Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1324325327329330361

Comentários

• @adesai1949 ,

Pela lei a conclusão do nível A2 do curso de língua portuguesa é suficiente para comprovar o vínculo. Não seria necessário outras provas de vínculo. Mas acho que mal não faz anexar os outros que você mencionou, mesmo que eles po si só não comprovassem vínculo.

• Bom dia, pessoal. No final do ano passado, o IRN lançou uma nova plataforma de tramitação dos processos de nacionalidade. Diziam que com isso a fila iria diminuir bastante. Parece que não mudou muita coisa, né?

• @caiodutra acho que estamos no mesmo barco, processo de minha esposa na Bolinha 6 marrom desde de 13/03/2024... nada muda. Processo de maio de 2021.

• JimmyJimmy Member

@MFernando

Boa tarde a todos, estou na mesma situação, bolinha 7 marrom desde 03/24, processo de 07/2021, e nada. Acho que o negócio lá virou meio que aleatório, não existe mais fila.

• @Jimmy provavelmente o seu processo já foi finalizado, apenas não está atualizado no sistema.

• @GeraldoMR

impossível dizer. O sistema foi implementado no inicio de 2023. só no final de 2023 se tornou obrigatorio para os advogados.

mas há dezenas milhares de processos anteriores a 2023 que ainda nao foram finalizados. Só quando esse estoque acabar é que poderemos começar a medir o impacto do sistema.

(exceto processos de filhos, especialmente menores de idade, pois já estao avaliando os de 2023)

• editado June 27

@GeraldoMR

No curto prazo os tempos de tramitação mudaram para pior pois lançaram o sistema sem ele estar totalmente testado e cheio de bugs. No momento estão no olho do furacão com um volume de processos altos e com o sistema capenga, inclusive emitindo assentos de nascimento incompletos ou com erros e com isso gerando retrabalho com as retificações manuais. Não dá para dizer quanto tempo precisam ainda para corrigir tudo.

No longo prazo acredito que vai melhorar muito, mas por enquanto não dá para dizer qual será o impacto na fila de processos.

• O processo da minha mãe de Junho/2021 por casamento está há uns 8 meses na bolinha 7 marrom. Fui presencialmente no IRN pedir para ver se já tinha o assento, eles verificaram no computador, mas disseram que ainda não tinha. Uns meses atrás vendo os relatos aqui eu quase pedi no civil online, mas hoje penso que quem não tiver motivos para pressa, o melhor mesmo é aguardar.

• @GuilhermeAugusto pensei que na bolinha 7 já estava finalizado com o nº do assento de batismo 😔

Então o da minha esposa vai ser só para o ano que vem porque entrou esse mês na bolinha 6 - Despacho. Deve estar faltando pai de santo pra agilizar esse despacho.

• Boa noite alguem sabe informar que processos estao a ser verificados atualmente.

• @JFS eu pedi nos EUA mesmo esse atestado de antecedentes. O processo é fácil mas você precisa que alguém autorizado tire as suas digitais no formato do FBI. Dá uma olhada na página deles porque isso é feito via correio e vc imprime esse formulário em casa…então eu imagino que você consiga colher as digitais num consulado americano por exemplo. Daí a parte chata é a apostila. Tem empresa que faz porque é só em DC. Porém note que não é pedido apostila para o atestado brasileiro então, por lógica, não precisa também para outro país. Outro ponto é que não precisa traduzir documentos em inglês. O que você poderia fazer é tirar somente o atestado e iniciar seu processo já guardando seu lugar na fila. Se depois pedirem a apostila, daí você faz de novo. Vc terá tempo de sobra em 40 meses para fazer um novo atestado, com apostila, e ainda juntar uma escultura e uma pintura de teto de igreja - se bobear você ainda consegue restaurar Notre Dame antes de analisarem o seu processo:) pois aqui já vamos celebrar 3 anos e ninguém aparece para fazer o tal despacho…

• Alguém tem notícia de algum processo de nacionalidade pelo casamento que o assunto tenha sido emitido pelo sistema, ou seja, de forma automática?

• Boa tarde,

@Projeto bigode obrigado pelas dicas, mas como resido no RJ gostaria realmente de fazer esse processo através de empresa qualificada.

Se alguém aqui no fórum já tiver obtido a certidão de antecedentes dos EUA dessa forma, agradeceria muito se pudesse passar o contato.

Pelo que vi no fórum o @Rodrigo79 também relatou essa necessidade, se puder passar como obteve o atestado seria de grande ajuda.

Obrigado a todos por expor suas experiências no processo de obtenção da cidadania.

• @Destefano nao tenho noticias de nenhum assento emitido automaticamente nos últimos 6-8 meses. Acompanho outra planilha de outro fórum similar e tb nada la. Arrisquei e pedi o assento pelo Civil Online faz uns 2 meses e tb nao funcionou. Eu e meus filhos ja temos os documentos todos mas incomoda que so minha esposa nao possa ter depois de 38 meses de processo, ainda que nao seja um empecilho atualmente. O processo funcionou mto bem para meus pais, pra mim, minha irmã, meus filhos, mas infelizmente virou essa novela agora.

• @Destefano boa tarde

Saberia por favor informar se estao analisando os processos de Setembro/21?

obrigada

• @GdOeS dificil mesmo. Eu já viu com menos tempo que isso. Não temos tantos processos de casamento na planilhapara servir como parâmetro, até pq muita gente não volta mais na planilha para atualizar.

@IsabelaBraga ate semana passada, a informação que eu tinha era da segunda quinzena de agosto de 2021.

• @Projeto bigode, por favor, podia me dar o passo a passo de como conseguir o atestado de antecedentes criminais nos EUA.? Nem sei por onde começar…

desde já agradeço.

• @Destefano, meu processo é de junho de 2021, vc achaque alguma chance de meu registo está pronto e eu não ter sido avisado?

• texasladytexaslady Beta
    editado July 1

@JFS , @Rosane Almeida ,

Vocês podem fazer o pedido do atestado online, preenchendo o requerimento e enviar por correio as digitais. Que por sinal não precisam ser tiradas por profissional. Bastar ter um ink e fazer isso em casa mesmo, ou usar um leitor digital biométrico. E é claro, pode também ir até a PF e solicitar a coleta para quem está no Brasil. Para quem está nos Estados Unidos pode também ir até departamento de polícia ou nos USPS e tirar ou pode pagar us $25 e tirar em alguns locais como UPS e outros.

É preciso imprimir o formulário, preencher e coletar as digitais. Anos atrás minha irmã coletou dos meus 2 sobrinhos no Brasil em casa mesmo com aquela almofadinha e ink. Por instrução do FBI a quem consultei na época, pediram que enviasse umas 4 ou cinco folhas de digitais, pois caso uma não estivesso muito boa eles checariam as outras. Deu tudo certo. Eles enviam o atestado por email. Até aqui tudo bem, O problema é a apostila, e sim eles pedem a apostila. Neste caso ou a pessoa que está no Brasil tem alguém aqui que possa imprimir o certificado e enviar para Washington DC para apostila ou pode contratar um serviço para fazer isso. Vou deixar um link abaixo de um forista aqui que fez um guia para isso: Leiam este tópico, lá também traz informações de alguém que contratou um serviço daqui para a apostila.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23384/como-obter-e-apostilar-ficha-criminal-do-fbi-passo-a-passo

Link do FBI: https://www.fbi.gov/how-we-can-help-you/more-fbi-services-and-information/identity-history-summary-checks

Link do EDO system para fazer online: https://www.edo.cjis.gov/#/

P.s.: Não aconselho a mandar sem apostila, pois como o atestado só tem validade de 3 meses, se cair em exigência vão pedir um novo atestado. E por falar na validade o atestado não pode ter mais que 3 meses quando der entrada em Portugal. Por isso é melhor não tirar com antecedência.

• @texaslady o atestado criminal tem validade de 3 meses. Não importa se está apostilado ou não. Se cair na mão de alguns conservadores, vai pedir novamente atualizado no momento da análise, considerando que a situação criminal pode mudar a QQ momento.

@DIOGENESLOPES chance sempre tem, mas nas minhas pesquisas, não teve ninguém a há muito tempo que tenha tido o seu assento emitido pelo casamento.

• @Destefano ,

Sim. No caso estamos falando de atestado criminal de outros países que não o Brasil. E pelo que sei esse prazo de 90 dias pode variar de país para país. Mas o que eu quiz dizer é que enviar um atestado de antecedentes criminais sem apostila, e lá na frente se cair em exigência pela falta de apostila, não bastaria apostilar aquele mesmo certificado e enviar, teria que solicitar novo certificado.

Quanto a validade dos atestados, os processos só são analisados muito depois de expirada a validade dos mesmos. Mas na maioria dos casos não é exigido um novo atestado. Como em 7 casos aqui da minha família.

• @texaslady eu tbm estou falando desses antecedentes criminais. Ele vence tbm em 90 dias. Pode ser nos EUA ou Alemanha, isso quando o prazo não é menor. O fato que só vira antecedente quando o processo transita em julgado. Assim, um processo pode levar algum tempo para isso acontecer, principalmente se a pessoa não mora mais lá. É até melhor apostilar, mas não para impedir vencimento, mas sim como meio de dar validade para eles, considerando que a consulta do antecedente brasileiro já está incorporado pelas conservatórias portuguesas.

• @Destefano ,

acho que você não entendeu o que eu disse. Não acho que a apostila vai impedir o vencimento do atestado. A questão da qual estava falando se tratava de um caso em que se colocava a dúvida se precisa ou não de apostila. Tinha sido aconselhado ao requerente que ele enviasse sem apostila e se caisse em exigência que ele fizesse a apostila. Entende? Então disse que era melhor logo enviar apostilado, uma vez que se caisse em exigência por não ter apostila, teria que tirar e apostilar.

• @texaslady entendi agora.

É que no seu post anterior, ficou parecendo que tinha mais a ver com vencimento da certidão. Aqui:

P.s.: Não aconselho a mandar sem apostila, pois como o atestado só tem validade de 3 meses, se cair em exigência vão pedir um novo atestado. E por falar na validade o atestado não pode ter mais que 3 meses quando der entrada em Portugal. Por isso é melhor não tirar com antecedência.

Porque na verdade, ela teria que estar na validade quando for apreciada, mas isso é impossível. Antes eles relevavam e deixavam passar um tempo, mas é cada vez mais recorrente se pedir nova certidão de antecedente do Brasil por está vencida.

• @Destefano ,

OK. Você tem razão, aqui ainda tenho um irmão com processo em andamento bolinha1 deste jan/2022, já disse a ele, é possível que peçam um novo atestado.

• O meu processo foi aprovado sem apostila. Aí vai de cada um. Não é exigido tradução e nem apostila. Se a pessoa quiser esperar toda a burocracia de apostila de documentos federais americanos, desejo sucesso. Se não quiser, desejo sucesso também. E concordo que isso é uma questão inútil pois demora 4 anos para terminar um processo e o atestado é entregue no início… como eu disse, tem lugar construindo aeroporto nesse tempo e não sai o nosso processo/assento.

Só acho que é melhor mandar o processo brevemente pois o futuro é incerto. Se eu tivesse mandado o meu processo coisa de 5 meses antes, eu não estaria na espera infinita que todo mundo terá com o assento de nascimento pois alguns casos vão fazer 9 meses.

Eu fiz o cartão do FBI de graça na polícia da minha township. Não levou nem 5 minutos e ainda tive um atendimento excelente e conheci uma brasileira que trabalhava lá e nunca tinha imaginado… aqui na minha cidade não tem brasileiro então imagine a surpresa.

Não posso ajudar quem precisa de empresa pois é bem limitado esse serviço por aqui. A maioria das pessoas se vira porque tudo é muito simples.

• @Destefano @texaslady @Projeto bigode

é uma discussão complicada, desnecessariamente, pelo próprio IRN.

facilitaria tanto a Vida deles, e a nossa, se certas coisas fossem melhor explicadas…

mas sobre a questão específica da necessidade de apostila em certidão de registro criminal, minha tendência é concordar com o @Projeto bigode .

observem que na página do IRN, onde Sao mencionados os documentos obrigatorios (como exemplo, de netos), está bem claro que as certidoes de nascimento estrangeiras precisam de apostila. Essa menção não existe no item da certidão criminal.

seria também um tratamento desigual: as certidoes criminais brasileiras vão sem apostila, entao por que as dos EUA precisariam desse procedimento adicional?

obviamente, é algo que se pode resolver com certa facilidade: é mandar um questionamento para o IRN.

• Olá!

preciso fazer a transcrição do meu casamento + CC para meu marido conseguir a cidadania dele também.

Mas entro no site do consulado de SP e não consigo concluir e enviar o formulário. Alguém sabe se tem outra forma de conseguir enviar esse formulário e pagar a taxa? Não sei se é problema no site…

• @suelikaupa

nao entendi exatamente o que voce quer dizer com „concluir e enviar o formulario“.

o formulario deve ser preenchido, impresso, assinado e enviado pelos correios, com a documentacao exigida, incluindo comprovante do pagamento da TaxA.

• Olá, Eduardo!

descobri que estava usando o formulário do site antigo. Agora consegui. Muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.