Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1457910454

Comentários

  • Pessoal

    Uma informação para contribuir com o fórum:

    Para quem estiver em Salvador, o Correio do shopping Sumaré é próprio (não franqueado) e faz Vale Postal Internacional sem problemas. Foi tranquilo, com senha de atendimento, e a funcionária bastante cuidadosa.
    Fica ao lado do prédio do Consulado de Portugal em Salvador.

    abraço
  • @Roberto Brant, os pais da minha avó eram portugueses e o casamento não estava averbado. Mesmo assim, não solicitaram a certidão de casamento deles (o pai foi declarante). De qualquer maneira, eu mandei os documentos todos digitalizados antes, para análise prévia.
  • @Wesley Prado, @Maria Nélida e @Malu, obrigada! Estou superfeliz... ainda aguardando ansiosamente a entrega dos correios hahaha... obrigada a todos vcs pelas informações, tbm à @Marcia e à @Theresa Lima, este fórum é maravilhoso! Cheguei aqui toda confusa e desanimada com as informações dadas pelo consulado, e vcs abriram meus horizontes.
    Também estou buscando a cidadania alemã para minha família, seria maravilhoso se houvesse um grupo como este, com tanta gente bacana colaborando... Mais uma vez, OBRIGADA!!!
  • @Theresa e @Julia, aceitaram o envio de 2 processos de atribuição dos meus filhos menores. Concluídos em 2 dias.
  • Obrigado pela dica, @Theresa!
  • @Roberto Brant,

    qualquer conservatória tem que aceitar fazer a atribuição, quando o pai português tiver sido o declarante e a mãe não for portuguesa.
  • @Lah e @Theresa, beleza! 2 processos por vez já está ótimo pra mim!! Ok, vou mandar pra eles por e-mail antes de mandar pelo correio!

    @Carolinne! Excelente prazo, né!! Tomara que quando eu já estiver com toda a minha documentação ainda esteja assim!

    Obrigada, gente!!
  • Concordo, @Márcia!
  • Pessoal, sei que aqui é atribuição...

    Mas preciso transcrever meu casamento e resolvi fazer por Tondela...

    Porém em resposta a conservadora me mandou isso..

    Ex.º Senhora:
    Queira por favor indicar qual dos nubentes é português e qual o seu registo de nascimento em Portugal.
    Informamos que sendo um casamento celebrado em 20 de Fevereiro de 2016, as diligências do processo poderão demorar mais de 6 meses e eventualmente ser recusada a transcrição.

    Com os melhores cumprimentos,

    Não sabia que por ter casado em fevereiro existiria alguém problema, alguém sabe me dizer???
  • Pessoal, boa tarde!
    Estou providenciando a atribuição para meu pai para, posteriormente, tirar a minha!
    Na certidão de nascimento de meu pai, o nome da bisavó(mãe do meu avó português) te um erro de grafia em um dos nomes. Será que isso pode atrapalhar o processo?
    Outra questão: minha certidão de nascimento de inteiro teor é do Rio de Janeiro. Posso enviar para o Consulao de Portugal de SP que eles legalizam normalmente ou preciso enviar para outro local antes?

    Aguardo a ajuda de vocês.
    Obrigado.
    Caio
  • @caio vc tem que ir em algum cartório de abrangência do consulado em são paulo e dar a fé publica ai pode enviar sim.

    Do meu esposo é de campo grande a certidão, fui em um cartório no parana. Dei a fé publica e enviei pro consulado de Curitiba.

    Sobre o erro de grafia envie os documentos digitalizados para o email de tondela. E pergunta se esta correto os docs
  • Boa tarde pessoal,

    Eu estou preparando os documentos para enviar a atribuição da minha mãe junto com a transcrição do casamento dela. Eu iria mandar por PD, tanto é que ontem até pedi ajuda para preencher o requerimento pois achei que Tondela não aceitava fazer Atribuição e Transcrição de uma vez da mesma pessoa. Mas pelo que estive lendo aqui, eles aceitam sim! Beleza!

    Bom algumas dúvidas:

    1- O formulário de atribuição é o 1C para Tondela, certo?
    2- Qual é o formulário de transcrição de casamento para Tondela? Tenho que mandar um e-mail exigindo?
    3- Tenho que digitalizar os documentos antes e mandar em pdf para eles por e-mail para prévia verificação, certo?
    4-Tanto os documentos de atribuição e transcrição são os mesmo validos para PD, certo?

    Bom espero que seja possível!
  • Marcos,
    1-O formulário 1C é sempre o mesmo, só muda lá no final no item 6 no quadro de pagamento (os que são pra menores de idade tem escrito "gratuito". O para maiores de idade tem a opção onde se informa o número do Vale Postal pago). Imprima colorido.
    2-Para transcrição, teve um comentário aqui dizendo que o link http://www.consuladoportugalrj.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Requerimento-para-transcrição-de-casamento-COPY.pdf leva ao formulário que o pessoal de Tondela aceitou por email.
    3-A sugestão está sendo essa de digitalizar tudo e enviar pra eles conferirem antes de você enviar por email.
    4-Talvez o formulario de transcrição seja um pouco diferente para PD e Tondela, segue o link do item 2.

    Acho que é isso, Marcos!
  • editado May 2016
    @Julia Saraiva de Britto
    Então eu vi esse link do requerimento, mas no final na parte de por a data de assinatura está escrito Rio de Janeiro e não vou mandar pelo Rio e sim por SP. Eles aceitam mesmo assim?

    A e outra, PD errou no assento de nascimento do meu avô colocando como sexo FEMININO, será que vou ter problemas em relação a atribuição da minha mãe?
  • @Marcos Crelier.requerimento para transcrição de casamento;

    http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/atualizacao-de-estado-civil-casamentos-sem-pacto-antenupcial-entre-portugueses/

    ""1. Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) na presença do funcionário do Consulado-Geral de Portugal. Clique aqui para obtê-lo.""

    Envie a certidão do seu avô e peça para retificarem o erro.Eles fazem isso porque na certidão do meu neto colocaram o sobrenome do avô como Varvalho que teria que ser Carvalho.É bom retificar antes de enviar.

    O formulário 1 C imprime em folha somente,frente e verso e colorido conforme o modelo
  • editado May 2016
    @Maria Nélida

    Esse documento ta em word e bem diferente do outro que o pessoal postou aqui. Posso editar para deixar igual ao que já foi postado aqui? http://www.consuladoportugalrj.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Requerimento-para-transcrição-de-casamento-COPY.pdf

    Posso modificar a cidade Rio de Janeiro para a cidade onde realmente minha mãe vai assinar?

    Na certidão de nascimento está escrito Com Pacto Antenupcial, esse está dizendo Sem Pacto Antenupcial, estou confuso.

    Já mandei um e-mail para PD logo quando recebi o assento, dia a Lúcia para não me preocupar que eles iriam retificar.
  • @Lah,

    Se você quer fazer a Atribuição dos seus filhos nascidos antes do casamento, não tem problema não ter a transcrição e nem mesmo depois. Aguarde os trâmites legais até agosto para proceder com a Transcrição do Casamento.
  • @Marcos Crelier,é esse mesmo.Eu até já tinha postado aqui e fui procurar e não achei.Dai fiz a besteira de ver o modelo do Consulado.Esses Consulados como sempre desatualizados.
    Sim,pode modificar a cidade.
    Nesse formulário tem a opção de marcar com pacto ou sem pacto.Civil/católico/ religioso não católico/
    Vc escolhe uma das opções e marque se houve pacto ou não.
  • @Marcos,enviei um e-mail para Tondela e peça o modelo para transcrição.Pode ser que até tenham mudado

    civil.tondela@irn.mj.pt

    Se possivel,depois nos informe se ainda é o mesmo.
  • @Maria Nélida

    Muito obrigado!
    Já enviei o e-mail pedindo por gentiliza o modelo de requirimento de Transcrição de Casamento, assim que eles responderem aviso aqui no fórum.
    Enquanto isso vou modificar a cidade do requirimento já usado pelos outros participantes do fórum.
    A folha do requerimento precisa ser em apenas uma folha A4, correto?
  • Sim,apenas uma folha.Porque?Se fizer 2 folhas vai ter que assinar nas 2 e reconhecer a firma por AUTENTICIDADE nas 2.Por isso somente uma folha nos requerimentos tanto de transcrição,atribuição e aquisição.
  • Láh MartinsLáh Martins Member
    editado May 2016
    @theresa mas segundo a mulher do consulado de Curitiba eu não posso tirar o CC sem transcrever meu casamento... Pois mudei meu nome apos o casamento.
    Sera que posso falar que sou solteira lá no consulado pra fazer o CC?
  • Pessoal, chegou a documentação de minha atribuição + transcrição de casamento por Tondela!
    Para atualizar os prazos por aqui. Foram ao todo 16 dias, com ida e volta de envelopes. Super satisfeita!

    02/05 - Postei nos Correios em São Paulo (Adolfo Pinheiro)
    06/05 - Chegou em Tondela
    10/05 - Processo finalizado
    11/05 - Postado nos correios
    18/05 - Documentação chegou a São Paulo

    Uma última pergunta: Eles registraram no meu assento que minha Naturalidade é "Ibirapuera, Estado de São Paulo, SP, República Federativa do Brasil". Achei que ficou parecendo que Ibirapuera é a cidade, quando é só o bairro de São Paulo que nasci, pelo jeito eles confundiram "subdistrito" (q estava na minha certidão de nascimento) com cidade. Em nenhum momento está São Paulo como cidade. Dá algum problema?

    Mais que nunca, obrigada a todos!
  • @Pauline!
    Não sei te responder sobre o problema citado, mas parabéns!! Foi excelente o seu prazo!!! \o/
  • @Lah,

    O consulado de Curitiba é HORRÍVEL!

    Fazer o Cartão do Cidadão como solteira você pode, mas demora tanto que quando chegar já vai estar na hora de fazer a Transcrição de Casamento. Não seria o caso de esperar? Por que a pressa?
  • Láh MartinsLáh Martins Member
    editado May 2016
    @theresa estou de mudança para Inglaterra em julho. Por isso estou com pressa, já tenho trabalho lá.
    E o CC e o passaporte vou pedir com urgência, minha amiga fez esses dias e saiu em 15 dias o CC e 6 dias o passaporte.
  • Gente, mais uma dúvida: o endereço para o qual a Conservatória envia o doc com o número de assento é o que foi cadastrado no formulário 1C?
  • @Lidia Campos,a Conservatória envia para o mesmo endereço que vc colocou no envelope dos correios quando mandou seu processo.
  • Maria Nélida, obrigada!

    Estou perguntando porque no formulário coloquei meu endereço no Rio de Janeiro, mas não estarei no Brasil até agosto, então pra mim seria importante saber pra qual endereço eles encaminham o documento.
  • @Lah obrigado pela ajuda.
    Como faço para descobrir quais são os cartórios autorizados pelo Consulado para dar Fé Pública em minha certidão de nascimento do RJ?
    Sou de Jundiaí, no interior de SP, será que tem algum cartório em minha cidade que posso fazer isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.