Aquisição/Naturalização -Tondela - passo a passo - dúvidas e informações

191012141519

Comentários

  • @Cynthia VandeKamp Washington,

    Obrigado pelas dicas. Se não conseguir a minha nacionalidade como faremos para ir morar em Portugal (legalmente!) e eu podendo trabalhar normalmente?

    Com relação a tirar a documentação dela aqui no Brasil existe algum tópico no forum que eu possa me guiar e tirar dúvidas?

    Abraços a todos,
    Vida longa e próspera
  • editado April 2017
    @Marcelo
    Como sua esposa já conseguiu a nacionalidade, vocês podem ir morar em Portugal. Ela vai como portuguesa e você entra primeiramente como turista. Depois de três meses (tempo que expira sua permanência como turista, sua esposa tem que dar entrada no pedido de reunião familiar junto ao SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Não conheeço bem esse processo, mas você pode se informar junto ao SEF.

    Num outro tópico (para quem quer morar em Portugal), achei isso:
    "O pedido deve ser apresentado junto ao SEF mais próximo de sua residência 30 dias após passados os 3 meses da entrada em Portugal, mediante agendamento prévio. As marcações podem ser feitas, todos os dias úteis, das 09:00 às 17:30 horas, através dos telefones 808 202 653 (fixo) ou 808 962 690 (celular) e será informado o local, dia/hora da sua marcação."
  • ALGUEM SABE ME INFORMAR quais CONSERVATORIAs EM PORTUGAL ESTA FINALIzanfo processos de atribuicao mais rapido ?
  • @MarceloMagalhães vc ñ teve de fazer a transcrição de casamento no processo de sua esposa? pelo que percebi no início dos posts do Fórum as Conservatórias não pediam, e agora pedem.
  • @roberta veiga,

    Fizemos sim a transcrição do casamento dos avós dela (o avô português com a avó brasileira). Depois disso feito é que demos entrada no processo de aquisição dela.

    Abraços a todos.

    Vida longa e próspera,
    Gláucia & Marcelo
  • @augusto1370 boa pergunta! a conservatória de Tondela, pelo que tenho lido, me parece boa opção. Queria saber se há alguma conservatória que não exija transcrições de casamentos, sera que há? Pois terei q fazer o processo da minha avó, da minha mãe e meu, então só em Emolumentos da transcrição de casamento gastaremos uma nota a mais. obrigada pela ajuda de todos!
  • @roberta veiga
    No seu caso, avó, mãe... Toda nacionalidade do lado feminino necessita da transcrição dos casamentos. Não tem jeito. Prepare o bolso.
  • Pessoal, estou começando o processo para aquisição da nacionalidade para mim e meu irmão e estou com algumas dúvidas.

    Meu pai é brasileiro, mas já adquiriu a nacionalidade portuguesa pelos menos avós, ambos portugueses.
    Esta é a lista de documentos que localizei aqui no fórum, então estou com algumas duvidas, podem me ajudar, por favor?


    - Certidão de nascimento do português - Meu pai é nascido no brasil, preciso mesmo assim da certidão de nascimento dele? Precisa ser apostilada também? Acham necessário eu enviar uma copiar mesmo que apostilada do Bilhete de Identificação Português dele?

    - Certidão de nascimento do pai ou mãe brasileiro do requerente ,de inteiro teor , com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.

    - Certidão de nascimento do requerente,de inteiro teor,com firma reconhecida do notário que assina e apostilada em cartório.

    - Cópia de diploma ou histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa autenticada em cartório - esta copia precisa ser apostilada?

    - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, legalizada no Itamaraty e apostilada em cartório. - Vi no fórum que os documentos que serão apostilados não precisam ser enviados para o Itamaraty, é correta esta informação?

    - Cópia do RG do requerente autenticada em cartório: precisa ser o RG ou pode ser o passaporte? (já tenho copia autenticada do passaporte apostilado)

    - Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida por autenticidade no consulado português ou em cartório: Os links do requerimento não estão funcionando, alguém tem este arquivo que pode me enviar, por favor?

    - Vale postal no valor de €250 - desculpe a ignorância, mas não sei como funcionam este vale. Onde faço o pagamento deste vale postal?

    Estava com os documentos prontos para dar entrada no Consulado, mas resolvi enviar direto para Portugal devido ao custo e ao tempo de processo. Então já estou com a minha certidão, da minha mãe (brasileira) e certidão de casamento de meus pais, todos emitidos a menos de um ano e já apostiladas.

    Muito obrigada pela ajuda!

    Obrigada!
  • @Flavia,

    Cópia do Diploma não precisa ser apostilada
    Antecedentes da Policia Federal apostilada, não precisa passar pelo Itamaraty
    R.G.. Só a Conservatória de Ovar não exige que seja apostilado
    Requerimento 1C reconhecido por autenticidade em Cartório, não precisa Apostilar
    Vale postal, vc faz nas Agencias do Correio, enderaçado à Conservatoria que for enviar os documentos

    MAIS EXPLICAÇÕES :http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4142/atribuicao-crc-de-ovar-informacoes-e-processos#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3749/atribuicao-crc-de-tondela-informacoes-e-processos#latest


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4967/atribuicao-crc-de-vila-nova-de-gaia-informacoes-e-processos#latest
  • @FlaviaTroeira, esta lista de documentos que você descreveu é para o processo de aquisição. Pelo que você comentou (seu pai tendo a cidadania portuguesa), o seu processo correto será de atribuição. Neste caso, os documentos e o valor do Vale Postal são diferentes: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1
  • Muito obrigada pessoal!
    So mais uma duvida, juro que a ultima!

    Meu pai é português, mas nascido no Brasil, fez a Aquisição pelos meus avos, ambos portugueses.
    Pode parecer uma pergunta besta, mas certidão de nascimento dele que preciso enviar é a do cartório do brasil mesmo né? Ou preciso registra-la em Portugal antes de tudo? Quando ele finalizou o processo pelo consulado, recebeu somente o Bilhete de Identidade e o Passaporte, mais nada.
  • @Flavia
    Não. A "certidão" que precisa é o assento de nascimento que foi feito em Portugal para seu pai. Ou pelo menos precisa saber o número do assento. Pergunte para o consulado ou para a Conservatória dos Registos Centrais. Eles saberão informar o número. O consulado deveria ter dado uma cópia do assnto de nascimento português do seu pai. Você pode pedir uma cópia ao consulado.
  • @afonsec
    Caro @afonsec, desculpe so vi sua consulta agora. SEMPRE PELO SITE!! Há que se cadastrar no arquivo distrital que se pretende obter algum documento, no meu caso foi o do Porto, uma vez cadastrado podes solicitar serviços em linha e cadastrar, haverá a solicitação de pagamentos que se faz com cartão de crédito internacional. e se acompanha tanto por e-mail que vão informando a cada interação, quanto diretamente no site acompanhando o # do pedido feito. Acompanhei várias interações ao longo de 24-48 horas em 72 horas estava o documento entregue na Conservatória. abraço e boa sorte
  • @FlaviaTroeira se seu pai conseguiu a nacionalidade pelos seus avós (pais dele), você irá abrir o processo de atribuição, e não de aquisição, veja se você está fazendo o correto pra não gastar mais dinheiro com o processo errado.
  • Boa noite a todos
    Alguém tem conhecimento de algum Processo de Aquisição (Naturalização) de Netos que tenham sido concluído nos últimos 30 dias na CRC de Tondela?
  • Bom dia a todos! Sou novo aqui, desculpem pela pergunta que acredito que alguém já tenha a feito, mas não vi a resposta!
    Sou neto de Português ( Avó materna ), minha mãe era brasileira e não fez a cidadania, eu vou fazer a minha por aquisição, pois minha mãe já faleceu!
    Estou indo para Lisboa e Porto no final do mês e já possuo todas as documentações. Alguém sabe se é mais rápido dar entrada em algum lugar de Portugal? Quanto tempo deve demorar ? Ouvi falar sobre Tondela.
  • @Felipe, os processos feitos presencialmente demoram o mesmo tempo dos processos enviados pelos Correios...ou seja..entram numa fila.O tempo varia de 4 a 6 meses (menos Lisboa q demora mais de 1ano)Vc pode tentar a 4 Crc do Porto ou Vila Nova de Gaia.
  • Bom dia, estou com processo de naturalização em Tondela e hoje recebi e-mail informando o número do processo, além da exigência de transcrição de casamento. O e-mail ficou confuso porque primeiro o servidor João solicita transcrição de meus pais que são brasileiros (até então não sabia que seria transcrever casamento de brasileiros), depois de meus avós. Acontece que já transcrevi o casamento de meus avós por Ponta Delgada e já havia informado Tondela deste procedimento. Posto abaixo e e-mail recebido para saber se alguém pode interpretar melhor, ou dar uma dica do quê fazer. Obrigado.

    Deu entrada a 15.05.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. –21XXX/17-SITPRO – RENATO CARLOS MACHADO
    PEDIDO DE DOCUMENTOS EM FALTA:
    · Transcrição de Casamento dos Pais
    Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
    No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
    Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto.


    Atentamente,

    João Barros - Escriturário
    CRC de Tondela


    www.irn.mj.pt
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
    3460-584 Tondela
    VOIP: 724141/43/44 | Telefone:232819310 | Fax: 232819319
    E-mail: joao.a.jesus@irn.mj.pt
    Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer!

    Joao Agostinho Barros de Jesus
    09:13 (Há 2 horas)

    para mim
    Deu entrada a 15.05.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. –21XXX/17-SITPRO – RENATO CARLOS MACHADO
    PEDIDO DE DOCUMENTOS EM FALTA:
    · Transcrição de Casamento do Avô
    Assim, tem de ser efectuada antes da Atribuição de Nacionalidade, a enviar:
    Requerimento.
    Certidão de Casamento devidamente legalizada
    Certidão de Nascimento do Cônjuge Estrangeiro.
    Vale Postal no Valor de € 120,00.
    Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
    No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
  • @rcmachado2006 informe ao Serventuário João Barros que você já realizou a transcrição do Casamento de seu avô na CRC de Ponta Delgada, se você já tiver recebido algum documento de lá (Ponta delgada) escanei e envie para ele.
    Quanto aos casamentos de brasileiros: normalmente no Brasil os casamentos são averbados nas Certidões de Nascimentos das pessoas, o descendente de português (pai ou mãe) do qual você enviou a Certidão de Nascimento apostilada não teve averbado o casamento?
  • @Everton Fernandes , fiquei com uma duvida. Estou com os documentos para pedido de Aquisição , tenho a certidão de minha mãe (Inteiro teor e cópia reprográfica) e certidão de casamento com averbação do divorcio ( Inteiro teor) tudo apostilado. Porem na certidão de nascimento de minha mãe não consta nada sobre ela ser casada com meu pai. Está errado?
  • Obrigado Everton, acontece que junto com os documentos necessários para a naturalização também havia enviado a certidão de casamento de meus pais, pois fui registrado pelo meu pai que era genro do português, por isso achei estranho essa solicitação.
  • @LeandroPenna. Se você irá dar entrada em Processo de Naturalização de Netos (Aquisição) não há necessidade de enviar a Certidão de Casamento de sua mãe. Só a Certidão de Nascimento dela, mas caso você queira ser mais cuidadoso com essa questão vc poderia ir ao Cartório Brasileiro onde ela foi registrada e lá averbar o casamento e consequente divórcio dela.
    As vezes enviar Certidões que não estão na lista pode causar alguma confusão.
  • @rcmachado2006 . Acredito que não havia a necessidade de envio da Certidão de Casamento de sua mãe e isso pode ter acarretado a solicitação da CRC de Tondela, mas casamento de brasileiros devem ser averbados nas Certidões de Nascimento dos brasileiros, isto está previsto na Lei de Registros Públicos brasileira.
  • @Everton Obrigado!
  • @rcmachado2006 quando vc mandou os documentos pra Tondela? só pra eu saber qt tempo eles tão demorando pra enumerar
  • Fernanda, enviei em 13/04 e chegou em 24/04. Foi numerado em 14/05.
  • Boa tarde, esotu vendo os documentos para atribuição de nacionalidade do meu tio. Agendei no consulado aqui do Rio, mas só tem data para 16/10/2017!! Então estou pensando em enviar por correio para Tondela. recebi um email de lá dizendo que precisam do formulario IC com reconhecimento presencial de assinatura. alguem sabe o que querem dizer: meu tio tem que ir pessoalmente no cartório no qual tem firma aqui no Rio e assinar na presença do funcionario de lá? Depois temos que apostilar o sinal publico do funcionario do cartório reconheceu por autenticidade a assinatura? Ou temos que marcar um horario no Consulado para que seja assinado presencialmente no consulado e reconhecido por lá. eu mandei um email mas eles não responderam sobre isso, mandam uma resposta padrão. Outra coisa, o documento de identidade, pode ser a carteira de motorista do Detran (aqui no consulado aceitam), porque a carteira de identidade dela é meio antiga. Obrigada
  • @Tereza,vc não precisa ir ao consulado.Seu tio vai ao cartorio e assina presencialmente e assinatura reconhecedida por autenticidade.Não precisa apostilar esse formulário pq é um documento portugues.Algumas Conservatorias aceitam CNH apostiladas.
  • Boa tarde,

    Meu avô é português, é melhor primeiro minha mãe atribuir a nacionalidade pra ela e depois eu adquirir através dela OU adquirir diretamente a nacionalidade pelo meu avô?
  • @Vinicius o correto seria sua mãe como filha de Portugues ,pedir a nacionalidade e posteriormente vc pedir a sua como filho de portuguesa.Esse processo é o de Atribuiçao e não pode ser negado ao contrário do processo de Aquisiçao( Avô para neto) onde com a nova lei prestes a ser promulgada,tudo pode ficar mais dificil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.