@Villela obrigatorio eu não sei, li aqui no fórum pessoas dizendo que pode mandar pro Porto, outros dizem que Lisboa concentra todos os de casamento. Daqui a pouco alguém te esclarece isso por aqui. O da minha esposa ela deu entrada presencialmente em Lisboa.
@Villela não sei ao certo como funciona com processos enviados pelo correio, mas aqui em Portugal pode fazer o processo de nacionalidade pelo casamento em diversas cidades. Existe uma lista de conservatórias que podem realizar o processo, eu por exemplo fiz na cidade de Marco de Canaveses que fica no distrito do Porto.
Mas a informação que tenho é que independente de ontem realize a entrega do processo, ele será encaminhado para o Registo Central de Lisboa. São eles que realizam toda a análise do processo e atribuição da nacionalidade.
Tentou pedir seu assento pelo civil online recentemente? Provavelmente o assento foi criado automaticamente em 8/5.
Tente mandar um email para a conservatória perguntando sobre o assento, ou se estiver com coragem de arriscar 10€, tente pedir pelo civil online. Em 8/5 fizeram uma criação de assentos via sistema que em teoria emitiu os assentos dos processos aprovados antes dessa data. Não é garantido, mas provavelmente seu assento foi criado nessa leva.
Apenas uma observação: qualquer conservatória aceita receber processo de nacionalidade por casamento, geralmente somente as conservatórias que lidam com nacionalidade recebem esse tipo de processo. Uma coisa totalmente diferente é que a competência exclusiva para dar andamento aos processos d nacionalidade por casamento pertence a Conservatória de Registos Centrais, em Lisboa. Receber, diversas recebem, mas elas recebem e enviam para Lisboa para iniciar o processo. Se vai enviar para Portugal e mais inteligente enviar diretamente para a CRC de Lisboa.
@ecoutinho muito obrigado, mas vou aguardar mais um pouco, e depois vou pedir pelo civil on line. Infelizmente o processo por casamento está demorando quase 3 anos. Boa noite e boa sorte a todos.
com vocês e se souberem as respostas serei muito grato.
É possível saber exatamente as datas das movimentações ou elas são as aproximadas de quando consultamos e vemos que mudou a bolinha.
Meu processo está na bolinha 7 marrom desde outubro do ano passado e não havia movimentação nenhum e vi no facebook e alguns outros lugares algumas pessoas pedindo o assento pelo civil online e o recebendo. Fiz o mesmo, mas recebi uma recusa e um e-mail com orientações para restituição do valor pago. Neste momento respondi o e-mail perguntando se seria possível usar esse valor para quando ficasse ponto e como consultar se estava pronto já que o site de consulta não está atualizando. Para minha surpresa estava pronto e solicitei novamente, porém foi negado porque tenho que proceder com a restituição do valor pago no primeiro momento. Como devo proceder para ter o assento de nascimento?
Vou colocar aqui os prints e espero que todos possam entender o que eu quis dizer.
1. É possível saber exatamente as datas das movimentações ou elas são as aproximadas de quando consultamos e vemos que mudou a bolinha.
Depende de você consultar todos os dias e prestar atenção a qualquer mudança.
2. Meu processo está na bolinha 7 marrom desde outubro do ano passado e não havia movimentação nenhum e vi no facebook e alguns outros lugares algumas pessoas pedindo o assento pelo civil online e o recebendo. Fiz o mesmo, mas recebi uma recusa e um e-mail com orientações para restituição do valor pago. Neste momento respondi o e-mail perguntando se seria possível usar esse valor para quando ficasse ponto e como consultar se estava pronto já que o site de consulta não está atualizando. Para minha surpresa estava pronto e solicitei novamente, porém foi negado porque tenho que proceder com a restituição do valor pago no primeiro momento. Como devo proceder para ter o assento de nascimento?
Há algumas alternativas. Pode enviar um email para a Conservatória e pedir uma cópia. Pode dizer, "recebi a informação de que meu processo foi finalizado, no entanto não recebi da Conservatória uma via do assento. Podem por favor me enviar?" ou algo parecido. Eles vão consultar e provavelmente enviarão uma cópia para você. Alternativamente, escreva novamente para o CivilOnline e informe que gostaria de usar o crédito que você tem, da primeira recusa, para pagar pela nova solicitação. Na verdade... o Civil Online não deveria ser usado para "tentar" obter o assento, como você e milhares de outras pessoas fizeram. O resultado é que isso causou uma enorme confusão lá, com funcionários dando respostas diferentes, seguindo processos diferentes... mas, uma confusão em grande parte causada por eles mesmos, que não se prepararam para tudo que está acontecendo.
Ah, lembrando que se for para pedir o Cartão Cidadão, você não precisa da cópia do seu assento. Basta levar um documento que te identifique corretamente, e o funcionário pode consultar diretamente no sistema.
Bom dia Eduardo, vi teu comentário acima sobre a bolinha 7 e usar o canal do civil online. Você tem outra recomendação além do civil on line para conseguir o número de assento? Meu processo de aquisição por casamento iniciou em Junho/21 e entrou na bolinha 7 marrom em Agosto/23. Já paguei os E10,00 e também recebi a informação que está pendente nos registros centrais e por isso não há como enviar cópia do assento pois o mesmo não foi gerado.
fico grato se tiveres alguma informação como e-mail de lá ou outra sugestão. Obrigado
Bom dia Carla, pela tua mensagem, entendi que você está morando em Portugal. Você já tentou ir ao CRC para mais informações do teu assento? Será que indo lá pessoalmente resolveria?
Olá, meu processo de pedido de cidadania como conjuge esta em andamento desde Ago 2021, chegou na fase 4 ( naquelas bolinhas) e nao andou mais. Porem hoje recebi email solicitando que eu informe se possuo vínculos com a comunidade Portuguesa e se sim para eu enviar documentos que comprovem. Estou surpresa com esta solicitação, sem entender ... pois sou cadada ha 26 anos com meu marido que é cidadao português por aquisição. Então, eu pensei que este tempo de casamento em si ja seria suficiente para que eu adquira atraves do casamento a cidadania. Nao sei que resposta eu devo enviar para eles. Alguem pode me ajudar nessa questão? Tanto meu marido como nossos 3 filhos ja possuem a cidadania Portuguesa. Eu mesma fiz os processos de cada um deles e por ultimo enviei o meu pedido. Anexei aqui um print do questionario que me pediram para responder. No meu processo eu ja havia enviado certidão de casamento e o averbamento na certidão do meu marido. O que eu faço agora?
Se você recebeu do CivilOnline a informação de que o assento está pendente, então ainda não foi criado o assento. Se o assento não foi criado, então obviamente ainda não há um número de assento.
Aguarde mais algumas semanas e tente novamente.
Ou ligue na Linha Registos e veja se consegue alguma informação adicional por lá.
Primeiro, um problema hipotético. Você e seu marido são casados há 26 anos. Mas quando o seu marido obteve a nacionalidade portuguesa? Pode ser que o conservador que pegou o seu caso tenha o entendimento que o tempo de casamento, para fins de nacionalidade pelo artigo 3, conte apenas a partir da aquisição do seu marido. Isso seria um entendimento pessoal do conservador, mas pode acontecer. Digamos que o seu marido tenha adquirido a nacionalidade portuguesa em 2022, por exemplo... ainda faltaria algum tempo para que você pudesse pedir a sua nacionalidade. Mas isso é hipotético, não vamos perder tempo discutindo isso.
Minha sugestão: como você recebeu esse formulário por e-mail, responda ao e-mail, de modo objetivo, sem contar muita história. Diga que você é casada com cidadão português há 26 anos, e que enviou com o seu processo cópia do assento de nascimento dele, onde consta esta informação. Mencione ainda que de acordo com o artigo 9, n º3, uma vez que o casamento tem 26 anos, não cabe necessidade de comprovação de ligação com a comunidade portuguesa. Finalize perguntando se o seu e-mail é suficiente para continuidade do processo, ou se há necessidade de envio de algum documento adicional. Mande o e-mail com confirmação de entrega e confirmação de leitura.
Aguarde pelo menos 10 dias para ter uma resposta.
Se não tiver resposta, aí a segunda linha de ação é: preencha o questionário, anexe uma cópia do assento do seu marido com o averbamento do casamento e mande por Correio ou DHL.
no inicio do mês eu liguei na linha de registos e me informaram que meu assento ainda não foi criado, me orientaram a ligar no próximo mês.
Eu posso até ir no CRC, mas lá só consigo verificar se já foi criado e acaba que para mim não vale a pena o deslocamento. Vou aguardar até o mês que vem para ligar novamente e continuar acompanhando pelo site para ver se a bolinha 7 fica verde.
O @eduardo_augusto está certo e na lei de nacionalidade não é necessário provar vínculos quando o casamento tem mais de 6 anos, não sei se o conservador pode estar questionado o vinculo baseado no fato de seu marido possuir nacionalidade por aquisição e não como português originário.
A minha sugestão é seguir o colocado pelo Eduardo e caso tenha prova de vínculos com a comunidade portuguesa adicionar no email. Algum documento português que possa ter, se em algum momento nestes 26 anos viveu em Portugal, prova que já passou férias em Portugal.
Assim, em sua resposta eu recomendaria que você, além de confirmar o seu casamento, também indicasse que tem filhos portugueses (eu encaminhei copia simples dos cartões de cidadão dos meus). Quanto mais vínculos forem confirmados melhor.
@Maria Santos Vou sugerir que você converse com um advogado, que poderá obter todos os detalhes da análise até agora e orientá-lo no curso de ação correto
Comentários
@Villela obrigatorio eu não sei, li aqui no fórum pessoas dizendo que pode mandar pro Porto, outros dizem que Lisboa concentra todos os de casamento. Daqui a pouco alguém te esclarece isso por aqui. O da minha esposa ela deu entrada presencialmente em Lisboa.
boa noite
@MFernando faz cerca de 1 mês e meio que foi aprovado.
Meu processo foi aprovado o despacho no dia 15/04/2024, passou da bolinha 6 (verde) para a bolinha 7 (marrom) no dia 16/04/2024
@Villela não sei ao certo como funciona com processos enviados pelo correio, mas aqui em Portugal pode fazer o processo de nacionalidade pelo casamento em diversas cidades. Existe uma lista de conservatórias que podem realizar o processo, eu por exemplo fiz na cidade de Marco de Canaveses que fica no distrito do Porto.
Mas a informação que tenho é que independente de ontem realize a entrega do processo, ele será encaminhado para o Registo Central de Lisboa. São eles que realizam toda a análise do processo e atribuição da nacionalidade.
Pessoal, boa tarde.
Apenas uma dúvida simples, fazer o registro das movimentações do meu processo. Onde consigo ver quando ou a data da movimentação?
@CarlaMedina
o meu está na bolinha 7 marrom desde 13/03/2024, aguardando.
@Jimmy
Tentou pedir seu assento pelo civil online recentemente? Provavelmente o assento foi criado automaticamente em 8/5.
Tente mandar um email para a conservatória perguntando sobre o assento, ou se estiver com coragem de arriscar 10€, tente pedir pelo civil online. Em 8/5 fizeram uma criação de assentos via sistema que em teoria emitiu os assentos dos processos aprovados antes dessa data. Não é garantido, mas provavelmente seu assento foi criado nessa leva.
Obrigado @CarlaMedina. Essa informação ajudou bastante.
@Villela processos para aquisição de casamento apenas lisboa aceita.
voce pode enviar pelos correios, dhl direto para CRC de Lisboa .
@Simeia Lobato @CarlaMedina
Apenas uma observação: qualquer conservatória aceita receber processo de nacionalidade por casamento, geralmente somente as conservatórias que lidam com nacionalidade recebem esse tipo de processo. Uma coisa totalmente diferente é que a competência exclusiva para dar andamento aos processos d nacionalidade por casamento pertence a Conservatória de Registos Centrais, em Lisboa. Receber, diversas recebem, mas elas recebem e enviam para Lisboa para iniciar o processo. Se vai enviar para Portugal e mais inteligente enviar diretamente para a CRC de Lisboa.
@ecoutinho muito obrigado, mas vou aguardar mais um pouco, e depois vou pedir pelo civil on line. Infelizmente o processo por casamento está demorando quase 3 anos. Boa noite e boa sorte a todos.
Processo da minha esposa, após 1 e 4 meses parado na bolinha 4 marrom, essa semana foi pra bolinha 6 marrom.
O processo é do final de Agosto de 2021.
Atualizei na planilha. Dos últimos casos, alguém sabe quanto tempo da bolinha 6 pra ira a 7?
@Destefano
Sei que qualquer uma aceita , mas a competência é apenas de Lisboa.
Eu sempre oriento a enviar direto pra Lisboa.
Boa noite. Alguém sabe quanto tempo está demorando a Transcrição de casamento no Consulado de SP?
Olá pessoal!
Gostaria de tirar algumas dúvidas
com vocês e se souberem as respostas serei muito grato.
Vou colocar aqui os prints e espero que todos possam entender o que eu quis dizer.
Desde já muito obrigado.
@Erlo
Primeiro, parabéns pela conclusão do processo.
Vamos às perguntas
1. É possível saber exatamente as datas das movimentações ou elas são as aproximadas de quando consultamos e vemos que mudou a bolinha.
Depende de você consultar todos os dias e prestar atenção a qualquer mudança.
2. Meu processo está na bolinha 7 marrom desde outubro do ano passado e não havia movimentação nenhum e vi no facebook e alguns outros lugares algumas pessoas pedindo o assento pelo civil online e o recebendo. Fiz o mesmo, mas recebi uma recusa e um e-mail com orientações para restituição do valor pago. Neste momento respondi o e-mail perguntando se seria possível usar esse valor para quando ficasse ponto e como consultar se estava pronto já que o site de consulta não está atualizando. Para minha surpresa estava pronto e solicitei novamente, porém foi negado porque tenho que proceder com a restituição do valor pago no primeiro momento. Como devo proceder para ter o assento de nascimento?
Há algumas alternativas. Pode enviar um email para a Conservatória e pedir uma cópia. Pode dizer, "recebi a informação de que meu processo foi finalizado, no entanto não recebi da Conservatória uma via do assento. Podem por favor me enviar?" ou algo parecido. Eles vão consultar e provavelmente enviarão uma cópia para você. Alternativamente, escreva novamente para o CivilOnline e informe que gostaria de usar o crédito que você tem, da primeira recusa, para pagar pela nova solicitação. Na verdade... o Civil Online não deveria ser usado para "tentar" obter o assento, como você e milhares de outras pessoas fizeram. O resultado é que isso causou uma enorme confusão lá, com funcionários dando respostas diferentes, seguindo processos diferentes... mas, uma confusão em grande parte causada por eles mesmos, que não se prepararam para tudo que está acontecendo.
Ah, lembrando que se for para pedir o Cartão Cidadão, você não precisa da cópia do seu assento. Basta levar um documento que te identifique corretamente, e o funcionário pode consultar diretamente no sistema.
Boa sorte!
Pessoal neste ano, de todos os processos em análise para cônjuge neste fórum, apenas 1 processo foi finalizado?
@eduardo_augusto
Bom dia Eduardo, vi teu comentário acima sobre a bolinha 7 e usar o canal do civil online. Você tem outra recomendação além do civil on line para conseguir o número de assento? Meu processo de aquisição por casamento iniciou em Junho/21 e entrou na bolinha 7 marrom em Agosto/23. Já paguei os E10,00 e também recebi a informação que está pendente nos registros centrais e por isso não há como enviar cópia do assento pois o mesmo não foi gerado.
fico grato se tiveres alguma informação como e-mail de lá ou outra sugestão. Obrigado
@CarlaMedina
Bom dia Carla, pela tua mensagem, entendi que você está morando em Portugal. Você já tentou ir ao CRC para mais informações do teu assento? Será que indo lá pessoalmente resolveria?
Olá, meu processo de pedido de cidadania como conjuge esta em andamento desde Ago 2021, chegou na fase 4 ( naquelas bolinhas) e nao andou mais. Porem hoje recebi email solicitando que eu informe se possuo vínculos com a comunidade Portuguesa e se sim para eu enviar documentos que comprovem. Estou surpresa com esta solicitação, sem entender ... pois sou cadada ha 26 anos com meu marido que é cidadao português por aquisição. Então, eu pensei que este tempo de casamento em si ja seria suficiente para que eu adquira atraves do casamento a cidadania. Nao sei que resposta eu devo enviar para eles. Alguem pode me ajudar nessa questão? Tanto meu marido como nossos 3 filhos ja possuem a cidadania Portuguesa. Eu mesma fiz os processos de cada um deles e por ultimo enviei o meu pedido. Anexei aqui um print do questionario que me pediram para responder. No meu processo eu ja havia enviado certidão de casamento e o averbamento na certidão do meu marido. O que eu faço agora?
@Emilio
Se você recebeu do CivilOnline a informação de que o assento está pendente, então ainda não foi criado o assento. Se o assento não foi criado, então obviamente ainda não há um número de assento.
Aguarde mais algumas semanas e tente novamente.
Ou ligue na Linha Registos e veja se consegue alguma informação adicional por lá.
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
@Maria Santos
Primeiro, um problema hipotético. Você e seu marido são casados há 26 anos. Mas quando o seu marido obteve a nacionalidade portuguesa? Pode ser que o conservador que pegou o seu caso tenha o entendimento que o tempo de casamento, para fins de nacionalidade pelo artigo 3, conte apenas a partir da aquisição do seu marido. Isso seria um entendimento pessoal do conservador, mas pode acontecer. Digamos que o seu marido tenha adquirido a nacionalidade portuguesa em 2022, por exemplo... ainda faltaria algum tempo para que você pudesse pedir a sua nacionalidade. Mas isso é hipotético, não vamos perder tempo discutindo isso.
Minha sugestão: como você recebeu esse formulário por e-mail, responda ao e-mail, de modo objetivo, sem contar muita história. Diga que você é casada com cidadão português há 26 anos, e que enviou com o seu processo cópia do assento de nascimento dele, onde consta esta informação. Mencione ainda que de acordo com o artigo 9, n º3, uma vez que o casamento tem 26 anos, não cabe necessidade de comprovação de ligação com a comunidade portuguesa. Finalize perguntando se o seu e-mail é suficiente para continuidade do processo, ou se há necessidade de envio de algum documento adicional. Mande o e-mail com confirmação de entrega e confirmação de leitura.
Aguarde pelo menos 10 dias para ter uma resposta.
Se não tiver resposta, aí a segunda linha de ação é: preencha o questionário, anexe uma cópia do assento do seu marido com o averbamento do casamento e mande por Correio ou DHL.
@Maria Santos Diga-lhes que sou mãe de três cidadãos portugueses, o que por si só prova uma forte ligação à comunidade portuguesa.
@Maria Santos s que você colocou aqui nas respostas no formulário que você mandou?
Bom dia @Emilio
no inicio do mês eu liguei na linha de registos e me informaram que meu assento ainda não foi criado, me orientaram a ligar no próximo mês.
Eu posso até ir no CRC, mas lá só consigo verificar se já foi criado e acaba que para mim não vale a pena o deslocamento. Vou aguardar até o mês que vem para ligar novamente e continuar acompanhando pelo site para ver se a bolinha 7 fica verde.
@Maria Santos
O @eduardo_augusto está certo e na lei de nacionalidade não é necessário provar vínculos quando o casamento tem mais de 6 anos, não sei se o conservador pode estar questionado o vinculo baseado no fato de seu marido possuir nacionalidade por aquisição e não como português originário.
A minha sugestão é seguir o colocado pelo Eduardo e caso tenha prova de vínculos com a comunidade portuguesa adicionar no email. Algum documento português que possa ter, se em algum momento nestes 26 anos viveu em Portugal, prova que já passou férias em Portugal.
@Maria Santos
No site Como obter a nacionalidade portuguesa | justiça.gov.pt (justica.gov.pt) (recorte acima) indica, pela minha compreensão, que atendendo uma das condições relacionadas é o suficiente (termo "ou" após cada item) para comprovar a ligação efetiva à comunidade portuguesa.
Assim, em sua resposta eu recomendaria que você, além de confirmar o seu casamento, também indicasse que tem filhos portugueses (eu encaminhei copia simples dos cartões de cidadão dos meus). Quanto mais vínculos forem confirmados melhor.
@eduardo_augusto
@CarlaMedina
muito obrigado pelas respostas. Vou mantendo vocês informados também.
@Erlo
Boa tarde.
Poderia me fornecer o e-mail da Conservatória para solicitar cópia do assento de nascimento.
Grato
@Maria Santos Vou sugerir que você converse com um advogado, que poderá obter todos os detalhes da análise até agora e orientá-lo no curso de ação correto
Pessoal, boa tarde.
Enviei o processo do meu marido em janeiro desse ano (2024). Até agora ele não recebeu e-mail informando a senha do processo.
Sei que é tudo demorado, mas o envio desse email pelo menos nos tranquiliza que tudo chegou bem e que podemos relaxar por muitos meses.
Está dentro do prazo para recebimento dessa senha?
Obrigada!