Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

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Comentários

  • Olá pessoal,

    @Pammonteiro @welinty

    Eu arrisquei e mandei meu processo assim que obtive a resposta que estava aprovado o processo do meu pai, antes de emitirem o assento.

    Preferi pagar o Civil Online para conseguir o documento com mais agilidade, mandei a copia para ACP com o numero do meu processo para que anexassem para análise, no meu caso deu certo, não caiu em exigência e correu normalmente o andamento comparado a outras pessoas que acompanhei a data de envio pela planilha do fórum, mas acredito que sempre seja um risco que assumimos ao fazer isso.

  • @NUNES90

    Obrigado pela sua informação.

    A questão é o seguinte:

    Tenho dois netos, o menino com 16 anos e a adolescente que fará 18 anos em outubro.

    Na verdade, não estou querendo perder o benefício da gratuidade ao menor.

    O processo de atribuição do menor fica em análise três a quatro meses. Neste interim, a certidão de nascimento do meu filho que foi enviada para registro em Lisboa em 30/06 deverá ficar pronta.

    Recebendo a certidão, enviarei imediatamente pedindo a juntada do documento ao processo.

    Grato:

  • Ola, se possível, poderiam me ajudar?

    Vou precisar retificar a certidão de nascimento da minha avó, quanto ao nome dos avós dela.

    A avó materna dela no batismo consta como Maria de Gouveia de Jesus, e na certidão de casamento dos pais dela consta Maria Jesus de Gouveia, posso utilizar o nome que consta no batismo para retificar a certidão da minha avó?

    E essa diferença no sobrenome causaria problema no processo de cidadania?


  • @ecoutinho, e demais participantes.

    Sobre a questão da demora na emissão dos registros, no caso do meu pai ocorreu da seguinte forma:

    Em maio/2024 foi pra bolinha 7 verde com a mensagem " O seu pedido foi deferido e o respectivo registro criado. O processo de nacionalidade foi terminado."


    a. Apesar de estar na bolinha 7 verde e com esta mensagem nós não recebemos nenhum número de registro ou o assento.

    b. Minha irmã, por pressa, resolveu pagar os euros e pedir no civil online.

    c. Não recebeu absolutamente nada do civil online.

    d. Mandamos então um email para o civil OL com o comprovante do pagamento questionando o ocorrido, sobre a demora no fornecimento do documento.

    e. Recebemos, do civil online a resposta abaixo:


    "Exmo.(a). Senhor(a),

     Bom dia,

     Agradecemos o seu contacto.

     Informa-se que a certidão online correspondente ao pedido nº xxxx/2024 encontra-se pendente de emissão na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.

     Mais se informa que não é possível fornecer informação quanto à disponibilização das certidões, uma vez que a Emissão e/ou Recusa das certidões é efetuada pelas conservatórias do registo civil, no caso em concreto pela Conservatória dos Registos Centrais.

     Quando a certidão for emitida receberá um email com o código de acesso.

    Poderá aceder aos contactos telefónicos e de correio eletrónico das Conservatórias em https://irn.justica.gov.pt/Contactos/Lista-de-Contactos 

    Com os melhores cumprimentos.



    f. mandamos então um email para a Conservatória dos Registos Centrais, com cópia para o ACP e recebemos, da Carla, NO DIA 31/05 a resposta:



    " Exmo(a) Sr(a),

    Mais informamos que, para obter certidões ou o cartão de cidadão, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC) da Conservatória dos Registos Centrais.

    Para obter certidão do registo de nascimento também poderá aceder a :

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

    Para agendar o pedido de cartão de cidadão aceda a https://agendamento.irn.mj.pt/.

    Escolha o local, dia e hora que lhe for mais conveniente.

    Os registos automáticos são elaborados com a informação estritamente necessária à submissão do pedido de emissão do cartão de cidadão."

    Com os melhores cumprimentos

    Carla xxx



    f. Conclusão... Não entendi nada da mensagem que a Carla me enviou, mas reparei que havia um anexo que para minha surpresa era o Assento de Nascimento do meu pai, CRIADO EM 31/05.




     

     

  • @mmferreira Que bagunça, pelo que vi esta do mesmo jeito que antes, não querem emitir os assentos de forma automática por ordens superiores enquanto não ficar pronto a ultima etapa que envia e notifica o utente e a própria funcionária foi autorizada a criar o assento e enviar o anexo após receber um questionamento... espero que o pessoal não comece a fazer isso que irá prejudicar ainda mais e atrasar o atendimento.

  • Sem contar que o IRN se atualiza de acordo com a demanda dos utentes, começar a cobrar eles sobre os assentos eles param de responder e respondem só os mais prioritários, começou a pagar o civil online eles vão la e recusam e não dão nenhuma explicação, então será bom o pessoal não tentar e só aguardar mesmo porque cada vez menos teremos respostas deles porque se fecham para atendimento.

  • Boa tarde a todos, gostaria de agradecer a todos os apoiadores que me ajudaram nos ultimos meses para que eu podesse juntar minha documentação para Atribuição 1c.

    Hoje fiz a postagem via correios para a ACP (carta registrada) alguém mais aqui fez o envio desta forma por carta registrada?

  • @lwmoreira011 Fiz por registro internacional. R$22,60. Chegou certinho.

    Enviei 31/05 agora, e chegou 13 de Junho!

  • @jpvecchi


    Foi a que eu fiz tambem envio standart, paguei mais ou menos isso deu 27.90... bom agora é só aguardar 🙏

  • Bom dia pessoal estou cm processo na 7 verde paguei pelo civil online e foi recusado. Perguntei o motivo e djsseram q a conservatória entrará em contato. Alguem mais cm caso assim?

  • @Joaopcaro


    vc pode escrever para a conservatoria e pedir uma cópia. Informe que tentou pedir pelo Civil Online, mas que foi recusado mesmo com o processo já finalizado (bolinha 7 verde).

    se quiser dar uma engrossada (o que não recomendo), pode dizer que o processo já foi finalizado e o assento portugues já foi criado, é obrigacao deles fornecer o documento, nao é responsabilidade sua se eles nao conseguem fazer os sistemas funcionarem… mas nao recomendo ir por esse caminho.

  • FerVetFerVet Member

    @erikamachadoturismo Me desculpe que tbm só fui ver agora, a correria do dia a dia! Nossa muito obrigada pelas informações! E como foi rápido que eles fizeram, uma pena que sou do Paraná, parece que aqui é um pouco mais complicado 😥 Mas mesmo assim agradeço pelas informações que você passou!!

  • olá @ecoutinho, bom dia! Como já falei aqui, estou juntando minha documentação para enviar para ACP, como filha maior.

    vi agora que no assento de nascimento da minha mãe, consta o nome dela como Sónia, com acento. Porém, nos documentos dela brasileiros e nos meus, é Sonia, sem acento. Eles inventaram esse acento. Isso pode dar algum problema no meu pedido de Atribuição??? Terei que pedir o certo?

    obrigada por mais essa ajuda.

  • @mmferreira esse assento que vc postou aqui demonstra que eles estão emitindo assentos das duas formas, a automática e a manual. A automática parece ser em uma única data e as manuais, nos mais variados dias.

  • editado June 20

    @Valeria_Peixoto

    Pode ignorar... Eles vão considerar Sonia = Sônia = Sónia.

    Outros exemplos em que as diferenças são ignoradas.

    • Trocas de letras que não mudam a pronúncia como José x Jozé, Vital x Victal
    • Adição ou omissão de partícula de ligação. Exemplo: José Silva = José da Silva
  • Bom dia a todos!

    Pessoal não sei se esse assunto já foi discutido aqui no forum : Os assentos impressos pelo novo sistema em Abril e Maio são bem resumidos . Constando nome do registado , nome do pai e mãe. Avós ISENTOS, naturalidade ISENTOS.

    Minha filha esteve hoje no Consulado geral de Portugal em São Paulo para solicitar o C/C e Passaporte assim como várias outras pessoas todas com agendamento. Me parece que ontem teve uma reunião no qual ficou esclarecido de que não deveriam aceitar esses Assentos incompletos. Essas pessoas tiveram que retornar para suas casas sem poder solicitar os documentos. Minha pergunta : Se os assentos foram impressos com tantas irregularidades e pagamos os 10 euros pela emissão a culpa não é nossa e agora alguém poderia orientar passo a passo com resolver essa questão dos Assentos ??


    Obrigada

  • Bom dia a todos,


    Eu tenho acompanhado o forum e sempre vejo alguem falar sobre lançar as informacoes de mudança de status no processo em uma planilha.

    Como posso acessar essa planilha e preencher com minhas informaçoes para colaborar?

  • @RoseMoraes


    de fato, perderam o controle. O IRN informou por email recentemente, que os assentos estavam sendo emitidos dessa maneira para agilizar, e na primeira oportunidade o funcionario poderia complementar as informacoes.

    esqueceram de combinar com os consulados, pelo visto…

  • @M_Alcantara você pode acessar o link - https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/

    Adicione os seus dados na planilha e sempre que houver updates do teu caso, faça as atualizações na planilha.

    Isso ajuda a todos terem melhor ideia de como os processos estão evoluindo e etc. 🤞🏽

  • @RoseMoraes interessante seu relato. Note que isso não é o padrão para todos os consulados, uma vez que aqui em BH consegui fazer o CC e o passaporte sem problemas, mesmo meu assento estar com todas essas informações faltantes.

  • @RoseMoraes uma observação. Vc não paga 10 euros pela emissão correta ou incorreta do assento de nascimento, vc paga por uma certidão do assento. A certidão vai constar apenas aquilo que está no assento, enquanto o assento estiver errado, a certidão irá continuar dessa forma. Tem que explicar isso para as conservatórias e falar que os consulados não estão aceitando os assentos dos jeito que estão.

    Por outro lado, penso que o Consulado está pedindo mais do que em Portugal. Penso que se eles criaram um problema (uma exigência), penso também que eles deveriam resolver a situação, inserindo os dados restantes no sistema, considerando que já existe o assento. Portanto, penso agora, sim, seja um motivo de denúncia junto aos órgãos portugueses.

    Tem que informar que um órgão fala que não precisa e outro órgão fala que se pode fazer com todas as informações, após reunião interna, onde eles decidiram que não irão mais fazer. As autoridades competentes para lidar com isso precisam ser informadas disso o quanto antes, uma vez que se a obrigação for do IRN fazer assentos completos, teremos menos problemas no futuro, pois quanto mais tempo passa, mais assentos incompletos serão emitidos.

  • @leonardocouto mas o consulado de BH atualizou as informações necessárias ou mantiveram do jeito que estava?

  • Boa tarde caros colegas ... tudo bem? Então, por fim, qual o prazo razoável que devemos aguardar para que o assento nos seja enviado pelo email? Recomendam enviar email para a Conservatória após quanto tempo do processo finalizado e sem o registro do assento? Como proceder e qual endereço eletrônico encaminhar um eventual pedido de informações sobre o assento? Consigo, pagando, emitir o assento pelo Civil Online após a aprovação do pedido de nacionalidade? Muito obrigado.

  • @Guedes Atualmente esta sem prazo porque pararam de emitir assento de forma automática devido a quantidade de e-mails e ligações que as conservatórias receberam para solicitar o assento que não receberam automaticamente então optaram por não emitir mais e provavelmente só irão emitir quando tiver desenvolvida a ultima etapa que envia automaticamente pelo e-mail, enviar e-mail para eles atualmente esta sendo difícil ter uma resposta e estão respondendo somente os casos mais importantes de acordo com a análise deles e o que podemos fazer é aguardar...

  • @Destefano

    Boa tarde! Quando postei o acontecimento aqui hoje também enviei um e-mail para Consulado Geral de Portugal em SP relatando o acontecido de hoje ( pessoas indo embora sem nenhuma ) informei também que várias pessoas da minha família estão com assentos incompletos e aguardando agendamento.

    Recebi essa resposta

    Estão seguindo a risca o que foi decidido em reunião ontem.

    Penso eu que deveriam aceitar esses assentos impressos pois sistema precisa ser revisto . Mas peço orientação: Se for necessário corrigir todos os assentos qual órgão devemos fazer o pedido?

  • @RoseMoraes Situação estranha, no mínimo cabe uma reclamação ao IRN, se faltou comunicação entre eles (algo que sempre acontece) a culpa é deles e o que você poderia ter feito era ter mostrado o e-mail do ACP informando que o assento seria emitido daquela forma e o restante das informações o utente completaria, normalmente um barraco teria resolvido se a pessoa fosse bem cabeça quente, mas tenta entrar com reclamação.

  • @RoseMoraes envie esse email para o IRN e indague o que deve fazer. Se não responderem em 3 dias, junte tudo e faça uma reclamação na Corregedoria competente do IRN.

    Depois que for corrigido, caso ainda tenha menos de 6 meses da concessão do acesso, basta pegar a senha e imprimir novamente uma certidão. A certidão atualiza a medida em que os dados são atualizados. Caso isso não acontece (tudo muda por lá), aí fala para o IRN que vc gastou 10 euros e que não recebeu a certidão do assento de forma correta e que vc teria direito a uma cópia simples, conforme o RNP.

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