Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1154415451547154915501557

Comentários

• editado November 15

• @gomes_rt Parabéns!

Tomara que os processos "esquecidos" conhecem a andar.

Você reclamou em qual ouvidoria?

• Parabéns pela conclusão do processo, @gomes_rt !

poderia compartilhar o link da ouvidoria que usou para fazer a reclamação?

Grande abraço.

• Boa tarde a todos!

Seguinte pessoal, vou dar entrada no meu pedido de filho, mas só tenho o número do assento do meu pai, emitido pelo Civil Online (não tenho a certidão ainda). É possível, não é?

Outra coisa, tenho uma linda filha bebê de 2 meses. Consigo mandar o dela junto? Como fazer isso? Obrigado!!

• @gomes_rt ,

parabéns pela conquista! Apesar do atraso na emisão do assento, você deve ter ganho pelo menos uns seis meses enviando sem o assento. Mas só para alertar os que pensam em fazer o mesmo, agora estão checando a documentação no submetido e enviando exigência para quem não envia o assento do progenitor.

• Obrigado, @texaslady !

Creio que acabei ganhando 1 ano ou pouco mais pois o assento do meu pai de neto saiu há 30 dias. Ou seja, eu já estou com meu assento de filho após 30 dias de ter a conclusão do meu pai (neto). E, sim, foi um momento de aparente sorte terem aceito como válido o meu pedido sem o assento.

• @gomes_rt Muito bom mesmo!

Ainda mais considerando que você ganhou um prazo muito a frente por ter entrado( protocolado ) antes!!!

O meu ainda terá ainda alguns meses pela frente.

Está submetido em 25/06/2024

Mas vamos que vamos!!!

• @texaslady @gomes_rt pô rsrs estava penssando em fazer isso para o meu sobrinho, o avô dele está tirado de Neto, inicio 2023 . Eu já estava me planejando para tirar de filho em outubro de 2025.

• Prezados, uma pergunta.

Vocês tem conhecimento de qual norma estaria disciplinando essa emissão automática de assentos pelo sistema (certamente existe uma)?

• @jpvecchi Até final do Maio o seu já estará finalizado.

• Uma outra pergunta.

@ecoutinho , vi em mensagem antiga sua, de 19 de julho, que vc enviou um email solicitando a retificação do assento que veio sem o nome dos avós e na naturalidade, apenas República Federativa do Brasil.

Teve sucesso em sua empreitada? Os dados foram averbados?

Pergunto porque meu sobrenome é bastante comum, então quanto mais dados em meu assento de nascimento, melhor...

• @Sergio76

Sim, levou 2 meses para responderem, eu já tinha até emitido passaporte, mas averbaram tudo direitinho.

• Obrigado, @ecoutinho !

• Sendo filho de pai e mãe portugueses, quando for preencher o formulário 1C é melhor marcar os 2 e enviar a certidão de nascimento dos 2 ou apenas do declarante, no caso o pai? Alguém já passou por essa experiência?

• @PedroCCZ @gomes_rt @eduardo_augusto @texaslady @ecoutinho

Por " um milagre ", tive uma resposta a respeito de meu pedido de " prioridade " em face de tratamento do TEA:

A Sra Conservadora me notificou SEMANAS após o envio, através de E-mail, minha solicitação com os atestados:

" Trocando em miúdos ": O pedido de urgência demonstra fatos relevantes, MAS, como não consegui " comprovar " que se não recebesse tratamento médico em Portugal(ou mesmo corresse o risco de ficar sem no Brasil) poderia trazar " DANO IRREPARÁVEL ", ela não pode proceder com o pedido!

Fico " triste " de não conseguir, mas ao mesmo tempo FELIZ por não terem me " ignorado " e ter recebido uma resposta!

Cheguei a pensar que " seria outro E-mail atoa " kkkkkkkkkkkkkkk

Obrigado caros colegas!

De toda forma... meu 1C está bem adiantado igual o de @gomes_rt bolou essa " estratégia " rsrsrs!

• editado November 18

@jpvecchi

Realmente surpreendente. Apesar de não ser a decisão que vc desejava, pelo menos teve uma resposta rápida. Logo seu processo sai, passa voando.

• @jpvecchi ,

Pensei que você não havia enviado o pedido, sei que não foi o que você esperava, mas logo logo sai o seu assento. A chance de prioridade no seu caso era mesmo mínima e como disseram é para casos excepcionais.

• Amigos do "limbo" de Ago/Out. Temos alguma novidade em relação a algum processo desse período?

O meu é de 23/10 e "para decisão" em 16/09 como acredito que a maioria que está no limbo.

Alguém tem alguma luz se estão olhando pra esses processos ou nos escantearam mesmo?

• @jpvecchi

tambem tenho TEA , meu filho estava vomitando sangue a época do pedido , o tratamento em Portugal era metade do valor daqui no Brasil , hoje ele está ótimo graças a Deus , mas mesmo na época que passou mal e eu mandei os relatórios médicos negaram o pedido de urgência

• Não sei o que é urgência , se um bebê de 6 meses vomitando sangue não foi …

• @marcelloamr

Não sei o que é urgência , se um bebê de 6 meses vomitando sangue não foi …

O ponto não é a situação em si em que o seu filho, lamentavelmente, estava, mas sim o que de fato isso seria relevante para ele ao ser deferida a nacionalidade portuguesa. O valor menor, por si só, não é urgência, pois deveria em conjunto demonstrar que não teria condições de arcar com os custos, porque da mesma forma que lá, a princípio, não restou claro que o tratamento em Portugal seria melhor do que no Brasil. Ademais, como é sabido, o sistema de saúde em Portugal é bem pior, em regra, que no Brasil. O problema no Brasil é o acesso e a escassez de medicamentos, principalmente aquele mais custosos para o Estado.

Eu não estou analisando o caso de forma profunda, mas toda vez que um pedido de urgência é analisado, este tem que ser inadiável e em nada tem a ver com o valor pago. Se Portugal for referência no mundo sobre o assunto, talvez isso fosse mais fácil de ser deferido, mas ainda que em Portugal tenha alguma relevância maior no tema, por tudo que foi falado, principalmente pelo @jpvecchi, o valor econômico restou mais evidenciado do que a necessidade de se fazer o tratamento em um lugar que seria melhor para o combate a síndrome/doença.

O ponto relacionado a pessoa que não tivesse condições de arcar com o pagamento também deveria ir com a documentação comprobatória de que se trata de um assunto humanitário, onde as crises da síndrome/doença apenas reforçaria a ideia de indignidade humana. Talvez a não comprovação de que o tratamento do Brasil restou inviável ou impraticável tenha sido determinante para que fosse negado em ambos os casos.

• @ecoutinho @guilhermeizq

Pelo que consta no site, o registo de nascimento de sua mãe foi criado em setembro e o processo concluído. Não espere receber email com o assento, pois provavelmente nunca vão mandar. Recomendo que solicite o assento pelo civil online e confira se os dados estão corretos.

Como solicitar certidões pelo civilonline

Você me sugeriu pedir a certidão, fiz conforme a sua sugestão mas retornou hoje que foi RECUSADO o pedido... mandei e-mail para tentar entender, mas será que ainda não foi criado o registro?

Dúvida. O nome da minha mãe no Brasil é Rosa Maria da Silva Izquierdo. E foi assim que eu pedi o Registro. Será que eu deveria ter mandado apenas Rosa Maria da Silva (sem o sobrenome de casamento)?

• editado November 19

@guilhermeizq

Dúvida. O nome da minha mãe no Brasil é Rosa Maria da Silva Izquierdo. E foi assim que eu pedi o Registro. Será que eu deveria ter mandado apenas Rosa Maria da Silva (sem o sobrenome de casamento)?

Certamente esse é o motivo.

Enquanto o casamento de sua mãe não estiver transcrito, eles não conhecem a “Rosa Maria da Silva Izquierdo”, mas eu apostaria que eles têm registo de algumas “Rosa Maria da Silva” com naturalidade na Rep. Fed. do Brasil e cujo registo de nascimento foi lavrado na CRC-Lisboa, por isso informar o número do processo de nacionalidade deve facilitar a vida.

Responda o email do civil online onde foi informado da recusa e informe o que sua mãe tinha quando nasceu e informe também o número do processo de nacionalidade dela, assim fica mais fácil eles localizarem o registo. Se possível anexe na resposta o email de conclusão do processo.

• editado November 19

@HCINTRA Por favor, estou para enviar o processo das minhas filhas, menores. 

Para qual endereço você enviou? Acp ? Por dhl ?

• @rubensdemattos ,

O ACP ainda é o melhor lugar para processos de filhos. Veja o guia abaixo para checar os documentos e o enderêço:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c

• @texaslady Obrigado pelas informações. Este guia é de 2023, não mudou nada depois que criaram a AIMA então?

• @rubensdemattos ,

Como relação aos requisitos não mudou nada desde 2023. A nova agência AIMA não tem nada a ver com os requisitos para pedido de nacionalidade. A única participação da AIMA nestes processos é a consulta dos antecedentes criminais nos processos em que eles são exigidos.

• editado November 20

@rubensdemattos

A AIMA trata de imigração e não tem interferência alguma em processos de filhos.

Ela é uma das entidades externas consultadas em processos de netos (e um dos principais gargalos). Felizmente processos de filhos não passam pela aprovação de nenhuma entidade externa ao IRN.

• guilhermeizqguilhermeizq Member
    editado November 20

Certamente esse é o motivo.

Enquanto o casamento de sua mãe não estiver transcrito, eles não conhecem a “Rosa Maria da Silva Izquierdo”, mas eu apostaria que eles têm registo de algumas “Rosa Maria da Silva” com naturalidade na Rep. Fed. do Brasil e cujo registo de nascimento foi lavrado na CRC-Lisboa, por isso informar o número do processo de nacionalidade deve facilitar a vida.

Responda o email do civil online onde foi informado da recusa e informe o que sua mãe tinha quando nasceu e informe também o número do processo de nacionalidade dela, assim fica mais fácil eles localizarem o registo. Se possível anexe na resposta o email de conclusão do processo.

@ecoutinho Fiz exatamente isso antes mesmo de ver o teu e-mail e deu certinho, me mandaram agora cedo o Assento dela :)

[removido]

Agora quero iniciar meu processo, mas antes eu preciso atualizar a estado civil dela, certo? E depois eu faço o processo normal 1-C como filho de português? Poderia só me informar quais os passos corretos para evitar retrabalho? Muito obrigado novamente pelo apoio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.