Ajuda com certidão de nascimento de bisavô português

Olá pessoal, boa tarde.

Estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô português para dar entrada no processo de cidadania da minha mãe.

O nome dele era Hermano Ferreira de Moura;

Nome do pai: Joaquim Ferreira de Moura;

Nome da mãe: Luiza Pereira.

Cônjuge: Margarida Couto

Nasceu em Santo Tirso, Santo Tirso (concelho), Porto em 30/12/1891, na rua Sousa Trepa.

Já entrei na parte de pesquisa do Arquivo Distrital do Porto e não achei a certidão dele. Também procurei na paróquia de Santo Tirso e não achei a certidão dele nos documentos. No Family Search só consigo achar a certidão de óbito dele, além de outros documentos daqui do Brasil.

Poderiam me ajudar?

Muito obrigado desde já.

«134

Comentários

  • @marcellomoura

    Hermano e o irmão Albino chegaram ao Rio de Janeiro em 11/05/1909.

    batismo de Albino nº 46, de 1895, da freguesia e concelho de Santo Tirso (tif 26):

    PT-ADPRT-PRQ-PSTS22-001-0032_m00026.tif - Registos de baptismos - (arquivos.pt)

    batismo de Hermano nº 5, de 1892, freguesia e concelho de Santo Tirso (tif 57) (neste assento o nome do pai está como Joaquim Ferreira

    ?Reguengo?):

    PT-ADPRT-PRQ-PSTS22-001-0030_m00001.tif - Registos de baptismos - (arquivos.pt)

  • @Guilherme Ferreira

    Sim, definitivamente Reguengo, o mesmo apelido do avô paterno nas duas certidões.

  • @gandalf

    Guilherme Ferreira ou Moreira? Rsrs...

    Achei que poderia ser "Reguenga". Mas o que quiz destacar é que se trata do Hermano procurado, o que pode ser visto no assento do irmão Albino.

    @marcellomoura

    Talvez da família, fundada em 1892:

    58 R. Sousa Trepa - Google Maps

  • @Guilherme Moreira , eu já me acostumei a ter o nome trocado... rsrsrsrs

    Eu também li Reguenga!!

    Parabéns, mais uma vez, por sua eficiência em encontrar assentos!!!

    Queria ser um gênio como você!!

  • Muitíssimo obrigado pela ajuda! Não tenho nem palavras para agradecer o que fizeram por mim.

    Essa confeitaria na rua Sousa Trepa é realmente da minha família, foi fundada pelo meu tataravô (o Joaquim Ferreira) e funciona até hoje como um negócio de família. Se puderem, deem um pulinho lá algum dia, os doces são muito bons!

    Tenho algumas dúvidas:

    1. Tem algum problema o nome do Joaquim estar diferente das outras certidões? Na de casamento do Hermano, consta como Joaquim Ferreira de Moura.
    2. Agora que já tenho salvo em .pdf a imagem da certidão de batismo, isso é suficiente para provar a descendência portuguesa da minha mãe?
    3. Nós temos a certidão de casamento, de óbito e o Registro de eEstrangeiro do Hermano, originais, conosco. Isso também pode ajudar no processo de descendência?

    Novamente, meu muito obrigado.

  • @marcellomoura , para a cidadania de sua mãe vai precisar do assento de batismo, certificado, emitido pelo Arquivo Central do Porto. Apenas a cópia da imagem não é suficiente.

    Se você for transcrever o casamento do seu bisavô, precisará retificar o nome do Joaquim Ferreira de Moura.

    Use a certidão de óbito do Hermano para fixar o nome que ele usou na vida adulta, porque no assento de batismo, não aparecem os apelidos.

  • @Leticialele entendi!

    Então preciso ir naquele processo de solicitar a pesquisa para o Arquivo Distrital do Porto para eles enviarem os documentos para minha casa?

    Segundo consta na certidão de casamento, meu bisavô e minha bisavó voltaram para Portugal em 01/10/1912 para se casarem. Se casaram em Santo Tirso. Eu terei necessidade de transcrever essa certidão? Nela, o nome do meu tataravô está como Joaquim Ferreira de Moura.

    Desculpe a quantidade de dúvidas, começamos a reunir os documentos esse ano e estamos ainda um pouco perdidos.

    Muito obrigado

  • @marcellomoura , se casaram em Portugal, peça uma certidão de casamento pelo civil online. O nome deve estar correto e a certidão já servirá para fixar os nomes.

    Quando à certidão de batismo, sim, tem que ser certificada pelo Arquivo Distrital.

    Vai gastar 10 euros no civil online (menos que uma certidão brasileira apostilada) e uns 20 euros com a certidão certificada.

  • @Guilherme Moreira

    Foi mal. Meu último post, antes de ir dormir. Eu estava dom o nome do Joaquim Ferreira Reguengo na cabeça. LOL

    Se contar a meu favor, eu cliquei o nome errado com a maior convicção de que estava fazendo correto. :-)

    @marcellomoura

    Se eles se casaram em PT não precisa transcrever. Transcrever é o processo pelo qual casamentos realizados no exterior são anotados nos registos portugueses. O dele já foi feito nos registos portugueses. Nesse assento de casamento já terá fixado o nome e apelido. Peça uma cópia da certidão de casamento pelo civilonline por €10 e lá terá o nome que o Hermano adotou na vida adulta.

    Peça um original dessa certidão de batismo que vem com o carimbo em relevo. Clique no link da certidão e "ONLINE SERVICES".

    No civilonline como já tem mais de 100 anos, você não consegue entrar a data certa. Coloque como data de nascimento algum ano como 1930, e no campo de informações adicionais explique a data correta de nascimento, e forneça os dados que o Guilherme conseguiu.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia

    e aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais

  • Muito obrigado @Guilherme Moreira , @Leticialele e @gandalf !

    Começarei a fazer o processo na semana que vem. Atualizarei os status dos pedidos aqui neste post, vai que possa ajudar alguém com as mesmas dúvidas que as minhas.

    Novamente, muito obrigado!

  • @marcellomoura

    Não deixe pra semana que vem.

    Aproveite o final de semana pra fazer seu pedido dos dois documentos. Segunda feira, enquanto você ainda estiver dormindo, eles começam a buscar e lhe mandar o e-mail. Senão vai arrastar mais uma semana até você pedir, eles buscarem, mandarem o orçamento, você fazer o pagamento.

  • marcellomouramarcellomoura Member
    editado February 2021

    @gandalf tem razão, vou ver se consigo fazer isso logo hoje.

    Uma dúvida: Eu tenho que realizar o pagamento somente se eles acharem os documentos, certo?

    Se eles encontrarem o que preciso, avisam que encontraram?

    Abraços!

  • editado February 2021

    @marcellomoura

    Leia os roteiros que lhe mandei que tem tudo que você precisa fazer.

    O Guilherme já fez a busca pra você e te economizou tempo e um bom dinheiro. Passe pra eles onde está a certidão, e eles vão lhe cobrar apenas o mínimo, creio que €22 para emitir cada documento a partir do microfilme, já incluído as despesas de correio.

    Sim, eles buscam o microfilme, lhe mandam um orçamento por e-mail, você aprova, faz o pagamento por cartão de crédito (algumas vezes tem que usar o Nubank app via celular para conseguir completar a transação), e eles lhe mandam pelo correio. Chega em 3 semanas. Nesse meio tempo você prepara o restante dos documentos, que levam algum tempo pra apostilar. Quando chegar você está com tudo pronto pra mandar. Confira se não há divergências severas de nomes e datas. Se estiver tudo certo, faça uma cópia de todo o processo, e guarde com você para conferência depois. Mande por DHL. Aí é só esperar pela conclusão.

    É assim que se faz: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/238635/#Comment_238635

  • @marcellomoura , ao civil online, 10 euros, você paga na hora do pedido. Se não encontrarem, demoram, mas devolvem o dinheiro.

    Ao Arquivo Distrital, só depois que encontrarem os documentos e fizerem um orçamento prévio, com o qual você precisará concordar.

    Não se esqueça de "driblar" o sistema do civil online, colocando uma data de casamento com menos de 100 anos e, em "Informações adicionais" coloque a data correta.

  • Somente mais uma dúvida:

    Estava lendo os tutoriais e pelo CivilOnline eles não enviam o documento por correio, certo? Tem algum problema imprimir essa certidão que vão me enviar e anexar junto aos outros documentos que vou enviar? Preciso autenticar esse documento de alguma forma aqui no Brasil?

  • @marcellomoura

    Esse documento que vão lhe enviar por e-mail em PDF é o assento. Você imprime em casa, e manda essa cópia impressa no processo.

    Não precisa apostilar. O assento é uma impressão em papel branco normal, sem firulas. Lá ela funciona apenas como um localizador para o "registo de verdade" que esta no sistema. Eles só precisam do número. Essa impressão é mais pra você conferir se os dados estão corretos.

  • editado February 2021

    @marcellomoura . basta imprimir, frente e verso, em casa!!! Se está informatizada, não precisa autenticar!

  • Entendi!

    Só para recapitular:

    Documentos para enviar no processo:

    Certidão de Nascimento do meu bisavô (Hermano); Certidão de casamento do meu bisavô (Hermano);

    Certidão de Nascimento do meu avô; Certidão de casamento do meu avô;

    Certidão de Nascimento da minha mãe; Certidão de casamento da minha mãe; Certificado de conclusão escolar (fundamental, médio e/ou superior);

    Preciso de mais algum documento para dar entrada no processo da minha mãe? Seria o processo de aquisição por ser neta de português.

    Muito obrigado desde já.

  • @marcellomoura :

    Vou grifar as certidões de que você precisa

    Certidão de Nascimento do meu bisavô (Hermano) certificada pelo AD; Certidão de casamento do meu bisavô (Hermano) civil online;

    Certidão de Nascimento do meu avô, inteiro teor, apostilada;

    Certidão de Nascimento por cópia reprográfica apostilada da minha mãe; Certidão de casamento da minha mãe (se ela trocou de nome ao casar, apenas para demonstrar a mudança de nome;

    Preciso de mais algum documento para dar entrada no processo da minha mãe? Seria o processo de aquisição por ser neta de português.

    Demais documentos:

    Cópia autenticada e apostilada de RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Certidão de antecedentes, com validação impressa no verso, obtida no site da Polícia Federal (tanto a certidão quanto a validação);

    Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com a assinatura reconhecida por autenticidade no Cartório;

    Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Use cartão de crédito internacional, virtual, que pode ser de qualquer pessoa. No nome do requerente, colocar o nome da sua mãe. Confirmado o pagamento, vai receber o Formulário 1D citado acima, com o recibo impresso no cabeçalho. Use-o para preencher e assinar.

    Se sua mãe tiver mais de 70 anos, prova de vida no Consulado que atenda à sua região.

    Mande para a Conservatória de Registos Centrais:

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    Use, de preferência, a DHL para enviar. É mais segura e confiável e só custa uns 40 reais a mais que os Correios.

  • Muito obrigado @Leticialele ! Vou atualizando vocês dos processos :)

    Até breve!

  • Oi pessoal, bom dia. Estou reativando o tópico para esclarecer algumas dúvidas. Começarei a fazer o processo só agora por conta de uns problemas familiares.

    1 - a lista de documentos mais atualizada é essa https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d, correto?


    2 - como o meu bisavô é de antes de 1911, preciso entrar em contato com o distrito dele para obter a certidão de nascimento portuguesa, certo? Já tenho nome completo, nome dos pais, local de nascimento… Essas informações de como pedir o assento aqui nessa discussão ainda são válidas?


    Novamente, muito obrigado pela ajuda!

  • Obrigado @AlanNogueira !

    Uma dúvida: o meu bisavô foi registrado com um sobrenome, porém, na fase adulta, passou a usar outro sobrenome, assim como o seu pai. Esse segundo sobrenome eu consigo ter acesso na certidão de casamento e no registro de imigrante dele. O primeiro sobrenome consta somente na certidão de batismo.

    Devo fazer o pedido no CRAV com o primeiro ou o segundo sobrenome?

    Obrigado!

  • @marcellomoura

    Peça conforme está na imagem do batismo que o colega lhe enviou acima. O Arquivo Distrital só tem acesso a esta imagem, se voce informar outros sobrenomes ou dados divergentes do que consta nela o seu pedido pode ser recusado por acharem que nao é o registro que voce procura.

    Veja os dados:

    batismo de Hermano nº 5, de 1892, freguesia e concelho de Santo Tirso (tif 57) (neste assento o nome do pai está como Joaquim Ferreira

    ?Reguengo?):

    PT-ADPRT-PRQ-PSTS22-001-0030_m00001.tif - Registos de baptismos - (arquivos.pt)

    Se precisar do codigo de referencia utiize este: PT/ADPRT/PRQ/PSTS22/001/0030

  • Obrigado novamente @AlanNogueira

    Eu fiz o pedido ontem a noite e agora de manhã já tinha o orçamento a ser aprovado, total de 35 euros.


    Agora estou resgatando a certidão de casamento pelo Civil Online :)

    obrigado!

  • marcellomouramarcellomoura Member
    editado March 6

    O CRC Santo Tirso (que dei entrada no processo pelo civil on-line) me informou o seguinte:

    ”Após análise da certidão enviada verificou-se que o assento de casamento é do ano de 1912 e não de 1957 como indicou no pedido. Mais informo que este assento tem que ser informatizado pelo que poderá demorar mais um bocado.”

    preciso entrar com um novo processo ou só ficar no aguardo?

    Edição: entrei em contato com eles e me deram o prazo até segunda feira para informatizar e me enviar a certidão!

  • @marcellomoura so aguardar 🙏🏻

  • Uma dúvida: Na lista de documentos, quando se diz "apostilada", é para o documento ter o selo da apostila de Haia no cartório?

    Obrigado

  • @marcellomoura isso, apostilada = com apostila de Haia , faça em um cartório perto da sua casa

  • Obrigado pela resposta!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.