1) Quando você diz "pedir o assento por e-mail" para qual e-mail devo solicitar? Eles costumam enviar rápido?
Pode enviar para registos.centrais@irn.mj.pt. A coisa é que por email e pelos relatos, alguns recebem resposta, outros não. Mais o mais rápido é pedir pelo civilonline.
2) Para retirar o cartão do cidadão e o passaporte nas lojas do cidadão, eu preciso do registro de nascimento, certo?
Certo.
3) Após a conclusão do processo existe algum prazo para a emissão desses documentos (registro, cartão do cidadão e passaporte?
Não, aliás nem é obrigatório tirar estes documentos. pode tirar só quando for necessário.
vocês já tentaram entrar em contato como a CRC? Sei que alguns processos dão azar e emperram em algum lugar, como por exemplo checagem da AIMA, etc. Mas os processos de vocês já deveriam ter sido concluídos.
@Thyagoelias10 pode tentar o email registos.centrais@irn.mj.pt ou ligar na Linha de Registos, veja instruções no link abaixo:
conforme informado posteriormente, é um processo de neto menor. Os processos de neto menor de idade que estão sendo analisados em Lisboa atualmente de acordo com a tabela de abril, são os que deram entrada em janeiro de 2024. Portanto este processo em particular de setembro/21 e concluído agora estava emperrado la na conservatória em Lisboa e já deveria ter sido concluído muito tempo atrás.
Portanto continuamos sem saber o que vai acontecer após terminarem os processos de junho/21.
o do seu tio está de acordo com o andamento de processos de filhos, se foi enviado para Lisboa. Eles est@ao analisando fevereiro de 2022 agora, e neste caso deve sair em breve. se foi enviado para o Porto aí sim estaria bastante atrasado.
infelizmente não há muito mais o que fazer , se não aguardar. Tem muitos processos apenas aguardando a resposta a consultas externas pela AIMA. Ligar na linha de registos é chato mesmo, mas eu tentaria por lá. Emails tem sido uma loteria.
@Juniorfejr Você procuraram registros de batismo na cidade em que a sua avó nasceu? Não é certidão do registro civil, mas é um documento que comprova que a sua avó nasceu filha de português ou portugueses na data tal.
@svidalrj Obrigado!! Aos foristas mais experientes fiquem a vontade pra me corrigir caso eu fale algo equivocado, mas o seu era de neto menor de idade mesmo. Como o seu teve exigência, por isso que ele foi aprovado só agora mesmo sendo de setembro de 21, mas até onde sei, os processos de netos menores estão sendo analisados os do mês de novembro de 21. Para netos maiores sem prioridade de idade, permanecemos em junho/21 aos que ficaram em lisboa.
Caro membro, obrigado por postar comentários positivos e parabéns a todos cujo arquivo foi concluído, isso nos dá esperança de sermos positivos e nos dá luz no fim do túnel,
@ALEX2312 aqui estamos na mesma, processo de neto submetido um dia depois, 17/11/2021 e ainda na primeira fase.
Teoricamente, pelo tempo transcorrido e informações que vi pir aqui, era para estarem analisando os processos submetidos na segunda quinzena de nov/2021.
Já encaminhei e-mail tb sem resposta.
Quanto tempo será que ainda vai para ter algum andamento?
Bom dia! O meu processo caiu em exigência em outubro e no final de novembro enviei para a CRCentrais os documentos solicitados. Até agora os documentos não foram analisados e por email responderam que ainda encontram-se “em ordem de receção de correios”. Será que essa demora esta normal? Alguém já passou por essa situação?
Já esta constando pelo menos o recebimento la na CRC? meu processo caiu em exigência dia 29/04 enviei os documento no dia 30/04. após 20 dias constou recebimento do documento no sistema. Agora sigo aguardando.
Recomendo ligar para la e procurar saber pelo correio também, por acaso o correição não entregou enviar novamente os documentos. abraços
Meu processo caiu em exigência: "Documentos que comprovem o conhecimento de língua portuguesa..."
Inacreditável, enviei minha certidão de nascimento Cópia Reprográfica e Digitada, sou nascido no Brasil e enviei meu RG como documento de identificação.... No requerimento preenchi corretamente o Naturalidade: São Paulo - SP / País : Brasil / Nacionalidade: Brasileiro...
Não era para eles pedirem isso...
Com a experiência de vocês, o que devo fazer?
Estou pensando em redigir uma pequena defesa, informando que sou natural do brasil, tenho cidadania brasileira por nascimento e o português é a minha língua materna, portanto essa exigência deveria ser dispensada. Além disso, estou pensando em colocar meu histórico escolar do 2º Grau com a Disciplina "Língua Portuguesa" e enviar apostilado.
Será que isso daria para ser resolvido por e-mail ou telefone sem enviar documentação adicional?
Por favor, me ajudem, bateu o desespero...
@texaslady ou qualquer um que possa ajudar, conto com vocês, desde já muito obrigado!
a imagem abaixo eu tirei de uma outra comunidade. observem que a caixinha onde fala do documento comprovando o conhecimento do idioma não está "ticada", embora a pessoa em questão seja de nacionalidade brasileira.
o que pode estar acontecendo é um envio "automático" de exigência por conta disso. nesse caso, trata-se de uma falha no desenho da plataforma de nacionalidade. nada surpreendente, considerando a qualidade geral desse projeto de digitalização do processo de nacionalidade.
os três outros relatos que eu vi, as pessoas receberam a senha e logo depois essa exigência, o que reforça minha impressão de que se trata de uma falha no desenho da plataforma.
a solução é simples, envie um email para a conservatória, com confirmação de entrega e de leitura, apontando o erro. se achar conveniente, use uma dessas ferramentas de inteligência artificial para escrever um texto claro e convincente.
seu caso agora bate exatamente com os três outros que eu vi. A senha de acesso chega acompanhada da notificação de exigência.
o que está acontecendo me parece bem simples: o funcionário que insere o processo no sistema não está "ticando" essa caixinha do "documento comprovativo de conhecimento da língua". O que faz sentido, pois não você não apresentou nenhum documento específico para isso, já que você é brasileiro.
assim que o funcionário termina de inserir o processo e clica no "OK", o sistema cria a senha, automaticamente detecta a falta do documento e envia a notificação de exigência. o sistema não identifica que você é brasileiro e portanto está dispensado de apresentar esse documento.
isso pode ser um funcionário novo, ou pode ser alguma falha no sistema... o que você não tem como controlar.
o que você pode controlar é a sua resposta: como eu disse acima, enviar um email para a conservatória e avisar que você é brasileiro e portanto está dispensado de apresentar esse documento.
@Alexian, eu também enviaria, pela DHL, o histórico escolar, destacando a matéria de Língua Portuguesa, apostilado. Minha experiência com a CRC me ensinou que em alguns casos não adianta argumentar, e sim cumprir o que pedem. Eu tive uma exigência que pedia um documento o qual eu tinha certeza que já tinha enviado, pois tinha uma lista dos documentos enviados. Tentei argumentar por e-mail e a resposta foi "Cumpra-se a exigência". Enviei o documento novamente. Mas, enfim, a decisão é sua. Sorte com o seu processo!
Vou enviar um e-mail porquê não "custa nada", mas em paralelo já vou pedir o histórico escolar....Se não tiver resposta positiva por e-mail em alguns dias, já mando apostilar o Histórico e envio para a Conservatória.
sim pode ser a nova plataforma, mas me pergunto, se fosse este o caso teriam muito mais pessoas recebendo esta exigência. Não seria talvez que nestes casos o requerente marcou este documento com documentos entregues no formulario? e o sistema não dectou tal documento?
@Alexian você se recorda ou tem cópia de como preencheu o formulário?
De qualquer forma como o Eduardo disse, esta exigência é fácil de resolver, basta uma comunicação com o oficial de registo.
Comentários
@LuccaYann Eu tava, pelo menos em relação aos processos de -75 kkkk Espero que sejam poucos
@svidalrj ,
1) Quando você diz "pedir o assento por e-mail" para qual e-mail devo solicitar? Eles costumam enviar rápido?Pode enviar para registos.centrais@irn.mj.pt. A coisa é que por email e pelos relatos, alguns recebem resposta, outros não. Mais o mais rápido é pedir pelo civilonline.
2) Para retirar o cartão do cidadão e o passaporte nas lojas do cidadão, eu preciso do registro de nascimento, certo?Certo.
3) Após a conclusão do processo existe algum prazo para a emissão desses documentos (registro, cartão do cidadão e passaporte?Não, aliás nem é obrigatório tirar estes documentos. pode tirar só quando for necessário.
@carlosdanielambrosio , @fcarneiro , @Thyagoelias10 ,
vocês já tentaram entrar em contato como a CRC? Sei que alguns processos dão azar e emperram em algum lugar, como por exemplo checagem da AIMA, etc. Mas os processos de vocês já deveriam ter sido concluídos.
@Thyagoelias10 pode tentar o email registos.centrais@irn.mj.pt ou ligar na Linha de Registos, veja instruções no link abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos
@LuccaYann , @jsc1988 e outros
Esclarecimento:
O processo a que me referi no post:
conforme informado posteriormente, é um processo de neto menor. Os processos de neto menor de idade que estão sendo analisados em Lisboa atualmente de acordo com a tabela de abril, são os que deram entrada em janeiro de 2024. Portanto este processo em particular de setembro/21 e concluído agora estava emperrado la na conservatória em Lisboa e já deveria ter sido concluído muito tempo atrás.
Portanto continuamos sem saber o que vai acontecer após terminarem os processos de junho/21.
@texaslady eu enviei email recentemente e não responderam, vou verificar essa possibilidade de ligar sim..
Estou com uma empresa, mas a resposta sempre que precisa aguardar, não tem o que fazer e tal..
Acho estranho, além desse do meu avô, tem também de um tio meu que é filho direto de português e está desde o dia 09/02/2022.
@texaslady eu também já mandei e-mail e fiquei mais de 1 hora na ligação e ninguém atendeu.
@Thyagoelias10 ,
o do seu tio está de acordo com o andamento de processos de filhos, se foi enviado para Lisboa. Eles est@ao analisando fevereiro de 2022 agora, e neste caso deve sair em breve. se foi enviado para o Porto aí sim estaria bastante atrasado.
@carlosdanielambrosio , @Thyagoelias10 ,
infelizmente não há muito mais o que fazer , se não aguardar. Tem muitos processos apenas aguardando a resposta a consultas externas pela AIMA. Ligar na linha de registos é chato mesmo, mas eu tentaria por lá. Emails tem sido uma loteria.
@Juniorfejr Você procuraram registros de batismo na cidade em que a sua avó nasceu? Não é certidão do registro civil, mas é um documento que comprova que a sua avó nasceu filha de português ou portugueses na data tal.
@isgak sim, buscamos nas igrejas na cidade de nascimento e também nas igrejas das cidades vizinhas, porém sem sucesso.
@texaslady, muito obrigado pelas respostas! 😉
@svidalrj Obrigado!! Aos foristas mais experientes fiquem a vontade pra me corrigir caso eu fale algo equivocado, mas o seu era de neto menor de idade mesmo. Como o seu teve exigência, por isso que ele foi aprovado só agora mesmo sendo de setembro de 21, mas até onde sei, os processos de netos menores estão sendo analisados os do mês de novembro de 21. Para netos maiores sem prioridade de idade, permanecemos em junho/21 aos que ficaram em lisboa.
@texaslady Aaah, maravilha, obrigada!
Caro membro, obrigado por postar comentários positivos e parabéns a todos cujo arquivo foi concluído, isso nos dá esperança de sermos positivos e nos dá luz no fim do túnel,
Olá bom dia!
@ALEX2312 aqui estamos na mesma, processo de neto submetido um dia depois, 17/11/2021 e ainda na primeira fase.
Teoricamente, pelo tempo transcorrido e informações que vi pir aqui, era para estarem analisando os processos submetidos na segunda quinzena de nov/2021.
Já encaminhei e-mail tb sem resposta.
Quanto tempo será que ainda vai para ter algum andamento?
Bom dia! O meu processo caiu em exigência em outubro e no final de novembro enviei para a CRCentrais os documentos solicitados. Até agora os documentos não foram analisados e por email responderam que ainda encontram-se “em ordem de receção de correios”. Será que essa demora esta normal? Alguém já passou por essa situação?
@JAN_83
Já esta constando pelo menos o recebimento la na CRC? meu processo caiu em exigência dia 29/04 enviei os documento no dia 30/04. após 20 dias constou recebimento do documento no sistema. Agora sigo aguardando.
Recomendo ligar para la e procurar saber pelo correio também, por acaso o correição não entregou enviar novamente os documentos. abraços
@eduardo_augusto Obrigado pela resposta anterior.
Amigos, bom dia!
Meu processo caiu em exigência: "Documentos que comprovem o conhecimento de língua portuguesa..."
Inacreditável, enviei minha certidão de nascimento Cópia Reprográfica e Digitada, sou nascido no Brasil e enviei meu RG como documento de identificação.... No requerimento preenchi corretamente o Naturalidade: São Paulo - SP / País : Brasil / Nacionalidade: Brasileiro...
Não era para eles pedirem isso...
Com a experiência de vocês, o que devo fazer?
Estou pensando em redigir uma pequena defesa, informando que sou natural do brasil, tenho cidadania brasileira por nascimento e o português é a minha língua materna, portanto essa exigência deveria ser dispensada. Além disso, estou pensando em colocar meu histórico escolar do 2º Grau com a Disciplina "Língua Portuguesa" e enviar apostilado.
Será que isso daria para ser resolvido por e-mail ou telefone sem enviar documentação adicional?
Por favor, me ajudem, bateu o desespero...
@texaslady ou qualquer um que possa ajudar, conto com vocês, desde já muito obrigado!
@Alexian
você é a quarta pessoa essa semana que eu vejo, com essa mesma exigência.
@texaslady @CarlosASP @ecoutinho @AlanNogueira
-----------
a imagem abaixo eu tirei de uma outra comunidade. observem que a caixinha onde fala do documento comprovando o conhecimento do idioma não está "ticada", embora a pessoa em questão seja de nacionalidade brasileira.
o que pode estar acontecendo é um envio "automático" de exigência por conta disso. nesse caso, trata-se de uma falha no desenho da plataforma de nacionalidade. nada surpreendente, considerando a qualidade geral desse projeto de digitalização do processo de nacionalidade.
os três outros relatos que eu vi, as pessoas receberam a senha e logo depois essa exigência, o que reforça minha impressão de que se trata de uma falha no desenho da plataforma.
a solução é simples, envie um email para a conservatória, com confirmação de entrega e de leitura, apontando o erro. se achar conveniente, use uma dessas ferramentas de inteligência artificial para escrever um texto claro e convincente.
@eduardo_augusto
Não sei o que significa "trend" neste contexto, poderia me explicar?
Mas tenho certeza que a mensagem veio da Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.
Dando mais informações: Eu enviei meu processo no fim de setembro de 2024 e até agora não havia recebido a chave de acesso.
Hoje recebi 2 emails: um com a chave de acesso e outro com a notificação de exigência.
Ar acessar o site: https://meu.registo.justica.gov.pt/Pedidos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade com chave, encontrei essa nota de exigência.
Os emails recebidos vieram de: noreply@irn.justica.gov.pt
Agora me resta saber a melhor forma de resolver esta situação dentro dos 30 dias de prazo.
1) Será que ao passar um e-mail ou ligar para a conservatória, poderia resolver esta situação?
2) Na pior das hipóteses, o histórico escolar de 1º ou Segundo Grau com apostila, atende a esta exigência?
@Alexian
seu caso agora bate exatamente com os três outros que eu vi. A senha de acesso chega acompanhada da notificação de exigência.
o que está acontecendo me parece bem simples: o funcionário que insere o processo no sistema não está "ticando" essa caixinha do "documento comprovativo de conhecimento da língua". O que faz sentido, pois não você não apresentou nenhum documento específico para isso, já que você é brasileiro.
assim que o funcionário termina de inserir o processo e clica no "OK", o sistema cria a senha, automaticamente detecta a falta do documento e envia a notificação de exigência. o sistema não identifica que você é brasileiro e portanto está dispensado de apresentar esse documento.
isso pode ser um funcionário novo, ou pode ser alguma falha no sistema... o que você não tem como controlar.
o que você pode controlar é a sua resposta: como eu disse acima, enviar um email para a conservatória e avisar que você é brasileiro e portanto está dispensado de apresentar esse documento.
@eduardo_augusto
Grato pela resposta, vou enviar o email como sugeriu.
Tenho os seguintes e-mails: rcentrais.admin@irn.mj.pt; rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt; registos.centrais@irn.mj.pt
Sabe me dizer em qual seria melhor enviar?
@Alexian
eu enviaria para registos.centrais@irn.mj.pt com cópia para os outros dois. mas é chute.
lembre-se de pedir a confirmação de entrega e a confirmação de leitura do email, e guarde as confirmações.
@Alexian, eu também enviaria, pela DHL, o histórico escolar, destacando a matéria de Língua Portuguesa, apostilado. Minha experiência com a CRC me ensinou que em alguns casos não adianta argumentar, e sim cumprir o que pedem. Eu tive uma exigência que pedia um documento o qual eu tinha certeza que já tinha enviado, pois tinha uma lista dos documentos enviados. Tentei argumentar por e-mail e a resposta foi "Cumpra-se a exigência". Enviei o documento novamente. Mas, enfim, a decisão é sua. Sorte com o seu processo!
@svidalrj
Obrigado pelo seu tempo e sua resposta.
Vou enviar um e-mail porquê não "custa nada", mas em paralelo já vou pedir o histórico escolar....Se não tiver resposta positiva por e-mail em alguns dias, já mando apostilar o Histórico e envio para a Conservatória.
@eduardo_augusto
Os outros 3 casos que você menciona, são aqui do Fórum?
Se forem, poderia passar o link para eu acompanhar como eles estão lidando com esta mesma situação?
@eduardo_augusto ,
sim pode ser a nova plataforma, mas me pergunto, se fosse este o caso teriam muito mais pessoas recebendo esta exigência. Não seria talvez que nestes casos o requerente marcou este documento com documentos entregues no formulario? e o sistema não dectou tal documento?
@Alexian você se recorda ou tem cópia de como preencheu o formulário?
De qualquer forma como o Eduardo disse, esta exigência é fácil de resolver, basta uma comunicação com o oficial de registo.
Olá @texaslady
Muito obrigado por seu tempo e resposta.
"Você se recorda ou tem cópia de como preencheu o formulário?"
Sim, sei te responder o acima com certeza absoluta, pois digitalizei tudo antes de enviar: Deixei em "Branco"