Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia
Daniel Henriques
Member
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: para registros anteriores a 1911, consulte o CRAV.
Entrar no site https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp
No menu a direita clicar em “Pedido de Certidão Online”
Depois em “Entrar sem autenticação”
Na página seguinte preencher em Identificação do Requerente o Nome, Telefone e E-mail
N.º ID Civil e NIF pode deixar em branco
O número do telefone preencha no formato 55 + DDD ( 2 digitos) + número do telefone. De preferência coloque o número do celular pois vai receber por SMS as informações do andamento do pedido.
Escolha o Tipo de certidão e se é sua certidão ou de terceiros
Nos “Dados do Pedido” preencha o nome completo da pessoa que é a titular da certidão que está requerendo, “Número/Ano do registo” se souber, e a Data de Nascimento no formato DD-MM-AAAA
Em naturalidade escolha o país em que ela nasceu, caso seja Portugal escolha o Distrito, Concelho e Freguesia. Caso tenha nascido no Brasil escolha Brasil e os campos vão mudar. Preencha “Local” com a cidade e estado em que ela nasceu.
Informe o nome completo do pai e da mãe e confirme.
Na página seguinte escolha faça o pagamento por cartão de crédito e ao final do processamento do pagamento clique no botão voltar ao site para já registrar no civilonline o pagamento.
O tempo de processamento pode variar, normalmente leva até 1 dia útil mas pode finalizar a certidão em questão de algumas horas.
Ao final você vai receber por e-mail e SMS um código de acesso a certidão solicitada que foi emitida por meio eletrônico. O código de acesso é numérico e no formato XXXX-XXXX-XXXX
Para acessar a certidão entre novamente no https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp e no menu a direita clique em Consulta de Certidão.
Digite o código de verificação que vai aparecer e o código de acesso que você recebeu
Na página seguinte você tem a opção de baixar um documento no formato .DOC (Word) com a certidão emitida. Esse código de acesso tem validade de 6 meses.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE - O Civil online só aceita certidões com menos de 100 anos de emissão. Assim, é preciso "driblar " o sistema!! Coloquem um ano que, a partir do pedido, seja menor que 100 anos atrás e, em "Informações Adicionais" , coloquem a data correta!!!
Pessoal se alguém fizer o pedido e puder escrever a parte do pagamento mais detalhada pois fiz de cabeça e já não lembro de todos os detalhes.
[Editado em 10/05/2022]
Entrar no site https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp
No menu a direita clicar em “Pedido de Certidão Online”
Depois em “Entrar sem autenticação”
Na página seguinte preencher em Identificação do Requerente o Nome, Telefone e E-mail
N.º ID Civil e NIF pode deixar em branco
O número do telefone preencha no formato 55 + DDD ( 2 digitos) + número do telefone. De preferência coloque o número do celular pois vai receber por SMS as informações do andamento do pedido.
Escolha o Tipo de certidão e se é sua certidão ou de terceiros
Nos “Dados do Pedido” preencha o nome completo da pessoa que é a titular da certidão que está requerendo, “Número/Ano do registo” se souber, e a Data de Nascimento no formato DD-MM-AAAA
Em naturalidade escolha o país em que ela nasceu, caso seja Portugal escolha o Distrito, Concelho e Freguesia. Caso tenha nascido no Brasil escolha Brasil e os campos vão mudar. Preencha “Local” com a cidade e estado em que ela nasceu.
Informe o nome completo do pai e da mãe e confirme.
Na página seguinte escolha faça o pagamento por cartão de crédito e ao final do processamento do pagamento clique no botão voltar ao site para já registrar no civilonline o pagamento.
O tempo de processamento pode variar, normalmente leva até 1 dia útil mas pode finalizar a certidão em questão de algumas horas.
Ao final você vai receber por e-mail e SMS um código de acesso a certidão solicitada que foi emitida por meio eletrônico. O código de acesso é numérico e no formato XXXX-XXXX-XXXX
Para acessar a certidão entre novamente no https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp e no menu a direita clique em Consulta de Certidão.
Digite o código de verificação que vai aparecer e o código de acesso que você recebeu
Na página seguinte você tem a opção de baixar um documento no formato .DOC (Word) com a certidão emitida. Esse código de acesso tem validade de 6 meses.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE - O Civil online só aceita certidões com menos de 100 anos de emissão. Assim, é preciso "driblar " o sistema!! Coloquem um ano que, a partir do pedido, seja menor que 100 anos atrás e, em "Informações Adicionais" , coloquem a data correta!!!
Pessoal se alguém fizer o pedido e puder escrever a parte do pagamento mais detalhada pois fiz de cabeça e já não lembro de todos os detalhes.
[Editado em 10/05/2022]
Esta discussão está fechada.
Comentários
Parabéns pela iniciativa! Bem explicado, vai ajudar muita gente
Está ótimo muito bem explicado. Vou usar em breve.
Obrigada
@mso2000, @Janice Picchi, @Mariza Guerra, @Mtrin, @marciomf fico feliz que tenham achado que ficou bom o texto, tenho visto algumas pessoas tendo dificuldade em pedir a certidão pelo site então resolvi escrever um passo a passo para ajudar o pessoal. Obrigado pelo apoio e pelos comentários.
Deixo relatado que pedi certidão de uma pessoa e utilizei cartão de crédito de outra pessoa, e não houve impedimento.
Ontem à noite pedi certidão da minha esposa seguindo as tuas dicas, coloquei o nome dela, no "tipo" eu coloquei que era da mesma, e para o pagamento com cartão de crédito usei o meu cartão. No pagamento foi para a página do Itaú onde pediu o código do Token do celular, e o pagamento foi liberado, liberando o início do processo de pedido de certidão.
Hoje de manhã recebi o código e peguei o arquivo certidao.doc no site do Civil Online.
Minha dúvida é se o Mastercard é aceito, pois li em algum lugar que somente a bandeira Visa era aceita.
Outra dificuldade é que a certidão de que preciso se refere a um nascimento de 1916, tendo mais de 100 anos. O site do Civil.Online não aceita. Alguém tem alguma ideia de como proceder? A certidão também não está nos arquivos digitais do tombo.
Por não aceitarem a data com mais de 100 anos, acho que ainda não passei da página de pagamento rsrs
Desde já agradeço!
Vi uma pessoa comentar para colocar o anos de nascimento errado (mais recente para passar pelo sistema) e nas observações indicar o ano certo de nascimento pois o site não permite solicitar com esse ano.
Fiz o procedimento como descrito acima mas não recebi o código numérico com o formato exemplificado...
Entrou um aviso...:
PAGAMENTO ACEITE
Com o valor pago...Data e hora...Número do meu cartão de crédito...etc
Os códigos que vieram nesse aviso/comprovante ¨Não cabem¨ no campo do site ¨civilonline,pt¨...
Estou na dúvida se o pagamento foi efetivado ou se devo repetir o procedimento...
Preciso da Certidão para segunda feira e agradeço se alguém que já tenha feito a solicitação puder ajudar...
Por esse site só é possivel pedir certidões até 100 ano ou menos. Alguem sabe como posso pedir certidão de meu trisavô nascido em 1865??? Ou como descobrir o assento de nascimento.
OBrigada
Dependendo de onde se encontrar o assento vai ser a forma de solicitar a certidão pois normalmente os livros antigos se encontram em arquivos distritais.
Fiz a solicitação na Sexta feira a tarde...
Mandei email com a foto do comprovante de pagamento e um print da fatura do cartão e eles não me responderam.
Após o pagamento via cartão de crédito, aparece uma tela de confirmação de pagamento e um botão abaixo onde vc precisa clicar pra voltar pro site civilonline pra confirmar esse pagamento no sistema deles.
Se vc não clicar nesse botão o pagamento fica pendente no civilonline e vai pra um limbo que não sabemos ainda como se resolve.
Quando eu receber o código (se deu tudo certo) eu aviso aqui.
Notificação Certidão
O processo n.º 130xx/2018 foi actualizado para o estado Pago.