Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1149014911493149514961506

Comentários

  • Bom dia


    Gostaria de registar o meu nascimento como filho de cidadão português (1C maior) da Índia através do correio e tenho uma dúvida.


    Gostaria de saber se o Quadro 5 - Dados para restituição - dados bancários preenchido é obrigatório ou posso deixar em branco.

  • @rgolima foi na ACP ? Qual o número do seu processo, por gentileza?

    Obrigado.

  • editado June 15

    @pfgoliveira sim, foi na ACP. Processo 1237**/22. Entrada em 06/09/2022

  • @geluk Que eu me lembre o IRN não tem recesso de meio e final de ano, tanto que no final de 2023 os processos mantiveram o mesmo prazo e com processos movendo diariamente, e sem contar que esta na etapa final do processo de recrutamento de novos oficiais de registo e conservadores com a data final do exame psicológico até o dia 21/06, provavelmente já estarão trabalhando em poucos meses, se tiverem pressa pode ser que dentro de 2 meses os graduados já sejam colocados em postos de trabalho, espero que continuem agilizando os processos para retirar esse atraso.

  • @geluk Sem contar que esse calendário que você mostrou é do DGAJ que é um órgão diferente do IRN, pode ser que alguns conservadores entrem de férias no recesso, e pelo que meu amigo que trabalha em admnistração publica falou dependendo da idade o funcionário tem uma quantidade de dias que pode ficar de férias, variando de 22 dias uteis até 26-27.

  • @welinty verdade. Fui no que minha advogada falou. Realmente, nas faz sentido.

    Eu aqui falando que teria recesso. Desculpem pelo engano, vlw @welinty

    Isso é uma maravilha… nesses caso eu acho que talvez alguns conservadores tirem ferias mas não todos

  • @welinty conversei com um amigo advogado e que faz processos a bastante tempo. Ele me disse que não tem formal, mas que tem um meio que informal (recesso) rsrss muito tiram férias nessa época. Mas que continua rodado sim.

    Isso dá até mais ânimo :)


  • Pessoal, bom dia. A ACP Porto ainda está sendo o melhor lugar para dar entrada em novos processos? Sabem dizer?

    Finalizei a pouco o processo do meu avô e vou dar agora entrada no processo do meu pai, Então uma segunda dúvida é qual documento do meu avô preciso anexar no processo? Preciso emitir uma certidão dele, ou apenas o número do assento de nascimento é suficiente?

    Muito obrigada, Marina.

  • @marinaaazevedo

    Depende o tipo de processo. Para processos de filho (Art 1c) sim, o ACP é a melhor opção. Sobre os documentos, use o guia do link abaixo. Uma dica: na página inicial do fórum o primeiro tópico chama-se "Guias e Informações úteis". Esses roteiros todos para atribuição, transcrição etc estão reunidos lá.

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

  • Muito obrigada pela resposta! @ecoutinho

  • Aparenetemente as coisas estão bem demoradas na terrinha, processo de Out/2021, Form 1D netos preso na bolinha 4 desde maio de 2023, alguém sabe em que pé estão esses processos? O meu caso foi trasnferido de Lisboa pra ACP

  • Boa noite!

    Minha mãe vai entrar com o processo dela. Para justificar o nome de casada, ela deve enviar a certidão de casamento em qual formato? Simples, inteiro teor, reprografica...?

  • PedroSLBPedroSLB Member

    Bolinha 1 : 22 de agosto de 2023.

    Bolinha 2 : 15 de maio de 2024.

    Bolinha 4 : 14 de junho de 2024

    Bolinha 7 : 16 de junho de 2024.

    Processo 1C, maior de idade. Pais e irmãos estorilenses, filho caçula nascido no Brasil, agora também português.

  • @PedroSLB


    bolinha 7 verde ou marrom?

  • @VictorKlein1 Tem casos com o meu( apesar de ter ido ao ACP Porto também ), de JULHO/21 e não finalizar. É ter muita paciência

    Dizem que estão aguardar as " subdelegações " conforme destacado várias vezes por @geluk

    Mas tem :


    E aguardando........

  • @rgolima que bom! Parabens! Meu processo 6.1 de agosto está lá tambem, numeração 106xxx e ainda está na etapa 4. Nao sei o que se passa… pularam o meu processo?

  • @pfgoliveira já vi casos de processos que foram para a 7 e depois recuaram para a 6. Espero não ser o meu caso. Sobre o seu caso, pode ser que esteja nas mãos de conservadores diferentes e cada um tem velocidades, problemas e férias diferentes. Mas confesso que não esperava novidades tão cedo no meu caso, entretanto se isso realmente está correto, o seu também já estará perto.

  • PedroSLBPedroSLB Member

    @Eduardo Alvim Bolinha 7 marrom.

  • Para a galera que se encontra na bolinha 7 marrom a mais de um mês. Essa resposta que eu tive do IRN hoje.


  • Alguém sabe dizer se a cada lote de emissão automática, é feita para todos os processos que se encontram na bolinha 7 até aquela data ou existe algum período de datas para cada emissão?

  • @rgolima

    Não se sabe com certeza por que eles não informam, mas, pela observação, parece que sim quando rodam um lote lavram os assentos de todos processos que se encontram na b7 marrom. O último lote foi gerado em 8/9 de maio.

    Também estou aguardando a "próxima fornada" rs

  • @ecoutinho @rgolima


    é um email que nao informa nada.

    o processo sempre foi emissão do assento na bolinha 7…

  • Obrigado pelas respostas @ecoutinho @eduardo_augusto.


    É aguardar então. Imagino que deve have uma nova rodada até o fim do próximo mês

  • @eduardo_augusto

    Concordo, o email basicamente é uma resposta padrão mas meu entendimento (ou palpite), sobre a emissão dos lotes de assentos "zerando o estoque" de processos na B7 periodicamente, independe dele. De qualquer forma não há o que fazer senão aguardar.

  • Alguém sabe explicar o que precisa ser feito do lado deles pra ir da bolinha 7 marrom pra 7 verde? E o que acontece depois disso?

  • @ecoutinho No caso a emissão do lote de maio foi entre 8-12 de maio, pelos assentos que vi gerados, e em um grupo do face vi assento de 12 de maio gerado automatico.

    @rgolima É o maior mistério atualmente, parece que pararam com a emissão automática de assentos e só irão fazer o sistema gerar automaticamente quando estiver pronto a etapa de envio automático, eles estão ficando cada vez mais preguiçosos, não querem receber dezenas de e-mails e pagamentos no CivilOnline de utentes questionando o que é de direito deles, agora seguiremos como sempre, resposta automática para aguardar o assento ser gerado e enviado de automático como no começo do segundo trimestre desse ano.

  • @DaniloSouza

    Bom dia.

    O do meu pai também está assim. Deve ser do sistema mesmo.

    Nós recebemos a senha em janeiro, quando foi em abril isso aconteceu quando consultamos. Entrei em contato e eles me deram uma outra senha mas dias depois a senha antiga voltou a funcionar. Agora o processo tem duas senhas de consulta.

  • @ecoutinho,

    Sobre o questionamento da @Valeria_Peixoto :

    "Aproveito para perguntar se é necessário apostilar o Formulário 1C que enviarei para Porto." Tenho uma dúvida.

    Uma amiga "pegou" , essa semana, o formulário para nacionalidade de cônjuges no site do consulado, o link para receber o formulário migrava para o site da justiça de PT, até aí tudo bem. No entanto, nas instruções contidas no site do consulado é preciso apostilar o formulário.

    Você sabe informar se isso procede? Eu sempre soube que por trata-se de um documento português o formulário não necessita de apostilamento, então será que é isso é uma exigência exclusivamente do consulado do RJ?


    Grata.

  • @mmferreira

    Se sua amiga for fazer via consulado (o que não recomendo fazer), precisa consultar os procedimentos diretamente no consulado onde pretende iniciar o processo. Cada consulado tem suas próprias regras e geralmente são desnecessariamente mais exigentes que as conservatórias em Portugal.

    Recomendo que siga o que está descrito no guia abaixo e envie a documentação diretamente à conservatória.

    Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.