Ajuda com certidão de nascimento de bisavô português

135

Comentários

  • @AlanNogueira Agradeço muito mais uma vez pelas dicas, será que alguem conseguiria encontrar em portugal os meus outros bisavó e bisavô por parte de mãe? se alguem conseguir também agradeço muito, so tenho os nomes deles completos, não sei se será possivel, os nomes deles são, Jayme Rodrigues Ribeiro e Carmen Rodrigues Ribeiro, eles são os pais do meu avô o Waldemar Rodrigues Ribeiro que era casado com a Izaura da Silva Ribeiro minha avó, que a filha dos que vocês ja me ajudaram a encontrar a Maria e o João, agradeço a todos mais mais uma vez.

  • @Kleber Silva Aguiar A sim, obrigado Kleber, meu tio deve ter se confundi ao pensar que eles seriam portugueses.

  • @Kleber Silva Aguiar Acho que esses não são eles, os nomes estão diferentes na certidão de casamento, tem de mello no nome dele ao invés do Ribeiro. Na certidão de casamento do Filho deles o Waldemar, os nomes deles estão diferentes, da uma olhada.


  • @grccorrea

    Waldemar tinha irmãos? ...Jaime, Julieta, Irene, Waldir, Walter, ... se sim, o casamento encontrado é do Jaime e Carmen.

  • Olá pessoal, Bom dia


    Estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô português para dar entrada no processo de cidadania da minha mãe.

    O nome dele era José Francisco

    O nome do Cônjuge: Maria São José, nascida em 1898.

    São de coimbra.

    O ano de nascimento dele nao consegui ainda, pois quando o meu avô casou ele já era falecido e no registro do cartório de casamento do meu avô não consta nenhuma informação.

    Alguém conseguem ajudar por favor?

  • @AlanNogueira @Kleber Silva Aguiar estou com 3 dúvidas quanto ao formulário 1D que não achei nos tópicos dedicados a ele, podem me ajudar?

    Estou fazendo o processo de neta para minha mãe.

    1 - No campo de nome e apelido dela, devo colocar o apelido de solteira ou de casada? ela mudou de apelido ao se casar.

    2 - No quadro 2, declarações, preencho somente o nome do avô da minha mãe ou incluo o sobrenome também? No registro de nascimento dele, de 1891, tem somente o nome sem sobrenomes.

    2 - Preencho o quadro de restituição? Farei o pagamento por cartão de crédito e preencher o formulário que chegar ao meu e-mail.

    Agradeço desde já.

  • @marcellomoura

    1-o nome atual 2-nome completo 3-preenche os dados completos independente da forma de pagamento (sugiro abrir conta da Wise em euros vai ter o número de conta europeia para preencher aí, eh grátis)

  • Obrigado pelas respostas @AlanNogueira !

    Esse quadro 5 (restituição) é de preenchimento obrigatório?

  • @marcelloamr nao sei dizer, quando mandei o meu era o formulário antigo… mas eu preencheria :-)

  • Olá, encontramos um documento da minha vó por parte de pai, que é bem antigo e está em pessimo estado de conservação, não da pra ler muita coisa, mas é um documento do governo de portugal e tem o nome dela, será que poderia ser uma cidadania portuguesa que o Pai e a Mãe dela(meus bisavós) passaram para ela? Se sim, será que é possivel encontrar esse documento? os dados dela são esses.

    Minha avó : Iracema Rodrigues (nome de solteira), o nome de casada entra o Corrêa no final

    Meu Avô: Horacio Corrêa

    Pais da minha avó: José do Nascimento Rodrigues

    Atena de Jesus Rodrigues (pode ser que seja com "h" também, "Athena")

    A Certidão de casamento dela e do meu avô estão em anexo.


    Agradeço desde já a todos, obrigado.

  • @grccorrea


    Este documento que você apresenta não é Português, mas sim Brasileiro.

    Logo no início, diz, "Aos 27 de maio de 1933, nesta cidade do Rio de Janeiro..." e na página seguinte, diz, "Iracema Rodrigues, natural desta capital".

    Ou seja, a Iracema era brasileira, nascida no Rio de Janeiro. Não acredito que ela tenha recebido a nacionalidade portuguesa dos pais - isso era extremamente raro, não havia esse tipo de preocupação no passado.

    Por outro lado, você diz que seus bisavôs eram portugueses. Nesse caso, o seu pai (ou sua mãe, dependendo do caso), ainda poderia solicitar a nacionalidade portuguesa como neto (ou neta) de português.

    É esse caminho que você deve tentar seguir.

  • @grccorrea

    Coloque a imagem desse tal documento de PT, na melhor resolução que conseguir. Quem sabe alguém aqui consegue ler uma parte.

    @eduardo_augusto Eu suponho que haja um outro documento além do casamento de Iracema. Como vc disse, Iracema é do Rio de Janeiro, nascida em 1912. Quem é PT é seu pai José do Nascimento Rodrigues, A mãe, cujo nome correto é Stella (ou Estella) de Jesus (e não Atena) é BR. Eles casaram no RJ em 1910:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DC4H-GL

    Mas tem algo interessante aqui. A irmã mais nova de Iracema, chamada Lucilia, nasceu em PT em 1914. Parece ser na freguesia de Algodres, no concelho de Figueira Castelo Rodrigo. Essa informação está no seu casamento no RJ em 1933:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/G58C-S92

    Isso indicaria que a família voltou para PT quando Iracema era criança e depois de novo para o BR. Não sei o que isso pode implicar, mas seria interessante ver esse "documento PT" de Iracema que foi mencionado.

    E alguém já transcreveu em 2004 esse casamento de Lucilia e o óbito de seu esposo Joao Augusto Vicente Pereira no batismo dele (tif 016). Essa transcrição confirmaria se Lucilia realmente nasceu nessa freguesia acima:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1304956

    Seria interessante contatar descendentes de Lucilia, pois eles que devem ter feito essas transcrições.

    Em, todo caso, sendo o pai de @grccorrea vivo, sempre há o caminho de fazer a nacionalidade do pai como neto. Não só pelo lado do Jose do Nascimento Rodrigues, mas vi que ambos os pais de Horacio Correa também são PT.

  • @CarlosASP @eduardo_augusto Muito obrigado por me ajudarem mais uma vez, vou pegar esse documento com minha tia até o fim de semana, scanear ele e posto aqui para ver se vocês conseguem me ajudar e identificar o conteudo dele, infelizmente meu pai ja é falecido, faleceu em 2017, nesse caso é o documento da minha avó Iracema, com o brasão portugues, se realmente for uma nacionalidade portuguesa, não existe algum outro local que seja possivel verificar além desse documento? De qualquer forma tentarei hoje ainda conseguir esse documento, obrigado.

  • @CarlosASP @eduardo_augusto @marcellomoura @klebergarcya @AlanNogueira Bom dia amigos, consegui o papel com o brasão portugues da minha avó, pelo pouco que consegui ler me parece que ela é portuguesa ou pegou a cidadania, só não consigo entender qual o nome do concelho, freguesia e distrito, segue as imagens do documento, obrigado a todos mais uma vez.


  • editado March 26

    @grccorrea

    A freguesia e o concelho são os mesmos onde nasceu a irmã Lucilia em 1914: freguesia de Algodres, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

    Pode ver que há um carimbo na parte esquerda inferior com isso.

    A parte manuscrita diz que ela nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, reside em Algodres, concelho de Figueira, distrito da Guarda.

    Eu não conheço como funcionava isso na época (dar a cidadania por ser filha de pai PT). Talvez algum dos colegas que você marcou, ou a @texaslady tenham uma ideia.

    A única ideia que eu tenho é contatar a conservatória de Figueira de Castelo Rodrigo para ver se foi gerado um assento de nascimento PT na época, visto que esse documento que você tem é tipo um passaporte PT dizendo que ela é cidadã PT (mesmo tendo nascido no BR). Eu anexaria esse documento ao email perguntando sobre se há um assento lá (incluiria a data de nascimento e filiação dela).

    Registo Civil Predial Comercial de Figueira Castelo Rodrigo

    Contactos

    Morada: Palácio da Justiça - Avenida Heróis de Castelo Rodrigo, 6440-113 Figueira de Castelo Rodrigo (mapa)

    Email: registos.fcrodrigo@irn.mj.pt

    Telefone: (+351) 271 312 104

  • @CarlosASP Obrigado pela ajuda Carlos, ja enviei o email para o endereço que você escreveu, agora só aguardar pela resposta. Se alguem conseguir encontrar algum registro dela em Portugal eu agradeço muito.

  • Pessoal, estou precisando de uma ajudinha.

    Preciso localizar a certidão de nascimento (e se possivel, a de casamento também) da bisavó da minha mãe, já olhei em vários arquivos do tombo.pt mas não achei.

    Nome: Luiza Pereira

    Nome do pai: Antonio Pereira da Silva Santos (Ou Antonio Pereira dos Santos). Essas 2 variações estão nos registros de nascimento dos filhos dela.

    Nome da mãe: Rita Pereira

    Nome do marido: Joaquim Ferreira de Moura (Ou Joaquim Ferreira Reguenga)

    Local de nascimento: São Miguel das Caldas de Vizela, Guimarães, Braga, Portugal

    Data de nascimento: não sabemos. Teve o seu primeiro filho em 1891 em Santo Tirso: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=826878 (tif00057)

    Essas são todas as informações que temos!

  • @marcellomoura

    A de batismo deve ser essa de 1871:

    https://archeevo.amap.pt/viewer/descriptions/183007/162578

    Esses dados batem com o que consta no casamento em Santo Ildefonso em 1891 (ver tif 006):.

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=830830

    O casamento tinha a dificuldade de achar por causa das divergências nos batismos dos filhos sobre onde os pais casaram: alguns falam que foi na mesma freguesia do batismo (Santo Tirso, concelho de Santo Tirso) e em outros que foi em Santo Ildefonso, concelho do Porto.

  • marcellomouramarcellomoura Member
    editado March 28

    @CarlosASP muito obrigado! O batismo foi 26/11/1871, mas sabe me indicar a data do nascimento? Não estou conseguindo ler bem as letrras desse registro.

    Creio que seja a certidão correta da Luiza sim.

    Esse casamento em 1891 bate com um dado da família que ela tinha engravidado um pouco depois do casamento (o primeiro filho nasceu em dezembro de 1891). Eu não estava conseguindo achar o local exato do casamento, acabei olhando muitos documentos de Santo Tirso em vão kkkkkk

    Ontem eu voltei para casa e notei um erro na certidão que recebi do CRAV do meu bisavô Hermano. O nome da Luiza, mãe dele, estava como Luzia. Entrei em contato com info@adporto.dglab.gov.pt e eles confirmaram que de fato houve um erro de leitura e digitação por parte deles. Prontamente fizeram uma segunda via da certidão, corrigida, e já vão enviar para minha casa.

  • @marcellomoura

    "... Luiza, e que nasceu às seis horas da manhã do dia dezenove do dito mes ..."

    Ou seja: 19/11/1871

  • Pessoal, será que alguem sabe onde consigo encontrar a certidão de nascimento do meu pai? Ele faleceu em 2017, ja dei uma pesquisada no family search mais não consegui achar.

    Nome: Gilberto Rodrigues Corrêa

    Pai: Horacio Corrêa

    Mãe: Iracema Rodrigues

    Nascimento: 30/06/1945

    Não sei se ele foi registrado na cidade do Rio de Janeiro, ou em alguma cidade vizinha, como São João, ou alguma outra.

    Se eu conseguir a certidão de nascimento da minha avó Iracema e do meu avô Horacio também ajudaria, obrigado.

  • @grccorrea

    Os nascimentos de Horacio e Iracema estão anexados nas Fontes das árvores deles no FS:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GJ6Q-JK7

  • @CarlosASP Sim, o problema é encontrar o cartorio, principalmente do meu pai, estamos verificando mesmo se a minha avó Iracema era portuguesa ou se recebeu a cidadania do pai dela, se for realmente isso, vou precisar da certidão de nascimento do meu pai para poder passar a cidadania para min, mas não faço ideia de qual cartorio se encontra a certidão dele aqui no RJ, se alguem puder me ajudar a encontrar agradeço.

  • @grccorrea

    Iracema foi registrada no que era a freguesia do Engenho Velho no Rio de janeiro. Hoje em dia isso é o 8 RCPN na Tijuca:

    http://www.8rcpn.com.br/cgi-bin/8rcpn.dll/default

    Quanto ao seu pai, tem o RG dele? Olhe se no RG há um campo "Documento de Origem" para ver que documento foi apresentado para tirar o RG. Em geral é ou a certidão de casamento ou a de nascimento.

    Caso ele tenha nascido no atual município do Rio de Janeiro, dá para tentar ver se há uma cópia no Arquivo nacional, mas os sites deles estão fora do ar; talvez só consertem na segunda feira. Se foi em outro município do estado, não haverá nada no AN.

    Eu vi que um irmão de seu pai, Antonio, também foi registrado no Engenho Velho em 1939. Já tentou lá?

    Uma irmã mais velha, Therezinha, foi registrada em 1937 na então 7a pretoria civil (freguesia de Inhauma). Como essa é a mais complicada pelas suas divisões subsequentes, deixaria para o fim (mas desconfio que o registro dela esteja no atual 11 RCPN):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias

    E tem que ver se você consegue obter algum documento que confirme que Iracema realmente obteve a nacionalidade PT quando os pais dela voltaram para lá, como já discutido.

  • @CarlosASP Muito obrigado mesmo amigo, me ajudou muito, agora ja posso verificar nesses locais para ver se encontro, como você disse estamos verificando o documento da minha avó Iracema, para confirmar se ela realmente teve a nacionalidade PT, o que me deixa pensativo é esse trecho do documento que diz que "é cidadão português e embarca com destino a", mas vamos tentar encontra esse documento la em PT, obrigado e uma feliz pascoa para você e sua familia.


  • @CarlosASP uma dúvida: sobrenomes diferentes de familiares que não estão na linha do português de quem que vamos solicitar a cidadania, podem interferir no processo?

    Vou explicar minha situação:

    Estamos dando entrada no processo de cidadania de neta para minha mãe por parte do avô dela, Hermano Ferreira de Moura. A avó dela, que era brasileira, casada com o Hermano, é filha da Florinda (bisavó dela). Porém, o nome da Florinda (bisavó dela) aparece de diferente formas em várias certidões. Algumas ela adota o nome de solteira (Silveira Paim), outras, o nome de casada (da Silva Couto).

    Na certidão do pai da minha mãe, Aloysio, Florinda (avô do pai da minha mãe, bisavó dela) aparece como "Silveira Paim" (ela é a Avó dele, mãe da mãe dele). E na certidão de casamento do Hermano, avô da minha mãe, ela aparece como "da Silva Couto" (ela sendo mãe da conjugê dele).

    Acha que isso pode trazer algum problema pra gente? Visto que a cidadania portuguesa para minha mãe não vai ser adquirida da parte dela, e sim do conjuge da filha dela, Hermano, avô da minha mãe.

  • marcellomouramarcellomoura Member
    editado March 31

    @CarlosASP para ilustrar melhor a minha situação:

    Azul: Linha de quem estamos solicitando a cidadania

    Vermelho: pessoa que aparece com sobrenomes diferentes em diferentes certidões.

    O casamento de Hermano e Margarida foi em portugal (1912) e eu já tenho essa certidão emitida pelo CivilOnline em que a Florinda está como Florinda Paim da Silva Couto. Na certidão de nascimento de Aloysio Ferreira de Moura (1916), ela aparece como Florinda da Silveira Paim.

    Obs.: corrigindo uma informação do meu comentário anterior: onde se ler "da Silva Couto", lê-se "Paim da Silva Couto"

  • @marcellomoura

    Essa é uma área que não gosto muito de dar palpite, a não ser quando a resposta é muito clara.

    Há uma certa margem para divergências em nomes, mas é meio nebuloso o tamanho dela. Nos casos de minha família, haviam algumas inconsistências, mas ficava bem claro pelo "conjunto de documentos" que se tratavam das mesmas pessoas. Todos foram aprovados sem exigência nenhuma.

    Isso não quer dizer que outros casos, ou o mesmo caso na mão de um outro conservador, teriam o mesmo tratamento.

    Também vai do seu apetite e ansiedade de possivelmente ter que lidar com uma exigência no futuro para explicar e/ou retificar o nome de Florinda.

    Seria bom ouvir a opinião de outros foristas, por exemplo @texaslady @eduardo_augusto @AlanNogueira

  • @marcellomoura ,

    Eu também não tive muita experiência com divergências de nomes, portanto minha opinião aqui é o que eu faria, se fosse meu caso. Concordo com o @CarlosASP , dependendo de como você encara a possibiliadade de exigência, não vejo muita razão para não enviar do jeito que está. Principalmente pelo fato que a divergência não esta na linhagem pela qual você vai fazer o pedido de nacionalidade e também a meu ver fica claro que é a mesma Florinda. Não são nomes completamente diferentes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.