[Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
Guia rápido de como fazer solicitação de certidões através do CRAV.
1) Acessar o CRAV: https://crav.arquivos.pt/
2) Fazer o seu cadastro utilizando a opção "Registar":
Na tela de cadastramento você deverá informar um "Utilizador" que é um "apelido" (nome que você utilizará para fazer login.
3) Após criar seu cadastro, fazer "login" utilizando o botão "Entrar" na tela inicial, digitando o "Utilizador" e a sua senha:
4) Após entrar no sistema, escolher a opção "Novo pedido":
5) Em seguida "Pedido de certidão":
6) Preencher os campos obrigatórios com os dados da certidão de batismo que deseja solicitar e os seus dados para envio:
OBS:
- Arquivo Distrital: selecione o Arquivo do Distrito correspondente ao local do batismo. OBS: se não estiver na lista é porque o Arquivo que procura não está cadastrado no CRAV. Neste caso você deve verificar na página do Arquivo qual a forma de solicitar certidão (geralmente por email). Em caso de dúvida contacte o Arquivo ou pergunte aqui no fórum;
- Código de referência: deve ser copiado do livro de batismo que deseja solicitar (segue um exemplo de código para que saiba como é o seu formato: PT/AMDL/PRQ/AMM06/001/0047
- Cota atual: informando o código de referência NÃO é necessário preencher este campo;
- Tipo de registro: Baptismo/Nascimento. Se quiser outro tipo de certidão, selecione o tipo correspondente.
- Tipo de certidão: Narrativa. OBS: este é o formato recomendado pela maioria dos foristas para processo de nacionalidade.
- Distrito: digite nome do Distrito;
- Concelho: digite o nome do Concelho;
- Freguesia: digite o nome da Freguesia;
- Conservatória: deixar em branco. Atenção: este formulário é somente para pedido nos Arquivos Distritais (geralmente registros de batismos, anteriores ao ano 1911). Se o seu registro estiver na Conservatória você NÃO deve fazer o pedido através do CRAV, e sim através da Conservatória ou pelo sistema "civilonline".
- Nome do registrado: nome da pessoa batizada, geralmente consta apenas o prenome (primeiro nome, sem os sobrenomes)
- Nome do pai: preencher o nome do pai como consta no livro de batismo (nome completo, com sobrenome(s). OBS: se for batizado apenas pela mãe deixar em branco ou preencher com "desconhecido" ou "incógnito".
- Nome da mãe: preencher o nome da mãe como consta no livro de batismo (nome completo, com sobrenome(s).
- Numero do assento: preencher com o número do assento. Geralmente é o número que consta ao lado do nome do batizado. OBS: se não souber, preencha com "?" ou "não sei".
- Número da página: número da página do livro. OBS: se não souber, preencha com "?" ou "não sei"
- Data do ato/documento: preencha com a data do batismo, preferencialmente, para facilitar a localização pelos Arquivos Distritais. Caso não saiba a data exata, coloque uma data aproximada e descreva no campo "Informações adicionais".
- Informações adicionais: preencha com informações adicionais relevantes para a localização do seu assento/registro.
- Detalhes da entrega
- Tipo de reprodução: Analógica (suporte em papel). Esta é a opção mais recomendada no site, para que você receba o documento em papel para ser apresentado no processo de nacionalidade.
- Nome completo: seu nome. Este nome irá escrito na carta que enviará a correspondência para seu endereço. Se for enviar para o endereço de algum parente ou conhecido, preencha com o nome dele(a), evitando assim que as pessoas no endereço de entrega recusem ou devolvam a entrega por não conhecerem você!
- Morada: o endereço para onde deseja que a certidão seja enviada. Preencha o endereço completo, com complemento - apartamento, bloco, etc e Bairro (Ex: Rua dos Bobos, nº 0 - Bloco B - Ap. 101 - Centro)
- Código postal: o CEP do endereço no formato XXXXX-XXX.
- País: Brasil (ou outro, se o endereço for em país diverso)
- Opção adicional de envio: recomendo que pelo menos utilize "Correio registado para fora da Europa" (para que você possa rastrear a correspondência).
Fique atento às notificações que chegarão no seu email cadastrado nos próximos dias!
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Comentários
Estando tudo certo o Arquivo Distrital irá lhe enviar após alguns dias um "Orçamento" que você deve aprovar e em seguida pagar (por cartão de crédito, preferencialmente).
Fique atento ao seu e-mail durante todo o processo de emissão!