Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

114881489149014921494

Comentários

  • editado June 13

    @lwmoreira011

    Imprimir no modo retrato (em pé), como o @ecoutinho informou.

  • ecoutinho

    Obrigado amigo, é que no formulário tem as instruções de uma única folha, agora ficou confuso, medo de enviar errada e eles voltarem o processo por quando disso.

  • @lwmoreira011

    Sim, normal. Eles soltaram o modelo novo com um erro nas instruções. Meu irmão passou pela mesma dúvida em dezembro, qdo mandou o dele, e levei um tempo para descobrir como fazer.

  • @ecoutinho


    Entendi amigo, então no caso devo imprimir 4 pagínas pois o pdf é composto por 4 páginas na última é somente os restante das instruções.

  • Exato. 4 páginas em duas folhas de papel.

  • ecoutinho

    Maravilha, muito obrigado!!!

  • @jpvecchi vc citar os EUA como lugar não burocrático é acreditar no discurso que eles pregam. O @ecoutinho relatou um exemplo particular dele que elucida bem como eles são. E vc legitima a suposta pouca burocracia deles alegando que eles são visados. Vc não acha a Europa tbm visada? A gente poderia ficar comentando aqui horas sobre qual Estado mais cria elementos para travar a entrada em seu território, mas penso que o grupo já falou bastante sobre o assunto e ficou bem claro nossas visões. E como não tenho a pretensão de convencer ninguém do que é bom e do que é ruim, faça apenas esse registro que as pessoas são frutos do meio em que vivem. Vida que segue e vamos para o que interessa que são os processos de nacionalidade.

  • @ronaldorj


    Eu não quero ficar alongando muito essa conversa, que já saiu do tema principal desse thread sobre "atribuição pelo acp porto".


    Ficar indignado pelo tempo que o processo está demorando é um direito seu. Fazer acusações, também - mas aqui caberia trazer provas ou evidências, o que eu acredito que você não tem.


    Como eu disse anteriormente: a instauração do novo governo exige que centenas (se não forem milhares) de delegações sejam produzidas. E as delegações não são um simples texto, "olha, o Zézinho tá autorizado a assinar uns papéis aí no meu nome." Há uma linguagem formal a ser usada. Há limites, há condições. Então cada texto de delegação é redigido, conferido, revisado... e isso, só depois de toda discussão política que acontece por trás para se definir os nomes. Então, leva tempo para que esses documentos sejam publicados mesmo. Segundo o @geluk , o texto já foi até redigido e validado, mas ainda deve passar por mais algumas mãos até chegar na Imprensa Oficial. Se você consultar o Diário da República, pode olhar lá, quase todo dia tem alguma delegação de alguma coisa saindo... são muitas, e elas vai aparecendo mesmo ao longo do tempo.

    Uma coisa que nem todo mundo está acompanhando: havia uma greve dos oficiais de justiça em Portugal, afetando o funcionamento das cortes, afetando processos criminais, entre várias outras coisas. Pode ter certeza que isso era muito mais prioritário de se resolver, do que o direito de netos ou de sefarditas, ou de cônjuges de portugueses. E pelo que soube, só hoje, depois de meses de negociação, é que chegaram a um acordo. Com certeza todo o foco da justiça estava em resolver essa situação muito mais crítica.

    Agora... não ache que por falta de delegações o IRN está parado. Não está. Os processos continuam chegando, continuam sendo triados, catalogados, distribuídos, as consultas às entidades externas são "despoletadas"...


    E por fim, quando você afirma "E o mais inacreditável que pessoas ou órgãos superiores, nada fazem para a coisa evoluir! ", está esquecendo pelo menos um fator: pode ser que estejam fazendo, mas estejam fazendo tão mal feito, que em vez de resolver, pioram as coisas. Ninguém está imune a isso. Caso recente: a extinção do SEF era uma promessa de melhorar o tratamento da questão da imigração. Em vez disso, piorou tudo. Acontece. A lambança foi feita. Agora tem que corrigir. Demora. Azar imenso nosso.

  • editado June 13

    @eduardo_augusto

    Sem comentários!

    [removido]

  • @lwmoreira011


    Vai com fé! Em mais de três anos que frequento esse fórum, nunca vi nenhum caso de formulário recusado pela conservatória por conta de ter sido impresso em uma folha, em frente e verso, de cabeça pra baixo, colorido ou em preto e branco, grampeado ou sem grampear...

    O importante é que o formulário seja impresso e assinado com reconhecimento por autenticidade, sem rasuras.

    Siga as instruções do @ecoutinho que vai dar tudo certo.

    Boa sorte!

  • @ronaldorj e @eduardo_augusto mantenham a calma meus nobres. Toda discussão é bem vinda, mas claramente sem " agressões pessoais ".

    @ecoutinho @Destefano SIM, claro, mas em momento algum quis convencer qualquer pessoa que seja, de que " eu estou CERTO, já vocês estão ERRADOS ".

    Claramente um ponto de vista. A minha visão, resumidamente falando é:

    " Muitos pregam a AUSÊNCIA ou o Estado mínimo do mínimo do mínimo, quase inexistente".

    Apesar de eu ser uma pessoa, que considera a necessidade do Estado cumprir funções ESTRITAMENTE importantes à SUA EXISTÊNCIA, não creio na " demolição completa do mesmo ".

    Isso é IMPOSSÍVEL. Até pelo próprio ato de "nascer" = cria-se o vínculo jurídico daquela pessoa, com o Estado. Isso é fato!

    Quanto a questão da " burocracia " = inseparável das diretrizes estatais. Não há como.

    E o próprio conceito da palavra " burocracia " é erroneamente tomado como PROBLEMA. E não, não é.

    A " dita burocracia " é em si uma ciência social se posso assim definir.

    O que eu tanto " CRITICO " e bato na tecla é: " Como fazer a dita ciência social burocrática TORNAR-SE E-F-I-C-I-E-N-T-E.

    Somente isto!

    Claro que, cada nação não é 100% comparável uma com outra, suas estruturas são completamente diferentes, no decorrer da história.

    E para isto, o " poder político " especificamente( qual muda-se a cada 4 ou 5 anos nos países eletivos ) que não se pode fiar, minha forma de pensar.

    Um governo hoje é " esquerda ", depois " direita, " depois centrista e por aí vai...

    Se você CONCENTRA toda a esfera tanto de TOMADA DE DECISÕES, quanto de PODER na mão desse grupo, a chance de dar problema é alta.

    Temos que separar as coisas!

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @ronaldorj vamos manter por favor a civilidade.

  • Bom dia pessoal... em... vamos brigar não sÔ, deixem de ser polêmico Uai... Vai adiantar nada isso ai hahaha

    Vamos focar no que podemos fazer para ajudar os processos a andar... O que dá para fazer agora, é mandar um e-mail "EDUCADO" lá para secretária de Justiça para publicar a subdelegação. O nosso tempo é curto, se não, daqui a pouco chega o recesso ai esquece.

    Pega a cadeira e relaxa que as coisas só voltam em Setembro. Em verde ai é os dias que nos restam antes do recesso. Sendo que em Julho alguns conservadores já emendam férias aparentimente.


  • @geluk


    em anos anteriores, via-se um pequeno incremento no numero de processos aprovados antes do recesso de julho e de dezembro. Era Como se os conservadores fizessem um esforco para limpar a mesa e sair de ferias „tranquilos“.

    mas desde 2021 isso já nao acontece mais.

    eu só fico me perguntando quantos milhares de processos já estão analisados e despachados, aguardando apenas a emissao dos assentos com o bendito „sistema“.

    seria legal ver uma repetição da chuva de aprovacoes que houve em fevereiro…

  • Hoje, infelizmente, nada de delegacoes publicadas…

    quer dizer, teve algumas, mas no ministerio de defesa nacional, nada relacionado com o nosso tema… :-/

  • @eduardo_augusto sim... mas eu acredito que antes do recesso vamos ter mais uma grande leva ai de assentos. Inclusive, acredito que isso ocorra semana que vêm, pq já está na hora. Pelo o que "eu" tenho observado, sempre sai entre o dia 12 e 22 de cada mês.

    Vamos torcer que semana que vem seja melhor pq as últimas semanas ai foram bem paradas.

  • Ola pessoal, Boa tarde.


    Gostaria de tirar uma dúvida. Minha mãe é divorciada aqui no Brasil e todos os meus documentos são atualizados com o nome dela de solteira. Eu estou para dar entrada no meu processo de cidadania e já transcrevi o casamento dela com meu pai (ele quem me registrou), estou com tudo pronto para entrar com o meu pedido, mas me surgiu a dúvida se devo primeiro regularizar o divórcio dela em Portugal para então entrar com a minha cidadania ou se já posso entrar com a minha e em paralelo fazer o divórcio dela. Vocês acham que a minha cairia em exigência por conta disso?


    obrigada

  • @Giulia_Chella


    pode fazer em paralelo.

  • @Giulia_Chella a sua cidadania não cairá em exigência pelo conhecimento que temos hoje. A sua certidão de assento de nascimento e a da sua mãe possuem um histórico que demonstram o que aconteceu. E a perfilhação está correta. Para não ter problemas com uma pessoa mais criteriosa em Portugal, mande junto a certidão de casamento da sua mãe que demonstra a ocorrência do divórcio com o retorno do nome anterior, situação essa que deve estar averbada em seu assento e por isso vc menciona que ela está atualizada. Essa obrigação de transcrever o divórcio não é sua e nem impede que vc possa requerer sua nacionalidade. Já está perfilhado. Até porque, quando ela nasceu em Portugal e recebeu o assento dela, o nome dela era de solteira. Isso já está lá. Não vejo problemas por todos os relatos que temos sobre o assunto no seu caso.

  • @ronaldorj

    Opa! Muito obrigado pelo contato!;Meu processo é de filho, minha mãe já tem o assento, por isso que estou com esta essa dúvida, enfim, vou aguardar e torcer pra estar adiantado o trâmite! Obrigado

  • FerVetFerVet Member

    @erikamachadoturismo Bom dia! Vi que você fez um comentário que já fez a transcrição do seu casamento. Vou precisar fazer a transcrição do casamento da minha avó, se você puder compartilhar onde encaminhou a sua transcrição e como foi o tempo para analise eu agradeço muito, estou olhando aqui no fórum algumas orientações mas ainda estou um pouco perdida pra onde enviar. Desde já agradeço!

  • Por favor, estou com uma dúvida no preenchimento do formulário 1C.

    No quadro 2, início da página 2, o item Conservatória dos Registos Centrais ou Conservatória do Registo Civil é onde está o assento atribuído a minha mãe ou outra coisa??

  • @Valeria_Peixoto

    Se estiver mandando uma cópia simples do assento de nascimento de sua mãe, apenas assinale X ao lado da opção "Mãe portuguesa" deixe o resto em branco. Na minha opinião esse é o caminho mais simples e seguro pois não tem chance de preencher algo errado.

    Caso não mande uma cópia, aí precisa informar nesse quadro, além do número do assento, a conservatória que registou (consta no título do assento de nascimento de sua mãe, geralmente é a "Conservatória dos Registos Centrais" mas confira para não errar)

  • Muito obrigada, @ecoutinho !

    Aproveito para perguntar se é necessário apostilar o Formulário 1C que enviarei para Porto.

  • editado June 14

    @Valeria_Peixoto

    Não precisa apostilar o formulário 1c. Apenas reconhecer firma por autenticidade.

  • glisboaglisboa Member

    Amigos, boa tarde. Eu imprimi o formulario que recebi por email porem por causa do cabecalho a formatação ficou totalmente bizarra e a assinatura ta atrás em uma pagina isolada e que no caso ficaria na tericeira pagina em uma segunda folha.


    Eu posso imprimir o formulario que está no site do IRN? Ou preciso mandar obrigatoriamente o formulario recebido por email? Obrigado desde já

  • @ecoutinho, por favor veja se pode me auxiliar!

    vou dar entrada na minha Atribuição da Nacionalidade Portuguesa como filha, em vista que a atribuição da minha mãe saiu no início do ano.

    Estou preparando a documentação. Já tenho o assento de nascimento e assento de casamento da minha mãe. E minha certidão de nascimento digitada e repografica e meu passaporte.

    preciso enviar algum documento mais da minha mãe? Como passaporte ou certidão de casamento brasileira?

    Preciso enviar minha certidão de antecedentes criminais ?

    Muito obrigada pela ajuda.

  • editado June 14

    @Valeria_Peixoto

    preciso enviar algum documento mais da minha mãe? Como passaporte ou certidão de casamento brasileira?

    Não. Se o casamento dela já está transcrito, a certidão de casamento brasileira dela não tem mais uso em Portugal.

    Preciso enviar minha certidão de antecedentes criminais ?

    Não

    Confira a documentação no link abaixo. Mande apenas os documentos mínimos necessários. Documentos a mais que o necessário podem mais atrapalhar que ajudar. Menos é mais 😉

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

  • Oi pessoal, meu processo é artigo 6.1 com entrada em 06/09/2022 e hoje ao fim da tarde pulou da bolinha 4 marrom para bolinha 7 marrom. Verifiquem os vossos!


    Estava na bolinha 4 desde o começo de Março. Pelo jeito estão aprovando sem delegação em diário.

  • @rgolima

    Parabéns! Comemore bastante.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.