@barbarafachinetti , parabéns!, foi seu processo de 1C mais dois processos apensados de seus filhos também 1C?
Pergunto porque submeti o meu de filho 1C apensando ao meu dois processos de meus filhos também 1C no início desse ano! Espero que ocorra tudo bem também.
Siga o guia abaixo com o caminho das pedras. Não sei como obteve o formulário, mas se fez download do modelo no site do IRN, para maiores de idade não serve. Vc vai receber o formulário correto por email após efetuar o pagamento da taxa no site do IRN.
Devo me preocupar com o meu processo 1C de agosto/2023 e ainda neste status diante de vários processos de novembro/23 sendo concluídos?
PS: vocês repararam que para vários processos a bolinha 3 tem a mesma data de 16/09/24? Coincidência ou este sistema trabalha com "LEVAS" de processos?
Pela data já deveria estar concluído, mas o "print" que vc coloca acima não mostra nenhuma informação preocupante (não fala em notificação, exigência, falta de documentos etc). Diz apenas que foi para a "fila do conservador" em 16/Set e pelo jeito continua lá desde então. Já tentou ligar na Linha Registos para ver se eles têm alguma informação adicional?
Depois de pago preenchi novamente, seguindo o guia do Fórum, o que veio no email já com os dados do pagamento, e confesso que não notei diferença entre eles.
@ecoutinho quando você fala que o do IRN não serve é por causa dos dados do pagamento? Ou será que passei batido em algo?
Só para conhecimento de vcs @Detto@ecoutinho@PBraga mandei 2 processos, 1 de minha filha maior (1C), em abril/2024 e outro de minha esposa (casamento) em junho/2024.
Fiz o seguinte:
Preenchi todos os formulários baixados no site do IRN.
Quando paguei a taxa imprimi só a primeira folha com os dados do pagamento, preenchi com o nome da requerente e destaquei com uma caneta apropriada os dados do pagamento.
Grampeei essa folha extra junto com a outra e mandei desse jeito.
Não houve nenhum problema e os processos constam no sistema aguardando a movimentação.
Bom dia. Qual o endereço correto para o envio pelos Correios dos documentos para processo de Atribuição 1-C no Arquivo Central do Porto? Vi no site do ACP que há dois endereços.
Bom dia, pessoal. O processo da minha mãe, que pediu como Filha Maior de Português, aparece no site da Justica.gov.pt como concluído em 05/09/2024.
No antigo sistema de bolinhas, ele tinha ido para o 7 se não me engano. Isso quer dizer que deu tudo certo e que seria encaminhado para gerar o Assento de Nacimento dela, correto? Nunca mais recebi nenhum comunicado ou e-mail... queria saber como eu consigo o documento dela agora para dar entrada no MEU PROCESSO como filho maior de português (ela). Eu tentei ligar na Linha de Registos mas é um robô apenas, não consegui falar com ninguém. Tentei mandar e-mail, mas nunca voltou resposta. Sabem me dar uma direção.
Pelo que consta no site, o registo de nascimento de sua mãe foi criado em setembro e o processo concluído. Não espere receber email com o assento, pois provavelmente nunca vão mandar. Recomendo que solicite o assento pelo civil online e confira se os dados estão corretos.
Eu tentei ligar na Linha de Registos mas é um robô apenas, não consegui falar com ninguém.
Como assim um robo? Geralmente depois de esperar um tempo você é atendido por uma pessoa. Mudaram? Você ligou em um dia útil em horário comercial (de Lisboa)?
@Luizmkv , não, ele estava na bolinha 4 verde. Achando estranho o processo já estar caminhando para 16 meses enquanto a média ser em torno de 13... mas aguardemos
Boa tarde! Só para ciência do grupo! Minha sobrinha é menor, meu irmão enviou os documentos necessários solicitando a cidadania da filha, que foi recebido em 22/07/24. Antes da mudança da plataforma o processo estava na bolinha 7 marrom. Mudou a plataforma e o processo voltou para submetido, desespero total! Não saia do submetido. Como meu irmão e minha sobrinha moram no Japão, os horários são de 12 horas de diferença, como ele falou, fui dormir estava na bolinha 1, quando acordei fui verificar os e-mails e estava lá, o assento. Entrou na plataforma e o processo estava concluído. Todas as etapas foram concluídas no mesmo dia, ou seja, 13/11. Acredito que estão atualizando a nova plataforma com os dados atualizados da plataforma anterior.
Muito feliz por eles! No momento nenhum membro da família para solicitar cidadania, mas sempre afirmo, esse fórum foi fundamental para que isso ocorresse. Agradeço mais uma vez.
É um absurdo o que estão fazendo com processos de agosto e setembro de 2023. Já tem processos de janeiro de 2024 sendo finalizados e nós estamos a meses sem nenhum sinal. Paguei DHL pra ser mais rápido, se tivesse enviado em dezembro ao invés de agosto já estaria pronto. Não temos sequer uma informação. Alguém conhece algum canal de denúncia, algum reportér de grande midia, alguma forma de denunciar essa barbaridade?
Após 13 meses de envio, hoje saiu o meu assento de filho. Lembrando que eu enviei o processo ainda sem ter o assento de batismo do meu pai concluído. Este último documento saiu há 1 mês e eu o enviei por correio e e-mail pedindo ajuntamento ao meu processo.
Diante da observação que meu processo (de agosto/2023) estava ficando para trás (o tal do limbo que foi mencionado aqui no fórum), decidi enviar reclamação hoje pela manhã na ouvidoria. Três horas depois, o assento foi aprovado com emissão automática por e-mail.
Por precaução, anexei o assento de batismo do meu pai na reclamação da ouvidoria de forma a garantir que seria visto pelo IRN.
SUBMETIDO: 21/08/23
EM ANÁLISE: 05/06/24
PARA DECISÃO: 16/09/24 E MODIFICADO HOJE PARA 15/11/24
de tudo que sabemos do funcionamento do IRN, duvido que em três horas, alguém tenha recebido a sua queixa, analisado, enviado para o departamento responsável, o departamento aberto o seu processo, analisado, e despachado. mas, o importante é você estar com a certidão em mãos!
@eduardo_augusto De forma geral, tickets abertos em ouvidorias costumam ser priorizados pois impactam nas métricas de qualidade do serviço (e, consequentemente na reputação dos gestores). Seja coincidência ou não, funcionou 2 x comigo, no processo de neto e agora no de filho: ambos os processos saíram da inércia em menos de 24h após reclamação com conclusão finalizada logo na sequência.
Comentários
O meu processo foi submetido em 23/10/2023 e segue no limbo, infelizmente.. no sistema anterior aparecia como concluído e aguardando o assento.
@barbarafachinetti , parabéns!, foi seu processo de 1C mais dois processos apensados de seus filhos também 1C?
Pergunto porque submeti o meu de filho 1C apensando ao meu dois processos de meus filhos também 1C no início desse ano! Espero que ocorra tudo bem também.
@Luiz__123 Eu e minha irmã estamos na mesma situação…
Obrigado @Jsilva20 , mais uma vez, mas mesmo limpando tudo pernece o erro.
Por favor,
Onde consigo o formulário 1C?
Grato
Pessoal, consegui, estou um pouco enferrujado, fiz o meu a 4 anos atrás. Agora farei a da minha irmã. Obrigado. Abs
@PBraga
Siga o guia abaixo com o caminho das pedras. Não sei como obteve o formulário, mas se fez download do modelo no site do IRN, para maiores de idade não serve. Vc vai receber o formulário correto por email após efetuar o pagamento da taxa no site do IRN.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Devo me preocupar com o meu processo 1C de agosto/2023 e ainda neste status diante de vários processos de novembro/23 sendo concluídos?
PS: vocês repararam que para vários processos a bolinha 3 tem a mesma data de 16/09/24? Coincidência ou este sistema trabalha com "LEVAS" de processos?
@gomes_rt
Pela data já deveria estar concluído, mas o "print" que vc coloca acima não mostra nenhuma informação preocupante (não fala em notificação, exigência, falta de documentos etc). Diz apenas que foi para a "fila do conservador" em 16/Set e pelo jeito continua lá desde então. Já tentou ligar na Linha Registos para ver se eles têm alguma informação adicional?
@ecoutinho @PBraga
Para treinar e aprender como fazer no editor de PDF, eu havia preenchido o "1C maiores" obtido do site do IRN.(https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=vX7Bbw6r16z0QG-IDnyHBA%3d%3d×tamp=1703774457096).
Depois de pago preenchi novamente, seguindo o guia do Fórum, o que veio no email já com os dados do pagamento, e confesso que não notei diferença entre eles.
@ecoutinho quando você fala que o do IRN não serve é por causa dos dados do pagamento? Ou será que passei batido em algo?
@Detto
Sim, é pela falta dos dados do pagamento na primeira página.
@ecoutinho já tentei ligar e é aquela saga de sempre....sem resposta e às vezes cai a chamada....
Só para conhecimento de vcs @Detto @ecoutinho @PBraga mandei 2 processos, 1 de minha filha maior (1C), em abril/2024 e outro de minha esposa (casamento) em junho/2024.
Fiz o seguinte:
Preenchi todos os formulários baixados no site do IRN.
Quando paguei a taxa imprimi só a primeira folha com os dados do pagamento, preenchi com o nome da requerente e destaquei com uma caneta apropriada os dados do pagamento.
Grampeei essa folha extra junto com a outra e mandei desse jeito.
Não houve nenhum problema e os processos constam no sistema aguardando a movimentação.
Espero ter ajudado.
Bom dia. Qual o endereço correto para o envio pelos Correios dos documentos para processo de Atribuição 1-C no Arquivo Central do Porto? Vi no site do ACP que há dois endereços.
@cataturj
É o daqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Bom dia, pessoal. O processo da minha mãe, que pediu como Filha Maior de Português, aparece no site da Justica.gov.pt como concluído em 05/09/2024.
No antigo sistema de bolinhas, ele tinha ido para o 7 se não me engano. Isso quer dizer que deu tudo certo e que seria encaminhado para gerar o Assento de Nacimento dela, correto? Nunca mais recebi nenhum comunicado ou e-mail... queria saber como eu consigo o documento dela agora para dar entrada no MEU PROCESSO como filho maior de português (ela). Eu tentei ligar na Linha de Registos mas é um robô apenas, não consegui falar com ninguém. Tentei mandar e-mail, mas nunca voltou resposta. Sabem me dar uma direção.
Muito obrigado.
@gomes_rt
O seu processo também constava na bolinha 7 marrom no sistema antigo?
Infelizmente os processos de Agosto a Outubro de 2023 estão sofrendo um atraso na emissão do assento (O meu está incluso nessa).
@guilhermeizq
Pelo que consta no site, o registo de nascimento de sua mãe foi criado em setembro e o processo concluído. Não espere receber email com o assento, pois provavelmente nunca vão mandar. Recomendo que solicite o assento pelo civil online e confira se os dados estão corretos.
Como solicitar certidões pelo civilonline
Eu tentei ligar na Linha de Registos mas é um robô apenas, não consegui falar com ninguém.
Como assim um robo? Geralmente depois de esperar um tempo você é atendido por uma pessoa. Mudaram? Você ligou em um dia útil em horário comercial (de Lisboa)?
@Luizmkv , não, ele estava na bolinha 4 verde. Achando estranho o processo já estar caminhando para 16 meses enquanto a média ser em torno de 13... mas aguardemos
Boa tarde! Só para ciência do grupo! Minha sobrinha é menor, meu irmão enviou os documentos necessários solicitando a cidadania da filha, que foi recebido em 22/07/24. Antes da mudança da plataforma o processo estava na bolinha 7 marrom. Mudou a plataforma e o processo voltou para submetido, desespero total! Não saia do submetido. Como meu irmão e minha sobrinha moram no Japão, os horários são de 12 horas de diferença, como ele falou, fui dormir estava na bolinha 1, quando acordei fui verificar os e-mails e estava lá, o assento. Entrou na plataforma e o processo estava concluído. Todas as etapas foram concluídas no mesmo dia, ou seja, 13/11. Acredito que estão atualizando a nova plataforma com os dados atualizados da plataforma anterior.
Muito feliz por eles! No momento nenhum membro da família para solicitar cidadania, mas sempre afirmo, esse fórum foi fundamental para que isso ocorresse. Agradeço mais uma vez.
É um absurdo o que estão fazendo com processos de agosto e setembro de 2023. Já tem processos de janeiro de 2024 sendo finalizados e nós estamos a meses sem nenhum sinal. Paguei DHL pra ser mais rápido, se tivesse enviado em dezembro ao invés de agosto já estaria pronto. Não temos sequer uma informação. Alguém conhece algum canal de denúncia, algum reportér de grande midia, alguma forma de denunciar essa barbaridade?
Obrigado.
@murilomj
Apresentar queixa
Boa tarde! Os processos de filho maior 1-C com início 132xxx/23 já foram aprovados? Qual a numeração atual de aprovação, com entrada em 2023?
@jpvecchi saiu!! Hoje concluído meu processo filho 1C!
Após 13 meses de envio, hoje saiu o meu assento de filho. Lembrando que eu enviei o processo ainda sem ter o assento de batismo do meu pai concluído. Este último documento saiu há 1 mês e eu o enviei por correio e e-mail pedindo ajuntamento ao meu processo.
Diante da observação que meu processo (de agosto/2023) estava ficando para trás (o tal do limbo que foi mencionado aqui no fórum), decidi enviar reclamação hoje pela manhã na ouvidoria. Três horas depois, o assento foi aprovado com emissão automática por e-mail.
Por precaução, anexei o assento de batismo do meu pai na reclamação da ouvidoria de forma a garantir que seria visto pelo IRN.
SUBMETIDO: 21/08/23
EM ANÁLISE: 05/06/24
PARA DECISÃO: 16/09/24 E MODIFICADO HOJE PARA 15/11/24
CONCLUÍDO: 15/11/24
@gomes_rt
parabéns pela conquista! que legal ver processos avançando!
@eduardo_augusto foi um avanço com um empurrão, do contrário, creio que ficaria neste limbo mais um bom tempo
@gomes_rt
de tudo que sabemos do funcionamento do IRN, duvido que em três horas, alguém tenha recebido a sua queixa, analisado, enviado para o departamento responsável, o departamento aberto o seu processo, analisado, e despachado. mas, o importante é você estar com a certidão em mãos!
Parabéns @gomes_rt ! Grande conquista, ainda mais pela ousadia de enviar o processo antes de possuir o assento do teu pai.
É devagar, mas que bom que estão saindo os processos de todos os que estavam no mesmo barco há meses.
@eduardo_augusto De forma geral, tickets abertos em ouvidorias costumam ser priorizados pois impactam nas métricas de qualidade do serviço (e, consequentemente na reputação dos gestores). Seja coincidência ou não, funcionou 2 x comigo, no processo de neto e agora no de filho: ambos os processos saíram da inércia em menos de 24h após reclamação com conclusão finalizada logo na sequência.