Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

115501551155315551556

Comentários

  • Uau, parece que Maio de 2021 é um mês que nunca acaba para os processos de netos na CRC-Lisboa

  • @ecoutinho e o setembro de 2021 para os processos de casamentos é algo bizarro. Já são uns 4 meses em setembro.

  • @Ricardop obrigado pelo relato, se vc conseguir alguma resposta, por favor informe aqui para entendermos a lógica.

    Infelizmente não compartilho do seu otimismo (ser um bug). Acredito, como especulado acima, que seja um novo padrão de redistribuição automática, que prejudicará muito quem cair em Lisboa. Ao mesmo tempo houve promessas de fazer com que todos os processos tramitem em até 1 ano a partir da implementação da nova plataforma, vamos aguardar... otimismo não tenho, mas um pouco de esperança.

    Ps. Bem pouca esperança considerando a planilha publicada pelo @Destefano

  • editado December 4

    Prezados,

    É inacreditável que já temos mais de 2 meses com o novo sistema em producao, com a promessa de agilidade e, nada, rigorosamente nada, evoluiu! E a leva de processos antigos que nao foram migrados para o novo sistema, nao sabemos por qual motivo, que estão no limbo e ninguem resolve? Até agora, o novo sistema nao disse ao que veio. Qual a vantagem dele? Até agora nenhuma! Os processos de netos, nao saem de maio/21 e já se caminham para 4 anos de espera! Um descaso e falta de respeito absurda e total para com os utentes!

  • Pessoal estou com uma duvida, podem me ajudar?

    Estou dando entrada no processo do meu tio, e tava dando uma olhada nesse topico onde mostram os documentos necessarios.

    Eu fiz o processo de todos da minha familia, mas esse caso é diferente, por que me lembro uma vez que li em algum lugar do forum, que caso o declarante da certidao de nascimento de quem esta pedindo a cidadania, nao seja o portugues, a transcricao de casamento deve ser feito primeiro. - procede? ou ja podemos dar entrada assim mesmo? a declarante é a mae do meu tio, esposa do meu avo.

    Ja estamos no processo de transcricao do casamento dele com a esposa (mae do meu tio). Vou anexar tambem a certidao de casamento deles em inteiro teor. mas as minhas duvida sao:

    • posso ja mandar, somente com o numero do assento de nascimento do meu avo (pai do meu tio, portugues) e quando eles chegarem no processo deles, vao ver o averbamento onde costa o casamento com a mulher dele (mae do meu tio), ou melhor esperar e enviar com o assento de nascimento impresso e ja averbado?
    • eu preciso anexar a certidao de nascimento da esposa de meu avo (mae do meu tio) ao processo tb? se sim, precisa ser apostilado e reconhecido firma?

    muito obrigado!

  • Parece piada o que estão fazendo com a galera do limbo (agosto/setembro/outubro) de 2023.

    Sério, como pode automatizar uma parte e a outra ficar esquecida eternamente? Quantos funcionarios são? 2? 3? É uma palhaçada.

    "Pessoal, vamos implementar um novo sistema, e todos aquele que estão na bolinha 2 vão automaticamente receber assento! Incrivel, não?"

    "Legal, mas e quem já tá na bolinha 4 e 7 marrom?"

    "Vo ve e te aviso"

    4 meses se passaram, e nada.

  • @murilomj

    E o pior de tudo é que o IRN e/ou as Conservatórias nada fazem para priorizarem esta questao crucial! Cade a igualdade de direitos que eles tantam informam? Cada dia que passa, fica mais clara a incompetencia, a má vontade e o desrespeito ao utente! Nem as Ouvidorias e servicos de inspecoes, que deveriam atuar, nao atuam! Uma lástima!

  • Prezados, bom dia!


    Mais um dia na saga para mandar os docs para Porto rsrs

    Seguindo as orientações dos nobres colegas @eduardo_augusto @mauroaal e @Ksusu, vou reconhecer firma novamente do formulário 1C, uma vez que no formulário reconhecido anteriormente a escrevente do cartório pediu para inutilizar os campos em branco e tal fato poderia ser interpretado pelo conservador como rasura.


    Mas agora me surgiu outra dúvida: visando atender a seguinte orientação do formulário "O presente é constituído por três páginas que devem ser impressas numa única folha (frente e verso) para salvaguarda da identificação ou reconhecimento da assinatura", eu imprimi todas as 4 páginas em única folha frente e verso (ficando as páginas 1 e 2 na frente, e as páginas 3 e 4 no verso), dessa forma:


    Tem algum problema? Li em outros tópicos a orientação de mandar em 2 folhas mesmo, e não apenas em 1 como diz no formulário.

  • O processo da minha esposa (neta) foi aprovado dia 14 de agosto e até agora aguarda para ser criado o Registo de Cidadão Português. É normal esse prazo? Está demorando quanto tempo em média?

  • @thiagorr

    Se você preencheu com letras bem grandes talvez não tenha problemas, mas a orientação aqui do fórum é para fazer em duas folhas frente e verso com 4 páginas, acredito que o IRN informou em uma resposta a um forista para fazer dessa forma, aí as que não tiverem a assinatura você rubrica, eu fiz em 2fls/4pg com um pouco de redução ao imprimir (70 ou 75%) para que o cartório possa reconhecer a firma no espaço que fica no cabeçalho ou rodapé sem ocupar espaços escritos/preenchidos.

  • @Paulo Lamenza

    É por sua conta e risco, mas no seu caso acredito que dá para arriscar 10 euros e pedir no civil online: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1 , parece-me que não está vindo o assento automaticamente no e-mail junto com o aviso de conclusão do processo, se é normal ou não é difícil saber, há relatos de casos que em 30 dias sai e outros de que demoram mais, como também há casos de quem perdeu os 10 euros e outros que arriscaram e o assento estava lá.

  • @Destefano ,

    definitivamente, os processos de netos em Lisboa estão emperrados em maio/21. Na planilha a maioria dos processos concluídos que deram entrada após esta data são os que foram transferidos para o ACP. Um ou outro não diz se foi ou não transferido, então não dá para saber se algum processo que entrou após maio/21 e permaneceu na CRCentrais já foi concluído.

  • Olá pessoal. Alguém sabe se a IRN costuma comunicar via carta sobre algum assunto do processo de nacionalidade. Digo isto porque recebi um papel do correio para levantar correio registado em que o Remetente está simplesmente marcado como IRN. Estou longe de casa e por isso talvez só na proxima semana consiga levantar ou pedir para enviarem para um posto CTT mais perto. Mas já fiquei curioso. Na plataforma o meu processo ainda aparece como Para Decisão, então não sei se é sobre a Nacionalidade ou sobre a algum outro assunto qualquer

  • @Destefano A tabela que publicou com o andamento das análises dos processos é do CRC ou ACP?

  • drildril Member

    Boa tarde!

    Já um bom tempo sem aparecer por aqui, fica aqui a minha gratidão dos nove processos que foram feitos somente com informações daqui.

    Agora tenho uma dúvida, gostaria de confirmar como proceder nesse caso. Minha sogra é portuguesa e filha de pais portugueses .Teve filhos em união sem casamento. Desses filhos somente meu esposo nasceu em 1979. Um nasceu em 74 outra em 75 e um em fevereiro de 1978. Meu esposo e suas irmãs(74 e 75) já são portugueses. Agora o irmão que nasceu em 1978 quer tirar a nacionalidade portuguesa, porém está com muita dificuldade de conseguir documentos que comprovem o vínculo materno na menor idade. A mãe dele ainda é viva, e ja fez um documento assinado na idade adulta do filho. Isso seria o suficiente ou ainda precisa dos documentos assinados por ela na menor idade?

  • @Gose de Lisboa, mas a tendência agora é que os prazos fiquem equivalentes por causa da distribuição de processos, fazendo com que ACP receba mais processos, como os de netos.

  • Ola a todos.

    Ja sigo o forum a bastante tempo mas nunca comentei em nada, hoje decide que podia perguntar se sabem como e que estao os estados dos processos de naturalizacao de adultos, em portugal ha mais de 5 anos, normalmente vejo muito conteudo sobre filhos, esposas, avos, mas nao muito sobre adultos.

    Submeti o meu processo, na loja do cidadao e enviaram para o Porto em 22.02.2023 e ainda estou na primeira bolinha, "Submetido"

    Sei que é normal demorar, mas queria ter uma expectativa e saber se existe mais alguem na mesma situacao.

  • Ola, Gostaria de saber se alguem mais esta tendo demora com processo de filho maior.

    O processo do meu filho foi recebido em Lisboa dia 26 de janeiro de 2024 e ate agora se encontra apenas no 1, isso e normal?

    Como sempre nao respondem emails e a espera numa ligacao ( internacional) e em volta de 2 horas.

    Obrigada.

  • @AdeSFaria demora 3 anos ou mais.

  • Prezadas(os) foristas, passando para informar que os dois processos de nacionalidade dos meus filhos menores enviados em agosto foram concluídos ontem, ou seja, menos de 4 meses, muito mais rápido do que eu imaginava, seguem abaixo as datas. Temos mais 2 portuguesinhos na área. Planilha atualizada. Obrigado pela ajuda e colaboração de todos.


  • @thiagorr vc deve estar falando do formulário 1C de filho, certo? Já fiz alguns processos, tanto de neto como de filho, e sempre enviei impresso frente e verso com cada página do pdf em um lado da folha. Portanto, no caso de 1C, enviei as 3 páginas impressas em 2 folhas, 3 lados impressos e 1 em branco. E foi tudo certo, aprovado sem exigência.

    Acredito que falem em folha única no 1C, pois a 3a página do pdf é apenas com orientações, seria enviada uma folha adicional inútil. Diferente do 1D onde a 3a página tem a data e assinatura, logo, já terá que enviar 2 folhas de qualquer maneira.

    Eu não enviaria da forma que vc apresentou acima, pode ficar pequeno para ler, ainda mais se for preenchido à mão.

  • @Sandy1 estamos no mesmo barco o meu foi dia 24/02/2023 pelo que vi estão a analisar os que deram entrada em dezembro 2022

  • @Simão_11 Obrigada, fico mais descansada ao saber que nao sou a unica com um processo dessa altura ainda a espera, se estiverem mesmo a analisar os processos de dezembro 2022 entao deve faltar pouco para analisarem os nossos.

  • Contribuindo com os relatos acima: Para os processos de netos, vejo aqui relatos surpreendentes.

    O meu foi de Julho 2021 e em Agosto 2024 recebi meu assento (eu e meu irmão inclusive), sem nenhuma urgência nem nada especial. Já fiz a transcrição do meu casamento e já iniciei o do meu filho inclusive.

    Só o tempo em si de + de 3 anos já é uma grande piada e falta de respeito, além de ilegal.

    Agora, se ainda existem processos anteriores aos meus de neto parados, tem realmente algo mto estranho. Lembro que o meu foi enviado internamente à ACP Porto no final... Então suponho que deve ter dado uma M realmente nesse vai e vem. Eu mandaria e-mails lá resmungando.

    abracos e boa sorte a todos

  • Bom dia, o pai da minha esposa português nato foi registrado em Portugal com nome JOAQUIM PEREIRA BORGES, ao chegar no Brasil mudou o nome para JOAQUIM PEREIRA SILVA. Ao apresentar a certidão de nascimento portuguesa do pai e a certidão dE Nascimento brasileira da minha esposa (com sobrenome SILVA divergente da original) pode cair em exigência? E como eu resolvo esse problema?

    Desde já muito agradecido

  • @guedesmarcia Obrigada! Entao aumentou muito o tempo para filhos maiores, o meu de neta demorou 2 anos e 10 meses no meio da pandemia, achei que de filho fosse bem mais rapido. Outra coisa que me preocupa e esse novo sistema com AI para escanear processos, alguns ainda sao no formulario antigo, me pergunto se havera confusao, e tambem os feitos a mao, cada pessoa tem uma letra diferente.... talvez eu esteja falando bobagem, veremos.

  • @Leandro_Barbosa Talvez seja necessario achar o documento que mostra a mudanca oficial do nome dele. Eu procuraria todo e qq documento que o pai dela tenha mostrando a filiacao dele e tambem entraria em contato com um consulado portugues, uma vez que sao mais prestativos em ajudar com duvidas que as conservatorias.

  • @AdeSFaria obrigado pela sua resposta mas infelizmente não temos mais nenhum documento dele. Ele mudou quando veio para o Brasil fugindo de Portugal. Mas tanto na certidao dele de Portugal, quanto na certidão dela filha brasileira, o nome dos avós paternos estão certos. Só muda realmente o último sobrenome dele (pai português) na certidão da filha.

  • @Sandy1 sim eu também fiquei preocupado agora é continuar a ter paciência e esperar a nossa vez

  • @Destefano

    esta lista de Novembro de 2024 está relacionada com a CRC Lisboa ou com o ACP Porto?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.