Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1148814891491149314941524

Comentários

  • @geluk

    para o arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • Nao é obrigatorio colocar nenhuma carta. É apenas uma gentileza, e tambem uma forma de explicar o que sao aqueles documentos.


    no caso especifico, para evitar questionamentos, eu enviaria apenas os documentos apostilados que foram pedidos e uma cópia da carta de exigencia.

  • @ronaldorj obrigado. Mandei e-mail aqui e recebi a mesma resposta. Colocaram um bot definitivamente para responder. Acabou Carla Ribeiro rsrs

  • editado June 13

    @geluk

    Sim meu amigo, o que era bom, ficou ruim, durou pouco!

    A proposito estou com em erro de grafia em um assento de nascimento PT. O processo foi feito no ACP-Porto, já enviei vários e-mails e eles não respondem. A Carla Ribeiro deve ter se aposentado. rsssss. Para onde posso enviar o e-mail para pedir a retificação?

  • @geluk

    Este e-mail que recebemos automaticamente do ACP-Porto, indica que os processos de netos caminharam e está em maio/21? Vc teve este entendimento?

  • Bom dia! Gostaria de uma informação por favor.

    Eu estou com um processo, na primeira bolinha verde, em análise, fez um ano estes dias, alguém saberia me dizer por gentileza, se este tempo é normal? Haveria algum email para saber alguma informação? Desde já muito obrigado!

  • AudreyAudrey Member

    @eduardo_augusto

    Vou fazer assim, muito obrigada!

  • editado June 13

    @lavatorileo

    Se o seu processo for de neto, está dentro da normalidade, devido a exponencial fila de pedidos realizados, que estão aguardando o momento da análise, quando o processo passará ao estágio 2 e, deverá permanecer neste estágio por muitos meses. Para vc ter uma ideia, tenho um processo de neto familiar, dado entrada em abril/2021 e está atualmente na bolinha 2 (em análise). Se vc deu entrada no seu em 2023, infelizmente terá muitos meses/anos a aguardar!


    Caso seja processo de filho, já deveria ter sido concluído ou próximo da conclusão!

  • editado June 13

    @geluk Vou tentar mandar( fazemos um trabalho de passarinho, mas vai que ... ).

    Essa questão toda das subdelegações está pior que novela mexicana:

    [removido]

    E novamente: Você não precisa se livrar da " burocracia " conforme @Destefano disse aqui uma vez... qual é necessária por ser humano não ser " confiável! "

    Tem que TORNÁ-LA eficiente, e não esse " empaca burro " desnecessário.

    Sinceramente... não sei O QUE eles tem a ganhar com isso. Ficar emperrando e segurando atendimento das pessoas/utentes.


    BRASIL = PORTUGAL é " TALE QUALE " na questão " BURROcrática ", e ainda ASSIM, falham na segurança!

  • @jpvecchi


    voce parte do principio de que isso está sendo feito com o objetivo de atrapalhar o andamento dos processos. Mas que evidencia voce tem disso?

    alguem no governo portugues em algum momento sinalizou que tinha interesse em emperrar ou dificultar qualquer coisa?

    precisa tem em mente que a delegacao de poderes é uma decisao importante. É equivalente a dar uma procuracao.

    a gente nao sabe se a secretaria da justica é uma pessoa de confiança da ministra, ou se foi colocada lá apenas por uma conjunção politica. A gente nao sabe se nos bastidores, estao discutindo trocar a presidente do IRN.

    e essa não é a única delegacao a ser feita. Sao talvez centenas de diferentes delegacoes, em difrentes orgaos da administracao… e todas tem um peso politico por tras.

    ja poderia ter sido feito? Acho que sim, ja se vao aí dois meses do novo governo. Mas nao acredito que isso seja uma medida pensada com o objetivo de travar o andamento de processos.

  • editado June 13

    @jpvecchi

    Desculpe, mas como filho de pai e mãe que trabalharam a vida inteira no serviço público, não posso deixar isso passar batido.

    O serviço público já nos salvou a pele muitas vezes no passado e tenho certeza de que ainda vai fazer muitas vezes no futuro. Ainda bem que existem funcionários públicos, e que eles têm carreira e estabilidade para poder segurar a onda quando aparece algum governo aloprado, querendo fazer bobagem pq acha que descobriu a pólvora... Tem um monte de exemplos recentes disso na área de saúde, educação, resposta a emergências etc.

    Não confunda a existência de processos com burocracia desnecessária. O processo de nacionalidade portuguesa é burocrático? Na minha opinião não, as regras são tão simples que até "um mané", como eu, consegue entender razoavelmente. O dos EUA, por exemplo, é um inferno... Agora concordo que demora mais do que deveria, mas não tenho motivo algum para botar a culpa em quem trabalha no IRN ou qualquer funcionário público português. Me parece muito mais um problema de capacidade de atender o volume que explodiu nos últimos anos.

  • @jpvecchi endosso as palavras do @eduardo_augusto e do @ecoutinho.

    Eu reitero que a burocracia é necessária e ela existe em tudo, até aqui no fórum, para ele estar disponível de forma segura e informativa, mas as pessoas associam a ponto negativo, quando deveria olhar pelo da segurança. Não tenho a intenção de convencer as pessoas disso, mas ficar o tempo todo reclamando de algo que supostamente entende ser de uma forma sem o mínimo de conhecimento acerca do que está acontecendo, não vai acelerar nada e ainda vai criar um ar de animosidade contra o povo de lá. Vamos com mais calma e entender o nosso lugar no mundo.

    E lhe passo a seguinte reflexão: o que é importante para você, para mim ou para todos que esperam algo do IRN é nada para o Governo português. Ninguém aqui é especial para ter atendimento especial.

    E ao ficarem entulhando de emails o IRN, vocês acabam atrapalhando todo mundo, porque todo email que necessite ser respondido de forma específica, precisa ser consultado o respectivo processo, bem como verificar determinados itens de segurança, por exemplo, o email cadastrado lá é igual ao email do remetente.

  • Alguém poderia me ajudar a entender o que aconteceu com o meu processo e como proceder, por favor

  • Só queria complementar aqui uma informacao…


    nao existe nenhuma obrigacao de se fazer as delegacoes. Se a ministra da justica decidir que ela quer pessoalmente aprovar cada processo, está no direito (e na obrigacao legal) dela. Afinal, o que a lei diz é que é a pessoa responsável pela area da justiça OU seu delegado, que toma a decisao.

    entao o que a gente está aqui chamando de burocracia é na verdade uma ferramenta para dar mais agilidade aos processos.

  • editado June 13

    @Filipe___

    Está escrito no texto abaixo das bolinhas. Mandaram hoje uma carta de exigência para seu endereço. Deve chegar em alguns dias. Quando tiver a carta em mãos terá detalhamento de quais pendências foram encontradas e o que precisa ser sanado.

    Caso queira se adiantar, pode tentar ligar na Linha Registos e perguntar quais foram as pendencias apontadas.

  • @eduardo_augusto obrigada pela sua resposta. Eu entendi sim a diferença, a questão do RG dos pais está ok para mim, vou enviar... minha dúvida era sobre RG dos menores de 14 anos. No grupo do Facebook dizem que tem que mandar, que ACP exige, no formulario diz ser necessário acima de 14 anos, mas não ficou claro para mim a qual doc se referia, e por email a conservatória disse que precisa mandar. Quiz confirmar com quem mandou o processo, se mandou sem o RG do menor e não teve exigência. Vou mandar sem tb. Obrigada

  • Oi, pessoal! Tudo bem?

    Alguém que tenha recebido exigência no final de maio já teve seus documentos reanalisados?

    Recebi uma exigência no final de maio, enviei o documento por volta do dia 31/06. O processo segue sem mudanças no portal e sem respostas via email.

  • @gabrielabernardes22


    tenho um processo de neto, recebi a exigência em março/24, entreguei os documentos em meados de abril/24. até o momento ainda não foram analisados.

  • Desculpe, caros colegas @Destefano , @eduardo_augusto e @ecoutinho , talvez tenha me expressado mal, mas de toda e qualquer forma:

    Não me refiro " especificamente " aos funcionários públicos do Estado Português, caso em questão, do Instituto de Registos e Notariado, estes que travam uma batalha contra o tempo e cargas volumosas de serviço. Funcionário público é sim necessário em muitas repartições e entidades do Estado no mundo todo.

    O que trago em crítica aqui é:

    1ª " Decisão política ". Até onde eu sei, cargos de Ministro, Secretário etc... são agentes POLÍTICOS do Estado( brasileiro, português, espanhol, etc ), sendo que, por causa dos citados, os funcionários de CARREIRA( Conservadores e Oficiais, do IRN ) ficam " mãos atadas " .

    Isso que discuto nesta primeira questão que acho erradíssimo. Depender de vontade do AGENTE POLÍTICO, uma coisa que as instituições do Estado já detém o dever de fazer funcionar, através dos servidores de CARREIRA.

    Isso pq o Estado Lusitano é ainda, muito menor administrativamente falando, que o nosso brasileiro.

    Já pensaram que para a polícia militar " poder atuar em casa unidade federativa " tivesse que esperar o PR da República do Brasil delegar, para a Casa Civil, que esta subdelega para o Min da Justiça, que vai subdelegar ao Secretário da Justiça, que vai por sua vez, repassar a função aos governadores de estados, que vão subdelegar para as superintendências militares da polícia, que passarão aos batalhões, depois delegacias, e daí sim, FINALMENTE, os delegados passarem para o agente de polícia militar ?

    Estaríamos perdidos.

    Isso ao meu ver, não existe e torna o " processo burocrático " desgastante e ineficiente.

    Você pode é fazer " auditorias " com relação a prestação do serviço público em questão. MAS PARAR TUDO ?????? Por decisão POLÍTICA ? Erradíssimo. Em qualquer lugar, fosse EUA e Canadá à Austrália ou Japão.


    2ª: a questão que você se refere @ecoutinho do trâmite ser muito pior para " Nacionalidade Americana ":

    Nisto eles podem até " dar desculpa " que são visados por imigrantes do mundo todo( Europa inclusa ) e até por grupos terroristas.

    Agora... em eficiência estatal, estão anos luz a muita coisa no que tange os " Estados de língua latina ".

    Só pegar países que descendem dos Germânicos e Anglo-saxões: " EUA, Canadá, Austrália, NZ, a própria Alemanha hoje ... "

    Eles são " burocráticos naquilo que é NECESSÁRIO e IMPORTANTE, o resto: facilitar no que for possível "

  • @eduardo_augusto @Destefano @ecoutinho


    Até curioso dizer, seria cômico se não fosse trágico, com tanta " burocracia " por não " poder confiar no ser humano ", os países mais burocráticos ainda assim, são mais corruptos( e não digo apenas política, mas desvios de finalidade como fraudes, peculato etc ) frente aqueles que são " menos burocráticos " em questão de eficiência nos trâmites!

  • @jpvecchi


    Eu não vou entrar nessa discussão de se mais burocracia é bom ou ruim, ou se ter mais serviços públicos é bom ou ruim.

    O meu ponto é mais simples.

    A lei da nacionalidade portuguesa atribui ao membro do governo responsável pela área da justiça a decisão dos processos de nacionalidade (não de todas, mas nos casos que nos interessam aqui nessa discussão). A mesma lei faculta a esse membro que delegue essa responsabilidade.

    Então, a meu ver, quando você ataca "a burocracia das delegações", você está atacando não o problema, mas a solução que eles criaram.

    Poderia ser feito de outra maneira? Sim. Poderiam alterar a legislação e atribuir o poder de decidir a qualquer juiz de vara cível. Poderiam alterar a legislação e atribuir o poder de decidir a qualquer conservador. Seriam melhorias, do nosso ponto de vista? Sim, como requisitantes, estamos todos ansiosos para receber a nacionalidade portuguesa. Mas do ponto de vista do governo português e da população portuguesa, é assim que eles querem operar? Evidentemente que não.

    Mas vamos lembrar que Portugal, na Europa, é um dos países mais estáveis da história. Desde a reconquista portuguesa, as fronteiras permanecem praticamente as mesmas. O único conflito de monta travado em Portugal desde então foi a invasão Francesa... mantém uma notável unidade territorial, cultural, linguística... algo de certo devem estar também fazendo. ;-)

  • Olá pessoal, tudo bem? Sabem dizer se processos para maiores de 80 anos costumam ser mais rápidos? Dei entrada no processo do meu pai (ele é filho de português) no final de abril, estou com senha de acesso e o processo está na bolinha 2. Como tem sido as experiências por aqui para pessoas dessa faixa etária?

  • editado June 13

    @jpvecchi

    Desculpe, mas sou da opinião de que isso é síndrome de vira-lata (a falácia de que "os americanos e ingleses são muuuito melhores").

    Nisto eles podem até " dar desculpa " que são visados por imigrantes do mundo todo( Europa inclusa ) e até por grupos terroristas.

    Em plena guerra entre Rússia/Ucrânia Portugal estava virando porta de entrada de espiões russos na Europa, que estavam usando documentos brasileiros para entrar com processos 1c e se tornarem cidadãos europeus (reportagem da BBC no link abaixo)... Qual a diferença para os EUA na necessidade de se proteger?? Pq será que no começo do ano passado pararam tudo referente a nacionalidade no IRN e só retomaram meses depois?

    Polícia Federal encontrou diversos documentos incluindo passaportes com Sergey Cherkasov. Alguns deles seriam usados, segundo as investigações, no processo que ele movia para obter a cidadania portuguesa

    https://www.bbc.com/portuguese/articles/ckk43wg6n31o

    Agora... em eficiência estatal, estão anos luz a muita coisa no que tange os " Estados de língua latina ".

    Só pegar países que descendem dos Germânicos e Anglo-saxões: " EUA, Canadá, Austrália, NZ, a própria Alemanha hoje ... "

    Será que estão anos luz mesmo ou você acha que estão? Eu vivo num país europeu, de língua inglesa que tem o sistema jurídico idêntico ao inglês, afinal eram parte do reino unido até parte do século passado. Olha a primeira frase que aparece no documento da minha "Work Permit"

    I am directed by the Minister for Business, Enterprise and Innovation to inform you that an employment permit has been granted in accordance with Section 8 of the Employment Permits Act 2006 as amended.  

    O oficial que autorizou minha permissão de trabalho, como profissional de área crítica para a economia deles, fez com delegação do ministro da economia... E te digo mais, esse documento ainda não é o visto. Para ter o visto e poder trabalhar tenho que pegar esse Work Permit, levar na imigração que aí sim vai autorizar (ou não) o visto (sob delegação do ministro da justiça e igualdade). Levei quase 6 meses para fazer o processo todo já morando aqui e quem morreu com o prejuízo (inclusive pagando meu salário enquanto esperava) não fui eu, foi a empresa americana que optou por ir me buscar aí no Brasil e me trazer para a Europa por não conseguir achar gente especializada. Burocrático, né?? Sabe pq não me mandaram para os EUA? Pq lá a burocracia (e o custo para eles) seria ainda pior.

    E vou te falar, sou um cara de sorte pois a maioria das pessoas que tentam a mesma coisa dão com a porta na cara, mesmo a economia dos caras precisando de gente especializada para crescer.

    Sobre a tal "eficiência" da burocracia americana, consigo te afirmar por conhecimento de causa que é falácia, mas esse post já está muito longo... Só recomendo dar uma “googada” sobre a burocracia alemã. Acho que levará um susto.

  • @clarisbastos

    Infelizmente não há prioridade para maiores de 80 anos.

    Houve no passado para maiores de 76 anos na CRC-Lisboa, mas desde 2022 pararam de priorizar idosos.

  • @eduardo_augusto

    O que vc diz sobre as delegações faz todo sentido, mas reforço que Portugal não está sozinho no uso de delegação de poderes do ministro (veja meu post acima), o que me leva a crer que há uma boa razão para adotarem esse modelo dito “burocrático e ineficiente”.

  • Boa tarde Pessoal,

    Consegui efetuar o pagamento da taxa de 175 Euros do formulário 1C, chegou bonitinho no meu email, minha dúvida é sobre a impressão, existe alguma regra?

    São 4 páginas devo imprimir em 2 folhar ou 4 folhas?

  • editado June 13

    O x da questão é o seguinte: Que "desgraca" de subestabelecimento é este que nunca sai e, consequentemente, mantem milhares de processos parados? Há quem interessa esta estagnação? Está beirando a xenofobia, se é que não é. E o mais inacreditável que pessoas ou órgãos superiores, nada fazem para a coisa evoluir! Pura incoerência por que Portugal vive "publicando" que precisa muito de mão de obra para progredir e, que está facilitando estes acessos, mas na prática não prioriza esta questão! Só pode ser pessoas infiltradas que não querem imigrantes lá, apesar da própria lei portuguesa permitir. Lembro que as eleições já terminaram há 3 meses e nada evolui, impressionante!

  • @lwmoreira011

    Imprima em duas folhas, frente e verso!

  • @ronaldorj


    Obrigado pela ajuda, então imprimo na horizontal tipo pagina 1 e 2 de um lado e á 3 no verso é isso?

  • editado June 13

    @lwmoreira011

    Não!! Imprime tamanho normal frente e verso. Na primeira folha de papel ficará página 1/frente, página 2/verso; na segunda folha de papel ficará a página 3/frente. Vc terá duas folhas de papel para levar ao cartório. Como elas são numeradas (1 de 3; 2 de 3 e 3 de 3) não descarte a 3a página (que fica na 2a folha), mesmo que lá tenha apenas as instruções.

    O cartório sabe como proceder nesses casos, não se preocupe.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.