Impressão de 3 páginas em uma folha

Olá pessoal, bom dia!

Solicitei a a atribuição de nacionalidade em 2021, deu tudo certo e agora estou solicitando para os meus irmãos também. Ao realizar o pagamento da taxa, eles enviaram o formulário já com o nome do solicitante e para minha surpresa eles solicitam que as três páginas do formulário sejam impressas numa única folha (frente e verso) para salvaguarda da identificação ou do reconhecimento da assinatura.

Me pergunto como farei isso... pensei em imprimir duas páginas por folha, mas vai ficar muito pequeno, não sei se eles aceitariam.. alguém que fez o processo recentemente pode me auxiliar? Como vocês estão fazendo?

Agradeço muito a atenção e se alguém puder me ajudar!

Obrigada

Comentários

  • A quem possa interessar, recebi uma resposta do Oficial de Registos, via email:

    “Como o modelo se estendeu a 3 páginas, pedimos que rubrique a primeira folha e efetue reconhecimento da assinatura na 2.º folha.”

  • @anacarolinaarnez, excelente você ter solicitado esclarecimentos à Oficial de Registros! Assim acabamos com essa maluquice de imprimir folhas A4 em A3 🤭

  • @Eduardo Alvim ,

    logo no inicio as pessoas precisavam imprimir para mandar e essa era a saída para imprimir tudo em uma só folha. Mas depois a CRC orientou a fazer desta forma, conforme resposta que obtive também da CRC.

    "Bom dia

    Imprime normalmente numa folha A4.

     Com os melhores cumprimentos,"

     



  • @Eduardo Alvim verdade, que bom que ficou esclarecido hehe

  • @anacarolinaarnez sobre a resposta que deram, de fato eu acho estranha a resposta genérica deles.

    “Como o modelo se estendeu a 3 páginas, pedimos que rubrique a primeira folha e efetue reconhecimento da assinatura na 2.º folha.”

    Salvo os casos de pedidos de nacionalidade de netos, nos casos de nacionalidade por atribuição, a segunda folha contém apenas instruções. E toda vez que temos 3 páginas, a segunda folha é só de instruções. Não tem o que assinar na sua folha.

  • @Destefano ,

    No que se refere a atribuição, os formulários para menores 1C e 1D, a assinatura está na página 2 e não tem problema imprimindo frente e verso. O formulário 1D para maiores a assinatura está na página 3. E o formulário 1C para maiores, apesar da assinatura estar na página 2, quanto é efetuado o pagamento e eles acrescentam os dados no topo, a assinatura vai para a página 3.

  • Pessoal, essas folhas devem ser grampeadas ou presas somente com um clips? Seria o formulário 1D de maiores.

  • @texaslady

    Bom dia.

    Então, no caso do formulário 1D para maiores, devemos imprimir as quatro páginas em duas folhas frente e verso?

    Reconhecemos a assinatura na segunda folha e rubricamos/assinamos os dois lados da primeira?

    Essas rubricas/assinaturas devem ser feitas em que "cantinho" da página?

    Ademais, como perguntou o marcello logo acima, as duas folhas tem de ser grampeadas, presas com clips ou devem ir soltas?

  • editado March 23

    @orldsmartins


    Imprima as quatro páginas, em frente e verso, leve no cartório. Rubrique (páginas 1, 2 e 4) e assine (página 3) na frente do funcionário. Eles sabem como proceder com documentos de múltiplas páginas.

    A última página, que tem apenas instruções, é desnecessária. Mas imprima. Digo isso apenas porque se você observar o formulário, a paginação é "página 1 de 4", "página 2 de 4", etc., e dependendo do cartório, do funcionário, podem encrencar se a "página 4 de 4" estiver faltando.


    Boa sorte!

  • @orldsmartins Sendo 2 fls, só precisa rubricar uma lauda (página), a primeira, desde que a assinatura esteja na segunda folhas. Isso se a impressão for feita como eles mandam, ou seja, frente e verso. Quando rubricamos a primeira página, não precisa rubricar o seu verso. A rubrica é apenas para que não seja trocada por outro folha sem ser notada. Assim, no seu caso, trata-se de processo de neto, 1D, com 4 páginas, impressas em frente e verso, perfazendo 2 folhas. Assim, basta rubricar a primeira página e assinar a terceira página. Não precisa (na verdade, não deve) rubricar o verso de uma folha já rubricada e nem a folha que vc assina.

  • @marcellomoura , @orldsmartins ,

    Na minha opinião deve ser grampeado. Mas não acho que mandando sem grampear or com clips fará qualquer diferênça se estes documentos todos chegarem até o conservador, Mas granpeando é mais certo que a segunda folha onde consta a assinatura e autenticacão não se perderá.

  • @eduardo_augusto, @texaslady

    Ola pessoal, boa tarde !

    Onde a etiqueta do cartorio deve ser colocada no formulario 1C ? Se for colocada na pagina 3, onde esta a assinatura, ira cobrir uma parte das instrucoes de preenchimento. O unico espaco livre seria no final da pagina 4, mas ai a etiqueta ficaria numa pagina diferente da assinatura.

    Teria problema cobrir uma parte das instrucoes de preenchimento ?

    Obrigado !

  • @IgorAlbuquerque ,

    Não tenho certeza. Mas acho que o melhor seria na página 4 onde há espaço. Talvez com uma seta ou indicação que a autenticação está no verso. Vou marcar aqui alguém que acho que tem experiência com cartórios. @AlanNogueira o que acha?

  • @texaslady @IgorAlbuquerque @AlanNogueira


    Eu acredito que os funcionários do IRN são competentes o suficiente para saber como o formulário deve ser preenchido e por isso não vão se incomodar se as instruções estiverem cobertas pela etiqueta de autenticação... Mas também já vi documentos de cartório onde a etiqueta aparece no verso, com uma indicação ao lado da assinatura na página anterior... enfim, há modos diferentes de ser fazer.

    E também não acho que isso faça grande diferença. Não me recordo de jamais ter visto exigência por conta de onde a etiqueta foi colocada... desde que não cubra os campos preenchidos...

    como comentei anteriormente, acho que às vezes caímos em preciosismos... daqui a pouco vão perguntar se a etiqueta pode ser colada na vertical, em vez de na horizontal... 😆

  • @eduardo_augusto , @IgorAlbuquerque ,

    Quando as pessoas estão para mandar os processos, as vezes não estão muito seguras e mesmo pequenas dúvidas as deixam indecisas quanto ao que fazer. Outros tem mais experiências e podem ajudar. Acho a pergunta pertinente pois nem sempre a autenticação será uma etiqueta, pode ser uma carimbo e neste caso a leitura pode ficar prejudicada.

  • @eduardo_augusto @Destefano @texaslady

    Meus agradecimentos. Obrigado pelas informações.

  • @texaslady @eduardo_augusto

    Obrigado pelas informaçoes. Vou conversar no cartorio para entender a melhor forma de fazer isso.

    Eu concordo e tb acho preciosismo, mas existe um post aqui no grupo onde fala especificamente que a etiqueta nao poderia cobrir informaçao impressa nem escrita:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Pela data se refere ao formulario antigo, entao quis confirmar se seria o mesmo entedimento para o novo formulario.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.