sim @Theresa eu sei que preciso aguardar. Mas ja comecei a pensar nisso. Se Tontela exige a transcricao de casamento mesmo meu pai sendo me declarante vou acabar fazendo por Ponta Delgada entao..rs ... Meus pais sao divorciados. E enfim... mas bom saber q posso autenticar em Portugal. Mas por via das duvidas qdo chegar minha vez vou enviar os docs sem a transcricao por email e ver o que eles dizem..Ter a atribuicao concluida com a rapidez deles vale a pena tentar. Mesmo assim obrigada ja me ajudou
@Vaniatheodoro, decidi nao desistir do processo em Lisboa, pois tenho receio disso ser entendido como desistência do pedido de cidadania. Parece que o visto de turista pode ser renovado totalizando seis meses. Talvez seja uma opção para aguardar a conclusão do processo em Lisboa.
Obrigada pela informação da discussão. A uma altura dessas tenho pensado sim em todas as possibilidades, mas ficar com visto de turista não é interessante para mim, pois seguirei para outro país da UE. Além disso, o Oficil da CRC Lisboa já me disse por email, por 3 vezes, que ainda está a analisar os processos rececionados em junho/2015; mesmo que ele muito rápido seja, não creio que chegará a janeiro /2016 (que é onde está o meu) tão cedo. Mesmo explicando minha situação ele nunca foi flexível. Assim, ou tento fazer em outro local ou não vou poder viajar em julho. Vamos conversando....
Amigos, Estive hoje novamente na CRC Tondela. Dessa vez, para efetuar a atribuição de nacionalidade dos meus filhos.
Tempo para os três processos (dois filhos menores e uma maior): 3 horas. Chegamos logo antes do almoço, deixamos os documentos e saímos a passear pela cidade. Logo ela nos telefonou informando estar tudo pronto.
Maravilha. Agora, é só dar entrada no cartão do cidadão e nos passaportes.
Depois de ter realizado a atribuição de minha avó por PD, enviei e-mail para Tondela para ver se faziam a transcrição de casamento de minha avó + atribuição de minha mãe no mesmo envio. Responderam que não, por se tratar de processos onde um dependia do outro. Segue e-mail de resposta:
Ex.º Senhor:
Temos a honra de informar V.ª Ex.ª de que para a transcrição do casamento são necessárias certidão de casamento e certidão de nascimento do nubente estrangeiro (ambas legalizadas). Os processos de transcrição de casamento e de atribuição de nacionalidade não podem ser simultâneos, porque um depende do outro.
Com os melhores cumprimentos, A Conservadora, Ana Margarida Borges da Silva León
Acho que o jeito vai ser fazer um de cada vez, já que PD está meio lotada.
Alguém sabe qual o formato de requisição de transcrição que eles usam? Eu lembro que o de PD era diferente do da 4CRC. Vou acabar tendo que enviar um email par Tondela.
E por último: A transcrição é para o casamento de meus avós (avó atribuída). Minha avó ainda é viva, porém de idade avançada. Eu imagino que Tondela também aceite que um filho (no caso, meu pai) assine por ela? Eu já havia confirmado com Ponta Delgada e eles aceitam. Seria o ideal!
Confirmei com Tondela que a requisição da transcrição pode ser assinada pelo filho do casal. Assim já não preciso mais incomodar minha querida avó de quase 90 anos
Pessoal uma dúvida, as papeladas de Tondela sao as mesmas de PD? Se sim já vou mandar antes de chegar a certidão do meu pai já que não é necessário se tiver o número do assento no form 1C
Pessoal, meus documentos para Tondela estão parados na Fiscalização Aduaneira de Portugal há 9 dias... Postei dia 2/5 à tarde (17h20), dia 4 de manhã já estava lá nessa fiscalização, mas não se move desde então. Até sonhei que o envelope estava perdido embaixo de uma mesa por lá rs... sério, estou meio preocupada. Dei uma olhada em outros posts com rastreio de Correios para pt e na fiscalização não levam mais de um ou dois dias. O que pode estar acontecendo? Meu envelope era fino, só papel, uma atribuição e uma transcrição, 9 folhas de papel em dois saquinhos plásticos.
Abrindo um parêntese, se seu orçamento permitir, eu recomendo enviar por DHL Express Internacional. O Seguro é de 1.000 reais, e são 2-3 dias garantidos para chegar vs ~7 dias+ do EMS (para OPorto, por exemplo).
Pagamos 286,46, já com o seguro. Eles passam no seu domicílio e já fornecem tudo, você só tem que imprimir a etiqueta antes (eles te passam o PDF já pronto via email). Sai num dia, demora outro dia inteiro e no terceiro dia chega. Dá pra acompanhar tudo em tempo real pelo site da DHL.
Aqui onde vivo é muito comum usar o DHL para envio de documentos, já que os correios também são bastante ineficientes. Eu adoro o serviço deles.
@Marcelo, eu teria investido se soubesse dessa opção do DHL. Não vale a pena essa preocupação toda! Foi por EMS, @Marcia. Pior que se uso o aplicativo, ainda aparece "em trânsito para fiscalização". 7 dias em trânsito entre a recepção em PT e a aduaneira, é impossível... Só falta terem perdido meus documentos em Portugal... me dá dor de estômago até de pensar! Uns 600 reais em documentos, legalizações e envio, fora o tempo e o trabalho para tirar todas as certidões e fazer as autenticações... mandei e-mail para os correios e nada, vou tentar o telefone.
Liguei nos Correios daqui do Brasil e eles me disseram que o pacote estava retido na fiscalização portuguesa, que única coisa que eu poderia fazer é pedir para o destinatário tentar contato com a aduaneira de lá para ver se consegue informações (!!!) Resolvi então procurar os Correios portugueses (CTT) e coloquei o código no site deles. Qual não foi minha surpresa (e alívio) ao descobrir que O ENVELOPE JÁ FOI ENTREGUE no dia 6!!!! De manhã ainda... menos de 4 dias depois de postado em São Paulo! Ou seja, recomendo fortemente que quem enviar documentos por EMS acompanhe o rastreio por lá, pq o do Brasil não é atualizado. É um absurdo que paguemos 110 reais para postar um envelope com rastreio e isso não nos é fornecido adequadamente. @Marcia, obrigada pelo conselho, se eu não tivesse ligado teria passado mais uns dias com gastrite hahaha... Mandei um e-mail agora para a Ana Margarida, pq tbm achei estranho ela não me retornar com nenhuma informação... vamos ver como anda. Abaixo, o thread de movimentações fornecido pelo correio português.
sexta-feira, 6 Maio 2016 11:24 Entrega conseguida - 3460 - TONDELA JOSECARVALHO 08:11 Expedição nacional - C.O. LOURES-MARL (OLX) - 07:53 Em distribuição - 3460 - TONDELA - quinta-feira, 5 Maio 2016 17:35 Receção nacional - C.O. LOURES - MARL - 17:35 Receção no local de entrega - C.O. LOURES - MARL - 11:50 Saída de Alfândega com Franquia - LISBOA - quarta-feira, 4 Maio 2016 18:17 Para apresentação à Alfândega - LISBOA EMS - 17:08 Reimpressão de rótulo - LISBOA EMS - 17:08 Receção internacional - LISBOA EMS - terça-feira, 3 Maio 2016 09:53 Expedição internacional - SAO PAULO - 04:49 Receção nacional - SAO PAULO - segunda-feira, 2 Maio 2016 17:32 Aceitação
Mas é assim mesmo,@Pauline Meiwald.Depois que sai do Brasil tem que acompanhar pelo CTT. Mas que alivio,né? Seus processos já devem estar até concluidos já que mandou pra Tondela.
Encaminhei via EMS dia 03/05 e foi entregue hoje, dia 11/05. Acompanhei via app da CTT conforme aconselhado aqui no fórum. Daqui quanto tempo me orientam a ligar nos registros centrais pra saber se já foi concluído? Muito obrigada!!!
Comentários
Obrigada pela informação da discussão.
A uma altura dessas tenho pensado sim em todas as possibilidades, mas ficar com visto de turista não é interessante para mim, pois seguirei para outro país da UE.
Além disso, o Oficil da CRC Lisboa já me disse por email, por 3 vezes, que ainda está a analisar os processos rececionados em junho/2015; mesmo que ele muito rápido seja, não creio que chegará a janeiro /2016 (que é onde está o meu) tão cedo. Mesmo explicando minha situação ele nunca foi flexível.
Assim, ou tento fazer em outro local ou não vou poder viajar em julho.
Vamos conversando....
Estive hoje novamente na CRC Tondela. Dessa vez, para efetuar a atribuição de nacionalidade dos meus filhos.
Tempo para os três processos (dois filhos menores e uma maior): 3 horas. Chegamos logo antes do almoço, deixamos os documentos e saímos a passear pela cidade. Logo ela nos telefonou informando estar tudo pronto.
Maravilha. Agora, é só dar entrada no cartão do cidadão e nos passaportes.
Que bom saber de histórias boas como a sua.
Não vejo a hora de resolver a minha, que está causando muita ansiedade na família.
Para o CC e o passaporte lá eles precisam de quanto tempo? Falaram pra vc?
Que maravilha! Parabéns para sua família!
Tondela é realmente um achado.
Responderam que não, por se tratar de processos onde um dependia do outro.
Segue e-mail de resposta:
Ex.º Senhor:
Temos a honra de informar V.ª Ex.ª de que para a transcrição do casamento são necessárias certidão de casamento e certidão de nascimento do nubente estrangeiro (ambas legalizadas). Os processos de transcrição de casamento e de atribuição de nacionalidade não podem ser simultâneos, porque um depende do outro.
Com os melhores cumprimentos,
A Conservadora,
Ana Margarida Borges da Silva León
Acho que o jeito vai ser fazer um de cada vez, já que PD está meio lotada.
Alguém sabe qual o formato de requisição de transcrição que eles usam? Eu lembro que o de PD era diferente do da 4CRC. Vou acabar tendo que enviar um email par Tondela.
E por último: A transcrição é para o casamento de meus avós (avó atribuída). Minha avó ainda é viva, porém de idade avançada. Eu imagino que Tondela também aceite que um filho (no caso, meu pai) assine por ela? Eu já havia confirmado com Ponta Delgada e eles aceitam. Seria o ideal!
http://www.consuladoportugalrj.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Requerimento-para-transcrição-de-casamento-COPY.pdf
acho que vc estava se referindo ao:
http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/atualizacao-de-estado-civil-casamentos-sem-pacto-antenupcial-entre-portuguesa-e-brasileiroa/
(item número 1, em
Confirmei com Tondela que a requisição da transcrição pode ser assinada pelo filho do casal. Assim já não preciso mais incomodar minha querida avó de quase 90 anos
não. Tondela, atualmente, é a conservatória mais rápida para quem precisa transcrever o casamento antes da cidadania e também, para quem não precisa.
A questão é que os documentos precisam estar 100% corretos!
O que pode estar acontecendo?
Meu envelope era fino, só papel, uma atribuição e uma transcrição, 9 folhas de papel em dois saquinhos plásticos.
pode acontecer de demorar um pouco mais na aduaneira.
Tente contato com os correios e veja o que te instruem.
Vc enviou por SEDEX EMS?
interessante! É uma angústia grande perder esses documentos.
Qual o valor para envio daqui do Brasil, por DHL Express Internacional?
Pagamos 286,46, já com o seguro. Eles passam no seu domicílio e já fornecem tudo, você só tem que imprimir a etiqueta antes (eles te passam o PDF já pronto via email). Sai num dia, demora outro dia inteiro e no terceiro dia chega. Dá pra acompanhar tudo em tempo real pelo site da DHL.
Aqui onde vivo é muito comum usar o DHL para envio de documentos, já que os correios também são bastante ineficientes. Eu adoro o serviço deles.
Foi por EMS, @Marcia. Pior que se uso o aplicativo, ainda aparece "em trânsito para fiscalização". 7 dias em trânsito entre a recepção em PT e a aduaneira, é impossível... Só falta terem perdido meus documentos em Portugal... me dá dor de estômago até de pensar! Uns 600 reais em documentos, legalizações e envio, fora o tempo e o trabalho para tirar todas as certidões e fazer as autenticações... mandei e-mail para os correios e nada, vou tentar o telefone.
Resolvi então procurar os Correios portugueses (CTT) e coloquei o código no site deles. Qual não foi minha surpresa (e alívio) ao descobrir que O ENVELOPE JÁ FOI ENTREGUE no dia 6!!!! De manhã ainda... menos de 4 dias depois de postado em São Paulo!
Ou seja, recomendo fortemente que quem enviar documentos por EMS acompanhe o rastreio por lá, pq o do Brasil não é atualizado.
É um absurdo que paguemos 110 reais para postar um envelope com rastreio e isso não nos é fornecido adequadamente. @Marcia, obrigada pelo conselho, se eu não tivesse ligado teria passado mais uns dias com gastrite hahaha...
Mandei um e-mail agora para a Ana Margarida, pq tbm achei estranho ela não me retornar com nenhuma informação... vamos ver como anda. Abaixo, o thread de movimentações fornecido pelo correio português.
sexta-feira, 6 Maio 2016
11:24 Entrega conseguida - 3460 - TONDELA JOSECARVALHO
08:11 Expedição nacional - C.O. LOURES-MARL (OLX) -
07:53 Em distribuição - 3460 - TONDELA -
quinta-feira, 5 Maio 2016
17:35 Receção nacional - C.O. LOURES - MARL -
17:35 Receção no local de entrega - C.O. LOURES - MARL -
11:50 Saída de Alfândega com Franquia - LISBOA -
quarta-feira, 4 Maio 2016
18:17 Para apresentação à Alfândega - LISBOA EMS -
17:08 Reimpressão de rótulo - LISBOA EMS -
17:08 Receção internacional - LISBOA EMS -
terça-feira, 3 Maio 2016
09:53 Expedição internacional - SAO PAULO -
04:49 Receção nacional - SAO PAULO -
segunda-feira, 2 Maio 2016
17:32 Aceitação
Mas que alivio,né?
Seus processos já devem estar até concluidos já que mandou pra Tondela.
Daqui quanto tempo me orientam a ligar nos registros centrais pra saber se já foi concluído?
Muito obrigada!!!
Telefone na próxima terça-feira para Tondela.
sim. Tem que acompanhar pelo CTT, pelo menos depois que chega a Portugal.
Achei que a informação de que estava parado na aduaneira fosse do CTT.
Ou usar o aplicativo deles, conforme o @Guilherme colocou.