Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1154815491551155315541561

Comentários

• Para a galera que está no limbo...

• @Detto, meu sogro enviou um documento para o processo dele pelos Correios. Chegou em 10 dias. Com o mesmo código de rastreio, dá pra acompanhar no site da CTT. Inclusive, na CTT há mais detalhes após chegar a Portugal, ate o nome de quem recebeu na ACP.

• @Detto

Vou te falar que esse rastreamento para mim está ótimo. Tem atualização quase diária.

• @Destefano, agradeço por compartilhar a informação relativamente aos processos 'no limbo', o que se aplica ao da minha mãe - 1C, enviado para ACP em setembro/23, aprovado em 07/08/2024 (bolinha 7 marrom no antigo sistema) e aguardando a emissão do assento.

No novo sistema, o processo encontra-se na fase 3 'Para decisão ' desde 16/09/2024.

Torcendo para que essa migração para o novo sistema ocorra ainda esse ano.

• @Detto

@ecoutinho

Agradeço desde já pela ajuda, sim estou analisando. Com certeza vou ficar super ansiosa.

Meu caso ainda é a transcrição de Casamento dos meus avôs.

Ainda aguardando uma certidão ser apostilada de Haia. Para enfim enviar para o CRC Porto.

Desde que comecei a procura do local dessas certidões estou ansiosa, com erros de grafia dos cartórios. Espero que tudo dê certo.🙏🙏🙏

E, é claro vou colocar aqui a lista de tudo antes de fechar o envelope😂 e mandar.

• @Destefano

Opa, boa tarde! você recebeu isso após a reclamação na ouvidoria?

Qual o status do seu processo no sistema novo? Está com o lápis no “Para decisão“ na data 16/09 também?

• Mande, @Luizmkv ! Vai ficar 1 ano em análise e o assento do seu pai deve sair antes disso e daí vc manda ajuntar ao seu processo. Tentativa, que pode dar certo, ou não...

• Tive que enviar uns documentos para o Canada e fiz a besteira de mandar pelos Correios (com registro / codigo para rastrear).

Fiquei 1 mes no limbo, sem informacoes, sem atualizacoes no rastreamento. Eram documentos originais, traduzidos, e custou um bom dinheiro para juntar tudo. Fora a mao de obra para organizar tudo. Enfim, depois de 1 mes recebi o meu envelope. E nao foi "retorno" por problema de destinatario. Simplesmente consideraram o remetente como destinatario (e sim, estava bem claro qual era o destinatario).

Licao aprendida, re-enviei por DHL, pagando mais caro porem aliviado de nao ter que fazer tudo do zero.

Tem certos documentos que sao muito importantes para confiar no Correio. Eu considero uma roleta. Pode dar certo, pode dar errado.

Em breve vou enviar o meu processo para Portugal, e nem passa pela minha cabeca usar os Correios. 😅

• @texaslady aparece Arquivo Central do Porto

• @CarlosMGomes

E não é que dá mesmo?

Só assim fui descobrir que quem recebeu meu processo lá foi Carla Ribeiro. Nos Correios do Brasil não tinha essa informação.

Obrigado por compartilhar.

• editado November 2024

@UrsulaCCCanada

E, é claro vou colocar aqui a lista de tudo antes de fechar o envelope😂 e mandar.

Dica: antes de fechar o envelope tire cópia e guarde (ou melhor ainda, "escaneie") tudo, frente e verso, mesmo aquilo que vc acha que não precisa pq tem uma cópia no email...

É uma tranquilidade vc poder sempre que precisar poder consultar e saber exatamente o que está na conservatória (e fará toda diferença ter acesso a uma cópia exata se vier um questionamento ou exigência).

• @ecoutinho

Ótima dica, agradeço, vou fazer isso sim👍️

• @AntonioNapolitano

Sim, realmente. Muito tempo gasto para encontrar os documentos, espera das entregas dos mesmos de inteiro teor digitado e apostilados.

E, claro os custos. Para acabar sendo extraviados ou devolvidos 🤕

Agradeço pela seu relato.

• Boa tarde! Se no assento de nascimento consta o nome de solteira, mas há um averbamento de que o processo foi registado com o apelido após o casamento, igual do que no passaporte, que apelido será num cartão de cidadão? É possível obter imediatamente um cartão de cidadão com o apelido correto ou terei de fazer primeiro uma transcrição do casamento, o que também demora cerca de 6 meses?

• editado November 2024

@Seagu77

É possível obter imediatamente um cartão de cidadão com o apelido correto ou terei de fazer primeiro uma transcrição do casamento, o que também demora cerca de 6 meses?

Precisará transcrever o casamento para atualizar o nome, senão o CC e passaporte virão com nome de solteira.

A transcrição de casamento não leva 6 meses. A CRC-Porto tem feito em 2 a 3 meses e o consulado do RJ (se vc viver no RJ ou ES) faz em poucos dias.

• @Seagu77

Boa tarde! Se no assento de nascimento consta o nome de solteira, mas há um averbamento de que o processo foi registado com o apelido após o casamento, igual do que no passaporte, que apelido será num cartão de cidadão

eu gostaria de ver esse averbamento, pode colar aqui, omitindo os dados pessoais?

• Colegas, boa tarde!

para o formulário 1C, permanece a orientação de apenas reconhecer firma por autenticidade? Ou agora também precisa apostilar o formulário?

e ainda sobre esse formulário, eu preenchi digitado no computador, e na hora de reconhecer no cartório a escrevente pediu para inutilizar riscando os campos que estavam em branco (por exemplo dedicados a pai/mãe de menor de idade, dados bancários etc) e aí eu risquei ali na hora com a caneta mesmo. Pergunta meio boba, mas não tem problema ficar esses riscos a caneta nos campos em branco e o restante preenchido digitado, certo? Fico com receio do conservador que pegar meu processo achar que aquilo é uma rasura por exemplo.

• @thiagorr

Só firma por autenticidade, alguém já perguntou isso aqui, mas até onde eu sei não houve nenhuma mudança recente, o formulário é um documento de Portugal originado lá, a apostila é para que os países do tratado de Haia reconheçam documentos uns dos outros e não deles mesmos, então não é muito lógico apostilar um documento que é originário do próprio país para o qual será destinado.

Não tem porque o cartório lhe pedir para inutilizar os campos em branco, o reconhecimento é da ASSINATURA e do momento (data) em que está sendo aposta, NÃO é de que o documento está preenchido corretamente ou de que existem campos não preenchidos, isso não é atribuição deles, tente agendar e argumentar com o Oficial do Cartório, e não com o escrevente neste sentido, ou, se não quiserem fazer, se for mais fácil, ou se sentir mais seguro, procure outro cartório que faça da forma que tem que ser, porque como você mesmo supôs, pode ser que passe, mas também pode pegar um conservador que não aprove as rasuras e crie problemas.

• @VMS ,

perguntei a lumonteiro, que enviou o processo de neto para ACP Porto, que local do pedido aparece na consulta online e ela respondeu que é Aquivo Central do Porto. Então sim, eles estão aceitando processo de netos.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/359765#Comment_359765

• @texaslady ;

@Destefano

Texas Lady, sim é 1d - na pergunta escrevi errado.

amigos muito obrigada pela ajuda

Vou mandar para ACP (neto 1d)

qdo receber o numero processo falo para voces

• @Detto

puts, pior que fiz o procedimento do jeito que foi solicitado pela escrevente, inutilizando os campos.

tu acha que é mais prudente imprimir outro formulário, voltar no cartório, explicar a situação e reconhecer firma novamente mas sem inutilizar?

• @thiagorr

puts, pior que fiz o procedimento do jeito que foi solicitado pela escrevente, inutilizando os campos.

tu acha que é mais prudente imprimir outro formulário, voltar no cartório, explicar a situação e reconhecer firma novamente mas sem inutilizar?

você deve imprimir outro formulário. se quer tentar no mesmo cartório ou em outro, fica por sua conta. mas se for questionada novamente sobre essa questão de invalidar os campos em branco, o seu argumento é: o documento foi preenchido via computador, quando você faz alguma marcação a caneta no formulário, a pessoa que recebe o formulário não tem como saber se essa marcação foi feita antes ou depois do documento ser assinado, e não tem como verificar se a marcação a caneta está ocultando alguma informação.

Vou tentar ilustrar o problema aqui:

O exemplo não é muito bom. Mas não é esse o ponto. O ponto é: quando se faz qualquer alteração em um formulário, isso leva o conservador a desconfiar de fraude. E a última coisa que você quer, é um conservador desconfiado.

• editado November 2024

@eduardo_augusto, @@thiagorr

Eu tive a minha firma reconhecida no consulado português. Eles não riscaram nenhum bloco inutilizado no meu formulário. Foi ate bacana que eles leram o meu documento para ver se eu completei corretamente.

Foi super fácil. Boa sorte

• @Ksusu @thiagorr

normalmente nos cartórios não tem problema nenhum, não. é só que às vezes pega um funcionário que insiste nisso... mas vai num outro dia, num outro cartório... a opção de ir em um consulado só vale a pena se a pessoa mora perto de um.

• @Ksusu @Eduardo @Detto @ecoutinho

os campos inutilizados no formulário foram exatamente os seguintes das fotos abaixo:

Tendo em vista que os únicos campos que precisaram ser inutilizados a pedido da escrevente foram os constantes nas fotos acima, ou seja, não tem nenhum campo com preenchimento de informações essenciais riscado, vocês imprimiriam outro formulário e levariam para autenticar ou do jeito que está a chance de problema seria mínima?

• @ecoutinho Obrigado! Nos estamos em Lisboa. O meu amigo fez transcricão de casamento em Lisboa recentemente, demorou 5.5 meses. Vou tentar otro lugar.

@eduardo_augusto O averbamento da minha mulher é differente do meu. "Adquiriu a nacionalidade portuguesa, nos termos de artigo ...da Lei ... por decisão de 2024-11-28, identificando-se a registada com o nome: XXX (nome próprio) XXX (apelido). Processo ..."

• @thiagorr Como falaram aqui, e eu concordo, não enviaria assim. Já fiz alguns processos e em nenhum caso o cartório pediu isso, não vejo sentido nem autoridade deles pra isso uma vez que o documento está sendo assinado por vc, eles apenas atestam com o reconhecimento que é de fato vc que está assinando. Acho que vc deu azar, infelizmente. Como é um processo caro, de pouco retorno das conservatórias, dificuldade de contato, a ideia é mandar com o menor risco possível de problemas. Eu faria outro sim e em outro cartório.

• Ola, boa tarde

@texaslady, por favor, pode me ajudar, estou em busca da relação de documentos para o pedido de nacionalidade por tempo de residencia, você sabe me informar os documentos que vamos precisar?

• @Seagu77

Pode mandar para a CRC Porto por correio.

O averbamento da minha mulher é differente do meu. "Adquiriu a nacionalidade portuguesa, nos termos de artigo ...da Lei ... por decisão de 2024-11-28,identificando-se a registada com o nome: XXX (nome próprio) XXX (apelido). Processo ..."

Acho que a informação que o @eduardo_augusto queria ver vc omitiu: o artigo da LN

• @ecoutinho @eduardo_augusto

Artigo é 6.1 (residencia) mas este informação não esta ligado ao nome, não é?

Refere o transcrição, queria encontrar mais depressa do que Porto. Provavelmente Faro é melhor. Porque nos precisamos fazer transcrição de primeiro casamento, depois homologização de divorcio and depois o transcrição de casamento atual. Pode demorar muito tempo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.