Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

12467454

Comentários

  • sim @Theresa eu sei que preciso aguardar. Mas ja comecei a pensar nisso. Se Tontela exige a transcricao de casamento mesmo meu pai sendo me declarante vou acabar fazendo por Ponta Delgada entao..rs ... Meus pais sao divorciados. E enfim... mas bom saber q posso autenticar em Portugal. Mas por via das duvidas qdo chegar minha vez vou enviar os docs sem a transcricao por email e ver o que eles dizem..Ter a atribuicao concluida com a rapidez deles vale a pena tentar. Mesmo assim obrigada ja me ajudou ;)
  • @Vaniatheodoro, decidi nao desistir do processo em Lisboa, pois tenho receio disso ser entendido como desistência do pedido de cidadania. Parece que o visto de turista pode ser renovado totalizando seis meses. Talvez seja uma opção para aguardar a conclusão do processo em Lisboa.
  • Kathia

    Obrigada pela informação da discussão.
    A uma altura dessas tenho pensado sim em todas as possibilidades, mas ficar com visto de turista não é interessante para mim, pois seguirei para outro país da UE.
    Além disso, o Oficil da CRC Lisboa já me disse por email, por 3 vezes, que ainda está a analisar os processos rececionados em junho/2015; mesmo que ele muito rápido seja, não creio que chegará a janeiro /2016 (que é onde está o meu) tão cedo. Mesmo explicando minha situação ele nunca foi flexível.
    Assim, ou tento fazer em outro local ou não vou poder viajar em julho.
    Vamos conversando....
  • jhmaiajhmaia Member
    Amigos,
    Estive hoje novamente na CRC Tondela. Dessa vez, para efetuar a atribuição de nacionalidade dos meus filhos.

    Tempo para os três processos (dois filhos menores e uma maior): 3 horas. Chegamos logo antes do almoço, deixamos os documentos e saímos a passear pela cidade. Logo ela nos telefonou informando estar tudo pronto.

    Maravilha. Agora, é só dar entrada no cartão do cidadão e nos passaportes.




  • Jhmais

    Que bom saber de histórias boas como a sua.
    Não vejo a hora de resolver a minha, que está causando muita ansiedade na família.

    Para o CC e o passaporte lá eles precisam de quanto tempo? Falaram pra vc?
  • @jhmaia,

    Que maravilha! Parabéns para sua família!

    Tondela é realmente um achado.
  • Incrivelmente incrível!!
  • Depois de ter realizado a atribuição de minha avó por PD, enviei e-mail para Tondela para ver se faziam a transcrição de casamento de minha avó + atribuição de minha mãe no mesmo envio.
    Responderam que não, por se tratar de processos onde um dependia do outro.
    Segue e-mail de resposta:

    Ex.º Senhor:

    Temos a honra de informar V.ª Ex.ª de que para a transcrição do casamento são necessárias certidão de casamento e certidão de nascimento do nubente estrangeiro (ambas legalizadas). Os processos de transcrição de casamento e de atribuição de nacionalidade não podem ser simultâneos, porque um depende do outro.

    Com os melhores cumprimentos,
    A Conservadora,
    Ana Margarida Borges da Silva León


    Acho que o jeito vai ser fazer um de cada vez, já que PD está meio lotada.
  • @caiodb, Obrigado por compartilhar!

    Alguém sabe qual o formato de requisição de transcrição que eles usam? Eu lembro que o de PD era diferente do da 4CRC. Vou acabar tendo que enviar um email par Tondela.

    E por último: A transcrição é para o casamento de meus avós (avó atribuída). Minha avó ainda é viva, porém de idade avançada. Eu imagino que Tondela também aceite que um filho (no caso, meu pai) assine por ela? Eu já havia confirmado com Ponta Delgada e eles aceitam. Seria o ideal!
  • @marcelo, eu enviei esse modelo de transcrição de casamento em anexo por email pra CRC de Tondela perguntando se servia e a resposta foi positiva!
    http://www.consuladoportugalrj.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Requerimento-para-transcrição-de-casamento-COPY.pdf
  • esse mesmo, deu ruim no meio do link! rs obrigado, @marcia :)
  • Obrigado Guilherme, Marcia.

    Confirmei com Tondela que a requisição da transcrição pode ser assinada pelo filho do casal. Assim já não preciso mais incomodar minha querida avó de quase 90 anos ;)

  • @marcelo, eu mesmo fui o requerente da transcrição da minha avó. me coloquei na qualidade de neto.
  • Pessoal uma dúvida, as papeladas de Tondela sao as mesmas de PD? Se sim já vou mandar antes de chegar a certidão do meu pai já que não é necessário se tiver o número do assento no form 1C
  • Pessoal... entao pra quem nao deseja fazer a transcrição de pai declarante portugues... o caminho é o Porto e nao Tondela, correto?
  • @Virginia,

    não. Tondela, atualmente, é a conservatória mais rápida para quem precisa transcrever o casamento antes da cidadania e também, para quem não precisa.

    A questão é que os documentos precisam estar 100% corretos!
  • editado May 2016
    Pessoal, meus documentos para Tondela estão parados na Fiscalização Aduaneira de Portugal há 9 dias... Postei dia 2/5 à tarde (17h20), dia 4 de manhã já estava lá nessa fiscalização, mas não se move desde então. Até sonhei que o envelope estava perdido embaixo de uma mesa por lá rs... sério, estou meio preocupada. Dei uma olhada em outros posts com rastreio de Correios para pt e na fiscalização não levam mais de um ou dois dias.
    O que pode estar acontecendo?
    Meu envelope era fino, só papel, uma atribuição e uma transcrição, 9 folhas de papel em dois saquinhos plásticos.
  • @Pauline,

    pode acontecer de demorar um pouco mais na aduaneira.
    Tente contato com os correios e veja o que te instruem.

    Vc enviou por SEDEX EMS?
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado May 2016
    Abrindo um parêntese, se seu orçamento permitir, eu recomendo enviar por DHL Express Internacional. O Seguro é de 1.000 reais, e são 2-3 dias garantidos para chegar vs ~7 dias+ do EMS (para OPorto, por exemplo).
  • @Marcelo,

    interessante! É uma angústia grande perder esses documentos.
    Qual o valor para envio daqui do Brasil, por DHL Express Internacional?
  • @Marcia,

    Pagamos 286,46, já com o seguro. Eles passam no seu domicílio e já fornecem tudo, você só tem que imprimir a etiqueta antes (eles te passam o PDF já pronto via email). Sai num dia, demora outro dia inteiro e no terceiro dia chega. Dá pra acompanhar tudo em tempo real pelo site da DHL.

    Aqui onde vivo é muito comum usar o DHL para envio de documentos, já que os correios também são bastante ineficientes. Eu adoro o serviço deles.

  • @Marcelo, eu teria investido se soubesse dessa opção do DHL. Não vale a pena essa preocupação toda!
    Foi por EMS, @Marcia. Pior que se uso o aplicativo, ainda aparece "em trânsito para fiscalização". 7 dias em trânsito entre a recepção em PT e a aduaneira, é impossível... Só falta terem perdido meus documentos em Portugal... me dá dor de estômago até de pensar! Uns 600 reais em documentos, legalizações e envio, fora o tempo e o trabalho para tirar todas as certidões e fazer as autenticações... mandei e-mail para os correios e nada, vou tentar o telefone.
  • Liguei nos Correios daqui do Brasil e eles me disseram que o pacote estava retido na fiscalização portuguesa, que única coisa que eu poderia fazer é pedir para o destinatário tentar contato com a aduaneira de lá para ver se consegue informações (!!!)
    Resolvi então procurar os Correios portugueses (CTT) e coloquei o código no site deles. Qual não foi minha surpresa (e alívio) ao descobrir que O ENVELOPE JÁ FOI ENTREGUE no dia 6!!!! De manhã ainda... menos de 4 dias depois de postado em São Paulo!
    Ou seja, recomendo fortemente que quem enviar documentos por EMS acompanhe o rastreio por lá, pq o do Brasil não é atualizado.
    É um absurdo que paguemos 110 reais para postar um envelope com rastreio e isso não nos é fornecido adequadamente. @Marcia, obrigada pelo conselho, se eu não tivesse ligado teria passado mais uns dias com gastrite hahaha...
    Mandei um e-mail agora para a Ana Margarida, pq tbm achei estranho ela não me retornar com nenhuma informação... vamos ver como anda. Abaixo, o thread de movimentações fornecido pelo correio português.

    sexta-feira, 6 Maio 2016
    11:24 Entrega conseguida - 3460 - TONDELA JOSECARVALHO
    08:11 Expedição nacional - C.O. LOURES-MARL (OLX) -
    07:53 Em distribuição - 3460 - TONDELA -
    quinta-feira, 5 Maio 2016
    17:35 Receção nacional - C.O. LOURES - MARL -
    17:35 Receção no local de entrega - C.O. LOURES - MARL -
    11:50 Saída de Alfândega com Franquia - LISBOA -
    quarta-feira, 4 Maio 2016
    18:17 Para apresentação à Alfândega - LISBOA EMS -
    17:08 Reimpressão de rótulo - LISBOA EMS -
    17:08 Receção internacional - LISBOA EMS -
    terça-feira, 3 Maio 2016
    09:53 Expedição internacional - SAO PAULO -
    04:49 Receção nacional - SAO PAULO -
    segunda-feira, 2 Maio 2016
    17:32 Aceitação
  • Mas é assim mesmo,@Pauline Meiwald.Depois que sai do Brasil tem que acompanhar pelo CTT.
    Mas que alivio,né?
    Seus processos já devem estar até concluidos já que mandou pra Tondela.
  • Por isso que eu sugeri baixar logo o app da CTT! Dá pra acompanhar desde que o objeto foi postado nos correios daqui
  • Encaminhei via EMS dia 03/05 e foi entregue hoje, dia 11/05. Acompanhei via app da CTT conforme aconselhado aqui no fórum.
    Daqui quanto tempo me orientam a ligar nos registros centrais pra saber se já foi concluído?
    Muito obrigada!!!
  • @Carolinne,

    Telefone na próxima terça-feira para Tondela.
  • @Pauline,

    sim. Tem que acompanhar pelo CTT, pelo menos depois que chega a Portugal.
    Achei que a informação de que estava parado na aduaneira fosse do CTT.

    Ou usar o aplicativo deles, conforme o @Guilherme colocou.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.