Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1153615371538153915401542»

Comentários

• editado October 31

Olá, caros colegas foristas!

Hoje entrei em contato com a LR e achei por bem compartilhar com vocês algumas informações recebidas, assim como minhas impressões e preocupações.

Acredito que isso possa interessar aos colegas @barbarafachinetti , @murilomj , @Luizmkv , @arthur_azzi , @grazielasimoesm , @mcabrita particularmente.

Como mencionado acima, resolvi entrar em contato hoje com a LR para consultar a emissão do meu assento de nascimento. Meu processo (1C Maior de Set/2023) tem despacho favorável desde 29/08/24 e se encontrava no estado 7 marrom na antiga plataforma. Porém com a mudança de sistema, o processo regrediu para o estado 3 de 4 “aguardando proposta de decisão”, o que equivaleria, salvo engano, ao estado 5 na plataforma antiga.

Ao ser atendido e passar os dados do meu processo para a consulta, a funcionária informou justamente o estado referente à nova plataforma. Com educação, eu questionei a informação dizendo que o meu processo já havia recebido despacho favorável na plataforma antiga, ao passo que ela responde: mas a antiga plataforma morreu, não tem mais que ver. Educadamente eu insisti, dizendo que a informação que eu havia passado tinha sido corroborada por outro atendente da LR há algumas semanas atrás.

A senhora então, de forma muito solícita, apesar de estar hoje atendendo sozinha, pediu um momento para consultar o sistema antigo e, ao retornar, soltou um “realmente! Isso é uma brincadeira de mau gosto. Não tem graça alguma. O seu processo tem mesmo despacho favorável desde 29/08/24”.

Ela continuou, informando ainda que agora todos os assentos são emitidos de forma automática e pelo novo sistema e que, para que o meu assento fosse criado, era necessário que a conservatória de entrada do pedido laçasse a informação do despacho no novo sistema. Por fim, informou que enquanto isso não fosse feito, o assento não seria emitido.

Questionei, então, se poderia fazer algo para solicitar a emissão desse assento e a senhora informou que o caminho seria entrar em contato com a conservatória de entrada do pedido solicitando a atualização do estado do pedido no novo sistema, seja por e-mail ou presencialmente.

Com base nisso, cheguei a algumas conclusões/hipoteses:

1. O IRN está desprezando as informações constantes no antigo sistema;
    2. Dessa forma, os processos aprovados que estavam aguardando apenas o assento antes da entrada em vigor da nova plataforma, de fato, regrediram de estado, pois as informações não foram migradas completamente.
    3. Provavelmente esses processos vão ficar parados até passarem de novo pelas mãos de um conservador que lance os despachos na nova plataforma e, só então, os assentos serão emitidos de forma automática por essa nova plataforma, já que tudo agora passa por ela.
    4. Tendo em vista que entre as fases 4 marrom e a 6 verde ou 7 marrom para processos 1C Maior na antiga plataforma, até pouco tempo, estava levando por volta de 2 meses, é possível que esses processos parados tenham o despacho lançado e o assento criado entre final de novembro e início de dezembro de 2024.

Confesso que pensar nisso me deixou um pouco desanimado.

Gostaria da consideração dos colegas.

Grande abraço a todos e muita sorte e paciência para nós.

• @ViniL Cara, muito obrigado, informações super valiosas que você trouxe, apesar de não tão animadoras, ao menos é uma atualização do que pode está acontecendo de fato. Espero de verdade que eles sigam esse perído que você bem calculou e que ao menos saia fim de novembro. Pois meu maior receio é que estes processos tenham caindo em um certo "limbo" como aconteceu com muitos quando mudaram de endereço.

@barbarafachinetti , @murilomj , @Luizmkv , @arthur_azzi , @grazielasimoesm , @mcabrita

• @ViniL não sei nem o que dizer... é uma situação tão absurda, deixa a gente perplexo! Uma falha crassa de integração do novo sistema.

@Luizmkv acho que tá bem claro que os processos estão no limbo!

Processo aprovado no sistema antigo > Precisa rodar a ferramenta automatizada (mais manual que eu já vi) pra emitir os assentos > Sistema antigo morre (como bem disse a atendente ali em cima) > Assentos param de ser emitidos por lote > Novo fluxo não contempla processos previamente aprovados > Vida segue com os novos processos funcionando "bonitinho" > Processos antigos juntando poeira em alguma prateleira...

E a cereja do bolo: NINGUÉM consegue um esclarecimento objetivo sobre o que vai acontecer...

• Bom dia pessoal, minha irmã recebeu hoje o assento e finalização do processo 1C com entrada em Dezembro de 2023. Gostaria de saber quais são as informações importantes ela deve solicitar que seja incluído no assento dela, e para qual email ela deve solicitar a inclusão. Os dados ela já atualizou na planilha. Obrigada

• @ViniL meu pai passou por uma situação parecida com a tua mas pelo menos no caso dele o processo apareceu como concluido no novo sistema. No entanto ele nunca recebeu o assento e nós enviamos vários emails para diferentes endereços na conservatória, todos sem resposta.

Seguindo sugestões decidimos entrar com uma reclamação no canal de denúncias do IRN alegando serviço irregular. Recebemos logo retorno informando que este canal de denuncias se destinava a outros tipos de atendimento (casos de corrupção, etc) mas que encaminhariam o pleito à CRC. Em paralelo fizemos a solicitação de certidão no civil on line e fomos informados que o assento ainda não estava emitido e que haviam solicitado ao CRC.

Uns 2 dias depois recebemos resposta do setor de inspeção e gestão de serviços sobre a reclamação no canal de denúncia informando da conclusão do processo e emissão do assento. Na mesma data recebemos a certidão via Civil on line.

Talvez seja um caminho para você tentar. Pode explicar no canal de denúncias a inconsistência entre os dois sistemas e solicitar a emissão do assento.

• editado October 31

@Drica82

Nomes dos avós paternos e maternos e naturalidade (cidade/UF de nascimento). Apenas por curiosidade: sabe dizer que dia de Dez/2023 o processo de sua irmã chegou ao ACP?

• @ecoutinho muito obrigada! Vc sabe me informar para qual e-mail enviar?

Qto a data, chegou lá dia 22 de Dezembro... foi em um envelope junto com o meu e de mais 1 irmã, ou seja, 3 envelopes juntos, mesma data, mas só o dela saiu... recebeu o email e em seguida o assento, agora 10 da manhã.

• editado October 31

@ViniL

Já que não lêem email e odeiam receber chamadas (isso quando atendem), penso que talvez seja um caminho enviar uma carta registrada para eles explicando a situação, talvez se varias pessoas enviarem reportando a mesma coisa, ilumine a mente dessas pessoas para olhar para os processos que simplesmente foram "esquecidos" o que acham?

@arthur_azz Se ao menos ficarem prontos no fim de novembro podemos nos dar por feliz, já que na mudança de endereço, tiveram muitas pessoas que simplesmente esperaram 1 ano para gerar o assento, esse é meu maior medo.

• Pessoal, processo do meu pai João 132xxx/23 (filho 1-C) avançou hoje (31/10/24) para a bolinha "Para decisão" e em menos de duas horas depois foi concluído e recebi o Registo por email automaticamente.

Foi dado entrada enviado em 10/12/2023, dado como submetido em 22/12/2023 e a prmeira e única movimentação foi a de hoje para a conclusão. Muito obrigado a todos pela ajuda, agora mais três processos nascem, meu, meu irmão e minha mãe.

• @gbpinheirosilva

parabéns pela conclusão do seu processo!

• É disso que estou falando, os processos de setembro e outubro de 2023 que já tinham sido aprovados, só esperando o registo estão no limbo.

• obrigado @eduardo_augusto !

@dandrew pelas minhas observações da planilha também estou com essa impressão, mas não parecem ser todos. parece algum lote travado. deve ser algo relacionado a implementação do novo sistema.

• Uma dúida sobre a certidão:

ela veio com os dados de Pai, mãe, nome, data de nascimento, sexo e naturalidade tudo certinho. e o resto todo só estrelinha (*). Devo me preocupar e solicitar outro no civil online?

• editado October 31

@barbarafachinetti , @murilomj , @Luizmkv , @arthur_azzi , @grazielasimoesm , @mcabrita . @ViniL

Boa tarde a todos, meu processo se encaixa na situação mencionada, houve decisão favorável no dia 13/08/2024, bolinha 7 marrom, porém ao migrar para a nova plataforma voltou para decisão, desde então venho entrando em contato e disseram que meu processo estava apenas aguardando a confecção do assento, apesar de na plataforma mostrar a bolinha anterior.

Hoje pela manhã fui consultar o site como faço todas as manhãs e estava concluído, logo em seguida fui verificar meu e-mail e já havia recebido a certidão. Foram exatamente 2 meses e 18 dias contados da data que houve a alteração do status até receber o assento. Não acredito que o processo de vocês esteja no limbo, mas INFELIZMENTE temos que ter paciência, meu processo acabou durando no total 612 dias, não houve exigência alguma, eu dei o azar da conservadora responsável pelo meu processo ter sido transferida, isso gerou um grande atraso, e mais outro azar de ter sido feita a alteração na plataforma logo após decisão favorável. O de vocês não deve demorar muito mais, mas aos que se encaixam na mesma situação passem a considerar esse prazo de 2 a 3 meses até receber o documento.

• @ViniL obrigado por compartilhar! Eu liguei na LR ontem exatamente as 09h de PT e depois de 40min na espera acabei desistindo pois tinha um compromisso. A minha impressão de fato é que estamos no limbo e a falta de informação clara é que nos deixa ansiosos. De qquer forma, tentarei ainda novamente ligar algum dias desses e retorno aqui com o resultado, positivo ou negativo.

A ideia do @Luizmkv não é ruim. Será que seguir um modelo parecido para todos seria ruim?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.