Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia

Entrar no site https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp
No menu a direita clicar em “Pedido de Certidão Online”
Depois em “Entrar sem autenticação”
Na página seguinte preencher em Identificação do Requerente o Nome, Telefone e E-mail
N.º ID Civil e NIF pode deixar em branco
O número do telefone preencha no formato 55 + DDD ( 2 digitos) + número do telefone. De preferência coloque o número do celular pois vai receber por SMS as informações do andamento do pedido.

Escolha o Tipo de certidão e se é sua certidão ou de terceiros

Nos “Dados do Pedido” preencha o nome completo da pessoa que é a titular da certidão que está requerendo, “Número/Ano do registo” se souber, e a Data de Nascimento no formato DD-MM-AAAA
Em naturalidade escolha o país em que ela nasceu, caso seja Portugal escolha o Distrito, Concelho e Freguesia. Caso tenha nascido no Brasil escolha Brasil e os campos vão mudar. Preencha “Local” com a cidade e estado em que ela nasceu.
Informe o nome completo do pai e da mãe e confirme.
Na página seguinte escolha faça o pagamento por cartão de crédito e ao final do processamento do pagamento clique no botão voltar ao site para já registrar no civilonline o pagamento.

O tempo de processamento pode variar, normalmente leva até 1 dia útil mas pode finalizar a certidão em questão de algumas horas.
Ao final você vai receber por e-mail e SMS um código de acesso a certidão solicitada que foi emitida por meio eletrônico. O código de acesso é numérico e no formato XXXX-XXXX-XXXX
Para acessar a certidão entre novamente no https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp e no menu a direita clique em Consulta de Certidão.
Digite o código de verificação que vai aparecer e o código de acesso que você recebeu
Na página seguinte você tem a opção de baixar um documento no formato .DOC (Word) com a certidão emitida. Esse código de acesso tem validade de 6 meses.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE - O Civil online só aceita certidões com menos de 100 anos de emissão. Assim, é preciso "driblar " o sistema!! Coloquem um ano que, a partir do pedido, seja menor que 100 anos atrás e, em "Informações Adicionais" , coloquem a data correta!!!
Pessoal se alguém fizer o pedido e puder escrever a parte do pagamento mais detalhada pois fiz de cabeça e já não lembro de todos os detalhes.
[Editado em 10/05/2022]
«13456721

Comentários

  • Show de bola, acabei de seguir os passos e efetuar o pagamento. Vamos ver agora o que acontece.
  • @DanielHenriques
    Parabéns pela iniciativa! Bem explicado, vai ajudar muita gente
  • Muito bom, @Daniel.
  • @DanielHenriques,
    Está ótimo muito bem explicado. Vou usar em breve.
    Obrigada
  • Funcionou. Valeu Daniel!!
  • @DanielHenriques, obrigado pela ajuda. Estou tentando obter a minha certidão de nascimento e a de casamento pelo CivlOnline, (tenho o assento de ambas), mas estou tendo problemas em fazer o pagamento pelo meu cartão de crédito internacional Mastercard Caixa. Já verifiquei junto a operadora e o mesmo está liberado para compras internacionais. Quando finalizo, aparece uma mensagem de ABANDONO, ou seja, não efetivada. Me informaram que meu cartão não possui esta tecnologia. Alguém mais teve problemas em efetivar o pagamento? Obrigado.
  • @marciomf na página do pagamento, após finalizar lembro que cliquei em um botão de voltar ao site anterior ou algo assim, um botão grande, verde se não me falha a memória. Você chegou a clicar nesse botão? Lembro de ler em algum lugar que se não fizer isso dá um erro e não é comunicado o pagamento. Não sei se tem a ver mas tem pessoas relatando que no site do IRN para pagamento de emolumentos para CRC Lisboa está dando erro também nos pagamentos com cartão de crédito nos últimos dias. Você usou qual navegador, lembro que tive problemas mas não me lembro se finalizei com o Internet Explorer ou com o Google Chrome.

    @mso2000, @Janice Picchi, @Mariza Guerra, @Mtrin, @marciomf fico feliz que tenham achado que ficou bom o texto, tenho visto algumas pessoas tendo dificuldade em pedir a certidão pelo site então resolvi escrever um passo a passo para ajudar o pessoal. Obrigado pelo apoio e pelos comentários.
  • @DanielHenriques, eu fiz a operação pelo Internet Explorer e pelo Google Chrome, porém ambos apresentam este problema. Liguei novamente para a Mastercard e descobri que o meu cartão não possui a tecnologia Secure Code, que é requerida para este site. Portanto, no meu caso, terei que usar outro cartão de crédito para realizar a operação. Muito obrigado mais uma vez pelas suas grandes dicas. Abraços.
  • @DanielHenriques @marizaguerra, pedi ontem e hoje já estava em mail e-amil. Muito boa dica. Não poderia deixar de passar por aqui para agradecer. Obrigado!
  • @Daniel Henriques , bem explicado.
    Deixo relatado que pedi certidão de uma pessoa e utilizei cartão de crédito de outra pessoa, e não houve impedimento.
    Ontem à noite pedi certidão da minha esposa seguindo as tuas dicas, coloquei o nome dela, no "tipo" eu coloquei que era da mesma, e para o pagamento com cartão de crédito usei o meu cartão. No pagamento foi para a página do Itaú onde pediu o código do Token do celular, e o pagamento foi liberado, liberando o início do processo de pedido de certidão.
    Hoje de manhã recebi o código e peguei o arquivo certidao.doc no site do Civil Online.
  • Pessoal, sou novo no fórum e iria abrir um tópico sobre pagamento, mas encontrei este aqui e me pareceu mais adequado prosseguir por aqui.

    Minha dúvida é se o Mastercard é aceito, pois li em algum lugar que somente a bandeira Visa era aceita.

    Outra dificuldade é que a certidão de que preciso se refere a um nascimento de 1916, tendo mais de 100 anos. O site do Civil.Online não aceita. Alguém tem alguma ideia de como proceder? A certidão também não está nos arquivos digitais do tombo.

    Por não aceitarem a data com mais de 100 anos, acho que ainda não passei da página de pagamento rsrs

    Desde já agradeço!
  • @GSimões eu paguei com mastercard quando solicitei uma certidão.
    Vi uma pessoa comentar para colocar o anos de nascimento errado (mais recente para passar pelo sistema) e nas observações indicar o ano certo de nascimento pois o site não permite solicitar com esse ano.
  • Bom dia...
    Fiz o procedimento como descrito acima mas não recebi o código numérico com o formato exemplificado...
    Entrou um aviso...:

    PAGAMENTO ACEITE

    Com o valor pago...Data e hora...Número do meu cartão de crédito...etc

    Os códigos que vieram nesse aviso/comprovante ¨Não cabem¨ no campo do site ¨civilonline,pt¨...
    Estou na dúvida se o pagamento foi efetivado ou se devo repetir o procedimento...
    Preciso da Certidão para segunda feira e agradeço se alguém que já tenha feito a solicitação puder ajudar...
  • @Nilton Hessel quando você fez o pedido?
  • Pessoal, boa noite!
    Por esse site só é possivel pedir certidões até 100 ano ou menos. Alguem sabe como posso pedir certidão de meu trisavô nascido em 1865??? Ou como descobrir o assento de nascimento.
    OBrigada
  • @Bruna Arantes crie uma nova discussão em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas e informe os dados que possuir, quanto mais dados maior a chance de alguém conseguir localizar o assento. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas
    Dependendo de onde se encontrar o assento vai ser a forma de solicitar a certidão pois normalmente os livros antigos se encontram em arquivos distritais.
  • Bom dia Daniel...
    Fiz a solicitação na Sexta feira a tarde...
  • @Nilton Hessel então só na segunda deve receber o código, o pedido do site é encaminhado para uma conservatória que emite a certidão., as conservatórias não trabalham aos finais de semana. Amanhã pela manhã já deve chegar o e-mail informando a finalização do pedido junto com o código de acesso.
  • @DanielHenriques o site está dando erro mesmo, paguei a certidão de meu pai lá, está na fatura do cartão e está dizendo que não foi pago. Mandei email pra lá e eles não me responderam, pelo visto vou ter que pedir de novo pelo portal do cidadão.
  • @camila, o seu cartao esta desbloqueado para transacoes internacionais? pode ser isso
  • @Cristina está sim, tanto que está faturado, quase 50 reais e nada de certidão :(
    Mandei email com a foto do comprovante de pagamento e um print da fatura do cartão e eles não me responderam.
  • @Camila Fernandes faz tempo que ocorreu isso?
  • Fiz agora o pedido da certidão do meu marido pelo civilonline.

    Após o pagamento via cartão de crédito, aparece uma tela de confirmação de pagamento e um botão abaixo onde vc precisa clicar pra voltar pro site civilonline pra confirmar esse pagamento no sistema deles.

    Se vc não clicar nesse botão o pagamento fica pendente no civilonline e vai pra um limbo que não sabemos ainda como se resolve.

    Quando eu receber o código (se deu tudo certo) eu aviso aqui.
  • Recebi um e-mail com a mensagem:


    Notificação Certidão

    O processo n.º 130xx/2018 foi actualizado para o estado Pago.
  • Deu certo! Recebi e-mail e sms com o código em 15 minutos!
  • Só com essa certidão online já posso ir ao consulado pedir o CC?
  • @Alexandraloth pode sim, leve uma cópia impressa do documento que será disponibilizado.
  • @danielhenrique, obrigada! engraçado que é uma certidao tão simples em word achei estranho. rs
  • @Alexandraloth as certidões portuguesas são assim mesmo, não vem em papel especial, com marcas de segurança, etc. Como todo sistema é online é muito fácil verificar a veracidade então não tem necessidade de milhares de sistemas para inibir fraude.
  • Na verdade mais importante que a certidão em si é o código de acesso. Fornecê-lo a uma entidade tem força de apresentação do original da documentação. O que você tem com o word é uma "cópia simples".
Esta discussão está fechada.