Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1154215431544154515461548»

Comentários

  • editado November 20

    @guilhermeizq

    Parabéns! Boa notícia, mas recomendo não colocar o assento aqui desse jeito, sem borrar informações. Do jeito que está qualquer um na internet pode ver o assento de sua mãe onde tem informações pessoais. @Admin vamos precisar da sua ajuda aqui para remover.

    Os próximos passos são:

    1 - Transcrever o casamento de sua mãe com seu pai

    • Tem um post que fiz recentemente aqui que explica como fazer.
    • Se for fazer a transcrição na CRC Porto (que não disponibiliza modelo de requerimento) use o do consulado do Rio como referência (link aqui). Copie o conteúdo e cole num documento Word e edite preenchendo seus dados.

    2 - Entrar com seu pedido de nacionalidade (guia abaixo)

    Boa sorte

  • editado November 20

    oi, boa noite

    alguém tem informação sobre até que ano o IRN porto cancela 6.1 candidaturas

  • Boa noite pessoal. Informo com muita satisfação que o pedido de nacionalidade de um dos meus filhos menores, foi concluído hoje 20/11 após quase 9 meses de tramitação no ACP. Demos entrada no processo pela forma online e pelo que vi de alguns relatos anteriores, pela forma física estaria tramitando mais rápido. De qualquer forma, achei legal trazer essa informação para vocês.

    Agora aguardo a conclusão do processo do meu outro filho menor que foi para a conservatória dos registros centrais de Lisboa também pela via online. Assim que houver alguma movimentação volto a informar a vocês aqui, para que tenham uma base do tempo que está demorando processos de filhos menores ingressados online.

  • Olá pessoal,

    Acabo de enviar o meu processo como filha de português (1-C) para a ACP, a data de entrega do DHL foi dia 18/11/24. Vocês saberiam me informar em quanto tempo mais ou menos eles devem enviar a senha para que eu possa acessar o andamento do processo?

  • @agcorreia mês passado estavam mandando a senha de acesso por email com 9/10 dias depois de entregue

  • @agcorreia , a minha chegou após 8 dias corridos.

  • editado November 21

    A senha do processo do meu filho menor que foi entregue em 03/10, até hoje não chegou. Tentei ligar por 2 vezes na Linha de registro, em ambas a ligação caiu com quase 1 hora de espera. E enviei email, mas não fui respondido.

    Sabem me dizer se fazendo uma queixa formal eu teria essa resposta ou valeria alguma outra alternativa antes?

  • Pessoal, só para depor sobre o envio dos documentos ao IRN de Portugal, embora grande parte dos conselhos seja fazer envio DHL ou Correios Sedex, sei que certamente trazem mais segurança, mas resolvi fazer pelos Correios registrado internacional sem declaração de valor, e não tive problemas, fica bem mais barato e achei seguro, não tem A.R. mas dá para acompanhá-lo desde a postagem até a entrega pelo código de rastreio, talvez eu tenha sentido mais segurança em enviar desta forma porque faço uso anual dela para enviar a prova de vida de minha mãe para a Europa e nunca ter tido problemas, é um meio bem mais barato, para quem não tem ou não quer dispor de mais dinheiro (gastei R$27,90, o SEDEX ficaria mais de R$250,00 e DHL não tem aqui).

    @Admin Atualizei a planilha, mas não consegui incluir no campo próprio o "N" da nova plataforma, então coloquei nas observações, seria oportuno e factível sugerir uma alteração desse campo lá?

  • Meu sogro está aguardando o processo dele do art. 1-C. Minha sogra é portuguesa e o casamento deles já foi transcrito. Quando o assento dele sair, ele precisará transcrever novamente?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @Detto obrigado pela sugestão, alterei o sistema para permitir o N na frente do número.

  • @CarlosMGomes

    Quando o assento dele sair, ele precisará transcrever novamente?

    Não. Só se transcreve uma vez o casamento.

  • @ecoutinho , interessante o caso do @CarlosMGomes , no assento do sogro dele será que já sairá averbada a transcrição do casamento, por se tratar de assento novo, emitido após a transcrição, ou será necessário pedir a averbação de outra forma?

  • @EricCarvalho @viniciusmrocha @Luizmkv

    Pra quem perguntou a numeração do meu processo @Luizmartinsjr era 109***/23

    Sobre ser apensado com o das minhas filhas. Mandei tudo junto. E os 3 foram finalizados no mesmo dia e recebi o assento de nascimento por email. Ficou faltou o se uma filha, que no site consta como concluído, mas não chegou email. Já paguei o civil online para solicitar a certidao.

    Espero que a Galera do limbo tenha boas notícias tbm . ☺️

  • editado November 21

    @Detto

    É um bom ponto e estava me perguntando o mesmo.

    Chuto que possa acontecer uma de duas possibilidades:

    1 - Ao criarem o assento de nascimento identificarem que há o averbamento do casamento na certidão brasileira e além disso existe uma pessoa de mesmo nome, mesma data de nascimento, mesma naturalidade e mesmos pais que consta num assento de casamento em Portugal e já averbarem no assento de nascimento (confesso que duvido que nossos amigos do IRN tenham esse nível de sofisticação nas automações deles, mas posso estar errado), ou

    2 - O assento vir sem a averbação do casamento e aí o @CarlosMGomes terá que mandar um email para a conservatória (como se estivesse pedindo uma retificação) anexando o assento de casamento informando que o casamento precisa ser averbado. Não se trata de nova transcrição e nem pagar nova taxa pois o casamento já se encontra transcrito em Portugal. (Acho que é isso que vai acabar acontecendo).

    @eduardo_augusto @texaslady @Destefano Já viram um caso semelhante? Sabem como acontece na prática?

  • editado November 21

    @ecoutinho depois da criação do assento é feito um primeiro averbamento, da atribuição da nacionalidade, e logo em seguida é feito um segundo averbamento, com a transcrição do casamento. É para sair tudo na mesma hora, quando receber o assento já deveria vir com os dois averbamentos. Caso isso não aconteça por alguma falha, penso que basta mandar um email pedindo isso. De alguma forma, por incrível que pareça, há pesquisas em nome dele e isso será encontrado facilmente. Só para citar um exemplo, processos de netos que são enviados e no decorrer do processo a mãe adquire a nacionalidade, o processo de neto para a ser de filho automaticamente após a pesquisa no momento da análise do processo de neto.

  • Obrigado pelas informações. O processo é de jan/24, então creio que não deve demorar tanto. Vou aguardar sair o assento para ver se já vem com a averbação do casamento. Se não vier, instruo meu sogro a enviar o e-mail pedindo isso.

  • @Destefano

    Obrigado por esclarecer! Pelo jeito mordi minha lingua, nossos amigos do IRN têm o nível de sofisticação no cruzamento de dados, coisa que eu duvidei na minha resposta ao @Detto 😄

  • Boa noite, estou com uma dúvida

    No envio dos documentos, a certidão reprográfica é obrigatória, mas posso mandar a digitada quando não estiver muito legivel. Essa digitada que servirá como auxílio, necessita também ser apostilada? ou não se faz necessário?

  • Pessoal, enquanto os processos de setembro e outubro seguem juntando poeira em algum canto obscuro, o processo 1C do meu sogro de 27/12, número 132xxx/23, foi aprovado ontem à tarde e já recebemos o assento. Planilha atualizada.

  • @Arthur@arthur_azzi , o meu tá nesse limbo também do para decisão em 16-09... Tem alguma notícia do que aconteceu com esses processos? eles foram cancelado, vão ser escanteados, sei lá, só queria saber se precisarei fazer tudo de novo ou não...

  • @leomagalhaes o da minha avó também foi "Para decisão" em 16/09 e nunca mais aconteceu nada. Ninguém sabe o que aconteceu com certeza. Nenhum dos meus emails foi respondido.

    O que eu acho que aconteceu é que, quando migraram para o sistema novo, não preveram nenhuma solução para os últimos processos do sistema antigo. Não foram cancelados, só estão em algum canto esperando alguma coisa acontecer. Quando eles vão se movimentar, nem deus sabe ;(

  • @ArielMacedo

    Qualquer documento oficial brasileiro a ser enviado para órgão oficial de Portugal, para ter validade, precisa ser apostilado de Haia, por um tratado dentre os signatários, então sim, se for necessário enviar a certidão digitada, ela também deve ser apostilada.

  • @arthur_azzi


    basta olhar as estatística que coletamos aqui no fórum. Processos de agosto, setembro e outubro finalizaram. Já estamos no fim de novembro, e praticamente nada aconteceu nesse mês - nem pra filho, nem pra neto, nem pra ninguém.

    Estatísticas - Planilha Cidadania Portuguesa


    Eu não trabalho no IRN e nem tenho acesso a nenhum funcionário do IRN que possa me dar informações "internas", então minhas especulações não tem nenhuma base em realidade. Mas eu imagino alguns cenários:


    1) o número de processos com advogados é maior que o de processos feitos por conta própria. Como o nosso fórum (e os conhecidos grupos no Facebook) tem como princípio promover que as próprias pessoas façam seus processos, pode ser que muita gente esteja recebendo a nacionalidade, mas apenas não temos informação disso; não acredito muito nesse cenário, mas é uma possibilidade;


    2) Como tem sido falado aqui no fórum nas últimas semanas, o assunto "judicialização" de processos vem ganhando força. Inicialmente contra a AIMA, mas talvez já esteja respingando no IRN. O que pode estar acontecendo: os recursos do IRN sendo direcionados para "apagar incêndio" dos processos acompanhados de decisões judiciais - quem não tem advogado e não entra na justiça, termina sendo "prejudicado".


    3) O que vemos na página de consultas não é "o processo", mas simplesmente "informações sobre o estado do processo". A página de consultas é apenas uma pequena parte da plataforma de tramitação de processos. Pode ser que o IRN tenha feito uma carga inicial de alguns processos, que então estão tramitando na plataforma, enquanto outros processos, apenas as informações de estado foram carregadas. Nesse cenário, essas centenas ou milhares de processos que estão na "fase de decisão", talvez precisem ainda que o processo como um todo seja carregado na plataforma de tramitação, para que então o conservador possa dar o "OK". Tentando dizer de outra maneira. Imagine um processos físico: tem uma folha de rosto, com o nome do requisitante, a data de entrada do processo, o nome da conservatória, e tem os documentos que foram apresentados no pedido. Pode ser que para alguns processos, "todo o processo" já tenha sido carregado na nova plataforma, enquanto para outros processos, apenas a "folha de rosto" foi carregada. Esse é o cenário que eu acredito - de novo, sem nenhuma base em realidade. Apenas especulação.

  • @arthur_azzi ,

    Tenho a mesmo entendimento, e também as mesmas ações.

    Vejamos: mandei e-mail para o ACP, skype para LR, e-mail para registos centrais e até queixa no órgão do ministério da Justiça.

    Como você disse, falta alguém migrar os processos da plataforma antiga para a plataforma nova, na sua íntegra, objetivando o OK do Conservador(a).

    Os meus foram para a bolinha 7 marrom nos dias 07 e 10/09/2024, todos flhos menores.

    Parados desde então no status submetido.

    Não sei como e a quem transmitir esses fatos.

    Se conhecesse alguém no Porto, pediria o favor de indagar sobre o ocorrido.

  • Junto ao balcão de nacionalidade da ACP.

  • Mais uma semana se encerra, e aqueles que se encontram no limbo, continuam no limbo. Ao realizar denúncias, temos recebido respostas padronizadas e genéricas, repletas de textos complexos que não querem dizer nada. Trata-se de extensas mensagens distribuídas em quinze parágrafos que poderiam ser resumidas em uma simples frase: "Mals ae, vai ter que aguardar."

    Ainda não há sinal de luz no fim do tunel. Quantos tempo será que essa saga irá durar?

    Alguém tem mais alguma ideia de como denunciar esse absurdo? Tudo que foi sugerido até o momento aqui no fórum já foi tentado por mim e outros membros. A turma do limbo é revoltada e desanimada, mas somos unidos.

  • Mandei meu processo pra ACP. processo de filho maior.

    Recebi a chave de acesso essa semana. mas no local do pedido venho que esta no CRC

    "

    Local do pedido:

    Conservatória dos Registos Centrais

    "


    é normal, mais alguem aconteceu isso ?

  • Boa tarde, pessoal!

    Com ajuda do fórum, consegui ano passado a cidadania de minha mãe.

    Depois da dela, já com experiência, fui atrás da minha e enviei junto o processo de minha irmã.

    Gostaria de informar que recebemos hoje a grande notícia de que agora somos novos tugas!

    Queria agradecer a todos que ajudaram, especialmente a @mabego , que me ajudou a tirar algumas novas dúvidas há 1 ano, pois a transcrição de casamento de meus pais era uma novidade, além do processo.

    Pessoal, demora, demora muito, mas uma hora sai!

    Vou deixar as informações aqui:


    04/12/2023 - Envio DHL da documentação

    09/12/2023 - Chegada no ACP

    27/12/2024 - Aviso de criação do processo

    22/11/2024 - Primeira, única e última atualização no sistema, junto com o e-mail informando e o assento em e-mail separado.

  • Que notícia incrível @FabioMarques ! Comemorem bastante. 🎉

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.