Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

13567454

Comentários

  • @vaniatheodoro se fosse você não tiraria o processo de Lisboa, pois irá constar no sistema e gerar dúvida é acharem que tem fraude em seu processo. Essa é minha sugestão.
  • Para quem vai fazer o processo de Atribuição vindo do pai brasileiro que recebeu a dupla cidadania vindo do pai dele que é português nato, qual a melhor Conservatória? Todas aceitam processos vindo de pais portugueses mas nascidos no Brasil?
  • @cleide, eu enviei esse modelo de transcrição de casamento em anexo pra CRC de Tondela perguntando se servia e a resposta foi positiva!
    http://www.consuladoportugalrj.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Requerimento-para-transcrição-de-casamento-COPY.pdf
  • Guilherme obrigada estava em duvida se podia mandar este, muitíssimo obrigada.
  • @Marcelo Vinicius não existe diferença para processos de pai nato ou atribuído, são portugueses. Hoje a conservatória mais rápido é Tondela.
  • jhmaiajhmaia Member
    Pessoal, só queria compartilhar que hoje fui pessoalmente ao CRC Tondela. Fui muito bem recebido. A estrutura é razoavelmente grande, em termos físicos. Não tinha absolutamente ninguém para atendimento, foi chegar e ser atendido.

    Pasmem: para quem vai pessoalmente, eles fazem o processo NA HORA. Foi assim com a minha transcrição de casamento. Eu havia pedido o meu cartão de cidadão ontem no Porto (leva de 3 a 5 dias para ficar pronto) e como não tinha a transcrição do casamento, ficaria como solteiro. Ela já fez e meu estado civil já aparecerá como casado.

    Detalhe: no CRC Matosinhos, onde fui tirar o cartão do cidadão, a transcrição de casamento leva 1 mês.

    Ela comentou que está a receber muitos processos do Brasil. Por enquanto, ainda dão conta de fazer rapidamente, mas apenas uma pessoa cuida disso, se chegar um volume muito grande pode ser que atrase um pouco mais.

    Ao sair, quando lhe agradeci pela eficiência (pois ela poderia ter apenas recebido minha documentação e falado que ficaria pronto daqui a X dias), disse-me que não estava fazendo nenhum favor, estava ali para esse trabalho, o objetivo dela era fazer o melhor possível sempre.

    Na próxima semana irei com minha filha (maior) para fazer a atribuição dela. Ela me disse que fará no mesmo dia, já que sou de outra cidade, só me pediu para chegar com pelo menos 1 hora antes de fechar.

    E, a propósito, surpreendi-me com a cidade. Por ser pequena, achei que seria até "feinha". Puro preconceito. Uma graça de cidade, muito agradável, limpa, organizada. Bonita mesmo.

    Tondela, um achado.
  • @otimas notícias meu grande amigo Jorge
  • @Marcelo Vinicius,

    essa diferença existia até o meio do ano passado.
    Agora, não importa mais se vc é filho de português nascido em Portugal, ou atribuído, todas que fazem processos de cidadania, aceitam ambos os casos.
  • @Jhmaia,

    que bom! Vendo pela internet, parece ser mesmo uma cidade encantadora.
  • Boa noite pessoal! Saberiam me dizer se Tondela também recebe processos de naturalização? Obrigada!

  • @Regiani,

    sim, recebem.
  • Celso,

    Esse era meu medo se retirasse o processo de Lisboa. Ou então me "impedirem" de fazer em outro lugar.
    Mas veja, eu preciso viajar em julho, e parece que Lisboa não me ajudará nesse sentido. Vou ter que chegar sem minha cidadania, em vista das respostas que Lisboa tem me dado - dizem que estão analisando processos recebidos em Junho e que o meu só está lá há 5 meses.... :o
    Por isso pensei em tentar isso, já que de Pt vou para outro país e preciso do assento para seguir com meu CC e passaporte.
    Acha que "impedir" de dar entrada em outra CRC eles podem? Estaria previsto isso na Lei?
    Vou refletindo....essa noite nem dormi direito por conta dessa dificuldade....
    Obrigada
    Abraço
  • Maravilha, Tondela. Já havia visto as fotos da CRC e ela realmente é enorme.

    Normalmente sugiro Tondela apenas para processos simples e sem problemas. Eles são MUITO exigentes, não deixam passar uma vírgula.

    E ainda tem o detalhe que só aceitam 2 processos juntos se um for de transcrição e o outro de Atribuição ou Aquisição. Mas antes querem VER os documentos digitalizados antes do "aceite".

    De qualquer maneira, é uma excelente opção para quem tem pressa.

  • @vaniatheodoro, não sei o que te responder, para isso pessoas como muito mais conhecimento podem ter ajudar @Thereza, @Marcia, @Wesley, @Mariza .
    Não sei se eles concordaram de você passar um e-mail para Tondela explicando se isso vai ajudar ou atrapalhar.
  • @vaniatheodoro, concordo com o Celso, acho muito arriscado. Pode dar certo, mas pode não dar. Já li em algum lugar aqui que conseguiram retirar o processo e receber metade do valor pago, mas isso não deve ser prática comum. É uma decisão que somente vc poderá tomar.
  • Entendi, o cartão de cidadão do meu pai venceu mês passado, vou primeiro renovar os documentos dele para depois dar entrada em Tondela, muito obrigado a todos aí pelas informações rs
  • Oi, Celso

    Obrigada pela dica e preocupação, vou contatá-los.

    abraço
    Vânia
  • Oi Wesley,

    Obrigada pela preocupação também.
    Após 5 meses da documentação estar em Lisboa e diante da minha necessidade para viajar em julho, não devolver dinheiro seria o menor dos problemas. Minha preocupação seria mesmo com o impedimento de um novo pedido, o que, espero mesmo, que não ocorra. Não seria retirar, mas desistir mesmo, e começar de novo em outro lugar...
    Se eu não arriscar, vou ter que deixar de viajar e prejudicar toda a família. Decisão difícil mesmo....
  • @Vaniatheodoro,

    veja msg Inbox.
  • malikmalik Member
    você pode me dar e-mail de Tondela conservatório?
    eles fazem inscrição de casamento e aquisição de nacionalidade?
  • Está na primeira página deste tópico .
    email: civil.tondela@irn.mj.pt
  • Pessoal, os meus documentos chegaram, aparentemente, hoje a Tondela.

    Hora Estado Motivo Local Recetor
    sexta-feira, 6 Maio 2016
    11:24 Entrega conseguida - 3460 - TONDELA JOSECARVALHO

    Alguém sabe dizer em quanto tempo eu posso ligar pra linha geral pra saber se já tem número?
    Vale a pena enviar um email à CRC me colocando à disposição para sanar qualquer questão que surja?

    Abraços
  • Ligue na terça feira na linha de registros, porém acho que segunda-feira eles vão te enviar um e-mail com o número de assento.
  • Sensacional
  • Alguém sabe dizer se Tondela aceita processos de aquisição? Porque indicaria a um amigo, mas não quero encher a caixa de emails e repetir o problema de PD.
  • @Matheus,

    Tondela faz Atribuições, Aquisições e Transcrições. Mas os documentos precisam estar perfeitos.
  • @Theresa ve se pode me ajudar....voce acredita que posso assinar o formulario 1C e tirar copia autenticada do meu passaporte numa conservatoria em Portugal? e quanto a certidao do portugues? é uma copia simples ou so os dados no formulario 'e o suficiente pra Tondela tb? e ultima pergunta: sendo meu pai o declarante eu precisaria ainda assim fazer a transcricao de casamento dele para poder fazer por Tondela?
  • @Daiane,

    Tondela exige praticamente TUDO. Mas seu pai conseguiu a cidadania por Aquisição e você terá de aguardar a regulamentação da nova lei para saber SE terá direito (o que acreditamos).

    Como ainda nada foi decidido nem como, não sabemos se o formulário será o 1C ou outro qualquer. Se estiver em Portugal, a própria conservatória irá providenciar a "autenticação" do seu documento de identificação e providenciará o formulário necessário.

    Se quiser ir adiantando, faça a Transcrição do Casamento do seu pai. E um mês antes de viajar peça a SUA Certidão de Nascimento. E depois legalize todas as certidões no consulado ainda no Brasil.

    Já sabe, as certidões para a Transcrição do Casamento do seu pai (Certidão de Casamento e Certidão de Nascimento de sua mãe) bem como a SUA Certidão de Nascimento, todas terão de ser em Inteiro Teor com as firmas reconhecidas dos notários que as assinaram.
  • @Vaniatheodoro, neste forum há uma pessoa informando que pediu o cancelamento na CRC Lisboa, em razão da demora, e conseguiu concluir no Porto em 1 semana. Ele informa que não houve qualquer problema e ainda devolveram metade do valor das custas. Também estou pensando em desistir do meu processo em Lisboa. Vamos trocando nossas experiências por aqui.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.