Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

115401541154315451546

Comentários

• @jpvecchi positivo. Meu pai tem 60 anos. Realmente fiquei surpreso, nessa reta final estava acompanhando todo dia por causa da ansiedade, mas estava esperando pra final de novembro pelo menos.

Fomos agraciados com essa melhora no tempo dps de sofrer com o processo da minha avó que demorou quase 3 anos.

• editado November 1

@Drica82 Bom dia 22 de dezembro então falta pouco.

Da minha colega foi dia 29. O processo 1C maior . Processo 133xxx/23 .

• Boa noite a todos! Por favor, eu preciso de ajuda nas seguintes questões: Posso entregar 1 envelope pessoalmente no ACP para processo de atribuição (casamento, maior e menor)? Estarei em Portugal daqui alguns dias e gostaria de saber se posso levar 1 envelope com o processo da minha esposa, 1 envelope com o processo do meu sobrinho maior de 18 anos e 1 envelope com o processo do meu sobrinho menor de 18 anos. Como funciona a questão do pagamento em questão, poderia pagar lá na hora, no balcão mesmo? Agradeço imensamente pela ajuda…

• Alguém sabe me dizer se o site de consultas parou de funcionar, quando tento consultar aparece: " não é possível concluir o pedido"

• Boa noite!! Estou para iniciar meu processo de atribuição, mas vi aqui que estavam mudando o sistema e que estava atrasando tudo. Como está essa situação? Vale a pena iniciar logo o processo ou melhor esperar mais um pouco?

• @ReginaMay

Envie os documentos logo. Quanto mais cedo começar, mais cedo termina.

• Olá, pessoal, boa noite! Em 2021 realizei a atribuição de nacionalidade portuguesa para a minha avó. Porém, acabei não enviando o documento de registro dela para cá. Como faço para encontrar esse documento de registro dela? Irei precisar para dar início a nacionalidade da minha mãe

• @dandrew também assim para mim

• @crcabral obrigado pela informação

• Boa noite! Estou com uma dúvida que está tirando meu sono. Já enviei o processo 1C da minha mãe em Agosto/24. Do meu avô, pai português dela, enviei uma certidão narrativa de batismo, que consegui através do Arquivo Central da Ilha da Madeira. Paguei 10 Euros e me enviaram a certidão e também o manuscrito, em cópias digitais. A certidão veio com um arquivo para verificação da validade, que coloquei junto à certidão. Recentemente, vi num grupo do Face que esse tipo de certidão impressa por arquivo digital não teria validade. Daí comecei a questionar se teremos problemas logo mais. Nesse grupo do Face uma supercolaboradora afirmou que só vale a certidão "certificada" com um timbre em relevo. Gostaria de ajuda para essa dúvida. Grato!

• Olá pessoal, boa noite! Em 2021 realizei a atribuição de nacionalidade da minha avó. Agora quero realizar a atribuição para a minha mãe e para o meu tio. Tenho dúvidas em relação aos documentos que preciso dos 2. E será preciso transcrever o casamento da minha avó para Portugal? É possível enviar os documentos da minha e do meu tio juntos para o ACP para “agilizar” o processo?

desde já obrigado!!

• Bom dia! Mais alguém está tendo problemas ao entrar na plataforma?

• Acredito que todo mundo @mourare

• Bom dia, favor uma duvida antiga

o forumulario 1C quando está com o nome do requerente no topo está arrastando o campo assinatura para pagina 3.

Como imprimo frente e verso para dar só 1 folha?

• Pessoal que sempre ajudam aqui, vocês sabem se ainda tem aquele problema de grande demora da respostas das entidades externas ? Não sei explicar direito, mas são aquelas agências de imigração etc que estavam demorando bastante na fase 3 do processo. Obrigado

• O site de consulta está funcionando? Estou tentando consultar desde sexta e não estou conseguindo.

• Prezados,

O novo site de consultas, está inoperante desde a ultima quinta-feira a noite. Lembro/informo que eles tinham o prazo até ontem, dia 4, para migrarem os processos dados entrada nas demais conservatórias portugueses. Como hoje é dia 05/11 e o sistema continua inoperante, ainda nao concluíram a migração/ajustes!

• Processo do meu avô é de Outubro/23 ART 1C, e tenho visto que muitos processos de SET/OUT encontram-se esquecidos pra emissão de assento.

Já fiz queixa no Provedor de Justiça e ao IGSJ, vamos ver o que se segue...

• @ronaldorj

Lembro/informo que eles tinham o prazo até ontem, dia 4

não era prazo, era apenas o que eles estavam prometendo. 😉

• "a carta que você sugeriu seria para qual órgão, a própria conservatória?"

@ViniL Sim, alguma carta registrada, não falando de casos individuais, mas da situação em sí, o que você acha? Talvez se acabarem recebendo algumas cartas explicando a mesma situação, pode quem sabe fazer com que eles dêem alguma atenção.

Espero que sua visão otimista esteja correta, pois como mencionei anteriormente, meu maior receio é que demore mais meses nessa situação, o que já aconteceu antes. Comecei a ver pessoas de dezembro de 2023 com seus assentos gerados.

cc @barbarafachinetti @Luizmkv , @arthur_azzi , @grazielasimoesm , @mcabrita @mcabrita

• @Detto @mauroaal obrigado pelas respostas

• @eduardo_augusto

Entendi! Obg Eduardo!

• ola, favor uma dúvida

O atual Formulário 1C tem o Quadro 5 "Dados para Restituição", devo preencher? com dados do banco brasileiro?

Uma vez precisei de restituição e não conseguiram me pagar porque eu precisava ter NIF e conta em banco de Portugal

• @RamonBenahim

ola, pois é. Temos alguns relatos aqui de pessoas com o mesmo tipo de processo, da msm época que não tem atualização nenhuma. Enquanto processos de dez/2023 já estão finalizados.

Atualiza pra gente se der em alguma coisa?

Cc @Luizmkv @Arthur @grazi @grazielasimoesm @mcabrita

Eu enviei novamente um email. Vamos ver se respondem tbm.

• Olá a todos!

Tenho uma dúvida, posso enviar minha cidadania e da minha filha menor juntos, para quando a minha sair e já consequentemente dela dar continuidade?

Acho que já vi sobre esse assunto aqui, mas não encontro.

Desde já agradeço.

• @Selmabff deve seguir a cronologia, primeiro vc adquire sua nacionalidade, depois envia o processo de sua filha

• @Selmabff existiram diversos casos de processos apensados relatados aqui no fórum que foram bem sucedidos, inclusive nessa situação de mãe e filhos, onde teria ganho por compartilhar certidões e envio, porém esse mês começou a aparecer relatos que estão se tornando dependência entre processos, mas aí teria que ter informações de pessoas mais indicadas, não tenho esse conhecimento.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23469/processos-apensados-acompanhamento/p1

• Acho que o pessoal dos processos esquecidos de SET/OUT deveriam enviar email relatando o caso ao ACP pra ver se pelo menos acendemos uma luz de alerta em relação aos casos mencionados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.