Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1322323325327328339

Comentários

  • texasladytexaslady Beta
    editado June 13

    @Maria Santos ,

    Conforme i @Capizo postou acima, de cara, você se encaixa em pelo menos 3 das opções. Ou seja, casada a mais de 6 anos, casada a mais de 5 anos natural de país de lingua portuguesa e possui filhos de nacionalidade portuguesa.

    Então talvez como o @Destefano perguntou, você não tenha preenchido o formulário corretamente.

    Eu enviaria o formulário que te enviaram preenchido e anexaria uma carta dizendo que está casada a mais de 26 anos, conforme a certidão de casamento enviada, e tem 3 filhos de nacionalidade portuguesa, informando os nomes e número de assento de cada um deles.@MariaSantos Se certifique se o conservador quer o formulário assinado e/ou com firma reconhecida.

    Você pode também a qualquer momento contatar o conservador por email, pedindo qualquer esclarecimento. Você vai encontrar o enderêço de email na carta que recebeu.

  • @patycnunes


    Assumindo que você enviou o processo para uma conservatória e não para um consulado, você já deveria sim ter recebido a senha.


    Envie um email para a conservatória, ou ligue para a Linha Registos.

    Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Boa noite @eduardo_augusto, @texaslady, minha transcrição de casamento foi finalizada e o assento criado no dia 23/05/2024. Gostaria saber quais os documentos necessários para dar entrada na cidadania da minha esposa? Eu e minha filha já temos a cidadania e o cartão cidadão. Desde já agradeço a vocês colaboradores.

  • @Joaopauloabreu o seu assento foi criado no dia 25/05 com certeza? Foi de forma autônoma temática?

  • editado June 14

    Ola bom dia, a cidadania pelo casamento o prazo é 3 anos né?

    Acham válido pedir a cidadania por casamento enquanto o conjugue esta com o processo de nacionalidade de Neto na fase 4? a pessoa que esta pedindo a cidadania por neto tem uma esposa a mais de 20 anos, pensei em já pedir da esposa enquanto o processo dele esta em andamento no Porto, acredito que não vá demorar mais 3 anos para chegar da fase 4 á 7. Conhecem alguém que ja fez isso? Desde já, obrigado

  • @Joaopauloabreu

    Siga o seguinte guia: Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

    @Destefano acredito que o assento a que ele se refere criado em 23/05 é o de casamento.

  • @Destefano, assento de casamento foi criado dia 25/05/2024.  Foi de forma autônoma temática? Essa parte não entendi! Sou casado com total comunhão de bens a 8 anos e tenho uma filha de 4 anos onde essa foi criado assento de nascimento em março de 2022 e o meu em janeiro 2022. Agora quero enviar a documentação de minha esposa para dar início ao processo dela.

  • editado June 14

    @ArielMacedo

    Ola bom dia, a cidadania pelo casamento o prazo é 3 anos né?

    O "normal" são 6 anos, ou 5 anos se o cônjuge for brasileiro. Se além disso tiverem filhos em comum, e esses filhos forem cidadãos portugueses, aí sim o prazo reduz para 3 anos.

    Acham válido pedir a cidadania por casamento enquanto o conjugue esta com o processo de nacionalidade de Neto na fase 4?

    Pessoalmente acho que não dá nem para juntar o mínimo de documentação ainda. É contar com dois ovos ainda dentro da galinha. Precisa primeiro terminar o processo do neto, que por enquanto está empacado em Lisboa, e depois que sair o assento de nascimento ainda vai ter que transcrever o casamento. Enquanto as duas coisas não acontecerem a pessoa ainda não há base legal para o pedido.

    Sugiro aguardar

  • @ecoutinho @Joaopauloabreu óbvio...

    Vou para de ler as coisas pelo cel e postar no fórum por ele... rssrs

  • Ola! Sou brasileiro e tenho a nacionalidade portuguesa desde 2010 (meu bisavo era portugues). Desde 2016 sou casado com meu marido tambem brasileiro. Em Agosto de 2021 (5 anos apos o nosso casamento) demos entrada no pedido de nacionalidade portuguesa pelo casamento para o meu marido. O nosso processo esta parado na bolinha 4. Qual o status de andamento de outros processos similares ao nosso? Tambem estao parados na bolinha 4? Existe algum canal para que possamos entrar em contato e verificar se esta tudo bem? Obrigado!

  • @thiagosb o processo da minha esposa também é de Agosto de 2021. Ficou muito tempo na Bolinha 4, mas a poucos dias foi pra bolinha 6 marrom. Nos próximos dias o teu processo deve atualizar. Depois da bolinha 6 marrom também não sei quanto tempo até finalizar. Estou aguardando.

  • Olá para todos! O processo da minha esposa avançou essa semana da bolinha 4 para a bolinha 6. Não sei exatamente o dia pois só consulto as sextas feiras. O número do processo dela é 132xxx e deu entrada na CRC Lisboa em 10/08/2021.

    Já atualizei na planilha.

  • Galera, boa tarde!

    É possível fazer um processo de cidadania (filho de português) e já mandar em apenso o processo de cidadania da esposa (casada com o filho de português) ?

    Fiquei pensando que talvez seja possível, mas depois pensei que o fato do filho do português ter que transcrever o casamento no assento dele seja um impeditivo para mandar o processo da esposa dele em apenso.

    Agora fiquei na dúvida.

  • @elielmiqueias mas como vc vai provar isso no momento em que envia o processo? Por que o requisito aí, não me parece ser por dependência. Ou a pessoa é ou não é mãe de um português no momento em assina o documento. Assim, sinceramente, não me parece ser uma boa escolha enviar essa dependência. Ou espera os 5 anos (imaginando que seja brasileira) ou esperar terminar o processo do menor, que é mais rápido, para poder enviar. Inclusive, fica mais para se organizar e enviar completo o processo de nacionalidade por casamento com português tendo como ele um filho tbm português.

  • CapizoCapizo Member

    @patycnunes

    em 24/05 enviei uma postagem para você que vai ao encontro com a postagem do @eduardo_augusto em 13/06.

    Segue meu texto novamente aqui:

    @patycnunes

    A documentação de minha esposa foi enviada via DHL em 05/02/2024, recebida pela CRC Lisboa em 09/02/24 e em 12/02/24 ela já recebeu o e-mail ( de: noreply_rcentrais@irn.mj.pt ) com o número do processo e chave de acompanhamento.

    Como no caso de seu marido já se passaram 30 dias acho que não da para verificar se o e-mail caiu na caixa de lixo eletrônico/spam pois, eles geralmente são excluidos após 30 dias.

    Não tenho muita experiência no trato com as conservatórias, mas acho que poderia mandar, pelo e-mail de seu marido que foi indicado no formulario 3 (Quadro 1 - item 5), um e-mail para eles ( registos.centrais@irn.mj.pt ) informando da possibilidade da resposta ter caído no lixo eletrônico e sido excluído, e se gentilmente eles não poderiam reencaminhar o e-mail referente a "Chave de acesso ao estado do seu processo de nacionalidade".

    Se não tiver mais sugestões não custa tentar esta.

  • @Destefano não entendi.

    O requisito para atribuição da nacionalidade pelo casamento não é ser casada há mais de 6 anos?

    No caso concreto: Meu primo é filho de português, e vamos fazer o processo dele.

    A dúvida é se daria certo mandar o processo da esposa dele em apenso com o processo dele.

  • @elielmiqueias porque da forma como vc escreveu parecia ser outra coisa.

    Ainda assim, no caso de vcs, penso que seja uma economia que irá apenas atrasar o andamento do processo do seu filho, a não ser que mande tudo para o Porto e não ocorra nenhuma problema para eles remeterem para Lisboa, pq o seu processo é só em Lisboa, e o processo para filho é mais rápido no Porto.

  • @elielmiqueias ,

    Pode sim enviar a apensação para o ACP. Faca a solicitação pedindo que o processo da esposa seja apensado ao 1C do marido. O processo 1C será processado, enquanto o da esposa fica aguardando o assento do marido.

    Não há nenhum problema em fazer a transcrição de casamento quando o do marido terminar. Assim que fizer a transcrição o da esposa continua. Quando o processo do marido já estiver aprovado e aguardando assento, já deixe a documentação da transcrição da esposa.

    Aqui no fórum tem um guia sobre apensação: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos

  • @texaslady e @Destefano obrigado pelas informações!

  • Prezados, gostaria de pedir a todos para enviar email para as conservatórios somente quando for imprescindível. Tenho notado um grande de envio de e-mails. Essa prática atrapalha todo mundo que tem processo de nacionalidade em Portugal e nos consulados. Toda vez que alguém manda um email e uma conservador ou um funcionário responde a este e-mail, alguma coisa está deixando de ser feita para esse e-mail ser respondido. E assim. Não só de quem posta aqui, mas também todos que manda e-mail e que postam aqui ou não. Estabeleçam um prazo. Mande uma vez por a cada período de 6 meses. Ficar enviando e-mail atrapalha a todos nós. Vamos nos ajudar e o não envio de e-mail já é de grande ajuda.

  • rogerdffrogerdff Member

    Processo 170XX8 / 2022 recebido DHL final Jun/22.

    Completa 2 anos e nem saiu bolinha 1 ainda.

    Já enviei email umas 3x últimos 6 meses sem resposta.

    Vi outros relatos similares mas complicado ficar literalmente escuro.

    Pode existir algum problema?

  • @rogerdff

    Não sei se serve de consolo, mas o meu tbm é do final de junho/2022 e ainda está parado na bolinha 1. Não há o que fazer além de ter paciência e esperar. Não adianta enviar e-mails, pois a resposta é sempre a mesma e acaba atrasando os processos ainda mais.

  • Ola

    O nosso processo de Agosto de 2021 estava parado na bolinha 4.

    Ontem recebemos um e-mail solicitando novamente o envio de um novo certificado do registo criminal da Alemanha (na epoca em que iniciamos o processo, ainda moravamos na Alemanha), e o envio de um novo certificado do registo criminal brasileiro emitido pelo Departamento de Policia Federal no Brasil.

    Atualmente moramos no Luxemburgo. Voces acham que deveriamos enviar tambem um certificado do registo criminal emitido pela autoridade Luxemburguesa?

  • @thiagosb renovação de certificado é brincadeira deles. Eles demoram anos, a certidão pode ser tirada na internet a brasileira e atualmente tenho visto muitos pedidos disso, para enviar uma nova certidão atualizada. Porém, não há o que se fazer, a não ser enviar, ao menos é uma certidão, a do Brasil, fácil de se emitir.

    No seu caso, é bem peculiar. Penso que qq coisa que falarmos, será achismo.

    E o meu achismo é que eles podem saber disso de alguma forma por ser espaço Schengen e, em tese, é dever seu avisar. Eu mandaria sim, porém, mandaria um novo formulário para atualizar essa informação. Caso ainda assim fique em dúvida, penso que esse seja o caso de enviar um email perguntando. Não sei quem assinou essa carta com a exigência das atualizações, mas tentaria fazer esse email chegar a essa pessoa, principalmente se ela for a Conservadora.

  • Boa tarde! Voltei com questões acerca do processo de nacionalidade por casamento do meu marido que e britanico. Casados ha 3 anos e com dois filhos portugueses.

    Tenho falado com o IRN (por telefone) e a informação dada e muito inconsistente. A minha duvida e:

    Documento de identificação - O IRN disse me que o meu marido precisa apenas de uma copia do passporte autenticada. Sem apostila se for feita por um notario portugues do consulado. Isto confirma se ?

  • @thiagosb


    é uma situação bem inconveniente mesmo...

    minha recomendação é um pouco diferente daquela do @Destefano . Eu ficaria muito, muito surpreso se a conservatória dissesse que não precisa enviar uma cópia do certificado de luxemburgo, se você revelar que está atualmente residindo nesse país. mesmo que a mudança tenha ocorrido após o início do processo.

    Eu nem perderia tempo consultando conservador - às vezes levam semanas para responder, quando respondem. Tira uma nova certidão alemã, tira uma certidão luxemburguesa, uma nova certidão brasileira, junta tudo, manda uma cartinha junto (preferencia com assinatura reconhecida) dizendo simplesmente:


    "em atendimento a sua carta da data tal, envio vias atualizadas das certidões de antecedentes criminais expedidas pela autoridade competente do Brasil e da Alemanha. Envio ainda uma certidão expedida pela autoridade de Luxemburgo, país no qual resido desde a data tal, posterior à data de início do processo de nacionalidade." (aí se quiser ainda pode complementar: "aproveito a oportunidade para informar meu endereço atual, diferente daquele usado no início do processo")

    e manda pra frente... a menos que tenha cometido algum crime, não tem problema nenhum incluir a certidão de luxemburgo... e evita daqui a dois meses aparecer uma nova exigencia, "olha, verificamos aqui junto aos serviços de segurança, que você atualmente mora em luxemburgo, por favor envie uma certidão".

    alternativamente, pode ir providenciando as três certidões e em paralelo tenta contato com a conservatória. no pior dos casos, pode ser que jogue uns euros fora com a certidão de luxemburgo...

  • @eduardo_augusto mas eu falei que mandaria, mas porque sou assim mesmo. Prefiro pecar pelo excesso. Falei que no caso dele ficar em dúvida, aí manda uma pergunta para eles.

  • Boa tarde.

    Por favor, alguém poderia compartilhar o link da planilha ?

  • @Paes no canto superior direito, tem um ícone de individual de cada pessoa.

    O seu é uma carinha azul sorrindo. Clique nele.

    Depois, clique em View Profile.

    Do lado esquerdo, vai ter um botão vermelho escrito acessar planilha.

  • Boa tarde pessoal,

    sabem se ja comecaram a analisar os processos da 1a quinzena de Set/21?

    obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.