Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

134689454

Comentários

  • GenteM,

    Cuidado com Tondela... Verifiquem nos seus processos se nas certidões não há divergências de nomes e datas na linhagem dos portugueses.

    Quanto ao reconhecimento de firma, tem que CONFERIR na etiqueta se aparece a palavra AUTENTICIDADE pois tem notário que erra e cola a etiqueta errada... E aí, o 1C não passa em conservatória nenhuma. Prejuízo de tempo e dinheiro.

  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado May 2016
    >Cuidado com Tondela... Verifiquem nos seus processos se nas certidões não há divergências de nomes e datas na linhagem dos portugueses.

    @Theresa algum exemplo específico de alguém que enviou e acabou tendo problema?
  • Pessoal, enviei ainda pouco os documentos para atribuição do meu pai. Consegui fazer o vale postal na agencia dos correios da rua 1 de março no centro do Rio de Janeiro (após uma tentativa frustrada na agencia do shopping Iguatemi) e correu tudo bem.
    Previamente a Sra Ana Margarida já tinha dado ok.
    Não sabia se era o certo, mas fotografei o comprovante do vale postal e enviei o original junto no envelope. Rezando pra que chegue tudo certinho lá :)
    Vou atualizando aqui quando tiver novidades.
  • @Ingrid MPG,

    vi sua mensagem mais cedo, mas não consegui te escrever.
    Algumas agências dos correios, mesmo sendo próprias não sabem (ou não querem saber) que o vale postal pode ser feito para instituição. Então, aqui no Rio, aconselhamos sempre a Primeiro de Março, Almirante Barroso, Praça Verdun, ou Santos Dumont.

    No 1C tem espaço para o número do vale postal.


    @Marcelo,

    o que a Theresa quer dizer é que Tondela é uma Conservatória muito rápida, porém não é flexível. Então, os documentos devem estar 100% corretos (sem erros nos nomes, datas, etc), para que não se caia em exigência.
  • Olá pessoal,

    Nossa, eu ia fazer pelo consulado quando fui alertado por voces. Muito obrigado! Mas agora vou dar trabalho (rsrsrsrsrs). Estou com duas dúvidas:

    Certidões de nascimento
    Depois de muito trabalho e com a ajuda de voces, consegui localizar as certidões de nascimento dos meus avós. As conservatórias já as informatizaram e disponibilizaram-as para que fossem obtidas online no consulado do Rio. No momento eu só tenho um código que eles me deram. O que eu faço? Agendo uma visita e peço as certidões? Pode ser eu, o neto, ou tenho que levar a minha mãe (filha) para buscar? Quanto é cobrado?

    Atualização do estado civil
    Os meus avós casaram-se no Brasil. Eu posso fazer o processo de Atualização do estado civil junto com o pedido de cidadania da minha mãe, e mais o do meu tio, irmão dela?

    Muito obrigado,

    Alexandre.
  • Alexandre,
    O número do assento e o nome da Conservatória onde ele se encontra são suficientes. Não precisa ter a certidão impressa apenas para o processo.
    Em Ponta Delgada vc pode enviar vários processos em um mesmo sedex desde que separados em envelopes e vales individuais. Já em Tondela aceitam dois processos de cada vez. Seria a transcrição de casamento de seus avós mais a atribuição de sua mãe. Considere que o envio de muitos processos em um sedex não é recomendado pois se houver extravio o prejuízo será grande.
  • Muito obrigado Mariza.
  • Não sei se é disso que estão falando, mas a dona Margarida de Tondela me pediu a certidão original do pai do Seu Valdir. Eu tinha mandado a cópia, ela disse que era necessário estar a certidão original.
  • Augusto,

    É de se estranhar esse pedido pois, no formulário 1C E e no requerimento de aquisição há instrução a qual dispensa o envio de cópia do assento desde que os campos destinados às informações do nascimento sejam devidamente preenchidos: Veja no quadro 2 , número 1: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
  • @Augusto, o pai dele foi registrado há mais de 100 anos? Quando sim, tem que apresentar a original. Pelo menos fazendo pelo consulado é assim
  • Augusto. Provavelmente se trata da certidão de batismo que é de alçada dos Arquivos Distritais. O Ministério da justiça não tem acesso as informações desse arquivos que são anteriores a 05/10/1910. Por isso pedem a certidão original. Nos casos da certidão de nascimento que é de alçada do MJ eles precisam somente da numeração do assento no formulário 1C ou cópia simples.
  • @Augusto,

    Tondela costuma dar respostas muito dúbias.

    Se o pai do Valdir é brasileiro, ela está se referindo à Certidão em INTEIRO TEOR.

    Se ele for o português, sugiro que responda ao e-mail de Tondela dizendo que não compreendeu a que se referia com "Certidão Original" e reenvie o PDF do Assento de Nascimento do português como anexo, avisando no e-mail que há documentos em anexo.
  • Pessoal, como eu não tenho experiência com todo esse processo. O passo a passo seria esse abaixo?

    1 - Marcar uma entrevista no consulado do Rio e levar toda a documentação, seguindo o passo a passo que existe no site deles, como se fosse dar entrada por lá e aproveito para requisitar as certidões de nascimento dos meus avós.

    2 - Peço para verificarem a documentação e para vistar o que tem que receber o visto do consulado mas não dou entada por lá.

    3 - Digitalizo tudo em dois pdfs, um para o processo de comunicado de mudança do estado civil dos meus avós e outro com os documentos do pedido de cidadania da minha mãe e envio para o email de Tondela para verificarem.

    4 - Recebendo o sinal positivo, envio por Sedex EMS num envelope contendo dois envelopes, um para cada processo que vai conter os respectivos documentos e vale postal.

    5 - Depois que resolver a questão da cidadania da minha mãe, faço o processo da cidadania do meu tio.

    É isso?

    Muito obrigado.

    Alexandre.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado May 2016
    @Alexandre,

    Aqui no fórum não usamos os DESserviços dos consulados. Lá só legalizamos as certidões em inteiro teor já reconhecidas pelos notários que as assinaram e os Atestados de Antecedentes Criminais já autenticados pelo Itamaraty.

    No consulado vão te obrigar a transcrever óbitos e casamentos desnecessários.

    Como você tem o e-mail da conservatória contendo as informações dobre os Assentos de Nascimento digitalizados dos seus avós, basta imprimir o email e anexar ao processo ou simplesmente anotar nos formulários os dados do assento.

    Mas se conseguir gratuitamente no consulado, peça quando for legalizar as certidões brasileiras. Para os processos de nacionalidade bastam os xerox desses Assentos ou a numeração deles.

    Você terá de fazer a Transcrição foi Casamento fosse seus avós antes da Atribuição de sua mãe.

    Mas antes de qualquer coisa você terá de verificar se há divergências entre os Assentos de Nascimento dos avós, a Certidão de Casamento deles e a Certidão de Nascimento de sua mãe.

    Os nomes, filiações e datas de nascimento precisam "bater" direitinho.
  • Caramba, meu mundo caiu! Tenho o passo a passo do consulado de cabeça mas de ontem para hoje tudo mudou (para melhor). Eu já li todos os posts dessa discussão mas voces estão num nível muito elevado e eu estou muito por fora. Voces poderiam me dizer em qual discussão eu encontro o passo a passo para fazer sem o consulado, saber quais documentos são solicitados pela conservatória e o que devo fazer no consulado? Enfim, eu preciso reaprender tudo de novo para poder ter condições de fazer o processo do início ao fim.

    Alexandre.
  • Esqueci,
    Não é preciso, então, fazer o processo de comunicado de alteração do estado civil dos meus avós?

    Alexandre.
  • Alexandre,

    Te escrevi inbox.
  • Obrigado Theresa,

    Agora tenho condições de andar com as minhas próprias pernas.

    Acho que vou ter problemas com divergência de datas. Na certidão de casamento deles vem constando a data de nascimento como a data na qual ele foram registrados e não a data em que nasceram. Todos os documentos brasileiros estão assim. Por exemplo: pelo que entendi, o meu avô nasceu em 30/12/1899 mas foi registrado em 01/01/1901 e é essa data que está nos documentos brasileiros. Espero que nas certidões de nascimento tenha essas duas datas e que a conservatória entenda o erro nesses documentos.

    Alexandre.
  • Te respondi inbox.
  • editado May 2016
    É a certidão de batismo do pai dele, de 1909. Tanto o pai quanto a mãe são portugueses, consegui as duas certidões (ele pediu para "fins históricos", mesmo eu dizendo que não era necessário). Segundo a senhora Margarida realmente deveria ser mandada a certidão completa e original, que foi enviada para mim pelo Arquivo em Coimbra.

    Então fica aí mais uma informações sobre Tondela, quando a certidão tem mais de 100 anos é preciso enviá-la no papel e no original.
  • Mais 2 tugas...
    Encaminhei processo dia 03/5/16, chegou lá dia 11/5 e dia 13/5 processo foi finalizado, segundo informações da Linha de Registros.
    Liguei lá e a pessoa que me atendeu nem queria olhar baseada no fato que meu processo havia chegado há poucos dias. Pediu que eu ligasse após um mês. Com jeitinho, decidiu olhar e se surpreendeu com o fato de já estar finalizado.
    Agora uma pergunta, pra tirar o CC preciso esperar a carta chegar? Consigo só com o nome?
    Ela não quis me passar os números, disse que deve chegar em breve aqui.
    Obrigada!!!
    Esse fórum é demais. Me poupou muito tempo, dinheiro e trabalho.
  • @carolinne envie emaiil para Tondela pedindo os números dos assentos...
  • Parabéns @Carolinne
  • Obrigada @klebergarcya e @lah. Farei isso!!!
  • editado May 2016
    Bom dia, pessoal!
    Li sobre ACP de Porto, depois CRC de Ponta Delgada e vim parar aqui em Tondela, ficando feliz a cada mudança de local e no final achando o máximo que Tondela está rápida e até deixando mandar mais de um processo por vez.
    Só uma pergunta... A orientação de não enviar email para eles, para não sobrecarregar o pessoal lá, posso desconsiderar pra Tondela? Digo email com a documentação digitalizada pra evitar enviar documentos com qualquer tipo de problema?

    Obrigada, pessoal!!
  • @julia envie os dos digitalizados p Tondela por email. Pois eles são rigorosos, e te dão o OK sobre os docs assim vc faz tranquila.
  • @Julia,

    Tondela aceita até DOIS processos por vez no mesmo Sedex DESDE QUE um deles seja uma Transcrição de Casamento. E SEMPRE em envelopes SEPARADOS, onde deve estar escrito na frente de um dos envelopes "TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO DE...." e na frente do outro envelope "ATRIBUIÇÃO/AQUISIÇÃO DE.....".

    Cada envelope deve ter o seu próprio kit de documentos em separado, não se aproveitando documentos de um envelope no outro.

  • Pessoal, quando vocês dizem que Tondela só aceita documentos perfeitos, o que seria esse "perfeitos" exatamente?
    Exemplo: o português nascido ManUel que no Brasil virou ManOel seria um erro que eles não aceitariam?

    Pergunto isso porque sempre achei que todos os documentos deveriam estar perfeitos independente de qual conservatória mandamos Oo
  • Gente, alguém conseguiu fazer atribuição em Tondela sem necessidade de prévia transcrição do casamento porque o português era o declarante?

    Informaram aqui que eles aceitam. Mas queria saber se alguém teve problemas. Obrigado.
  • @Thamara
    Documentos PERFEITOS é sem divergências, 1C colorido frente e verso na mesma folha, RG ou passaporte, enfim, tudo perfeito.

    A diferença de ManOel para ManUel é fonética, não há problema algum, mesmo em Tondela.

    @Roberto
    Tondela aceita mas vai ter que argumentar com eles. Para isso terá que digitalizar em PDF os documentos e enviar para que analisem. DEPOIS que responderem aceitando, você imprime o e-mail completo e envia junto com o processo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.