Acabei de entrar em contato com a Linha de Registos, pois havia recebido e-mail do processo de familiar sem dizer qual seria a informação, como todos sem acesso ao sistema de consulta, informaram que o sistema estaria mesmo com anomalia.
Para minha surpresa, o processo com chave de acesso em 22/01/2024, foi terminado com Registo criado e passou até o número do Assento.
Parabéns pela conquista! :-) muito bom ver processos sendo finalizados!
O seu processo está na nossa planilha? https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/ Se estiver, poderia por favor atualizar as informações? E se não estiver, poderia incluir? A planilha é importante, pois nos dá um panorama geral do andamento dos processos e ajuda a controlar a ansiedade :-)
Se não conseguir incluir, pode colocar aqui um print da tela de acompanhamento (quando voltar a funcionar), omitindo o nome do requerente, e eu faço a inserção.
Pensamos que só teríamos alguma atualização em 2025, mas surgiu antes de completar 1 ano do envio e concluído sem mudanças comunicadas no acesso ao novo sistema ou durante os dias em que não foi feita consulta.
@caiofaria NOSSA meu caro... nem me diga... porque passei perrengue com isso, você sabe bem o caso de meus tios e mãe!
Estou de certa forma " ALIVIADO " pelo fato agora em diante, o elo familiar será só de 1C.
A impressão que dá é: " Pessoal do IRN: Enrolem a medida do possível, porque PORTUGAL já NÃO COMPORTA tantos cidadãos vindo da América Latina, PRINCIPALMENTE o BRASIL, onde a economia vai de mal a pior e a situação por lá cada dia mais degradante. "
Lembrando que isso é um cenário hipotético né?
Essa " nova plataforma da nacionalidade " vai fazer aniversário desde o seu lançamento em Fevereiro( com a emissão dos assentos ) até a mudança visual no site!
Caro @jpvecchi. Estamos nessa jornada quase que ao mesmo tempo. Sabemos bem as dores um do outro.
Não entendo da mesma forma sobre o IRN. Penso que a CRC que está num estado de "calamidade". Os funcionários já não devem ter mais saco para nada.
Tive a oportunidade de viajar de norte a sul de PT por alguns meses e conheci MUITOS portugueses gente boníssima e que ama o fato de terem brasileiros lá.
Mas penso que muitos portugueses se deram conta que é melhor ter BR lá que algumas outras nacionalidades que não possuem qq ligação com a cultura e língua portuguesa. Isso é só uma conjectura minha.
É por este motivo, também, que eu penso que a CRC deveria passar um tempo sem receber processos 1-C até que pudesse ter a casa "minimamente" arrumada. É o tipo de processo mais simples, mais rápido, com menos requerimentos, menos burocracia.. enfim, deixe que outras conservatórias tomem a responsabilidade disto e foquem nos outros processos que estão tremenda atrasados.
Portugal precisa de imigrantes, principalmente, jovens e casais que possam levar seus filhos para lá. A maior parte da população também já tem essa consciência e, reforçando, acredito que eles prefiram cidadãos CPLP que de outras nações.
Eu e minha irmã vamos enviar o nosso processo de Nacionalidade. No caso da minha irmã, no RG dela consta que ela é filha de Rosangela DE Oliveira de Mentizngen, e na certidão de nascimento dela também constava assim, mas retificamos a certidão para o correto que é Rosangela Oliveira DE Mentzingen. Será que ela terá que emitir um novo RG como filha de Rosangela Oliveira de Mentzingen ou ela pode enviar assim com o RG dessa maneira? A ACP pode implicar? E no meu caso, no meu RG consta que eu sou filho de Rosângela Oliveira de Mentzingen (com acento) mas a certidão minha está correta, já que o nome dela não tem assento, será que eu tb terei que emitir um novo RG?
Ah, chegou o formulário 1C no meu e-mail, ele tem 4 folhas, mas a folha para assinar o mesmo esta no início da terceira folha, o que eu faço? Na parte que trata da restituição no formulário, eu posso deixar em branco?
E no campo do formulário que pede para preencher os dados do assento da portuguesa, ali diz que para preencher se não tiver o assento no processo. Tem problema preencher esses dados mesmo assim e anexar o processo tb?
Eu e minha irmã vamos enviar o nosso processo de Nacionalidade. No caso da minha irmã, no RG dela consta que ela é filha de Rosangela DE Oliveira de Mentizngen, e na certidão de nascimento dela também constava assim, mas retificamos a certidão para o correto que é Rosangela Oliveira DE Mentzingen. Será que ela terá que emitir um novo RG como filha de Rosangela Oliveira de Mentzingen ou ela pode enviar assim com o RG dessa maneira? A ACP pode implicar? E no meu caso, no meu RG consta que eu sou filho de Rosângela Oliveira de Mentzingen (com acento) mas a certidão minha está correta, já que o nome dela não tem assento, será que eu tb terei que emitir um novo RG?
Não precisava nem ter retificado. Portugal considera que essas particulas de ligação "de", "da", etc., não influenciam no nome. Também não é problema ter ou não o acento circunflexo. O fato de ter sido feita uma retificação pode chamar a atenção do conservador. Em todo caso, minha sugestão é mandar tudo do jeito que está.
Ah, chegou o formulário 1C no meu e-mail, ele tem 4 folhas, mas a folha para assinar o mesmo esta no início da terceira folha, o que eu faço?
Imprima em frente e verso. Você terá 2 folhas de papel. Leve no cartório para assinar e reconhecer firma. O cartório saberá como "unificar" as folhas. Lembre-se que a assinatura deve ser feita no cartório, na frente do funcionário.
Na parte que trata da restituição no formulário, eu posso deixar em branco?
Sim.
E no campo do formulário que pede para preencher os dados do assento da portuguesa, ali diz que para preencher se não tiver o assento no processo. Tem problema preencher esses dados mesmo assim e anexar o processo tb?
Pra que correr o risco de errar no preenchimento? Se tem a opção de apenas mandar uma cópia do assento dela, é o mais seguro.
@eduardo_augusto Será que pode cair em exigência essa retificação? Na certidão retificou de Rosangela de Oliveira Mentzingen para Rosangela Oliveira de Mentzingen. Só o RG da minha irmã que ainda consta como filha de Rosangela de Oliveira Mentzingen. Manda o RG do jeito que está mesmo?
eu mandaria tudo do jeito que está. Inclusive pq para emitir um RG novo para sua irmã, com o “novo” nome retificado da mãe, teria que retificar a própria certidão de nascimento da sua irmã…
minha opinião: manda do jeito que está. Na muito remota hipótese de dar erro, é só resolver. Exigência não é o fim do mundo.
@eduardo_augusto Essa é a questão, a certidão da minha irmã é que foi retificada. Da minha mãe está ok, esse problema da preposição foi justamente na certidão da minha irmã, só que depois disso ela não atualizou o RG. Mas creio que como é somente algo se proposição, creio que o conservador não implicará, por isso pensei em mandar o RG dela assim mesmo.
@CarlosASP Meu amigo novamente eu gostaria de te agradecer pela atenção e pela ajuda no nosso caso. Entrei em contato com a conservatória de Santa Comba Dão e ele é realmente de São João de Areias. Talvez se você não me desse esse toque eu perderia muito tempo acreditando ainda se tratar de Cinfães. Encontraram a certidão e disseram que a mesma acabou de ser informatizada. Recebi essa mensagem como resposta:
"Boa tarde Sr. Informo o senhor que o referido assento foi informatizado hoje sob o nº 60 de 2024 do SIFF do CRCPCOM de Santa Comba Dão. A fim de requerer qualquer certidão do mesmo, poderá pedir em qualquer Conservatória ou Consulado in loco ou fazer o pedido na nossa página “ IRN.justica.gov.pt” em serviços….serviços online……certidões e preencher devidamente o formulário, seguindo os paços que o mesmo direciona. (...)"
Só fica a dúvida agora sobre o pedido. Só seguir a orientação que ela me deu e mais nada? Preciso pedir a certidão de algum jeito específico para fins de nacionalidade? Essa certidão por ser de 1905 não consta no civil online como as outras, certo?
Além disso, nesse caso, mencione também nas Informações Adicionais que "a certidão foi informatizada em 2024 sob o nº 60 de 2024 do SIFF do CRCPCOM de Santa Comba Dão".
Com isso eles vão achar. Não precisa ter nenhum formato especial. O que vale, na verdade, é esse número 60/2024 da conservatória de Santa Comba Dão. Isso é o "identificador", pois não há dois assentos de nascimento de uma mesma conservatória com o mesmo número. A do seu caso, como ela foi informatizada agora, ela saiu como 60/2024 (ou seja, foi o sexagésimo assento de nascimento gerado por essa conservatória em 2024).
Não sei se já viu os assentos informatizado, mas eles nada mais são que um arquivo de Word, com os dados lá. Você imprime num papel comum e manda isso no processo.
Dica: grave esse arquivo que vai receber do civilonline em seu computador, pois você só terá acesso online a ele por 6 meses. Com ele gravado, caso precise mandar de novo, é só imprimir uma nova cópia.
Por aqui a consulta ao processo não retorna nada. É como se tivesse atualizado a página. Para um número de processo errado o sistema retorna erro, mas pro número correto não conclui. Mais alguém?
Fiz o processo para tirar a cidadania da minha mãe como filha de portugues pelo Consulado de São Paulo. Levou 3 ANOS, e finalmente saiu!
Agora quero tirar a minha cidadania como filha, mas dessa vez, fazer de alguma forma mais rápida. Vi que no site do IRN eles sugerem o envio dos documentos para a Conservatória de Lisboa, mas como faço para enviar direto para ACP?
Basta enviar para esse endereço?
Morada Arquivo: Rua do Cunha, nº. 404, 4200-250 Porto (mapa)
Chegou o dia! Pessoal, acordei hoje às 5 da manhã pra ligar na linha de registos, mas por via das dúvidas, decidi consultar o site antes pra garantir que ainda não tinha voltado. Para a minha surpresa, não só voltou, como na data de 18/12 meu assento foi finalmente emitido! Faltando pouco menos de 1 mês pra completar dois anos do recebimento do meu processo. Enfim, que felicidade.
@mcabrita quem sabe você também não tem uma grata surpresa hoje?
Por aqui a consulta ao processo não retorna nada. É como se tivesse atualizado a página. Para um número de processo errado o sistema retorna erro, mas pro número correto não conclui. Mais alguém?
@drizzt a mesma coisa acontece com meu processo, que deu entrada ontem. Eu consigo ver mais dados nas opções de desenvolvedor - tecla F12 no browser, vai em "Network", encontra a opção "ActionGetPedidoData_New".
A transcrição em si não é enviada, mas se no seu caso ela for necessária para estabelecer a perfilhação (quando o português de quem deriva a nacionalidade não for o declarante do nascimento de quem pede o 1C), o que ocorre é que você transcreve o casamento ocorrido fora de Portugal, em um consulado de Portugal no Brasil ou em uma CRC - Conservatória do Registo Civil - de Portugal (o Fórum indica o de Porto, por ser o mais rápido) e através de averbação o casamento constará na certidão de nascimento do português, essa certidão, após averbada, é que você ou a envia ou coloca os dados dela no pedido 1C, e, por ela ser documento português, e já constar do IRN português, pode ser só cópia simples, se optar por enviá-la.
@Detto obrigada pela resposta. Eu fiz a transcrição de casamento na Embaixada em Brasília. Já consta no assento de nascimento da minha mãe essa averbação.
Em junho desse ano o processo de nacionalidade do meu pai foi concluído e recebemos um e-mail informando que em breve eles (IRN) enviariam uma copia informativa do registro de nascimento, mas até agora nada.
Estou querendo dar inicio ao meu processo e acredito que eu vá precisar desse registro, certo ?
Comentários
@mmagomes melhor pensar sempre pelo lado positivo mesmo!!
@caiofaria obrigado pela valiosa informação!!
Bom dia a todos.
Acabei de entrar em contato com a Linha de Registos, pois havia recebido e-mail do processo de familiar sem dizer qual seria a informação, como todos sem acesso ao sistema de consulta, informaram que o sistema estaria mesmo com anomalia.
Para minha surpresa, o processo com chave de acesso em 22/01/2024, foi terminado com Registo criado e passou até o número do Assento.
@Mauri
Parabéns pela conquista! :-) muito bom ver processos sendo finalizados!
O seu processo está na nossa planilha? https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/ Se estiver, poderia por favor atualizar as informações? E se não estiver, poderia incluir? A planilha é importante, pois nos dá um panorama geral do andamento dos processos e ajuda a controlar a ansiedade :-)
Se não conseguir incluir, pode colocar aqui um print da tela de acompanhamento (quando voltar a funcionar), omitindo o nome do requerente, e eu faço a inserção.
Obrigado!
Chega a ser desesperador olhar a planilha e ver que há tempos apenas processos 1-C localizados no ACP foram terminados nos últimos tempos.
Quem está em Lisboa está a corroer as unhas das mãos sem qq expectativa. Inacreditável a discrepância de prazos entre CRC e ACP. 🫠
@eduardo_augusto
Obrigada!
Pensamos que só teríamos alguma atualização em 2025, mas surgiu antes de completar 1 ano do envio e concluído sem mudanças comunicadas no acesso ao novo sistema ou durante os dias em que não foi feita consulta.
Fiz a inclusão do processo com dados solicitados.
@caiofaria NOSSA meu caro... nem me diga... porque passei perrengue com isso, você sabe bem o caso de meus tios e mãe!
Estou de certa forma " ALIVIADO " pelo fato agora em diante, o elo familiar será só de 1C.
A impressão que dá é: " Pessoal do IRN: Enrolem a medida do possível, porque PORTUGAL já NÃO COMPORTA tantos cidadãos vindo da América Latina, PRINCIPALMENTE o BRASIL, onde a economia vai de mal a pior e a situação por lá cada dia mais degradante. "
Lembrando que isso é um cenário hipotético né?
Essa " nova plataforma da nacionalidade " vai fazer aniversário desde o seu lançamento em Fevereiro( com a emissão dos assentos ) até a mudança visual no site!
Caro @jpvecchi. Estamos nessa jornada quase que ao mesmo tempo. Sabemos bem as dores um do outro.
Não entendo da mesma forma sobre o IRN. Penso que a CRC que está num estado de "calamidade". Os funcionários já não devem ter mais saco para nada.
Tive a oportunidade de viajar de norte a sul de PT por alguns meses e conheci MUITOS portugueses gente boníssima e que ama o fato de terem brasileiros lá.
Mas penso que muitos portugueses se deram conta que é melhor ter BR lá que algumas outras nacionalidades que não possuem qq ligação com a cultura e língua portuguesa. Isso é só uma conjectura minha.
É por este motivo, também, que eu penso que a CRC deveria passar um tempo sem receber processos 1-C até que pudesse ter a casa "minimamente" arrumada. É o tipo de processo mais simples, mais rápido, com menos requerimentos, menos burocracia.. enfim, deixe que outras conservatórias tomem a responsabilidade disto e foquem nos outros processos que estão tremenda atrasados.
Portugal precisa de imigrantes, principalmente, jovens e casais que possam levar seus filhos para lá. A maior parte da população também já tem essa consciência e, reforçando, acredito que eles prefiram cidadãos CPLP que de outras nações.
Boa noite!
(Sou o Rafael, filho da rosmentz)
Eu e minha irmã vamos enviar o nosso processo de Nacionalidade. No caso da minha irmã, no RG dela consta que ela é filha de Rosangela DE Oliveira de Mentizngen, e na certidão de nascimento dela também constava assim, mas retificamos a certidão para o correto que é Rosangela Oliveira DE Mentzingen. Será que ela terá que emitir um novo RG como filha de Rosangela Oliveira de Mentzingen ou ela pode enviar assim com o RG dessa maneira? A ACP pode implicar? E no meu caso, no meu RG consta que eu sou filho de Rosângela Oliveira de Mentzingen (com acento) mas a certidão minha está correta, já que o nome dela não tem assento, será que eu tb terei que emitir um novo RG?
Ah, chegou o formulário 1C no meu e-mail, ele tem 4 folhas, mas a folha para assinar o mesmo esta no início da terceira folha, o que eu faço? Na parte que trata da restituição no formulário, eu posso deixar em branco?
E no campo do formulário que pede para preencher os dados do assento da portuguesa, ali diz que para preencher se não tiver o assento no processo. Tem problema preencher esses dados mesmo assim e anexar o processo tb?
@Rosmentz
Eu e minha irmã vamos enviar o nosso processo de Nacionalidade. No caso da minha irmã, no RG dela consta que ela é filha de Rosangela DE Oliveira de Mentizngen, e na certidão de nascimento dela também constava assim, mas retificamos a certidão para o correto que é Rosangela Oliveira DE Mentzingen. Será que ela terá que emitir um novo RG como filha de Rosangela Oliveira de Mentzingen ou ela pode enviar assim com o RG dessa maneira? A ACP pode implicar? E no meu caso, no meu RG consta que eu sou filho de Rosângela Oliveira de Mentzingen (com acento) mas a certidão minha está correta, já que o nome dela não tem assento, será que eu tb terei que emitir um novo RG?
Não precisava nem ter retificado. Portugal considera que essas particulas de ligação "de", "da", etc., não influenciam no nome. Também não é problema ter ou não o acento circunflexo. O fato de ter sido feita uma retificação pode chamar a atenção do conservador. Em todo caso, minha sugestão é mandar tudo do jeito que está.
Ah, chegou o formulário 1C no meu e-mail, ele tem 4 folhas, mas a folha para assinar o mesmo esta no início da terceira folha, o que eu faço?
Imprima em frente e verso. Você terá 2 folhas de papel. Leve no cartório para assinar e reconhecer firma. O cartório saberá como "unificar" as folhas. Lembre-se que a assinatura deve ser feita no cartório, na frente do funcionário.
Na parte que trata da restituição no formulário, eu posso deixar em branco?
Sim.
E no campo do formulário que pede para preencher os dados do assento da portuguesa, ali diz que para preencher se não tiver o assento no processo. Tem problema preencher esses dados mesmo assim e anexar o processo tb?
Pra que correr o risco de errar no preenchimento? Se tem a opção de apenas mandar uma cópia do assento dela, é o mais seguro.
@eduardo_augusto Será que pode cair em exigência essa retificação? Na certidão retificou de Rosangela de Oliveira Mentzingen para Rosangela Oliveira de Mentzingen. Só o RG da minha irmã que ainda consta como filha de Rosangela de Oliveira Mentzingen. Manda o RG do jeito que está mesmo?
@Rosmentz
eu mandaria tudo do jeito que está. Inclusive pq para emitir um RG novo para sua irmã, com o “novo” nome retificado da mãe, teria que retificar a própria certidão de nascimento da sua irmã…
minha opinião: manda do jeito que está. Na muito remota hipótese de dar erro, é só resolver. Exigência não é o fim do mundo.
@eduardo_augusto Essa é a questão, a certidão da minha irmã é que foi retificada. Da minha mãe está ok, esse problema da preposição foi justamente na certidão da minha irmã, só que depois disso ela não atualizou o RG. Mas creio que como é somente algo se proposição, creio que o conservador não implicará, por isso pensei em mandar o RG dela assim mesmo.
@CarlosASP Meu amigo novamente eu gostaria de te agradecer pela atenção e pela ajuda no nosso caso. Entrei em contato com a conservatória de Santa Comba Dão e ele é realmente de São João de Areias. Talvez se você não me desse esse toque eu perderia muito tempo acreditando ainda se tratar de Cinfães. Encontraram a certidão e disseram que a mesma acabou de ser informatizada. Recebi essa mensagem como resposta:
"Boa tarde Sr. Informo o senhor que o referido assento foi informatizado hoje sob o nº 60 de 2024 do SIFF do CRCPCOM de Santa Comba Dão. A fim de requerer qualquer certidão do mesmo, poderá pedir em qualquer Conservatória ou Consulado in loco ou fazer o pedido na nossa página “ IRN.justica.gov.pt” em serviços….serviços online……certidões e preencher devidamente o formulário, seguindo os paços que o mesmo direciona. (...)"
Só fica a dúvida agora sobre o pedido. Só seguir a orientação que ela me deu e mais nada? Preciso pedir a certidão de algum jeito específico para fins de nacionalidade? Essa certidão por ser de 1905 não consta no civil online como as outras, certo?
Grato mais uma vez.
@brunommdc
Que bom que achou no fim!
Nesse seu caso, apesar de ser uma certidão de 1905, por ela ter sido informatizada agora em 2024, ela estará disponível no civilonline.
Siga as instruções do guia abaixo (leia a parte de Observação Importante no fim)
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Além disso, nesse caso, mencione também nas Informações Adicionais que "a certidão foi informatizada em 2024 sob o nº 60 de 2024 do SIFF do CRCPCOM de Santa Comba Dão".
Com isso eles vão achar. Não precisa ter nenhum formato especial. O que vale, na verdade, é esse número 60/2024 da conservatória de Santa Comba Dão. Isso é o "identificador", pois não há dois assentos de nascimento de uma mesma conservatória com o mesmo número. A do seu caso, como ela foi informatizada agora, ela saiu como 60/2024 (ou seja, foi o sexagésimo assento de nascimento gerado por essa conservatória em 2024).
Não sei se já viu os assentos informatizado, mas eles nada mais são que um arquivo de Word, com os dados lá. Você imprime num papel comum e manda isso no processo.
Dica: grave esse arquivo que vai receber do civilonline em seu computador, pois você só terá acesso online a ele por 6 meses. Com ele gravado, caso precise mandar de novo, é só imprimir uma nova cópia.
Consegui acessar a plataforma agora. Será que já voltou pra todo mundo?
@caiofaria
Bom dia!
Por aqui a consulta ao processo não retorna nada. É como se tivesse atualizado a página. Para um número de processo errado o sistema retorna erro, mas pro número correto não conclui. Mais alguém?
@drizzt bom dia. Aqui está igualzinho. Há alguns dias retornava com erro, agora como se estivesse dado um F5.
Que estranho @drizzt e @mcabrita
Acabei de testar e rolou. Espero que volte logo para vocês também! 🤞🏽
Oi, pessoal!
Por favor, me deem uma luz :)
Fiz o processo para tirar a cidadania da minha mãe como filha de portugues pelo Consulado de São Paulo. Levou 3 ANOS, e finalmente saiu!
Agora quero tirar a minha cidadania como filha, mas dessa vez, fazer de alguma forma mais rápida. Vi que no site do IRN eles sugerem o envio dos documentos para a Conservatória de Lisboa, mas como faço para enviar direto para ACP?
Basta enviar para esse endereço?
Morada Arquivo: Rua do Cunha, nº. 404, 4200-250 Porto (mapa)
Chegou o dia! Pessoal, acordei hoje às 5 da manhã pra ligar na linha de registos, mas por via das dúvidas, decidi consultar o site antes pra garantir que ainda não tinha voltado. Para a minha surpresa, não só voltou, como na data de 18/12 meu assento foi finalmente emitido! Faltando pouco menos de 1 mês pra completar dois anos do recebimento do meu processo. Enfim, que felicidade.
@mcabrita quem sabe você também não tem uma grata surpresa hoje?
@mmagomes
Parabéns pela conquista! Os processos caminham lentamente, mas uma hora a jornada termina!
O seu processo está na nossa planilha colaborativa? Se não estiver, poderia por favor incluir? Isso ajuda bastante os colegas do fórum!
https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/
@jessicaserrrao
É só seguir o guia que está aqui, na seção Documentos (menor ou maior de idade, segundo o seu caso):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui
Por aqui a consulta ao processo não retorna nada. É como se tivesse atualizado a página. Para um número de processo errado o sistema retorna erro, mas pro número correto não conclui. Mais alguém?
@drizzt a mesma coisa acontece com meu processo, que deu entrada ontem. Eu consigo ver mais dados nas opções de desenvolvedor - tecla F12 no browser, vai em "Network", encontra a opção "ActionGetPedidoData_New".
O meu está assim:
Para envio do processo 1C, a transcrição de casamento dos pais precisa ser a original ou pode ser cópia simples?
@Eowyn31
1C Maiores: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
1C Menores: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c
A transcrição em si não é enviada, mas se no seu caso ela for necessária para estabelecer a perfilhação (quando o português de quem deriva a nacionalidade não for o declarante do nascimento de quem pede o 1C), o que ocorre é que você transcreve o casamento ocorrido fora de Portugal, em um consulado de Portugal no Brasil ou em uma CRC - Conservatória do Registo Civil - de Portugal (o Fórum indica o de Porto, por ser o mais rápido) e através de averbação o casamento constará na certidão de nascimento do português, essa certidão, após averbada, é que você ou a envia ou coloca os dados dela no pedido 1C, e, por ela ser documento português, e já constar do IRN português, pode ser só cópia simples, se optar por enviá-la.
@Detto obrigada pela resposta. Eu fiz a transcrição de casamento na Embaixada em Brasília. Já consta no assento de nascimento da minha mãe essa averbação.
Pessoal, boa tarde, poderiam me ajudar ?
Em junho desse ano o processo de nacionalidade do meu pai foi concluído e recebemos um e-mail informando que em breve eles (IRN) enviariam uma copia informativa do registro de nascimento, mas até agora nada.
Estou querendo dar inicio ao meu processo e acredito que eu vá precisar desse registro, certo ?
Como posso fazer ?
@Pammonteiro
pode escrever para a conservatória cobrando e esperar. pode ser que eles respondam, pode ser que não.
alternativa: pagar 10 euros e obter uma via pelo Civil Online: Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa