[Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
Guia rápido de como fazer solicitação de certidões através do CRAV.
1) Acessar o CRAV: https://crav.arquivos.pt/
2) Fazer o seu cadastro utilizando a opção "Registar":
Na tela de cadastramento você deverá informar um "Utilizador" que é um "apelido" (nome que você utilizará para fazer login.
3) Após criar seu cadastro, fazer "login" utilizando o botão "Entrar" na tela inicial, digitando o "Utilizador" e a sua senha:
4) Após entrar no sistema, escolher a opção "Novo pedido":
5) Em seguida "Pedido de certidão":
6) Preencher os campos obrigatórios com os dados da certidão de batismo que deseja solicitar e os seus dados para envio:
OBS:
- Arquivo Distrital: selecione o Arquivo do Distrito correspondente ao local do batismo. OBS: se não estiver na lista é porque o Arquivo que procura não está cadastrado no CRAV. Neste caso você deve verificar na página do Arquivo qual a forma de solicitar certidão (geralmente por email). Em caso de dúvida contacte o Arquivo ou pergunte aqui no fórum;
- Código de referência: deve ser copiado do livro de batismo que deseja solicitar (segue um exemplo de código para que saiba como é o seu formato: PT/AMDL/PRQ/AMM06/001/0047
- Cota atual: informando o código de referência NÃO é necessário preencher este campo;
- Tipo de registro: Baptismo/Nascimento. Se quiser outro tipo de certidão, selecione o tipo correspondente.
- Tipo de certidão: Narrativa. OBS: este é o formato recomendado pela maioria dos foristas para processo de nacionalidade.
- Distrito: digite nome do Distrito;
- Concelho: digite o nome do Concelho;
- Freguesia: digite o nome da Freguesia;
- Conservatória: deixar em branco. Atenção: este formulário é somente para pedido nos Arquivos Distritais (geralmente registros de batismos, anteriores ao ano 1911). Se o seu registro estiver na Conservatória você NÃO deve fazer o pedido através do CRAV, e sim através da Conservatória ou pelo sistema "civilonline".
- Nome do registrado: nome da pessoa batizada, geralmente consta apenas o prenome (primeiro nome, sem os sobrenomes)
- Nome do pai: preencher o nome do pai como consta no livro de batismo (nome completo, com sobrenome(s). OBS: se for batizado apenas pela mãe deixar em branco ou preencher com "desconhecido" ou "incógnito".
- Nome da mãe: preencher o nome da mãe como consta no livro de batismo (nome completo, com sobrenome(s).
- Numero do assento: preencher com o número do assento. Geralmente é o número que consta ao lado do nome do batizado. OBS: se não souber, preencha com "?" ou "não sei".
- Número da página: número da página do livro. OBS: se não souber, preencha com "?" ou "não sei"
- Data do ato/documento: preencha com a data do batismo, preferencialmente, para facilitar a localização pelos Arquivos Distritais. Caso não saiba a data exata, coloque uma data aproximada e descreva no campo "Informações adicionais".
- Informações adicionais: preencha com informações adicionais relevantes para a localização do seu assento/registro.
- Detalhes da entrega
- Tipo de reprodução: Analógica (suporte em papel). Esta é a opção mais recomendada no site, para que você receba o documento em papel para ser apresentado no processo de nacionalidade.
- Nome completo: seu nome. Este nome irá escrito na carta que enviará a correspondência para seu endereço. Se for enviar para o endereço de algum parente ou conhecido, preencha com o nome dele(a), evitando assim que as pessoas no endereço de entrega recusem ou devolvam a entrega por não conhecerem você!
- Morada: o endereço para onde deseja que a certidão seja enviada. Preencha o endereço completo, com complemento - apartamento, bloco, etc e Bairro (Ex: Rua dos Bobos, nº 0 - Bloco B - Ap. 101 - Centro)
- Código postal: o CEP do endereço no formato XXXXX-XXX.
- País: Brasil (ou outro, se o endereço for em país diverso)
- Opção adicional de envio: recomendo que pelo menos utilize "Correio registado para fora da Europa" (para que você possa rastrear a correspondência).
Fique atento às notificações que chegarão no seu email cadastrado nos próximos dias!
Esta discussão está fechada.
Comentários
Estando tudo certo o Arquivo Distrital irá lhe enviar após alguns dias um "Orçamento" que você deve aprovar e em seguida pagar (por cartão de crédito, preferencialmente).
Fique atento ao seu e-mail durante todo o processo de emissão!
Bom dia, gente!
Então, eu encontrei o assento de batismo digitalizada do meu bisavô que nasceu em 1889 no Distrito de Coimbra. Quero pedir esse documento em breve para anexar meu pedido de nacionalidade do meu pai, mas li que por se tratar de um documento antigo (datado de antes de 1911), eu teria que fazer algum tipo de reconhecimento especifico além de uma simples copia dessa certidão. O que isso quer dizer? Como eu faço isso?
Obrigada pela resposta! Boa sorte a todos!
Cecilia
@empada
Certidoes de Coimbra estão no arquivo da Universidade de Coimbra.
Use estas instruções como base: [Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) — Fórum Cidadania Portuguesa
Mas o pedido deve ser feito nesse site: Certidões | Reproduções de documentos - Arquivo da Universidade de Coimbra - Universidade de Coimbra (uc.pt)
Outras discussoes relevantes:
Como solicitar assento de baptismo no Arquivo da Universidade de Coimbra? — Fórum Cidadania Portuguesa
Solicitar Certidão Portuguesa pelo Arquivo da Universidade de Coimbra — Fórum Cidadania Portuguesa
Emissão Certidão de Nascimento - Arquivos Coimbra — Fórum Cidadania Portuguesa
Dúvidas sobre qual tipo de documento pedir a coimbra — Fórum Cidadania Portuguesa
com isso você tem todas as informações. boa sorte!
@eduardo_augusto sua resposta ficou muito completa, sugiro inclui-la no topico de pedido no CRAV [Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) — Fórum Cidadania Portuguesa ou nos "guias e informações uteis do forum", o que acha?
@Admin
@AlanNogueira
No que eu puder ajudar, faço com prazer.
@AlanNogueira @eduardo_augusto juntando, obrigado!