfães só temos registos até ao ano de 1896 pelo que deverá dirigir o seu pedido à Conservatória do Registo Civil de Cinfães. Mais informamos que não existe nenhuma freguesia com a designação "Santa Eulália" pertencente ao concelho de Cinfães. Com os melhores cumprimentos, Eufémia Azevedo Técnica Superior."

    Dito tudo isso, estou um pouco perdido quanto ao próximo passo que devo realizar agora. Pelo menos tenho um caminho de 2 possíveis locais e sinto que estamos perto da resposta. Você deu valiosíssimas dicas do que eu poderia fazer pra confirmar esses dados. Farei o que você orientou.

    Porém gostaria de saber o que é melhor fazer agora de forma mais urgente. Você saberia a melhor forma de seguir a orientação acima do CRAV? Pra realizar esse pedido na conservatória de Cinfães eu entro em contato por e-mail mesmo? E pra realizar um pedido em São João de Areias seria dessa mesma forma? Agora fiquei em dúvida se existe algum site em que eu possa fazer essas buscas ou agora a única solução é contato direto com as conservatórias ou paróquias. Já que de acordo com eles os registros dessa época não estão informatizados. Se puder dar uma pequena luz sobre o que você faria nesse momento eu agradecerei muito. De qualquer forma, você já ajudou bastante. Então mesmo se não souber o que eu posso fazer nos próximos passos, já fica meu eterno agradecimento pela atenção que você me deu.

    Grato.

  • @_giovannagabriela te respondi em outro tópico.

    Evite fazer exatamente a mesma pergunta em vários tópicos diferentes. Isso atrapalha as pessoas que querem te ajudar e também tornará mais difícil outras pessoas com a mesma dúvida localizarem sua pergunta/resposta.

  • @brunommdc

    Por partes:

    O link da árvore que mandou não abre. Em geral, isso acontece quando o link está para uma pessoa viva (só quem criou essa pessoa consegue a ver - somente os falecidos são visíveis para todos). Confirme se é essa árvore aqui:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GPTM-LX4

    Se não for, mande um link apontando para um já falecido.

    A resposta de Cinfães: como eu havia dito, Santa Eulália é um "lugar" (subdivisão) da freguesia de Cinfães, no concelho de Cinfães, distrito de Viseu. Não existe paróquia/freguesia com esse nome. O nome da freguesia é Cinfães (igual ao nome do concelho), que abrange todos os "lugares" dela, inclusive Santa Eulália. E. como dito, os batismos são arquivados por freguesia.

    E eles confirmaram que os livros de Cinfães de 1905 estão ainda na conservatória. Nesse caso, se manda um email com os dados de FREGUESIA, e concelho (se quiser, mencione que foi no "lugar de Santa Eulália" também), datas, filiação etc:

     Registo Civil Predial e Comercial de Cinfães

    Contactos

       Morada: Praça 25 de Abril Palácio da Justiça, 4690-031 Cinfães

       Email: registos.cinfaes@irn.mj.pt

    Cada conservatória tem seu tempo para responder esse tipo de pedido. Como esse pedido é grátis, por desencargo de consciência, eu faria (apesar de eu achar que ele é de São João de Areias).

    Ao mesmo tempo, entraria com o pedido de PESQUISA no CRAV sobre São João de Areias. Poderá de novo ter a resposta que está na conservatória, ou vão te dizer que o livro está no AD Viseu, mas não digitalizado. Não dá para saber de antemão.

    Sobre o desembarque que achou no Rio: que ano foi?

    Pois podem ser homônimos, ou parentes distantes que também vieram para o BR em outras datas. Eu vi alguns assim; vou deixar um exemplo, com o passaporte de um Joao Cardoso Ribeiro - de Santa Eulalia. Mas note que o passaporte é de 1859 quando ele já tinha 27 anos. Ou seja, ele teria mais de 70 anos quando o Francisco de sua amiga nasceu:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1123534

    O lugar de fazer as buscas online de livros de batismos é no site do tombo.pt (links na resposta anterior). Ali tudo organizado por Distrito, Concelho e Freguesia, Mas, nos casos dessas duas freguesias, os livros de 1905 não estão online.

    Aqui um link para ajudar a entender como tudo está organizado (começa pelo nível do Distrito, dividido em vários Concelhos, que por sua vez são divididos em freguesias). Link para Viseu:

    https://geneall.net/pt/mapa/18/viseu/

  • @Destefano Olá. Sabes se os processos por tempo de residência têm a mesma prioridade do que a dos filhos maiores ou são analisadas em filas diferentes e avança mais rápido o que tem menos processos?

  • @Gose eles seguem em uma fila própria e perdura bem mais tempo do que os processos de filhos. Até porque os de filhos não têm tantas etapas como os processos de naturalização.

  • @Destefano Obrigado. Faz sentido. Mas parece ser mais rápido do que a dos netos pelo menos pela tabela do andamento dos processos CRC que tinhas publicado

  • Pessoal, alguém mais com problemas para acessar o site de agendamento nos consulados (https://agendamentos.mne.gov.pt/)? Aqui não está abrindo (não há resposta do servidor).

  • @Gose sim... Se for pelo ACP, a tabela a ser por enquanto observado é essa aqui:


  • @Destefano Muito obrigado. Tava mesmo a precisar de ver essas datas para calibrar as expectativas

  • @Destefano Sabes como posso fazer para obter essa tabela para a Conservatória de Registo Civil de Pombal? Já tentei enviar email mas não responderam

  • @Gose só mandando email para eles

  • @Destefano . Okay. Vou tentar novamente

  • @Destefano meu amigo, pela sua experiência, como devo proceder para provar que o pai mudou de nome.

    Bom dia, o pai da minha esposa português nato foi registrado em Portugal com nome JOAQUIM PEREIRA BORGES, ao chegar no Brasil mudou o nome para JOAQUIM PEREIRA SILVA. Ao apresentar a certidão de nascimento portuguesa do pai e a certidão dE Nascimento brasileira da minha esposa (com sobrenome SILVA divergente da original) pode cair em exigência? E como eu resolvo esse problema?

    Infelizmente não temos mais nenhum documento dele. Ele mudou quando veio para o Brasil. Mas tanto na certidao dele de Portugal, quanto na certidão dela filha brasileira, o nome dos avós paternos estão certos. Só muda realmente o último sobrenome dele (pai português) na certidão da filha.

    Desde já muito agradecido

  • @andrelas, hoje de manhã estava funcionando. Inclusive, consegui agendar para meu sogro no dia 26/02, abriram vários horários (pesquisei por volta das 10h).

  • @CarlosMGomes , obrigado! Consegui agora, de casa. Aparentemente o problema era por causa dos bloqueios que existem na rede do meu trabalho. Até consegui acessar, mas o captcha não funcionava de jeito nenhum. Agora, de casa, foi de primeira.

  • @Leandro_Barbosa

    meu amigo, pela sua experiência, como devo proceder para provar que o pai mudou de nome.

    Bom dia, o pai da minha esposa português nato foi registrado em Portugal com nome JOAQUIM PEREIRA BORGES, ao chegar no Brasil mudou o nome para JOAQUIM PEREIRA SILVA. Ao apresentar a certidão de nascimento portuguesa do pai e a certidão dE Nascimento brasileira da minha esposa (com sobrenome SILVA divergente da original) pode cair em exigência? E como eu resolvo esse problema?

    Infelizmente não temos mais nenhum documento dele. Ele mudou quando veio para o Brasil. Mas tanto na certidao dele de Portugal, quanto na certidão dela filha brasileira, o nome dos avós paternos estão certos. Só muda realmente o último sobrenome dele (pai português) na certidão da filha.

    O maior problema no seu caso é confirmar que estamos falando da mesma pessoa. Quando falamos de pessoas que mudam de país, muitos mudam de nome, mas geralmente deixam rastro dessa mudança. Portugal nem vai implicar tanto com a mudança, mas sim que uma pessoa é de fato a mesma pessoa que o requerente diz ser.

  • @Destefano Como posso aceder à versão antiga do documento que mostra quais as transações datadas que o centro do Porto examinou?


    Obrigado

  • Vou enviar meu processo semana que vem com base no artigo 1C e tenho uma dúvida: a transcrição de casamento da minha mãe portuguesa que precisa ser enviada pode ser em cópia simples ou precisa ser a original com a marca d’água?

  • @OKAN desculpas, não entendi.

  • @Destefano desculpe, eu ainda tanto aprender português. Eu pertugei que, qual era o status desta pintura em novembro de 2024?https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/256/SKRRW4CASFHK.png

    eu espero que consigo escrever melhor:)


    muito obrigado

  • Boa tarde! Processo 1C da minhã irmã (maior) concluído e assento emitido automaticamente pelo sistema (apenas com as informações básicas), recebido por e-mail no mesmo dia. Planilha atualizada. Meu processo enviado junto permanece na 1a etapa.

    Entrega do envelope: 22/01/2024

    1-Submetido: 05/02/2024

    2-Em análise: 09/12/2024

    3-Para decisão: 09/12/2024

    4-Concluído: 09/12/2024

  • Eu tenho a impressão que a questão nos processos de filho é a grande quantidade de processos. É isso que faz "demorar". Entre aspas porque os processos têm sido finalizados com menos de 1 ano.

    Não há, como em outros processos, consultas externas, nem nada disso. Acredito que o conservador pegue um processo e, em menos de 30 minutos já tenha o parecer: aprovado ou exigência. E, agora com o sistema realizando a emissão do assento automática, tudo é realizado na mesma hora.

    Todos os processos de filho, quando não caem na exigência, têm todas as bolinhas sendo aprovadas na mesma hora e o assento gerado.

    Ao menos é o que me parece nos últimos processos de filho que tenho acompanhado.

  • @PedroCCZ É a impressão que realmente dá. Para mim também!

    Parado na 01. De "repente": tudo pronto, incluída até mesma a emissão do assento!

  • Olá pessoal, boa tarde!

    Alguém mais está com problemas para acessar o site de consultas do estado do processo de nacionalidade? Para mim não carrega e aparece o seguinte aviso "Não é possível concluir o pedido", ao lado de um triângulo vermelho indicando erro.


    Outra pergunta, meu processo 1C vai completar um ano e dois meses, no antigo sistema de análise/conferência eu estava na bolinha 6 e no novo, na última vez que chequei estava na bolinha dois em trânsito para a três, que não estava preenchida ainda. Na teoria retrocedi, certo? Enfim, muitos relatos de conclusão de processo por aqui, por isso penso, vale a pena verificar essa questão fazendo uma ligação para a linha de registros? Tô um pouco sem esperanças contando que além de retroceder na análise do processo, vem aí um grande período de recesso para os servidores... postergando uma conclusão mais ainda.

    O que acham?

  • @Graciolli@Graciolli@grazielasimoesm

    Olá @grazielasimoesm! Estou com o mesmo problema para acessar a plataforma.

    O processo 1C da minha mãe já completou, em 02/12/2024, um ano e dois meses. No antigo sistema, o processo havia sido aprovado em 07/08/2024 (bolinha 7 marrom), aguardando a emissão do assento. No novo sistema, o processo encontra-se na fase 3 'Para decisão ' desde 16/09/2024.

    Ainda tenho esperança de que avance esse ano.

  • @grazielasimoesm @Macindelli são os processos esquecidos no limbo, que entraram ali por setembro e outubro de 2023. Também estou na mesma. Mas semana passada vi alguns processos do limbo sendo concluídos, incluindo um que deu entrada no mesmo dia do meu. Então ficamos na torcida que nos próximos dias mais processos do limbo sejam finalmente terminados!

  • @arthur_azzi

    Olá @arthur_azzi! Sim, no limbo... documentação enviada para ACP em setembro 2023, senha recebida em 02/10/2023, bolinha 7 marrom em 07/08/2024, no antigo sistema, e fase 3 desde 16/09/2024, no novo sistema. Acreditando que ainda nesse ano de 2024 minha mãe de 94 anos tenha seu assento de nascimento emitido.

  • @Luizmkv @arthur_azzi @Macindelli

    Processo 1C Maior com aprovação em maio/2024 e aguardando até hoje o tal prometido assento. Ao acessar o sistema agora, após 2 semanas sem consultar já entediado, eis a surpresa no retorno da consulta!! Este erro não tinha acontecido comigo desde então! 😫


  • @mcabrita

    Estou com o mesmo erro no meu processo de janeiro/23. A desesperança é tanta que até quando dá um erro desses, eu fico feliz por ser ao menos uma novidade. Quem sabe não estão migrando nossos processos?

  • @mcabrita e @mmagomes Todos estão enfrentando isto desde ontem, Domingo.

    Assim que voltar, com certeza, todos serão avisados aqui no Forum pois há várias pessoas de olho para ver se volta ao normal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.